Acredito que a frase, corretamente reescrita, seria:
"Amostra é a subconjunto do universo que, uma vez apreendido em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião."
Além disso, grupo focal (pesquisa qualitativa) não possibilita a projeção ampla e generalizada de seus resultados.
Amostra - Subconjunto ou parte de uma população ou universo, com as mesmas características dessa população da qual foi retirada.
Universo - Total dos indivíduos que compõem o conjunto de consumidores a ser pesquisado. Ex: ‘Total de donas de casa de 20 a 45 anos.’
Público-alvo - São os componentes de um segmento de consumidores que se quer atingir ou avaliar.
Discussão em grupo - Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado – grupo de consumidores –, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um grupo de 7 a 10 pessoas escolhidas por suas características pré-determinadas – classe, idade, sexo, educação etc – e/ou específicas de um assunto – como posse da coisa ou experiência com o produto / serviço – se reúnem para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise dos resumos das discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos quantitativos.
Fonte: Glossário do Comitê de Inteligência e Pesquisa de Mercado da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
http://conhecimentosustentavel.blogspot.com.br/2010/06/glossario-ii-pesquises-guia-sobre.html