SóProvas


ID
290062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

Público-alvo é a amostra focal que, uma vez apreendida em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião.

Alternativas
Comentários
  •  

     

     Na verdade a amostra focal é uma amostra do público-alvo.
    O Grupo Focal é uma técnica de pesquisa ou de avaliação qualitativa, não-diretiva, que coleta dados por meio das interações grupais ao se discutir um tópico sugerido pelo pesquisador. O facilitador da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar uma entrevista em grupo –sua ênfase estar nos processo psicossociais que emergem, ou seja, no jogo de interinfluências da formação de opiniões sobre um determinado tema.

     

  • Acredito que a frase, corretamente reescrita, seria:

    "Amostra é a subconjunto do universo que, uma vez apreendido em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião."
    Além disso, grupo focal (pesquisa qualitativa) não possibilita a projeção ampla e generalizada de seus resultados. 

    Amostra - Subconjunto ou parte de uma população ou universo, com as mesmas características dessa população da qual foi retirada. 
    Universo - Total dos indivíduos que compõem o conjunto de consumidores a ser pesquisado. Ex: ‘Total de donas de casa de 20 a 45 anos.’
    Público-alvo - São os componentes de um segmento de consumidores que se quer atingir ou avaliar.
    Discussão em grupo - Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado – grupo de consumidores –, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um grupo de 7 a 10 pessoas escolhidas por suas características pré-determinadas – classe, idade, sexo, educação etc – e/ou específicas de um assunto – como posse da coisa ou experiência com o produto / serviço – se reúnem para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise dos resumos das discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos quantitativos

    Fonte: Glossário do Comitê de Inteligência e Pesquisa de Mercado da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
    http://conhecimentosustentavel.blogspot.com.br/2010/06/glossario-ii-pesquises-guia-sobre.html