SóProvas


ID
2901523
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    A legião on-line


Um dos temas de “O Romance Luminoso”, a obra póstuma e incrivelmente contemporânea de Mario Levrero, é o uso da internet como antidepressivo. Sem alcançar a tal experiência luminosa que lhe permitiria escrever um romance iniciado há 15 anos, o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso. Baixa e elabora programas, joga paciência, busca sites ao acaso. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.

      É um transtorno cada vez mais comum. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado; acorda e já olha o celular, o qual dormiu ao lado dele na cama; checa os aplicativos de cinco em cinco minutos; quando não está on-line, sente ansiedade, mau humor, angústia, tristeza. Os viciados em smartphones são uma legião.

      Publicado em 2005, o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. A páginas tantas, o autor anota: “O mundo do computador já foi invadido pelos abjetos*, e quanto mais barato fica mais cresce a abjeção. Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos, e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”.

      E conclui: “A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu, e, com vistas a esse objetivo, será controlada por comerciantes e estadistas”. Isso nos leva, naturalmente, a pensar na relação das redes sociais com a empresa de dados políticos ligada à campanha presidencial de Donald Trump. Ou, em outro caso, sendo obrigadas a excluir contas por suspeita de fraude.

      Esse cenário de disseminação de informações questionáveis – com o fim de manipular condutas –, mas que em geral têm aceitação, aprofunda mais ainda a abjeção diagnosticada por Levrero.

      Que tal passar mais tempo off-line?

           (Alvaro Costa e Silva. Folha de S.Paulo, 11.08.2018. Adaptado)

*Abjeto: de abjeção → ato, estado ou condição que revela alto grau de torpeza, degradação.

A reescrita do trecho “Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.” preserva o sentido do texto original e atende à norma-padrão de pontuação e de regência verbal, em:

Alternativas
Comentários
  • A televisão é outro vício ao qual recorre, nas raras vezes em que desgruda da tela.

    recorrer "A"

    recorrer "Ao vicio".

     

    Alternativa "B"

  • Para responder corretamente, não há necessidade de observar a pontuação. Basta que se atente à regência do verbo "recorrer", que é transitivo indireto. Recorre-se a algo ou a alguém. Portanto: "[...] vício ao qual recorre".

    Letra B

  • Vício ao qual recorre.

    Alternativa "B"

  • Quem recorre, recorre A algo

    AO VÍCIO.

  • a virgula empregada na alternativa b seria pq a frase não está na sua ordem direta e sim deslocada?

  • recorre ao vicio

  • Quem recorre, recorre a algo.

  • a virgula na alternativa B nao vem a ser obrigatoria  ,foi colocada mais por motivos estilisticos ...

    corrijam me sobre eventual erro!!!

     

    Deus seja louvado sempre ....

     

     

  • b) A televisão é outro vício ao qual recorre, nas raras vezes em que desgruda da tela.

     

     

    -Quem recorre, recorre A alguma coisa. Como "vício" é uma palava masculina então acrescenta se "o": "... vício A+O qual recorre...".

     

    -Usa se vírgula para separar orações independentes. Existem dois verbos (um em cada oração) : "recorre" e "desgruda". 

     

  • Antonio, a vírgula não tem função estilística. Foi colocada pois separa 2 orações independentes, que faz sentido mesmo estando sozinhas.

    GAB: B

  • Grande Carlos Zambeli!!

    Regra do Itaú (Se depois de um pronome relativo (o qual) o verbo (recorrer) pedir uma preposição (a) ela voltará para o pronome (ao qual).

    Gabarito: B

    Ps.: Nem precisa saber sobre pontuação.

  • quem recorre, recorre A...

  • Recorre À

  • Questão difícil... Sou sincero!

  •  “Nas raras vezes em que desgruda DA tela, recorre A outro vício: a televisão.” Só prestei atenção na frase que era pra ser reescrita...

  • recorrer a algo

  • Se você sabia essa resposta sem auxílio dos comentários, você é um privilegiado sim!

  • tenho sofrido com esta tal de virgula

  • gabarito b  quem recorre recorre a , e o vicio é masculino (o) portanto ao

  • Questão, no primeiro momento, parece ser complexa, mas não é. Observe que temos duas orações. Assim, vamos nos prender ao verbo REOCORRER.Agora, fazemos a rergunta: Quem recorre? Ora, algúem que assiste televisão. Esse alguém, vamos dizer que seja o TIBURCIO. Então ficaria assim. (A televisão é outro vício que o TIBURCIO recorre) > Veja, que não coloquei a preposição A, pois não é preciso, haja vista o sujeito (TIBURCIO) aparecer na oração explicitamente. Agora, vamos reescrever sem o sujeito. (A televisão é outro vício o qual reccore. Observe que temos o (O) mas ele pertence ao sujeito subetendido). Assim, pergunto: Cadê o (A) do verbo recorrer? LEMBRAS? Já que, quem recorre, recorre a alguém.  Portanto, temos que colocar o (A) ao lado do (O). 

    * A televisão é outro vício a (A do verbo recorrer> Tiburcio recorrer a você) o (O do sujeito> O TIBURCIO é Palmeirense) qual recorre, nas raras vezes em que desgruda da tela.

    Em suma, não precisaria se prender a pontuação, apenas a Regência Verbal, consoante os demais colegas já comentaram. 

     

  • RECCORER = VTDI = REGENCIA COM PREPOSIÇÃO À\AO

    QUANDO AO

    VEZES EM QUE OU VEZES QUE:

    As duas frases apresentadas pela consulente estão corretas, pois, quando o constituinte relativo tem um valor temporal, é possível cortar «qualquer preposição que, de acordo com a função gramatical do constituinte relativo na oração relativa, deveria introduzir o pronome» (Gramática do Português, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 2128). Assim, dizer «são inúmeras as vezes que como frango» é tão correto como dizer «são inúmeras as vezes em que como frango'

    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/todas-as-vezes-em-que-vs-todas-as-vezes-que/33009 [consultado em 12-02-2020]

  • essa foi mais uma questão de regência !