SóProvas


ID
2907169
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 TEXTO II. 


                                         FOCO

                        ONDE FOI PARAR O SEU? 


      EFICIENTE, ÁGIL, VERSÁTIL. Você provavelmente já quis ser um pouco mais de cada uma dessas coisas. E já sofreu pensando que não seria difícil alcançar tudo isso... Caso você conseguisse apenas se concentrar um pouco mais. Um foco preciso como laser, dizem os empreendedores do Vale do Silício, é o segredo do sucesso.

      Só faltou combinar com o cérebro humano – porque ele não quer nem saber de foco laser. O cérebro é uma verdadeira máquina de distração. E, por paradoxal que pareça, isso nos ajuda a permanecer vivos.

      (...)

      Seu foco não tem nada a ver com laser. Ele é mais parecido com uma luz de teatro – daquelas que brilham forte em um momento, apontando para o ator, e desvanecem no próximo segundo, preparando o público para a próxima cena. É assim que a concentração funciona no cérebro: piscando. Sua cabeça está o tempo todo alternando entre foco e distração, em um ritmo frenético: de três a oito vezes por segundo.

      (...)

      Jogos infantis como Lince e Onde Está o Wally demonstram como a atenção é rítmica. Afinal, por mais que você seja capaz de visualizar toda a cena ao mesmo tempo, só é capaz de realmente se concentrar nela se esquadrinhar um pedaço da imagem de cada vez.

      Pode não ser tão óbvio, mas é exatamente isso que seu cérebro (coordenado com seus olhos) está fazendo agora, ao ler este texto.

      (...)

(Revista SUPERinteressante. Editora Abril. Edição 395. Novembro 2018.Seção Psicologia, página 36) 

Afinal, por mais que você seja capaz de visualizar toda a cena ao mesmo tempo, só é capaz de realmente se concentrar nela se esquadrinhar um pedaço da imagem de cada vez.


Das afirmações apresentadas sobre palavras/expressões destacadas nas opções abaixo, apenas uma está INCORRETA, considerando-se aspectos gramaticais e semântico-textuais.

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa D, a partícula "se" é parte integrante do verbo, não podendo, pois, ser suprimida.

    Letra D

  • GABARITO: LETRA D.

    capaz de realmente se concentrar nela ...(Palavra que poderia ser retirada do texto sem alterá-lo semântica e gramaticalmente).

    Quem se concentra, concentra-se em alguma coisa. A partícula "se" é parte integrante do verbo, logo nãp pode ser suprimida.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Na alternativa "E" há prejuízo sintático?

  • Acertei, mas essa C ta estranha. Seria mais um sentido de exclusividade (delimitaçao) do que exclusao.

  • bizu !!! caso vc tire o "se" vindo acompanhado de um verbo ... vai alternar o sentido
  • português da banca nucepe é como decifrar algo! quanto mais estudo parece que mais confusa se apresentam as questões só= idéia de restrição