SóProvas


ID
2910022
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nativos digitais: como as novas tecnologias contribuem para o aprendizado infantil


     O uso de tecnologia por crianças exige o acompanhamento cuidadoso

            dos pais, mas pode trazer bons resultados no aprendizado


      Cada vez mais, a tecnologia é usada no processo de aprendizagem infantil, com ferramentas interativas que facilitam a aquisição de conhecimento, o compartilhamento de pontos de vista e a discussão de diferentes ideias, auxiliando no desenvolvimento de um pensamento crítico e colaborativo. O Brasil vem em queda no ranking mundial de aprendizado de inglês. De acordo com o Índice de Proficiência em Inglês da Education First, em apenas 5 anos o país caiu 10 posições no ranking. Em 2011 ocupava o 31º lugar entre 80 países. Atualmente, a performance dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41.

      Em relação ao ensino do inglês na infância, um estudo da plataforma global Lingokids, para crianças de 2 a 8 anos, mostra que os pequenos retêm o dobro de vocabulário com o uso de aplicativos, em comparação com os métodos de aprendizado mais comuns. "A diversão é um fator chave para a rápida aquisição de vocabulário. Aprender brincando é uma forma muito eficaz de ensino, porque motiva as crianças e aumenta consideravelmente o tempo de atenção à atividade. Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida”, diz Cristobal Viedma, CEO e fundador de Lingokids.

      Há alguns anos, os pais tentavam decidir o tempo que seria permitido para seus filhos assistirem a televisão e jogarem videogame. Recentemente, essa preocupação passou a se estender para a utilização de tablets, celulares e computador. Desde tenra idade, as crianças estão imersas em um mundo tecnológico que influencia seus comportamentos. Por isso, há vários estudos que recomendam os limites de utilização de tecnologia, bem como a maneira como os pequenos devem interagir com ela.

      Para a diretora de tecnologias de aprendizagem da New America Foundation Lisa Guernsey, autora do livro Toque, clique e Leia com Michael Levine, crianças a partir de 18 meses já podem se beneficiar do uso de dispositivos tecnológicos. É importante que os pais participem ativamente dessas interações, supervisionando a qualidade do conteúdo que seus filhos consomem e o tempo de uso, bem como estabelecendo horários para brincadeiras, estudo, refeições e descanso.

       A jornalista Anya Kamenetz, autora do livro A arte do tempo de tela, compartilha da mesma ideia e assinala que “há um exagero quando se fala dos malefícios das telas” e que o importante é o acompanhamento ativo dos pais. “As crianças precisam da nossa ajuda para aprender a respeito das mídias e para interpretar o que veem. E ao ouvir seus filhos, você também pode compreender seus interesses. A paternidade digital positiva exige dedicação”, salienta a especialista.

      Com conteúdo da Divisão de Ensino da Língua Inglesa (ELT) da Oxford University Press, o aplicativo da Lingokids contém diferentes tipos de atividades, como vídeos e músicas com personagens animados, jogos e exercícios de alfabetização para atender a diferentes estilos de aprendizagem. Como 50% da capacidade de aprender é desenvolvida nos primeiros anos de vida, os sites e aplicativos pedagógicos são uma das formas mais interessantes de apresentar as crianças à tecnologia. A responsabilidade sobre o uso dos mesmos, como de tudo o que acontece com as crianças, fica do lado dos papais.

Por Camila Achutti Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/Novos-tempos/noticia/2018/08/nativos-digitais-como-novas-tecnologias-contribuem-para-o-aprendizado-infantil.html

Segundo a norma culta, a utilização de “mesmos” no último parágrafo do texto está:

Alternativas
Comentários
  • Não se esqueçam de que o uso do pronome "mesmo" para substituir os pronomes "ele(s) e ela(s)" ou "este(s), esta(s)" configura-se transgressão à norma culta. Veja exemplos de erronia e correção:

    Falei com o homem e o mesmo estava irascível (errado).

    Falei com o homem e ele estava irascível (certo).

    Havia páginas tocantes nos livros e as mesmas me levaram às lágrimas (errado).

    Havia páginas tocantes nos livros e estas me levaram às lágrimas (certo).

    Letra D

  • Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal..

    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm?cmpid=copiaecola

    O pronome "mesmo" é demonstrativo. Sua função é retomar uma oração ou reforçar um termo de natureza substantiva. Dessa forma, tem-se: "Ele é uma pessoa extremamente caridosa e espera que eu faça o mesmo".... - Veja mais em

    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm?cmpid=copiaecola

  • Quem acompanha notícias policiais está acostumado com o ''mesmo" sendo utilizado como pronome pelos agentes de polícia.

  • Na verdade a expressão " mesmo" no contexto se refere ao uso de sites e aplicativos pedagógicos.

  • “MESMO” ESTARÁ CORRETO SE EQUIVALER A PRONOME DEMONSTRATIVO (este, essa, aquela..)

    Sua função é retomar uma oração ou reforçar um termo de natureza substantiva.

    Ex: "Ele é uma pessoa extremamente caridosa e espera que eu faça o mesmo (isso)". Na frase, o verbo vicário (fazer) e o pronome demonstrativo "mesmo" (que equivale a isso), juntos, evitam a repetição do conteúdo da oração anterior. Temos, portanto, um exemplo correto do emprego da palavra "mesmo".

    não é o caso do seguinte exemplo (caso da questão): "Aos repórteres, o bandeirinha que anulou o gol afirmou conhecer as novas regras e o significado das mesmas (delas)". O emprego incorreto deve ser corrigido para "Aos repórteres, o bandeirinha que anulou o gol afirmou conhecer as novas regras e o significado delas (pronome pessoal)

    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm?cmpid=copiaecola

    Gabarito ( D )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • QUESTÃO, NO MÍNIMO, BIZONHA.

  • O uso de O MESMO ou A MESMA para substituição de um termo dito anteriormente, não é recomendado, pois “o/a mesmo” apresenta sentido equivalente ao de “coisa/algo semelhante”.

    Exemplo: A casa estava linda, a mesma foi pintada na última semana (errada)

    a mesma coisa foi pintada....

    A casa estava linda, ELA foi pintada na última semana (correta)

    a casa foi pintada....

    fonte: blogs.uai.com.br

  • Eu espero nunca precisar fazer uma prova dessa banca!

  • A responsabilidade sobre o uso (DE  + ELES) DELES

    DELES QUEM? : os sites e aplicativos pedagógicos

  • Valeu, Chuck!

  • Não se deve utilizar a palavra mesmo como pronome pessoal.

  • Quem treina redação não erra uma questão dessa, pois sabe que é regra que não se usa 'mesmo' como pronome pessoal.

  • e eu achando que era lindo falar mesmo... kkkkkkk  agora sei que não.