SóProvas


ID
2927086
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               A VIOLÊNCIA INFANTIL


      Nos últimos tempos, a violência infantil vem crescendo de modo alarmante. Muitas razões têm sido apontadas como causa para um problema tão grave, entretanto acredita-se que a prática dos crimes infantis se deva ao modo como se vive nos dias atuais.

      Em primeiro lugar, pode-se constatar que as crianças passam durante muitas horas assistindo, pela televisão, a uma programação baseada na violência. Os desenhos, com personagens utilizando- se de espadas, armas de fogo etc., fazem, todo o tempo, apologia da força física, da coragem mediante o uso de uma arma. Os filmes apresentam lutas, brigas, disputas, homens fortes, como Schwarzenegger, com armas possantes, destruindo tudo à sua frente. As novelas, muitas vezes, mostram o lado negativo do ser humano, através de intrigas, vícios, maldades, enfim. Na verdade, podem ser contados nos dedos os programas que não incitem a criança e o próprio adulto a sair pelas ruas cometendo desatinos. Podem ser contados nos dedos os programas que acalmem o telespectador, que direcionem para as boas ações.

      Em segundo lugar, verifica-se que a maioria das mães não está dentro de casa para educar os filhos, o que tem sido, aliás, fator determinante para a sua desestruturação. Com as dificuldades financeiras por que passa grande parte das famílias, a mulher precisou sair para trabalhar e ajudar nas despesas do lar. Sua saída embora positiva por um lado, por outro foi desastrosa, pois os filhos ficaram a mercê das empregadas ou até sozinhos em grande parte dos casos. Isso significa que a educação ficou por conta de pessoas que não tem condições nem motivo para educar, ou ainda, por conta deles próprios. A criança passou a ter liberdade para fazer o que bem quer; os pais, por seu turno, com sentimento de culpa por se encontrarem somente à noite com os filhos, não lhes impõem limites, e tudo fica por isso mesmo.

      Por fim, outro dado que se destaca é a separação tão frequente dos casais hoje em dia. Marido e mulher já não estão tendo paciência para enfrentar os problemas, os desentendimentos, o dia-a-dia complicado que é viver em família; por qualquer coisa um pouco mais grave estão desfazendo o compromisso e indo cada um para o seu lado. Com isso, ficam os filhos normalmente com a mãe e vendo o pai apenas uma vez por semana. A mãe, como já se comentou, passa a maior parte do tempo trabalhando, o que faz com que a convivência seja mínima. Mais uma vez está a criança sozinha, agora encontrando somente um dos pais, no final do dia, a atenção, se for o caso.

      Em vista de tudo isso, pergunta-se o que pensa essa criança durante o dia inteiro, como ela encara a vida, que noção tem de certo e de errado, que sentimentos tem no coração. A mãe não está em casa; não pode, portanto, ensiná-la, orientá-la. O pai só a vê no fim de semana, o que o fará sentir-se culpado e o impedirá de ministrar qualquer ensinamento. Sobra-lhe a TV amiga das horas de solidão, a passar mensagens de violência e mais violência. Com essa vida, é difícil seguir outro caminho.

                                                                         (Lucia Helena Gouvêa, 2004)

“ISSO significa que a educação ficou por conta de pessoas que não têm condições nem motivos para educar, ou ainda, por conta deles próprios.”


O léxico em destaque trata-se de um:

Alternativas
Comentários
  • Creio que ISSO também seja pronome anafórico nesse caso, uma vez que retoma o que foi dito atrás (anafórico).

    Questão passível de anulação...

  • Ia perguntar a mesma coisa, Caio... Concordo contigo

  • Respondi D pelo mesmo motivo.

  • Pronome Substantivo: Substitui, deixa implícito.

    Pronome Adjetivo: Acompanha, modifica, determina.

  • Baixíssimo índice acertos e as mesmas dúvidas, indiquemos para comentário.

  • Não vejo nenhum contra argumento para não ser a letra D... AQUI CABE UM BELO RECURSO!

  • Errei a questão, mas tentando entender a razão do porquê a banca definir a resposta como PRONOME SUBSTANTIVO, cheguei a conclusão de que este foi assim definido por estar iniciando a oração, isto é, por não estar acompanhado de um substantivo.

    Se meu raciocínio estiver equivocado peço desculpa, e por favor nos elucidem a razão do meu equívoco.

    Fundamentei meu entendimento com o material das aulas de português ministradas pela prof. Duda Nogueira no curso ênfase turma regular para Analistas de Tribunais.

  • Anáfora - retoma por meio de referência a um termo anterior.

    Eu errei porque marquei LETRA D, mas penso que a questão caberia recurso.

  • Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior.

    Eu errei porque marquei LETRA D, mas penso que a questão caberia recurso.

  • essa banca é uma vergonha.

  • vamos pedir comentário de professor para essa questão. Marquei D tbm.

  • Que eu sei é que pronome substantivo fica no lugar de um substantivo (razão do nome), e no caso da questão está retornando uma ideia que é falada antes do termo ISSO (anafórica).

  • Gente, certamente é um pronome substantivo exercendo uma função anafórica.

  • QUE DIA FOI ISSO ?

  • Anulável,indiquei a comentários

    A função anafórica é em que um pronome demonstrativo é usado para lembrar ao leitor algum termo que já foi mencionado.

    https://www.dicionarioinformal.com.br/anaf%C3%B3rica/

  • Marquei D, pois "ISSO" retoma o que foi dito.

  • Pronome substantivo, apenas substitui o substantivo.

     O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.

    ao meu entender a frase e não a palavra....bom estudo a todos.

  • O sujeito pode ser formado por um ou dois núcleos. O núcleo do sujeito (parte mais importante) pode ser representado por um pronome substantivo (substituto do nome), substantivo (palavra que nomeia os seres) ou palavra substantivada (embora não seja substantivo, no contexto em questão é classificada como tal). Fonte Brasil escola

    VOLTANDO A QUESTÃO:

    ISSO( sujeito)significa que a educação ficou por conta de pessoas que não têm condições nem motivos para educar, ou ainda, por conta deles próprios.”

    Portanto, ISSO é um pronome substantivo que tem a função de sujeito na oração.

    Espero ter ajudado. :)

  • Gabarito: A

  • Se o comentário do Professor do QC é feito meses depois, qual a finalidade desse recurso? Quase 3 meses se passaram...

    Me ajuda QC!

  • cara, é cada absurdo...

    Ele tbm é um pronome anafórico....

  • (anafórico)

  • Um pronome anafórico faz uma referência a um termo antecedente, retomando um termo anteriormente usado no discurso.

    Pronomes substantivos substituem o substantivo numa frase. São utilizados de forma a tornar o discurso menos repetitivo, mais rico e variado. Tal como os substantivos que substituem, variam em gênero (masculino e feminino), número (plural e singular) e pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso). Podem assumir a função de sujeito da oração.

    (Fonte: https://www.normaculta.com.br/)

    Ao meu ver a questão apresenta essas duas respostas, o que, se estiver correto, torna-lá-ia nula.

  • Pronome substantivo E anafórico...

    Que bandalheira.

  • O isso é anafórico basta observar o trecho.

     Em segundo lugar, verifica-se que a maioria das mães não está dentro de casa para educar os filhos, o que tem sido, aliás, fator determinante para a sua desestruturação. Com as dificuldades financeiras por que passa grande parte das famílias, a mulher precisou sair para trabalhar e ajudar nas despesas do lar. Sua saída embora positiva por um lado, por outro foi desastrosa, pois os filhos ficaram a mercê das empregadas ou até sozinhos em grande parte dos casos.

    Isso...

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • a meu ver esta questão deveria ter sido anulada.

  • A letra A nunca estará correta.... Meus pêsames IBADE.

  • ibade é phoda

  • Questão de ANULAÇÃO tanto a resposta A quanto a D estão corretas.

  • resposta da banca ao recurso:

    "Foi pedido no enunciado da questão que se classificasse o pronome demonstrativo “isso” dentro daquela oração não dentro de um contexto. No período “ISSO significa que a educação ficou por conta de pessoas que não têm condições nem motivos para educar, ou ainda, por conta deles próprios.” O pronome demonstrativo “isso” substitui um substantivo que exerce a função de sujeito, portanto, trata-se de um pronome substantivo. Não se trata de um pronome de tratamento. Não se trata de um pronome catafórico por não estar sendo usado para retomar algo que vem depois dele no período em questão. Não se trata de um pronome anafórico devido à questão estar pedindo para que ele seja classificado somente no período em destaque, não no contexto. Não se trata de um pronome oblíquo, pois estes são usados com função de objeto direto, indireto e complemento nominal, o que não ocorre com o pronome demonstrativo “isso”. "

    INDEFERIDO

  • A questão pergunta a função do " isso" dentro do excerto “ISSO significa que a educação ficou por conta de pessoas que não têm condições nem motivos para educar, ou ainda, por conta deles próprios.”, e não dentro contexto do parágrafo, portanto a resposta é pronome substantivo, pois o pronome demonstrativo "isso" está funcionando como sujeito da oração.

  • Prefiro ficar com o gabarito da professora Isabel, com duas alternativas corretas: A e D.

  • Neste caso, ISSO é sujeito do verbo "significa", e como sujeito, só pode ser substantivo ou palavra substantivada. Apesar de ser pronome demonstrativo anafórico, neste caso, atua como sujeito na primeira oração. Acredito que seja esse o entendimento da banca...

  • em que momento a questão deixa explicito que está se referindo a oração ou ao contexto?????