SóProvas


ID
2927569
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ISSO É MUITA SABEDORIA


Quando _________ (verbo fazer) tudo para que nos_________ (verbo amar) e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não _________ (verbo obter) o amor, o afeto ou a ternura que _________ (verbo haver) solicitado, melhor será _________ (verbo desistir)e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada _________ (verbo dar) e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer.

Disponível em: https://www.pensador.com/clarice_lispector_textos. Acesso em: 10 fev. 2019.


Assinale a alternativa que apresenta as formas corretas da conjugação dos verbos pedidos para completar as lacunas, estabelecendo harmonia entre o sujeito e o verbo empregado.

Alternativas
Comentários
  • Quando FAZEMOS (verbo fazer) tudo para que nos AMEM (verbo amar) e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não OBTIVERMOS (verbo obter) o amor, o afeto ou a ternura que HAVÍAMOS (verbo haver) solicitado, melhor será DESISTIRMOS (verbo desistir)e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada DAMOS (verbo dar) e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer.

  • nós fazemos - presente do indicativo

    que eles amem - presente do subjuntivo

    quando nós obtivermos - futuro do sbjuntivo

    nós havíamos - pretérito imperfeito indicativo

    desistirmos - futuro do subjuntivo

    nós damos - presente do indicativo

  • essa prova tava uma mãe

  • Que texto lindo...Só podia ser da Clarice mesmo.

  • Clarice sua linda! <3

  • Quem foi da época que o tumblr bombava tirou de letra essa questão. ;)

  • Por que fosse desistir (opção B) está errada?
  • GAB A

     

    Q Texto phoda hehehe

     

  • Não deveria ser desistir e procurar ... correlação verbal ???

  • GABARITO POLÊMICO!! ACREDITO QUE SEJA PASSÍVEL DE RECURSO. VEJA O SEGUINTE EXCERTO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O PREENCHIMENTO DAS LACUNAS DE ACORDO COM O GABARITO APRESENTADO:

    "[...] MELHOR SERÁ DESISTIRMOS E PROCURAR MAIS ADIANTE[...]".

    PERCEBA DEVERIA HAVER UM PARALELISMO SINTÁTICO ENTRE OS VERBO "DESISTIR" E "PROCURAR". PORTANTO, AO IGNORAR ESSA REGRA, LEVARIA A SENTENÇA EM ERRO SINTÁTICO.

    QUEM TIVER UMA COLOCAÇÃO CONTRÁRIA ARGUMENTADA EM TORNO DESSA TEMÁTICA QUE PUDESSE FUNDAMENTAR IRIA GOSTAR DE SABER.

  • LETRA A

  • Esse papo de "damos" ae me ferrou..

    Kkkk. que negocio é esse macho.?.kkkk

    Depois nego fala que a gramática é machista...kk

    Gabarito:A

  • Só sei que eu achei esse texto verdadeiro e lindo. Grande Clarice Lispector! Resposta A.

  • Gabarito A