SóProvas


ID
2933593
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


No contexto da documentação, o documento é tratado a partir de sua natureza material (o objeto que serve de suporte), excluindo‐se sua natureza conceitual, muito mais voltada para a interpretação e a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Le Coadic (2004, p. 15):

    Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.

    Gab. Errado

  • Otlet propõe uma grande mudança de perspectiva quando desenvolve a ideia de que tudo pode ser um documento. Ele apresenta os documentos a partir da diversidade de objetos. (ORTEGA, 2010, p.3)

    GAB.: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    Na verdade, a natureza material não exclui a natureza conceitual de um documento.

    Recolocando conceitos desde Otlet, os quais são tratados de modo semelhante por Escarpit, Meyriat afirma que o documento pode ser definido como um objeto que dá suporte à informação, serve para comunicar e é durável. Para ele, esta definição opera por meio de duas noções conjuntas e inseparáveis uma da outra: uma de natureza material (o objeto que serve de suporte), e outra conceitual (o conteúdo da comunicação, ou seja, a informação). Deste modo, segundo Meyriat, toda mensagem possui uma significação, e não se pode definir um documento sem ter em conta o significado da mensagem que ele tem a função de transmitir.

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.11 n.2 abr/10.

  • Esta questão aborda conceitos básicos das Ciências da Informação como um todo.

    Desde o início do século XX, a documentação passa a tratar os documentos com base em seu conteúdo em uma abordagem conceitual. Esta ideia se origina em Paul Otlet que conceitua que o documento pode ser qualquer forma ou suporte que transmita informação.  Logo, a documentação tem como foco a analise conceitual dos documentos, colocando a analise material em segundo plano. A forma e o formato no qual o documento é expresso não são o foco principal da documentação.

    Gabarito do Professor: ERRADO