SóProvas


ID
2939446
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta algumas das vantagens do orçamentoprograma em relação a métodos de elaboração orçamentária tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Orçamento Programa = Planejamento

  • GABARITO: "E".

    O Orçamento Programa é um plano de trabalho que integra – numa concepção gerencial – planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. A ênfase do orçamento programa é nas realizações e a avaliação de resultados abrange a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto final das ações).

    (PALUDO, 2013)

  • Na letra A, o orçamento que enfatiza o desempenho é o FUNCIONAL.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Alguns autores têm destacado vantagens do orçamento-programa em relação a métodos de elaboração orçamentária tradicionais:

    01 melhor planejamento de trabalho;

    02 maior precisão na elaboração dos orçamentos;

    03 maior determinação das responsabilidades;

    04 maior oportunidade para a relação dos custos;

    05 maior compreensão do conteúdo orçamentário por parte do Executivo, do Legislativo e da população em geral;

    06 facilidade para identificação de duplicação de funções;

    (...)

    GAB: E

    FONTE: ENAP

  • A) Ênfase no desempenho = Orçamento de desempenho; Alto grau de mobilização social = Orçamento participativo.

    C) Orçamento Base-Zero.

    D) Orçamento incremental.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Qual seria o tipo de orçamento descrito na letra B?

  • Tipos / Técnicas / Modelos de Orçamento:

    Orçamento - Programa:Podemos definir o orçamento-programa como um plano de trabalho expresso por objetivos, ações e metas a serem alcançadas, vinculadas a um processo de planejamento público de médio ou longo prazo e pela identificação dos recursos necessários à sua execução.

     

    Orçamento Base Zero (OBZ): É uma técnica orçamentária que exige uma avaliação de toda programação de gastos a cada novo exercício, por isso da denominação base zero.

     

    Orçamento Participativo (OP): é um mecanismo governamental de Democracia Participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais e governos estaduais, através de processos da participação da comunidade. Seu objetivo é assegurar participação direta na definição das prioridades para os investimentos públicos. “O Orçamento Participativo propõe-se a ser um instrumento do poder executivo de escuta das comunidades, de prestação de constas e de fiscalização da ação do estado por parte da comunidade” (STRECK, 2003, p. 122).

    Orçamento Incremental: Segundo glossário da STN, o Orçamento Incremental é o orçamento feito por meio de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    Para PALUDO (2017), o “Orçamento Incremental é aquele que, a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou diminuição dos gastos, ajustados por algum índice oficial, sem análise de alternativas possíveis”.

  • Q979813

    A-Programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas, enfatiza o desempenho organizacional e alto grau de mobilização social. (‘ENFATIZAR O DESEMPENHO’ É VANTAGEM DO ORÇAMENTO DESEMPENHO E NÃO PROGRAMA, ESSE ‘ALTO’ GRAU DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL ACONTECE NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO)

    B-Transparência dos critérios e informações que nortearão a tomada de decisões e estabelecimento de um quantitativo financeiro fixo. (A ‘TOMADA DE DECISÃO’ JÁ É JUSTIFICADA NO PROGRAMA ORÇAMENTÁRIO, O QUANTITATIVO NÃO É ‘FIXO’, UMA VEZ QUE EXISTEM OS CRÉDITOS ADICIONAIS)

    C-Necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário e maior discricionariedade. (NÃO EXISTE ESSA ‘MAIOR’ DISCRICIONARIEDADE PORQUE TUDO JÁ É DECIDIDO E VINCULADO AO PROGRAMA ORÇAMENTÁRIO, E ISSO É CARACTERÍSTICA DO ORÇAMENTO BASE-ZERO O QUAL O ADMINISTRADOR PÚBLICO TEM ESSA 'LIBERDADE/DISCRICIONARIEDADE')

    D-Facilidade de elaboração através de ajustes marginais nas receitas e despesas e esses ajustes servem de base para as propostas orçamentárias parciais. (OK, DE CERTA FORMA, SIM, EXISTEM AJUSTES MARGINAIS POR MEIOS DOS CRÉDITOS ADICIONAIS, MAS ELES [OS AJUSTES] INFLUENCIAM AS PROPOSTAS JÁ APROVADAS OU EM EXECUÇÃO, ALÉM DE SER CARACTERÍSTICA DO ORÇAMENTO INCREMENTAL)

    E-Melhor planejamento de trabalho, maior determinação das responsabilidades e facilidade para identificação de duplicação de funções. (CORRETO)

  • ORÇAMENTO PROGRAMA

  • Redação confusa da AOCP joga contra nessa questão.

    Pula pra próxima!

  • Questão sobre tipos/técnicas orçamentárias, especificamente sobre a diferença entre o orçamento tradicional e o orçamento programa.

    Os métodos de elaboração orçamentária compreendem um conjunto de teorias, características e classificações próprias, que classificam o orçamento público de determinado período.

    O orçamento público passa ao decorrer dos anos por um contínuo processo de reforma, com efeitos importantes nas práticas e processos, começando pelo antigo orçamento tradicional, um mero instrumento de controle político, até o moderno orçamento programa, instrumento de administração e planejamento.  

    Atenção! Apesar desses dois tipos de orçamento serem os mais cobrados em prova, existem diversos outros métodos. A ENAP fez um ótimo resumo dos métodos mais conhecidos, que provavelmente o examinador se inspirou para fazer a questão. Veja o quadro resumo abaixo:

     




    Feita toda revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas, procurando por uma que apresente apenas características do orçamento programa:

    A) Errado, o orçamento que enfatiza o desempenho organizacional é o orçamento de desempenho. Alto grau de mobilização social é característica do orçamento participativo.

    B) Errado, transparência dos critérios e informações que nortearão a tomada de decisões é característica principal do orçamento participativo. Estabelecimento de um quantitativo financeiro fixo é característica do orçamento com teto fixo.

    C) Errado, necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário representa o orçamento base-zero. Necessidade de uma maior discricionariedade do governo na alocação dos gastos, é do orçamento participativo.

    D) Errado, facilidade de elaboração através de ajustes marginais nas receitas e despesas é característica do orçamento incremental (ou inercial).

    E) Certo, de acordo com o material da ENAP, alguns autores resumem as principais vantagens do orçamento programa em relação a outros métodos de elaboração:

    a) melhor planejamento de trabalho;
    b) maior precisão na elaboração dos
    c) maior determinação das responsabilidades;
    d) maior oportunidade para a relação dos custos;
    e) maior compreensão do conteúdo orçamentário por parte do Executivo, do Legislativo e da população em geral;
    f) facilidade para identificação de duplicação de funções;
    g) melhor controle da execução do programa;
    h) identificação dos gastos e realizações por programa e sua comparação em termos absolutos e relativos;
    i) apresentação dos objetivos e dos resultados da instituição e do inter-relacionamento entre custos e programas;
    j) ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta.


    Fonte:
    Artigo na Internet: NOBLAT et al. ENAP Orçamento Público: Visão Geral. Net, Módulo I: Introdução. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/870/1/OP_Modulo_1%20-%20Introdu%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.

     
    Gabarito do Professor: Letra E.