-
LETRA C
Nesse tipo de questão, o primeiro erro que encontro já elimino a alternativa. Então vamos lá:
A) Não se separa sujeito do seu verbo
O título do poema, é numérico porque...
B) Invés "o qual", o correto é "a qual".Imagino que também o erro seja essa segunda parte destacada. Ficou bem estranho esse ponto seguida aí, acho que deveria ser uma vírgula
É uma Obra Parnasiana O qual se apresenta sob forma de conversa. Isto é, verificado ao observar
C) correta
D) Temos um termo deslocado, e termo deslocado fica isolado por vírgula.
Na 2ª estrofe há a presença, de expressões
-
Acho que o erro da letra b está no uso inadequado do pronome oblíquo "o". De forma que o correto seria: É uma Obra Parnasiana a qual se apresenta sob forma de conversa.
-
letra C
-
O erro do "b" é não separar o "POR EXEMPLO" com uma vírgula
-
LETRA C.
-
Complementando:
ERROS DA LETRA D) na 2ª estrofe há a presença, [vírgula inadequada] de expressões que marcam características de seres enamorados, que por esta razão, passam horas a fio a contemplar o céu estrelado, como se pudessem conversar com os astros .
-
Galera serei sincero, só descartei a letra B porque tem um erro gramatical no termo "verifcado".
Achei estranho também o uso do "o" em "o qual". Maslogo que vi este termo descartei, porém confesso que o enunciado da questão não reza sobre ortografia.
Caso seja apenas um erro de digitação, favor informar o verdadeiro erro.
Grato.
-
GABARITO: C
-
Olavo Bilac (1865-1918) foi um autêntico poeta brasileiro. Considerado o melhor representante do parnasianismo de nossa literatura, é dele a autoria da letra do Hino à Bandeira.
Escreveu sobre cenas inspiradas na Antiguidade grega e romana, tal como “A Sesta de Nero” e “O Incêndio de Roma”, bem como dedicou-se a temas de caráter histórico-nacionalista, como em “O Caçador de Esmeraldas”.
Nem sempre manteve-se tipicamente parnasiano. Sendo um dos maiores poetas líricos, as poesias de amor e sensualidade ganham versos vibrantes, plenos de emoção.
Além de poemas líricos, e o poeta escreveu crônicas, livros didáticos, textos publicitários e deixou fama como autor humorístico. Sob o disfarce de mais de cinquenta pseudônimos, colaborou intensamente na imprensa da época.
-
GAB. C
Inicialmente vi os seguintes erros:
a)O título do poema, é numérico porque é parte integrante de uma coletânea de vinte e cinco sonetos e possuem como título central Via Láctea : um nome metafórico que representa a quem ama.
R= Ao meu ver possuem deve concordar com o sujeito, que é simples, logo deveria ser POSSUI.
B)É uma Obra Parnasiana o qual se apresenta sob forma de conversa. Isto é, verifcado ao observar com o uso da segunda pessoa do discurso em vários versos do poema, como por exemplo: “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!”
R= A qual
c) GABARITO
D) Na 2ª estrofe há a presença, de expressões que marca características de seres enamorados, que por esta razão passa horas a fio a contemplar o céu estrelado, como se pudessem conversa com os astros .
R= Acredito que a 1° vírgula tenha sido desnecessária.
Marcam
passam
conversaR
-
a)O título do poema, é numérico porque é parte integrante de uma coletânea de vinte e cinco sonetos e possuem como título central Via Láctea : um nome metafórico que representa a quem ama.
não poder separa sujeito (título -núcleo do sujeito) de seu verbo (é - verbo de ligação).
B)É uma Obra Parnasiana o qual se apresenta sob forma de conversa. Isto é, verificado ao observar com o uso da segunda pessoa do discurso em vários versos do poema, como por exemplo: “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!”
" o qual" (pronome relativo) deveria concorda em gênero com palavra ou expressão "a qual" se refere (no caso: uma Obra do Parnasiana - via láctea)
sendo o correto "É uma Obra Parnasiana a qual...".
c) GABARITO
D) Na 2ª estrofe há a presença, de expressões que marca características de seres enamorados, que por esta razão passa horas a fio a contemplar o céu estrelado, como se pudessem conversa com os astros .
erro de concordância:
# marca características - errado
marcam características - corrento
# passa horas - errado
passam horas - corrento
-
Alô você!
-
Analisando as alternativas
a) O título do poema, é numérico porque é parte integrante de uma coletânea de vinte e cinco sonetos e possuem como título central Via Láctea : um nome metafórico que representa a quem ama.
Errada. Porque não se usa vírgulas entre sujeito e o predicado mesmo que ocorra pausa durante a fala.
b) É uma Obra Parnasiana o qual se apresenta sob forma de conversa. Isto é, verifcado ao observar com o uso da segunda pessoa do discurso em vários versos do poema, como por exemplo: “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!”
Errada. A vírgula após isto é está incorretamente empregada, porém se ela fosse descolada para ficar entre verificado e ao observar estaria correta o seu emprego e fazendo alguns ajustes.
d) Na 2ª estrofe há a presença, de expressões que marca características de seres enamorados, que por esta razão passa horas a fio a contemplar o céu estrelado, como se pudessem conversa com os astros .
Errada. Vírgula incorreta entre presença e de expressões
-
Pessoal, entendem que essa banca, nas questões de interpretação e compreensão textual, irá colocar o sentido completamente correto, mas com erro gramaticais. Alguns tão sutis que realmente passa desapercebidos... como mudar a ordem numérica de um ano (2018-2108) como já fez anteriormente. Em um leitura rápida, facilmente perderás a questão.
FIQUEM ATENTOOOOOS
-
Acertei.
O pai tá ON
-
Deu até nervoso de ler
-
Analisei e acertei, fique até emocionada... ;)