SóProvas


ID
2942656
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre grupos não sociais, Aronson, Wilson e Akert, apontam que em tarefas complexas, a presença de outros piora o desempenho. Esse fenômeno é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    De forma sucinta, a indolência social é a negligência que temos diante de uma atitude que podemos tomar. Sabe quando a gente se depara com alguma situação que pode ser resolvida por nós mesmos e ao invés de agirmos, optamos por ignorá-la? Isso é ser indolente. Estudos científicos sobre a Indolência Social (ou Social Loafing) apontam que ela é fruto da redução da pressão exercida sobre o indivíduo, algo bastante recorrente em empresas de grande porte, com processos e burocracias, por exemplo.

  • o Gabarito disse que é A

  • Você já deve ter percebido que é bem diferente fazer algo sozinho e fazer essa mesma coisa na frente de outras pessoas.

     

    Pode ser apresentar um trabalho, tocar um instrumento ou até contar uma piada. O fato é: sua performance não é a mesma.

     

    presença de uma audiência pode fazer sua performance melhorar ou piorar. Um músico pode sentir que uma plateia imensa faz sua concentração ficar afiada e o  mais acessível. Um palestrante pode explodir de ansiedade ao ver esse mesmo público e esquecer todo o roteiro.

    efeito de audiência (também chamado de facilitação social) é a influência que a mera presença de uma plateia exerce sobre a nossa capacidade de executar uma tarefa. Essa influência, estudada na Psicologia , pode ser benéfica ou maléfica: tudo depende de dois fatores.

    Quanto mais complexa e exigente a tarefa, maior a chance do efeito de audiência ir contra você. Por outro lado, tarefas mais simples são facilitadas pela pressão social.

     

    Dito de um jeito bem prático: uma bailarina de balé clássico sofre mais com a influência do público do que um comediante de stand-up.

     

    Mesmo assim, você provavelmente já viu mais comediantes errando uma piada do que bailarinas tropeçando no palco. Por quê?

    A resposta está no poder do ensaio. Quanto mais você ensaia uma performance, menos complexa ela se torna e mais benéfico é o efeito de audiência.

     

    Atletas e artistas de alta performance investem um tempo enorme em praticar sua habilidade. Palestrantes do TED, bailarinas das melhores escolas russas e comediantes experientes compartilham um mesmo hábito: ensaiar, ensaiar, ensaiar.

    O ser humano é um animal tão social que a mera presença de outros da mesma espécie na mesma sala tem o poder de mudar o jeito como a gente age e desempenha tarefas.

     

    O efeito de audiência pode ser o impulso extra que te faz voar na velocidade da luz ou o empurrão que te desequilibra. Tudo depende da simplicidade da tarefa e, acima disso, do quanto você a praticou.

    RESPOSTA FACILITAÇÃO SOCIAL

  • Elliot Aronson, Timothy D. Wilson e Robin M. Akert, em seu livro Psicologia Social, edição de 2002, propuseram, ao estudar a influência social nos grupos, que a simples presença de um outro pode ajudar ou prejudicar o desempenho dos integrantes desse, dependendo da complexidade da tarefa: se for fácil ou envolver algo que os participantes já possuem alguma experiência, o desempenho melhora; se for difícil o algo totalmente novo, os espectadores inibem o desempenho. A esse fenômeno deram o nome de facilitação social, ou seja, quando o indivíduo, na presença de outros, se sai pior em tarefas complexas e melhor em tarefas simples. 
    À situção contrária, na qual as tarefas complexas são desempenhadas com mais facilidade que as complexas diante de uma platéia dá-se o nome de indolência social.
     
    GABARITO: A
  • Em 16/08/2019, às 16:17:43, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 15/08/2019, às 11:56:47, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 11/08/2019, às 09:39:53, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 23/05/2019, às 10:24:23, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 02/05/2019, às 17:00:20, você respondeu a opção B.Errada!

     

    Força que uma hora a gente aprende!