SóProvas


ID
2943565
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sertãozinho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Pesquisa exclusiva mostra que brasileiros superestimam suas capacidades digitais

  Os brasileiros estão otimistas com o impacto da transformação digital em suas carreiras, mas superestimam as suas capacidades digitais, que serão chave no mercado de trabalho nos próximos anos. A constatação está em pesquisa realizada por Tera, Scoop&Co e Época Negócios, apoiada por Love Mondays. O estudo mostra que mais de 80% dos brasileiros se dizem empolgados com a chegada das novas tecnologias no trabalho e 87% estão confiantes de que vão se adaptar à nova realidade.
  Essa percepção positiva da maioria, contudo, não condiz com a realidade do mercado. Quando apresentados a uma lista de habilidades mais demandadas, 42% afirmaram não conhecer as 14 competências digitais desejadas por empregadores, de acordo com lista do LinkedIn para 2018. “A lista traz funções não exigidas nas empresas há cinco anos. Esse cenário descrito pela pesquisa é um retrato de que a renovação das competências aconteceu rápido demais. As pessoas não viram isso acontecer”, diz Leandro Herrera, fundador da Tera.
(Barbara Bigarelli. Época Negócios. 14.11.2018. https://epocanegocios.globo.com. Adaptado)

Uma frase condizente com as informações do texto e escrita em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

       A) Os brasileiros desconfiam de que adaptarão-se à nova realidade do mercado de trabalho, ainda que estão entusiasmados com as novas tecnologias. >>> verbo no futuro, temos que usar mesóclise: adaptar-se-ão.

       B) Embora otimistas com os efeitos da revolução digital em suas carreiras, os brasileiros dispõem de capacidades digitais aquém do que imaginam.

       C) De acordo com lista do LinkedIn para 2018, quase metade dos brasileiros desconhecem as habilidades que o mercado mais necessita. >>> quem necessita, necessita DE alguma coisa, deve ir para antes do pronome relativo. Correto > DE que o mercado mais necessita.

       D) Fazem cinco anos apenas que certas habilidades digitais passou a ser requeridas, o que significa que o cenário das empresas mudou muito rápido. >>> fazer tempo decorrido é impessoal, o correto é: faz cinco anos.

       E) Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que estão otimistas no que refere-se às novas tecnologias, mas reconhecem que não as domina. >>> "que" palavra atrativa, atraindo o pronome, o correto é: que SE- REFERE.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Para quem, assim como eu, não sabia o significado da palavra 'aquém'...

    Significado de Aquém:

    Do lado de cá, quando comparado com outra coisa ou pessoa.

    Aquém de. Da parte, do lado, da divisão de cá: ele vive aquém da montanha.

    Sob; abaixo ou embaixo de: o valor do livro está aquém do preço justo.

    GABARITO - Letra B

  • Só não entendi por que "aquém" ficou no singular. O correto seria "aquéns"

  • Há outro erro na alternativa E: ... mas reconhecem que não as dominam..., concordando com "as novas tecnologias". Corrigem-me se eu estiver enganado.

  • Desde quando advérbio é variável, Fernanda Barba? E "além", ficaria "aléns" também?

  • A alternativa B está gramaticalmente correta. Mas creio que a ideia que o texto quer passar é justamente outra, a de que o brasileiro superestima (acha que sabe mais do que realmente sabe), suas capacidades digitais. Como o enunciado pede uma frase cujo as informações condizem com as do texto... Eu pediria recurso!

  • A - ...adaptar-se-ão

    B - ALTERNATIVA CORRETA

    C - Quem "necessita", necessita DE alguma coisa.. Necessitar é VTI e exige complemento: ...necessidades de que o mercado mais necessita.

    D - Faz 5 anos...

    E - ...no que SE REFERE.

  • A professora deu uma viajada nessa questão analisando todo o texto.

    Bastava ver os erros de português.

  • Essas bancas que querem fazer a gente ler todo o texto... Faz a gente de tonto, quando nem precisava

  • letra A o "que" não é atrativo?