SóProvas


ID
2946256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de conceitos, métodos, técnicas, modelos de gestão e estruturas organizacionais no planejamento estratégico, julgue o próximo item.


O modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = CERTO

    ---------------------------------------------------------

    O modelo de gestão centralizada é típico da Administração Burocrática. Contrariamente, em sua fase posterior, a Administração se tornou Gerencial. Nesta, o foco é a descentralização e redução dos níveis hierárquicos. Nesse sentido, o modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais. Essa estrutura tecnológica, no âmbito da Gestão Pública, pode ser alcançada através da ferramenta de gestão chamada ERP, que são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.  

     

  • Questão CORRETA, porém, observo muita instabilidade de posicionamento por parte da própria banca com base em análise de questões anteriores.

  • Hallysson, massa teus comentários, mas deixa a fonte de onde extraiu essas informações. Não sei onde o examinador bebeu essa água estragada, mas quero beber tbm pra acertar todas hahaha

  • Vejamos, nesse viés saber que cagada foi feita (em tempo real) é uma coisa , ter profissionais altamente qualificado é outra coisa isso sim possibilita dispensar tomada de decisão centralizada.

  • Quando a questão coloca "desde que", ela correlaciona a descentralização às estruturas tecnológicas de controle. Ela restringe. O fato é que não há esta correlação necessária.

  • "O modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais."

    Concordo com o colega Guilherme Nunes! A questão condiciona (através do "desde que") o acompanhamento em tempo real das decisões através da estrutura tecnológica. Sendo que esta, é apenas uma das possibilidades, não a única.

    Contudo, entretanto, todavia, caso exista esta determinação em lei, o cenário já muda, a questão passa a estar correta (em meu ponto de vista).

  • Pessoal, vejo que a CESPE trata "desde que" como"caso" "se" sem restringir, trata-se da doutrinação portuguesa da banca; recomendo inverter a ordem da frase nessas questões:

    Caso a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais, poderá ser dispensado o modelo de gestão centralizada...

  • restringiu muito

  • Onde está escrito isso que a Cespe criou? Nunca li isso.

  • CERTO

    Pessoal. Na centralização, há mesmo certa concentração dos processos decisórios no topo da empresa, ou seja, na direção; entretanto, essa concentração não é absoluta: alguns - ou poucos - processos decisórios podem ser delegados, porém, o CONTROLE não é dispensado, ficando este ainda sob a responsabilidade da autoridade delegante (diretor). A centralização é uma das características da Adm burocrática. Sabemos, ainda, que, apesar de estarmos sob a aplicação da Adm Gerencial, na Adm Pública, ainda encontramos alguns resquícios da Adm burocrática. Um ponto negativo da descentralização (no caso em tela, dispensa da centralização) é a ''perda de controle'' pela alta gerência (topo) da Organização, visto que os processos decisórios - na descentralização - estão espalhados pela Organização. O enunciado fala da dispensa da centralização (adoção da descentralização) que pode ser feita, porém, o controle não pode ser perdido.

    Ainda, entre as características positivas da centralização, de acordo com Chiavenato, achamos:

    '' Controle – facilita o controle de problemas complexos ou que podem ter consequências para toda a organização.

    Custos – devido a uma escala maior, algumas decisões são mais eficientes quando são centralizadas em um setor.Isso pode ocorrer em centrais de compras, por exemplo, que podem conseguir preços melhores do que diversos setores comprando o mesmo produto separadamente.

    Novas tecnologias com as novas tecnologias de TI a cúpula da empresa pode ter informações cada vez mais rapidamente, podendo reter um controle maior sem perder a eficiência, a rapidez e a flexibilidade. ''

    Já as vantagens da descentralização, segundo o mesmo autor, são:

    ''Agilidade – Se a decisão está a cargo da pessoa envolvida no problema diretamente, ela responde com mais rapidez;

    Independência – a descentralização gera uma maior independência nos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, proporcionando também que a criatividade deles possa aflorar.

    Novas tecnologias da mesma forma que permitem uma centralização mais eficiente, as novas tecnologias de TI possibilitam uma descentralização das decisões para as camadas mais baixas na hierarquia sem que a cúpula perca o controle dos resultados dessas decisões.''

    Note que o uso de novas tecnologias, em ambos os casos, visa um acompanhamento mais eficiente e em tempo real dos processos decisórios que estão sendo tomados. Se fosse no ''boca a boca'', sem o uso de novas tecnologias, certamente haveria uma tendência à perda de controle.

    Força, pessoal. Estamos chegando lá!!!

  • Quando fala "permita o acompanhamento" é ter controle - centralizada.

  • Discordei poque nem toda administração vertical pode ser dispensada, mas vi que o controle das operações se mantém, enfim, é errando que se aprende. Segue pra próxima!

  • "Desde que." Temos que aceitar, né?

  • Como se daria esse controle centralizado pela tecnologia?? Queria entender isso.Acho tão estranha essa abordagem.

  • Revisar depois.
  • Não cordo pelo fato de falar em tempo real. mas ok.

  • Melhor exemplo é o atual em plena pandemia,onde legislativo, executivo e judiciário utilizaram este método com o home office tendo a tecnologia+internet como principais ferramentas.

    GABA CERTO

  • CESPE DUSINFERNUS...Perdi uma certa!

  • Mais uma questão elaborada errada. E o candidato que se f*. A gestão centralizada nunca é exatamente dispensada. Ela pode ser no máximo atenuada, relativizada, reduzida, amenizada...Centralização e descentralização não são antagonismos binários; são um contínuo e nenhuma das duas situações existem em estado puro, ainda mais na Administração Pública, onde algumas decisões são privativas ou exclusivas de gestores da cúpula ou agentes políticos (presidente, governador, ministros, secretários etc.)

  • Gab. C

    Ao comparar a gestão administrativa do século XXI com a do século XX, vemos que ela ficou progressivamente mais descentralizada. Porquê?

    Dentre outros fatores, o modelo descentralizado despontou fortemente devido ao avanço da tecnologia da informação. Se, no século XX, a descentralização catalisava o aumento de custo e perda de visão global do negócio, sobretudo pela falta de controle, hoje, com os sistemas integrados, é possível ter uma gestão descentralizada sem que haja perda do controle gerencial, com visíveis ganhos em eficiência e eficácia.

    Um exemplo típico encontra-se no âmbito federal, o SIAFI. O SIAFI é um sistema integrado responsável pelo registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal; tudo isso em tempo real.

    Apesar do SIAFI controlar os métodos e rotinas de trabalho relativos à gestão dos recursos públicos, o sistema não implica rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que o recurso público permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.

    Ou seja, o sistema permite que haja a gestão do recurso público descentralizada, uma vez que o poder decisório encontra-se distribuído em diversos ordenadores de despesa. Só para citar a importância desses sistemas estruturadores, vou citar alguns: SISG, SIOP, SIORG, SICOM SIEST...

  • É tão lógico: "desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais", face que se descentralizado para meio tecnológico, remotamente, com gestão em tempo real sobre tudo não se faz necessário de uma gestão centralizada centralização nos órgãos ou seja o sistema de gestão tecnológico assume a gestão apresentando toda informação necessária aos gestores. Aí está se falando em administração digital que é descentralizada.

  • Existem outras formas de qualquer organização abandonar o modelo centralizado, não é necessário se acompanhar as decisões operacionais em tempo real pra isso. Na faculdade estudamos a exaustão modelos decentralizados que envolvam Empowerment. Realizar controle operacional em tempo real é uma forma de controle centralizada ao meu ver, não existe delegação de poder ou responsabilidade. Não sei de onde a Cespe tira essas conclusões.

  • Achei exagerado esse gabarito.