-
Resposta: alternativa a
A alternativa a não tem predicado nominal porque é necessário de um verbo de ligação para o predicado ser nominal, e deixar não funciona como verbo de ligação.
A alternativa a tem um verbo nocional (deixar) e o predicado caracteriza o sujeito, logo o predicado é verbo-nominal
O Predicado verbo nominal tem verbo nocional e expressa estado, qualidade ou condição do sujeito (=caracteriza o sujeito) ou do objetivo; tem predicativo do sujeito ou do objeto; não tem verbo de ligação.
-
GABARITO: LETRA A
Lembrando que a questão quer a incorreta!
a) A enchente deixou a população ribeirinha apavorada. (predicado verbo-nominal)
b) A prática do surf tornou-se comum nas praias brasileiras. (predicado nominal) >>> Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado --- tornou-se) e o predicativo (comum --- predicativo do sujeito).
c) A secretária entregou os documentos ao diretor. (predicado verbal) >>> Indica uma ação, sendo constituído por um núcleo, que é um verbo nocional (verbo que indica uma ação).
d) Os críticos consideraram ótimo esse filme. (predicado verbo-nominal) >>> Ao mesmo tempo que indica ação do sujeito, esse tipo de predicado informa sua qualidade ou estado, sendo constituído por dois núcleos: um nome e um verbo.
Força, guerreiros(as)!!
-
O Arthur se equivocou na explicação da alternativa "A", pois é um predicado verbo-nominal, e não verbal. Nada pessoal, só uma correção, até porque os comentários dele me ajudam muito.
Predicado verbal: verbo de ação e sem predicativo. Ex: "O juiz julgou o réu."
Predicado verbo-nominal: verbo de ação e predicativo. Ex: "O juiz julgou os réus culpados".
Predicado nominal: verbo de ligação e predicativo: Ex: "O réu é culpado".
Para facilitar a memorização, coloquei na cabeça: Quando fala "vebal/verbo", tem-se um verbo qualquer (exceto de ligação), quando não fala, tem-se um verbo de ligação. Quando fala "nominal", tem-se um predicativo.
Na alternativa "A", vejo a palavra "apavorada" como um predicativo do objeto direto "população", temos também o verbo "deixou", então existe um verbo e um predicado, por isso é um predicado verbo-nominal. De resto, já está explicado.
Qualquer erro é só mandar mensagem no privado.
Foco na missão. Abraço!
-
Lembrando aos amigos que deixar é um verbo de ação. Logo alternativa A não pode ser predicado nominal. Bom esse foi meu entendimento.
-
Para se sair é importante decorar esta estrutura:
Predicado verbal:
Verbo de ação/ nocional ou significativo (sem atributo/predicativo)
Predicado Nominal: verbo de ligação ou copulativos:
Verbo de ligação + atributo/ predicativo.
Predicado-verbo-nominal:
verbo de ação + atributo / adjetivo.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!