SóProvas


ID
295192
Banca
MPE-PR
Órgão
MPE-PR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA
:

Alternativas
Comentários
  • Temos de fazer a diferenciação entre cargo de comissão e função comissionada (Função de confiança). O servidor público estável pode preencher, tanto um, quanto o outro. Porém o Não servidor público é que não pode exercer a função de confiança. A lei rege o seguinte :

    ARTIGO 37

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98).

    Perceba a sutileza: ela insere 5 anos de efetivo exercício (requisito inexistente na Lei). Outro detalhe é que o regime de previdência, nesse caso, não é ESPECIAL, e sim, GERAL. Creio serem esses os erros da questão.
     
    Esquema :

    Servidor Público Concursado – Cargo de Confiança e Função comissionada
    O Não concursado – Somente Cargo de Confiança.

    FUNÇÃO DE CONFIANÇA SÓ SE FOR SERVIDOR CONCURSADO.
  • Preceitos constitucionais relacionados as assertivas

    Assertiva A está de acordo com a Constituição Federal. Artigo 37, caput . ERRADA


    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

      Assertiva B está de acordo com a Constituição Federal. Artigo 37, §6º. ERRADA


    § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

     


      Assertiva C está de acordo com a Constituição Federal.Artigo 37, II .ERRADA
    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;   Assertiva D  está de acordo com a Constituição Federal. Artigo 37, 

    V . ERRADA


     


    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

     

    Assertiva  E  está em desacordo com a Constituição Federal uma vez que o regime previdenciário aplicável ao servidor ocupamente exclusivamente de carga comissionado é o GERAL ( RGPS), independente do tempo de exercício.Artigo 40, § 13º. CORRETA


    § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social. 

  • Função de confiança: função sem cargo, justamente para quem já tenha cargo efetivo; cargo em comissão: função com cargo – quem já tenha cargo efetivo pode ser CC, mas deve se afastar daquele.

    Abraços

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    A. CERTO.

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

    B. CERTO.

    Art. 37, §6º, CF. As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    C. CERTO.

    Art. 37, II, CF. A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    D. CERTO.

    Art. 37, V, CF. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    E. ERRADO.

    Art. 40, § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social

    GABARITO: ALTERNATIVA E.