SóProvas


ID
2954263
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

“Tire suas próprias conclusões” 

Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.

É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém, e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. Sobre qualquer coisa.

Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada período histórico para compreender e nomear as formas de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das transformações e suas consequentes perdas de referências simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos séculos essa angústia era comum aos chamados formadores de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo. Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar” teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.

(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016. www.cartacapital.com.br. Adaptado)



Assinale a alternativa em que a segunda expressão destacada denota, no contexto, um evento posterior ao designado pela primeira expressão destacada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes. (1o parágrafo)

    2º fato é posterior (aconteceu depois) ---- Primeiro > teve uma notícia qualificada como bomba, Segundo > atores corriam para disponibilizar.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Essa deu uma bugada mental. Até pensei que era prova da FGV.

  • a) Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes. (1o parágrafo) - evento posterior

    b) É preciso saber de tudo e entender de tudo. (2o parágrafo) - evento simultâneo

    c) O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. (2o parágrafo) - evento simultâneo

    d) Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a um mal-estar ainda não nomeado. (4o parágrafo) - evento simultâneo

    e) O que a vida em rede diz sobre as formas como nos relacionamos com o mundo? (5o parágrafo) - evento simultâneo

  • eu acho que expressão destacada no enunciado atrapalhou (nem devia estar alí), me fez focar na expressão destacada , no que,qualificada e corriam não tem nada a ver com estar antes ou depois...

  • Alternativa correta letra a).

    As outras alternativas são eventos simultâneos.

  • logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.

  • Concordo com Rafael, não teve nenhum sentido em destacar palavras, além de tentar confundir o candidato.

  • O que é isso vunesp?

  • Alguém explica melhor essa questão? Está centrada no verbo, evento simultâneo e posterior?

  • Confesso que ainda não entendi a resposta.
  • Assertiva (A)

    Eu Respondi a questão desta maneira.

     Conclusiva ( logo )

    1- Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, 

    2-logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes

  • Assinale a alternativa em que a segunda expressão destacada denota, no contexto, um evento posterior ao designado pela primeira expressão destacada.

    Nessa questão pede conhecimento sobre a relação dos tempos verbais. Nessa aula (link abaixo), o prof. Agnaldo Martino explica bem esse tema. Prestem atenção na relação do Pretérito Imperfeito do Indicativo com o Presente do Indicativo.

    https://www.youtube.com/watch?v=-Hk9IobNkOE

  • Alternativa A.

    No meu entendimento: a palavra logo modifica o verbo correr, pq eles corriam (corriam quando? logo = mais tarde.

    Questão: ..."Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes. (1o parágrafo)...".

    Significado de Logo: A palavra "logo" pode ter três classificações: ADV. Já, imediatamente, prontamente, proximamente, mais tarde, daqui a pouco, ...

    Alternativas restantes (elas ocorrem no mesmo tempo):

    ·        Alternativa B. saber - entender 

    ·        Alternativa C. liberta -aprisiona

    ·        Alternativa D. Pensando - estamos 

    ·        Alternativa E. diz - nos relacionamos 

  • Denotação > vínculo direto de significação (sem sentidos derivativos ou figurados) que um nome estabelece com um objeto da realidade.

     logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes. (1o parágrafo)

    PARA MIM, nessa parte aqui, tem um sentido de realidade, ele corre ao público.

    o restante da ideia de conotação, parem e observem, cada trecho seguinte não traz ideia de real do sentido expresso.

  • eu corria

    tu corrias

    ele corria

    nós corríamos

    vós corríeis

    eles corriam

  • Pensem da seguinte forma: se a notícia for qualificada como bomba, as pessoas irão correr. Correr é posterior à qualificação.

  • a expressão qualificada não tem nada a ver com posterior ou anterior; o correto seria grifar a expressão "passada"

  • como resolver uma questão se não conseguimos entendê-la?

    porém, na calma, interpretando o enunciado da questão:

    "Assinale a alternativa em que a segunda expressão destacada denota, no contexto, um evento posterior ao designado pela primeira expressão destacada".

    ... sendo assim, ACHO que essa questão refere-se mais a Tempo Verbal, ou seja, o segundo verbo tem que estar no Passado.

    Portanto, reparem que a questão (A) remete a "um evento posterior" conforme o enunciado, pois o verbo está no Passado.

    Bem, acho que é isso.

  • Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes. (1o parágrafo)

    Galera, qualificada é adjetivo de notícia que, no contexto da frase, está antes do acontecimento posterior.

    ALÉM DISSO, CORRIAM É FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO (SÓ DE SABER DISSO, JÁ SERIA SUFICIENTE PARA RESOLVER A QUESTÃO)

    PORTANTO, GAB A

  • Gente, só para esclarecer aqui, após ler alguns comentários, corriam - está no modo indicativo e no tempo PRETÉRITO IMPERFEITO.

  • Eu achei a questão confusa, deveria ter destacado o "passada" e não o "qualificada" daí ficaria mais correto.

  • Questão confusa, pois a banca não colaborou sublinhando as palavras "qualificada" e "corriam".

    Uma dica é perceber se os eventos são simultâneos ou não.