SóProvas


ID
2965369
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa corretamente pontuada, de acordo com a norma padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

  • Putz, não marquei a E porque tá faltando o ponto final. Fiquei com medo achando que era pegadinha e caí na minha própria pegadinha. Ó, que vida cruel!

  • O espaço é para justificar a resposta, todos tem como saber a letra certa da questão

  • porque não a letra A , alguém pode me dizer?

  • Não é a letra A pois antes do QUE deveria ter vindo outra vírgula.

     

  • GABARITO E: A minha dúvida fica somente quanto a opção D e E, pois só que a princípio já vi a D como errada, uma vez que a não inserção da vírgula após o pronome relativo na letra D traz a frase com um sentido diverso, pois a pessoa citada na frase presumir que era única, então, sem vírgula fazia entender que havia outras Katherine. Além dos dois pontos ter ficado estranho na letra D, ficou meio que interrompendo o que estava sendo dito na frase.

  • Eu jurava que era. Letra b

  • Leitura, muita leitura, de qualquer coisa, até literatura ajuda muito em assuntos como pontuação.

  • aí tu deixa de marcar a certa porque ficou com receio, já que não tem o ponto final, mas não é pegadinha da banca, é falta de checagem das questões por parte do Qconcursos, justamente quando o assunto é pontuacão. Ainda bem que não assino sáporra.

  • Ajudou é VTI no contexto? Pois achei muito estranho esse "lhe ajudou". Não seria "a ajudou"? No caso, ajudou ela, logo o pronome funciona como objeto direto, e por isso não poderia usar o lhe.

    Alguém pode esclarecer, por favor?

  • 'Falar Melhor, Escrever Melhor (Lisboa, Seleções do Reader's Digest, 1991, p. 120), no capítulo "Como adquirir um maior domínio da linguagem", da autoria de Tereza Moura Guedes (manteve-se a ortografia original):

    «Uma dúvida mais que por vezes se levanta é a da colocação da vírgula a seguir a um travessão ou a um parêntese. Isso é correcto quando a palavra que imediatamente precede o primeiro travessão ou o primeiro parêntese deva ser seguida pela vírgula. Nesses casos, é só após o grupo de palavras isolado pelos travessões ou pelos parênteses que se põe a vírgula, dado que esse grupo de palavras se relaciona com o que está para trás: "Quem diria que o António Ouriço, depois de morto — excogitava o tio Romualdo —, havia de arregimentar toda aquela fúria!" (Urbano Tavares Rodrigues, AM**, 64)»'

    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-virgula-depois-de-travessao/34379

  • Sobre a letra E:

    A vírgula que seria colocada após "gostava de calcular" foi deslocada para o final da intercalação dos travessões.

  • GABARITO LETRA E.

    A - Katherine Johnson que neste domingo completa 100 anos, gostava de calcular de fato, contava tudo, até os pratos que lavava e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que lhe ajudou a colocar, em órbita, a Apolo 11, a nave que levou o homem à Lua pela primeira vez.

    Em vermelho, a vírgula está separando o sujeito do ser predicado. Vírgula proibida.

    B - Katherine Johnson, que neste domingo completa 100 anos gostava de calcular. De fato contava tudo até os pratos que lavava, e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11: a nave que levou o homem à Lua pela primeira vez.

    Em vermelho, a vírgula está separando o sujeito do ser predicado. Vírgula proibida.

    C - Katherine Johnson – que neste domingo completa 100 anos – gostava de calcular, de fato, contava tudo: até os pratos que lavava; e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática, que lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11, a nave que levou o homem à Lua, pela primeira vez.

    Em vermelho, a oração subordinativa adjetiva inserida pelo pronome relativo "que" está entre vírgulas.

    Mas veja que se retirar essa oração do trecho a passagem fica incoerente.

    Vejam: [...] sua maravilhosa capacidade para a matemática [...] a nave que levou o homem à Lua, pela primeira vez. A MATEMÁTICA A NAVE QUE LEVO O HOMEM??? Não tem coerência. Essa oração pode ter um função adjetiva (oração subordinativa adjetiva EXPLICATIVA) pode ser retirada sem prejuízo, mas notem que aí teve um prejuízo na coerência.

    O correto é fazer que nem a letra E: retirou a vírgula depois de "matemática" e manteve a vírgula depois de "Apolo 11" dando a entender que "a nave que levou o homem à Lua" é um aposto explicativo (por isso a vírgula) e que "que lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11" é uma oração subordinativa adjetiva RESTRITIVA.

    D - Katherine Johnson que neste domingo completa 100 anos gostava de calcular, de fato – contava tudo, até os pratos que lavava, e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que: lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11 – a nave que levou o homem à Lua, pela primeira vez.

    Em vermelho, a vírgula está separando o sujeito do ser predicado. Vírgula proibida.

    Pergunta: quem lhe ajudou a coloca em órbita a Apolo 11? R: sua maravilhosa capacidade para a matemática. Sendo substituído pelo pronome relativo "que".

    E - Katherine Johnson, que neste domingo completa 100 anos, gostava de calcular – de fato contava tudo, até os pratos que lavava –, e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11, a nave que levou o homem à Lua pela primeira vez.

    GABARITO.

    DAQUI A POUCO EU VOLTO.

  • SVO: sujeito/verbo/objeto

    as vírgulas não podem separar:

    sujeito do verbo ou ver no do objeto

    dica prof Sidney do focus.

  • marquei a B por causa do '' - , ''

  • Gab. E

    A vírgula logo após o nome é obrigatória, pois só há uma Katherine Johnson, ou seja, só por ser explicativa, já ajuda a resolver a questão.

  • –, jura né? vivendo e errando

  • E)

    "...  gostava de calcular – de fato contava tudo, até os pratos que lavava –, e foi sua maravilhosa..."

    A vírgula após o segundo travessão é opcional, uma vez que ela está antes da conjunção coordenativa aditiva E.

    Antes do E aditivo, a vírgula é opcional.

    Percebam que a expressão que está isolada por travessões pode ser retirada. "gostava de calcular E foi sua maravilhosa..."

    Acredito que essa tenha sido a dúvida de alguns.

  • quem gosta de leitura, sai dando risada nesse tipo de questão.
  • OXEEE, cheguei a passar o dedo na tela p ver se era sujeira aquela virgula depois do travessão kkkkkkk

  • agora não erro na prova da PCPR ¬¬

  • GABARITO E.

    A única alternativa que está de acordo com a norma culta é a letra E, pois, na passagem “Katherine Johnson, que neste

    domingo completa 100 anos, gostava de...” trata-se de utilização de vírgula para separar os apostos, já o uso do travessão foi adicionado para indicar a mudança de interlocutor no diálogo “gostava de calcular – de fato contava tudo, até os pratos que lavava –,” pode está acompanhado de vírgula quando for necessário, no caso, para separar a oração anterior. E, a última vírgula foi incluída para separar oração substantiva anteposta à principal.

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!

    FONTE: ALFACON.

  • engenheiro civil tem que saber mais de português do que de matemática...

  • RUMO PMPR

  • RUMO PMPR

  • PC-PR 2021

  • AVANTE PM-PR!!!