SóProvas


ID
2965861
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte excerto:


Um psicólogo pode ser um terapeuta; um terapeuta não é necessariamente um psicólogo. O termo psicoterapeuta pode se referir a um psicólogo, um psiquiatra ou um psicanalista numa situação específica do trabalho clínico. __________, também é denominado terapeuta “o indivíduo que possui habilidades adquiridas por meio da formação e experiência, seja em uma ou mais áreas de assistência à saúde, cujo trabalho é oferecer apoio. Pode atuar na área da psicologia, psiquiatria, fisioterapia e terapia holística, entre outras”, esclarece a psicoterapeuta holística Myriam Durante.


Considere as seguintes possibilidades de preenchimento da lacuna acima:


1. Portanto.

2. Contudo.

3. Não obstante.

4. Nesse sentido.


A lacuna acima é corretamente preenchida por:

Alternativas
Comentários
  • A semântica presente entre os dois períodos é de adversidade, ou, mais especificamente, de ressalva. No primeiro período, a autora esclarece quais profissionais podem ser chamados de psicoterapeutas. No segundo período, ela faz uma ressalva, demonstrando que não somente aqueles citados por ela anteriormente, mas também "os indivíduos que possuem habilidade adquiridas ..." podem ser assim chamados. Logo, os termos que melhor e encaixam são "contudo" e "não obstante".

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • GABARITO: LETRA C

    Um psicólogo pode ser um terapeuta; um terapeuta não é necessariamente um psicólogo. O termo psicoterapeuta pode se referir a um psicólogo, um psiquiatra ou um psicanalista numa situação específica do trabalho clínico. CONTUDO, NÃO OBSTANTE, também é denominado terapeuta “o indivíduo que possui habilidades adquiridas por meio da formação e experiência...

    -----> contudo, não obstante ------> iniciará uma oração coordenada adversativa, com uma semântica de ressalva, contraste -----> O autor faz um "ressalva" dizendo que o também possui outra denominação.

    Força, guerreiros(as)!!

  • GABARITO C

     

    Dentre as alternativas são apresentadas duas conjunções adversativas que, expressam restrição e podem ser utilizadas no texto.

     

    Algumas conjunções adversativas:

    --> Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante.

     

     

  • quebrei a fuça legal na B

  • gab C, o não obstante é usado tanto para as orações coordenadas adversativas quanto para as orações subordinadas concessivas. Irá depender do contexto, analisando se ele possui uma ideia de oposição total (substituído pelo mas) ou uma ideia de concessão, substituído pelo ''embora''

  • Banca lazarenta

  • adversativa em seu sentido de ressalva/em compensação. Questão difícil.
  • 1. Portanto: é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso.é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso.

    ex. Já fizemos todo o trabalho. Você já pode, portanto, ir embora

    2. Contudo: é uma conjunção coordenativa adversativa, usada para ligar orações, transmitindo uma ideia de oposição.

    3. Não obstante:  é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização.

    É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

    4. Nesse sentido: indica continuação de pensamento:  nesse seguimento, nessa continuidade, nessa continuação, nessa sequência, assim

  • Gab C

  • Eu pensei assim:

    contudo e não obstantes --> adversativas

    portanto, nesse sentido--> conclusiva

    então eles não se misturariam, depois vi q a questão cita profissionais da saúde, conceito mais amplos do que dito anteriormente, logo, não poderia ser conclusivo.

  • Gab C ✓ adversativas
  • Gab C

    Mas cuidado com o "Não obstante", pois se vier acompanhado de verbo no subjuntivo, assume sentido de concessão.