SóProvas


ID
2975311
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
SAAE de Itabira - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


[...] Uma coisa é pôr ideias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias... Tanta gente – dá susto de saber – e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons... De sorte que carece de se escolher: ou a gente se tece de viver no safado comum, ou cuida de só religião só. Eu podia ser: padre sacerdote, se não chefe de jagunços; para outras coisas não fui parido.

Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas. Disponível em:<http://relendorosa.blogspot. com/2010/12/grande-sertao-veredas.html> . Acesso em: 13 fev. 2019. [Fragmento].


A respeito dos artifícios linguísticos empregados por Guimarães Rosa no trecho anterior, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso das reticências intenciona mostrar a hesitação e as pausas características da linguagem oral.

II. Pela escolha de vocabulário e pela progressão do texto, pode-se afirmar que Rosa pretende representar um registro informal do português brasileiro.

III. Os dois-pontos em “eu só podia ser:” anunciam uma enumeração explicativa.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. O uso das reticências intenciona mostrar a hesitação e as pausas características da linguagem oral. ----> correto, é uma característica da linguagem oral, a hesitação.

    II. Pela escolha de vocabulário e pela progressão do texto, pode-se afirmar que Rosa pretende representar um registro informal do português brasileiro. -----> correto, Guimarães Rosa apoia-se em uma linguagem coloquial, marcando o registro do dia a dia.

    III. Os dois-pontos em “eu só podia ser:” anunciam uma enumeração explicativa -----> correto, enumera uma explicação daquilo que ele poderia ser.

    Força, guerreiros(As)!!

  • Pra mim, reticências sempre representou uma continuidade de pensamento a deixar para o leitor. Nada a ver com hesitação. Questãozinha merda essa aí, hein.

  • Uso de Reticências:

    Sugerir continuidade: Comprou livros, revistas, folhetos...

    Indicar hesitação do falante (narrativa literária): Ela quis... que..., de repente, eu fosse seu marido.

    Indicar supressão de ideia contextual previsível: Foi levado ao hospital com vida, mas...

    Professora Flávia Rita

  • A questão 3 não estaria errada?

    - No enunciado está: 'Eu só podia ser':...; enquanto que no texto está: 'Eu podia ser':...;

    Este erro não invalidaria a questão?

  • E as reticências no início do texto?
  • Pra mim não tem nada de registro informal aí.

  • -> Reticências [...] quer dizer que há um trecho anterior a esse que não vemos.

    -> A linguagem informal pode ser vista, por exemplo, no trecho: "... nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego...". Ou seja, colocação pronominal como normalmente as pessoas conservam no dia a dia. O mais adequado seria isto: sossega-se; casando-se.

  • Igor, o que me fez ter certeza de que é um registro informal foi a palavra "parido"