SóProvas


ID
2975503
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III


[...]

Quando Sartre diz que “nada pode ser bom para nós sem que o seja para todos”, ele quer dizer, precisamente, que ao escolhermos algo, estamos optando por uma alternativa que, dentro das condições de existência nas quais estamos inseridos, seria a melhor opção e, por ser a melhor, todos também poderiam optar pela mesma. Assim, ao escolher algo, o homem cria um modelo de homem que outros podem seguir; daí a sua responsabilidade diante da humanidade.

O existencialismo de Sartre, ao contrário das filosofias contemplativas, caracteriza-se por ser uma doutrina de ação, colocando sempre o compromisso como fator indispensável para a existência humana, uma vez que, sem compromisso, não há projeto de ser e, sem projeto de ser, o homem torna-se incapaz de conferir qualquer sentido à existência. Se a intencionalidade é a característica fundamental da consciência, ser livre é engajar-se, comprometer-se e, enfim, responsabilizar-se.

[...]

Diante dessa constante tarefa de fazer-se, do desamparo, da falta de fundamentos prontos e da responsabilidade que carrega diante de si e da humanidade, a liberdade traz ao sujeito a angústia existencial, a qual emerge no momento da decisão. Angustia-se, pois não é capaz de alterar as condições de existência que se lhe apresentam, tendo de escolher, por vezes, entre o ruim e o pior e tendo de arcar com as consequências dessa escolha; mais que isso, também não é capaz de não realizar essa escolha; e por fim, tem a incontornável tarefa de buscar, em sua subjetividade imanente, ou seja, na sua pura liberdade, os princípios que regerão sua escolha; isto é, terá de estar diante de seu próprio nada; eis o princípio da angústia.

CAMINHA, Lucas. Colunas Tortas. Disponível em:<https://bit.ly/2Pq70oV> . Acesso em: 21 ago. 2018. [Fragmento adaptado]. 

As ideias entre colchetes estão presentes nos respectivos trechos, exceto em:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa A, "imanente" caracteriza aquilo que é inerente a algo, a alguém. Em contrapartida, "perdurabilidade" abarca a noção daquilo que perdura, estende-se etc. Não parece, para mim, haver similitude.

    Na alternativa B, parece existir alguma semelhança entre "incontornável" e "inadiabilidade". O primeiro verbete trazendo a ideia de que não se pode fugir, escapar; o segundo, com significado de não adiável, que não se pode postergar. A meu ver, há mais correspondência entre frase e definição aqui do que na primeira alternativa.

  • A d) também está correta, pois quando ele fala "podem seguir" isso abre uma possibilidade. Comentem.

  • Sr. Shelking,Eu li uma definição filosófica de imanente que deriva do kantismo que é aquilo que permanece no âmbito da experiência possível, agindo na captação da realidade através dos sentidos. TAmbém não conhecia esse significado, essa banca faz isso.

  • Fum0 essa questão!

  • GABARITO LETRA B (segundo a banca).

    Concordo com o Sr. Shelking e tive o mesmo raciocínio que o dele. Se uma tarefa é incontornável, signfica que não podemos nos desviar dela, logo, que não pode ser adiada (inadiabilidade).

    Questão facilmente passível de se entrar com recurso.

  • Pensei assim:

    a) imanente: perdurável, permanente, constante, contínuo, ininterrupto, persistente, perpétuo, perene.

    b) incontornável: não pode deixar de ser feito, mas pode ser adiado. Pode-se varrer o problema para baixo do tapete (adiar o "confronto"), até que um dia seja preciso lidar com ele.

    c) Se é bom para nós => é bom para todos (ou o contrário). A relação de causa-consequência pode estar errada, mas é sugerida pelo trecho

    d) Homem cria modelo. Outros podem segui-lo, ou não.

  • Imanente não está totalmente preciso , já que tem como sinônimo inerente ou algo que faz parte naturalmente ....

  • Ao meu ver, para que a alternativa B estivesse correta, estaríamos diante da Inevitabilidade e não com a inadiabilidade.