SóProvas


ID
2980492
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil estabelece um extenso rol de direitos e garantias fundamentais.


Sobre um dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    a) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela pode penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. CERTA

    Literalidade Art 5º XI.

    b) A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de detenção, nos termos da lei. ERRADA

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    c) É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato. ERRADA

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    d) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, ainda que supere o limite do valor do patrimônio transferido. ERRADA

    XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

    e) Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, salvo em caso de suspeita da prática de terrorismo. ERRADA

    III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    Não há exceção! 

    Todos incisos são do Art 5º da Constituição Federal.

  • A - Correta

    B- Pena de reclusão, não de detenção

    C- O anonimato é vedado pela CF

    D- O limite é o valor da herança

    E- Não há exceção para a tortura.

  • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

    III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

  • TJ-PA foi autorizado! Assim, aos amigos concurseiros que forem fazer essa prova e aos amigos concurseiros que moram em belém e quiserem participar do grupo do zap, basta mandar uma msg pra mim!!

    91-98099-5386.
    PS: Tb posso ajudar quem precisar de orientação. Tudo di gratis.
    segue o link do meu cana
    "https://www.youtube.com/channel/UCQZgUK_1w0WCUs7KveL_qaw?view_as=subscriber"

  • Existe o jargão de que "não há direito absoluto", mas a alternativa "E" está aí para provar o contrário. Não há nada que justifique a tortura, o tratamento cruel, desumano ou degradante. Por pior que seja o crime cometido, por mais extravagante que seja a situação, guerra declarada por exemplo, deverá ser dispensado tratamento digno ao ser humano.

    Caso alguém saiba de alguma exceção, favor compartilhar...

    Editado 26/06/2019:

    Muito obrigado por compartilhar, @Max Santiago.

  • B) O Racismo é sujeito à Reclusão.

    C) O anonimato é vedado.

    D) Até o limite do valor da herança.

    E) Não tem salvo.

  • A) casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela pode penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. GAB

    B) A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de detenção (reclusão), nos termos da lei.

    C) É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido (vedado) o anonimato.

    D) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, ainda (Até) que supere o limite do valor do patrimônio transferido.

    E) Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, (salvo em caso) de suspeita da prática de terrorismo.

  • Sobre a letra b.

    Reclusão: admite o regime inicial fechado.

    Detenção: não admite o regime inicial fechado.

    Prisão simples: não admite o regime fechado em hipótese alguma.

    .

    A pena de reclusão é aplicada a condenações mais severas, o regime de cumprimento pode ser fechado, semi-aberto ou aberto, e normalmente é cumprida em estabelecimentos de segurança máxima ou media.

    A detenção é aplicada para condenações mais leves e não admite que o inicio do cumprimento seja no regime fechado. Em regra a detenção é cumprida no regime semi-aberto, em estabelecimentos menos rigorosos como colônias agrícolas, industriais ou similares, ou no regime aberto, nas casas de albergado ou estabelecimento adequados.

    A prisão simples é prevista na lei de contravenções penais como pena para condutas descritas como contravenções, que são infrações penais de menor lesividade. O cumprimento ocorre sem rigor penitenciário em estabelecimento especial ou seção especial de prisão comum, em regime aberto ou semi-aberto. Somente são admitidos os regimes aberto e semi-aberto, para a prisão simples.

  • Olá,

    Questão extremamente cobrada por diversas bancas, então, vamos lá.

    A) A alternativa apresenta a literalidade da lei. De fato, o ingresso em asilo de algum indivíduo se dará por flagrante delito, desastre, socorro ou por determinação judicial, somente durante o dia. Vale um adendo: o policial pode prender o cidadão à noite, no caso de flagrante delito, não necessitando de determinação judicial.

    B) A alternativa está correta até a vírgula, pois o racismo é um crime imprescritível e inafiançável, porém a pena é de reclusão.

    C) O anonimato não é permitido na liberdade de expressão

    D) Não pode superar o patrimônio transferido. Mas sim, deve atingir o limite.

    E) Banimento, trabalho forçado e tortura são penas vedadas em TODAS as hipóteses.

    ALÉM DISSO,

    Um comentário ao colega Bruno, onde o mesmo diz que há um jargão que denota a ideia de que não há direito absoluto. E de fato, não há. Nem mesmo o direito à vida, que pode ser violado no caso de guerra declarada, através da instauração da pena de morte. Existem raríssimas exceções, mas, em suma, não há direito absoluto.

  • Gabarito''A''.

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Bruno R. a exceção à tortura é discutida DOUTRINARIAMENTE, o exemplo mais utilizado, e já aceito em alguns países, é a teoria do ticking bomb scenario (teoria da bomba relógio e a relativização da proibição da tortura)

  • c)É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato. VEDADO O ANONIMATO

     d) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, ainda que supere o limite do valor do patrimônio transferido. NÃO PODE ULTRAPASSAR O LIMITE DO PATRIMÔNIO TRANSFERIDO.

     e)Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, salvo em caso de suspeita da prática de terrorismo. É VEDADO A PRÁTICA DE TAIS TRATAMENTOS DESUMANOS.

  • #Gabarito=Letra A#

    Contra C e contra V

    Tem uma exceção que pode ser a qualquer hora,em caso de prisão em flagrante.

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    força,foco, fé!pra cima!!☠️

  • PERFEITO, MAX!!!

  • Fiquei na dúvida entre a letra A e B. Acabei marcando a letra b) mesmo sabendo que a letra a) estaria correta. Uma pergunta, o racismo não esta sujeito a pena de detenção? Pois pelo material que estudei inafiançável e imprescritível seria. Então se a letra b) esta errada, onde esta o erro?

  • Erro da B) Detenção, não é sim : reclusão!

  • LETRA E - TEORIA DA BOMBA RELÓGIO, NÃO ADMITIDA NO BRASIL!

  • Crimes inafiançável e imprescritível

    Racismo;

    Ação de grupos armados.

    Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia

    3TH

    Tortura;

    Tráfico de droga;

    Terrorismo;

    Crimes hediondos.

  • A) GABARITO.

    B) Reclusão.

    C) Vedado.

    D) Até o limite do valor transferido.

    E) Sem exceções.

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 5º XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    FONTE: CF 1988

  • XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

  • O ex ministro do STF, Carlos Ayres Brito, numa entrevista concedida ao Roda Viva ano passado, disse acreditar que um exemplo de direito absoluto que (por óbvio) não comportaria exceção seria a proibição de extradição do brasileiro nato.

  • A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela pode penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;         

    A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de detenção, nos termos da lei.

    OBSERVAÇÃO

    Não existe crime de racismo com pena de detenção.

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato.

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, ainda que supere o limite do valor do patrimônio transferido.

    PRINCIPIO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL

    XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

    Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, salvo em caso de suspeita da prática de terrorismo.

    OBSERVAÇÃO

    Não comporta exceção.

    III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios e direitos fundamentais.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Correta! Art. 5º, XI, CRFB/88: "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela pode penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    Alternativa B - Incorreta. Art. 5º, XLII, CRFB/88: "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;".

    Alternativa C - Incorreta. Art. 5º, IV, CRFB/88: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

    Alternativa D - Incorreta. Art. 5º, XLV, CRFB/88: "nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;".

    Alternativa E - Incorreta. Não há exceção à prática de tortura, sendo, inclusive, crime equiparado à hediondo. Art. 5º, III, CRFB/88: "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • A) LETRA DA LEI NO ART. 5ª;  XI. CORRETA!

    B) ERRADA. PENA DE RECLUSÃO!

    C) ERRADA. VEDADO O ANONIMATO!

    D) ERRADA.ATÉ O LIMITE DO VALOR!

    E) ERRADA. A UNICA EXCEÇÃO É A TEORIA DA BOMBA RELÓGIO E NÃO É ACEITA NO ORDENAMENTO JURIDICO BRASILEIRO!

  • Marquei a B na correria, sabendo a resposta...

    achei que era a incorreta... cheguei na B e já sai marcando... putz

    A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de detenção, nos termos da lei.

  • LETRA DE LEI PURA!