SóProvas


ID
2982541
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analisar o sistema de circulação de uma biblioteca universitária é um bom método de avaliação e pode ser feito, por exemplo, através da análise do empréstimo. Nos sistemas de circulação informatizados, os dados podem ser reunidos como um subproduto contínuo do funcionamento do sistema. Os registros que representem a totalidade dos empréstimos são processados por meio de programa de computador, a fim de produzir dados sobre distribuição dos assuntos na circulação, identificar os títulos mais utilizados e assim por diante. Esse método avaliativo, antes da chegada da informatização dos serviços, era feito por meio de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Lancaster classifica a avaliação de coleções em: quantitativa, qualitativa e fatores de uso.

    Fatores de uso – avaliação da coleção através de seu uso pela comunidade. A partir de registros de circulação procura-se avaliar a adequação do acervo à comunidade que deve seguir. Procura-se definir se a coleção está atendendo satisfatoriamente à demanda. Os estudos de uso podem ser realizados pela abordagem de toda a coleção ou por amostragem de títulos, obtidos tanto via catálogo topográfico como pelas obras retiradas em um período pré-determinado.

    Análise de Sérgio Pinheiro

    Fonte: https://bibliojuris.com.br/concurso-bibliotecario-uff-analise-de-prova/

  • Caberia recurso, pois, conforme a citação da colega aqui nos comentários, a alternativa E também estaria correta. Vejamos: "Avaliação da coleção através de seu uso pela comunidade. A partir de REGISTROS de circulação procura-se avaliar a adequação do acervo à comunidade que deve seguir. [...]"

    Além disso, o final do enunciado da questão diz que "esse método avaliativo, antes da chegada da informatização dos serviços, era feito por meio de" como se houvesse apenas um método avaliativo, quando na verdade "os estudos de uso PODEM ser realizados pela abordagem de toda a coleção OU por amostragem de títulos,[...]".

    OBS: Que prova tosca!

  • "Antes de a informática ser aplicada à manutenção de registros das atividades das bibliotecas, a análise da circulação baseava-se em amostras. Como foi descrito por Jain (1967), dois métodos eram possíveis: a amostra do acervo e a dos empréstimos feitos." (p. 51 do PDF)

    LANCASTER, F. W. Avaliação de Serviços de Bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

  • Weitzel (2013), quando discorre sobre como traçar o perfil das coleções (especialmente no critério de idioma):

    "(...) A sugestão de Miranda (1980, p.77) é fazer o estudo por amostragem. No entanto, conforme foi dito anteriormente, atualmente há recursos tecnológicos para determinar o número exato, por meio de relatórios detalhados fornecidos pelo sistema de gerenciamento de dados bibliográficos da biblioteca. Por outro lado, a amostragem pode ser um recurso útil para iniciar ou testar o processo de avaliação na biblioteca (...)."

    Na verdade, existem outros trechos do livro que melhor se aplicam ao pedido no enunciado dessa questão, porém não consegui encontrar. Geralmente a Coseac retira questões praticamente copiadas de algum livro.