SóProvas


ID
2989054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue.


A conscientização, um dos estágios de disposição de compra do consumidor, consiste em um conjunto de ações do comunicador com vistas a despertar um sentimento favorável no público-alvo em relação ao produto ou serviço oferecido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Muitos autores definem estágios distintos para esse ciclo, vamos seguir o do Neil Patel.

    CONSCIÊNCIA: refere-se a quando o consumidor se dá conta de que tem uma necessidade, de que há um problema que precisa de solução e que a solução seria um produto ou serviço. Por exemplo, você acabou de criar uma marca para sua empresa e quer renovar e expandir seu negócio e se dá conta de que um site seria uma ótima ferramenta para isso. Nesse caso você já tem um problema e começa a estudar as soluções, a partir do momento em que se pensa no site como ferramenta você também já começa a pesquisar agências e desenvolvedores.

    PESQUISA: Esse estágio é uma evolução da etapa anterior, conhecendo já os possíveis produtos ou serviços que quer comprar/contratar o consumidor inicia uma pesquisa sobre informações mais específicas, ainda usando o exemplo anterior, você quer um site e entrou em contato com uma agência e foi informado sobre as plataformas que trabalham e das vantagens que oferecem, nesse estágio, você vai pesquisar sobre a plataforma, e averiguar tais vantagens.

    COMPARAÇÃO: estágio de comparação é quando o cliente junta todas as informações sobre o produto, empresa ou marca e faz as comparações para ver qual é o melhor, qual tem o melhor custo benefício. Você entrou em contato com várias agências, e nesse estágio está comparando as vantagens e plataformas.

    COMPRA: Após todos os outros estágios o consumidor já tem conhecimento do que seu produto ou serviço tem a oferece, esse estágio é o que ele realiza a compra em si, que vai até seu website e faz a compra. No nosso exemplo seria quando o cliente entraria em contato com nossa agência para fechar um contrato de desenvolvimento de website.

    RETENÇÃO: Um dos estágios mais importantes do ciclo é a retenção quando o consumidor se sente tão satisfeito com seu produto, atendimento e serviço que ele se torna um cliente fiel e retorna para sua loja para realizar mais compras. No exemplo de website, seria o momento em que você com o site já desenvolvido decide fazer um contrato de manutenção, pois gostou muito do trabalho desenvolvido e quer manter o mesmo padrão.

    Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.vrsys.com.br/negocios/177-os-cinco-estagios-do-ciclo-de-compra-do-consumidor-como-adequar-sua-loja-virtual/amp

  • Kotler classifica em seis os estágios de disposição de compra do consumidor: conscientização, conhecimento, simpatia, preferência, convicção e compra.

    A conscientização, a primeira etapa desse estágio, diz respeito ao reconhecimento de uma necessidade que precisa ser satisfeita ou de um problema que pode ser resolvido, pelo consumidor.

    A etapa cujo objetivo é despertar um sentimento favorável no público-alvo em relação ao produto ou serviço oferecido é a terceira, da simpatia.

    Por esses motivos, o enunciado da questão está errado.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Kotler, Philip; Armstrong, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. Pearson. 2007.
  • Seguir a lógica que alguns consumidores compram inconscientemente, somente por impulso!

  • 1. Conscientização: serve para que o público passe a reconhecer o nome da empresa e do produto, por meio de mensagens repetidas com o nome do produto. A empresa pode estabelecer como objetivo conscientizar 50% dos consumidores no período de dois anos.

    2. Conhecimento: o consumidor precisa reunir informações sobre o produto e ainda não as possui, o que o impede de passar à fase seguinte. A empresa pode definir que os possíveis consumidores precisam conhecer a qualidade do produto e descobrir quantas pessoas conhecem pouco, razoavelmente ou muito. Se o conhecimento for pequeno, a empresa pode escolher o conhecimento do produto como seu objetivo de comunicação. Marketing para cursos superiores 202

    3. Simpatia: se o público-alvo conhece o produto, o que acha dele? Se o público tem uma opinião desfavorável sobre a empresa e o produto faz-se necessário descobrir a causa e se for por problemas reais com a qualidade do produto, a empresa deverá solucionar as dificuldades primeiro e depois comunicar sua qualidade.

    4. Preferência: apesar de gostar do produto, ele ainda não tem a preferência do consumidor e é preciso que ele passe a escolher/preferir o produto entre todos os outros existentes. Na busca da preferência da marca, deve-se promover a qualidade e o desempenho, entre outros atributos. A mudança de estágio deve ser monitorada após a campanha por meio de pesquisa.

    5. Convicção: nessa fase o público-alvo ainda não está convencido o suficiente para comprar o produto. A tarefa do comunicador é convencer e persuadi-lo de que fará a melhor escolha.

    6. Compra: apesar de convencidas, ainda não estão prontas para comprar, ou por falta de informações, ou por falta de planejamento para tal. Deve-se colocar o consumidor em condições de fechar a compra, seja por meio da experimentação, ofertas ou benefícios extras.