SóProvas



Questões de Opinião Pública no Comportamento do Consumidor no Marketing


ID
63073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.

Alternativas
Comentários
  • O marketing institucional é aquele cuja finalidade é trabalhar para a promoção da imagem a empresa no mercado, com ênfase em ações de responsabilidade social, qualidade de trabalho e produto e demais ações. O marketing institucional vem seguindo uma tendência de aprofundar as ações do marketing social, como forma de humanizar a imagem da empresa junto ao mercado consumidor e à sociedade com um todo. O marketing social também é conhecido como Marketing para Causas Sociais (MCS), segundo Pingle & Thompson :“(…) como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Um programa de Marketing para Causas Sociais pode ser desenvolvido por meio de uma aliança estratégica entre uma empresa e uma organização voluntária, ou beneficente, comprometida com a área social definida em benefício de uma “causa”, pode dar a uma marca um “credo”ou “sistema de crenças” e resultar numa percepção e intenção de compra significativamente melhor, por parte do consumidor. O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma série de outras partes importantes relacionadas a uma empresa, como os funcionários, fornecedores e órgãos do governo”.O marketing social impulsiona positivamente uma empresa, sobretudo quando busca-se um equilíbrio entre necessidades de participação do mercado, governo e sociedade. Busca posicionar a empresa perante as pessoas através de boas ações mercadológicas e sociais, a empresa produz com responsabilidade, a empresa distribui com responsabilidade, respeita o seu consumidor e além de tudo ajuda a sociedade investindo e participando de projetos sociais que promovam determinada comunidade.

ID
172717
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Contrapondo-se ao marketing de negócios, o marketing social

Alternativas
Comentários
  • "Marketing social é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por preceitos éticos e de equidade social." (http://www.socialtec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1:o-que-e-marketing-social&catid=1:conceito&Itemid=13)


    "Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedaderelacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

    Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos." (Wikipedia)

  • Esta no livro Marketing para o seculo XXI, do Kotler, vale a pena a leitura! 

  • Vou ter de comprar o livro do Kotler

  • Marketing social ou marketing de causas é adotado por uma empresa para apoiar determinada causa. O marketing social é adotado por uma organização sem fins lucrativos ou governamental para promover uma causa, como “diga não às drogas” ou “exercite-se mais e coma melhor”. 

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 693).  . Edição do Kindle. 

  • GABARITO:

    b) procura modificar as atitudes ou comportamentos do mercado-alvo.


ID
197050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A revista Acta Cirúrgica Brasileira, publicação oficial
da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em
Cirurgia (SOBRADPEC), editada a cada três meses até dezembro
de 2001, passou a ser publicada a cada dois meses a partir de
2002. Tem por missão publicar trabalhos originais de pesquisa
básica e aplicada em cirurgia e ciências biomédicas, novas
técnicas cirúrgicas, revisões relacionadas a investigações em
biomedicina, artigos sobre ensino, avanços em biomedicina e
comunicação científica. Essa revista é disponível livremente na
Internet no sítio www.scielo.br/acb.

A SOBRADPEC, fundada em 1986, é uma associação
sem fins lucrativos que tem por finalidade organizar e executar o
aprimoramento científico e técnico de médicos, biomédicos e
estudantes, promover o aperfeiçoamento do padrão médico e
biomédico e incentivar as pesquisas e divulgação de novos
métodos, drogas e aparelhos que possam beneficiar aqueles que
necessitem de assistência médica especializada de cirurgia.

Internet: www.sobradpec.org.br>.

Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes, a
respeito da formação e do desenvolvimento de coleções no
contexto de uma biblioteca especializada em saúde.

Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses
estudos, julgue o item.


A segmentação de mercado é uma das técnicas de pesquisa de mercado aplicadas em estudos de comunidade. Categorização da comunidade por critério geográfico ou por variáveis demográficas são padrões empregados na segmentação de mercado. No entanto, uma das limitações desse tipo de segmentação é o uso de fatores descritivos e não causais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Pesquisas descritivas: descrevem características ou funções do mercado estudado

    Pesquisas causais: objetivam encontrar evidências acerca de relações de causa e efeito.

     

    Fonte: http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/viewFile/78981/83062


ID
200590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos
da TV brasileira, julgue o item que se segue.

O merchandising deve integrar a trama de forma que o espectador não perceba a presença do anunciante.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Se assim fosse, qual o propósito de alguém anunciar uma marca que não seria sequer percebida pelo público?
    O que deve ser evitado é o exagero. A marca deve ser notada, porém dentro de um contexto, como um fato corriqueiro na vida das personagens de um filme ou telenovela.
  • errada merchandising

    Essa é uma ferramenta de marketing cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque.



    economia•marketing conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que dizem respeito à colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.


    marketing•publicidade citação ou aparição de determinada marca, produto ou serviço, sem as características explícitas de anúncio publicitário, em programa de televisão ou de rádio, espetáculo teatral ou cinematográfico etc.



ID
214597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Caso determinada organização, especializada em advocacy, queira promover atitudes favoráveis a uma causa, uma alternativa é o merchandising social em telenovelas, solução já testada em numerosos cases.

Alternativas
Comentários
  • Advocacy: o lobby do bem
     

    *Por Marcio Zeppelini

    Há lobbies que vêm para o bem. É comum ouvirmos essa frase escrita de modo diferente, mas o sentido é o mesmo. Assim são as ações de pessoas ou grupos, empresas ou organizações sociais que se engajam por uma causa. O objetivo é lutar para a resolução de um problema ou pela defesa dos direitos de uma entidade ou de um grupo.

    O termo advocacy, expressão inglesa que ainda não ganhou tradução literal para o português, se generalizou ao longo do tempo em função do acelerado crescimento do Terceiro Setor em todo o mundo. O lobby - ou o advocacy - é a utilização do poder e do status para se comunicar melhor e conquistar os objetivos pretendidos. Apesar de a palavra lobby ter sido usurpada por nossos malfadados governantes, o significado real dela é tão nobre quanto o objetivo do Terceiro Setor.

    Advocacy é, basicamente, um lobby realizado entre setores (ou personagens) influentes na sociedade. É na realização de processos de comunicação, reuniões entre os interessados e os pedidos entre essas influências que se dá o verdadeiro advocacy, que pode ter várias vertentes, como social, ambiental ou cultural.

    Fonte: http://www.ipea.gov.br/acaosocial/article26c3.html?id.article=592

  • CERTA

    ADVOCACY é defender uma posição ou interesse particulares. É  argumentar a favor de um ponto de vista.

    MERCHANDISING SOCIAL - refere-se às questões de responsabilidade social da empresa, proteção ao meio ambiente, desigualdades de renda, saúde pública ou educação. Procura causar uma mudança em práticas sociais e atingir a sociedade ao invés do mercado. O interesse visado é o público.

    O merchandising social feito em telenover é uma boa alternativa, pois atinge um grande público e pode promover as mudanças sociais esperadas.

ID
214627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


Na atualidade, o consumidor assume um papel exigente e requer novo posicionamento da organização quanto à divulgação de seus produtos e serviços, substituindo explicações para casos de desconsideração e desleixo por informações fidedignas a que o público tem direito.

Alternativas

ID
214630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


O surgimento de consumidores mais questionadores, exigentes e transformadores das relações entre organização e usuário demandam das organizações a intensificação das inserções de publicidade na mídia, como ação estratégica para contrabalançar as possíveis queixas do público consumidor.

Alternativas
Comentários
  • As queixas dos consumidores devem ser resolvidas a partir de políticas de qualidade dos produtos e serviços prestados
    e não com bombardeios de informação ou na tentativa de persuádi-los com publicidade. Os consumidores atuais dão mais atenção as comunicações que não explicitam tanto sua intenção de influenciar, mas sim com cunho informativo.
  • A ação estratégica para contrabalançar as possíveis queixas do público consumidor deve ser a criação de bons canais de comunicação (0800, redes sociais, site...) que ao mesmo tempo que solucionam problemas, causam boa impressão pra novos clientes. 

ID
222418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A "participação", mencionada no texto, não se estende a toda a sociedade, mas somente a alguns de seus segmentos.

Alternativas

ID
222421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Não é possível garantir desenvolvimento social, transformação de realidade ou cidadania se não houver ética.

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=NKhm40SgWGw

  • GAB C

     

    A ética é premissa para qualquer ação de responsabilidade social, já que significa o compromisso da organização com a comunidade, o meio ambiente e o futuro.


ID
289303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como
processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta
e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o
que necessitam e desejam.

Para ajustamento entre oferta e demanda, o planejamento de marketing deve considerar a análise dos fatores de mudanças que ocorrem no ambiente, no comportamento dos consumidores e na concorrência, sendo o comportamento dos consumidores reflexo dos aspectos ambientais relacionados à cultura, à economia, à política e à legislação, que influenciam atitudes, crenças e costumes.

Alternativas
Comentários
  • As variáveis incontroláveis do macroambiente (cultura, economia, política, legislação) influenciam o microambiente (consumidores e suas atitudes, crenças e costumes) e consequentemente levam ao ajustamento de variáveis controláveis da organização (plano de marketing).

  • Analise de swot, nicho de mercado, estudo do consumidor dentre outros!


ID
396688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e
imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

O uso de blogs contribui para a percepção socialmente compartilhada da imagem de uma empresa, já que essa ferramenta favorece a troca de opiniões e experiências de diversos indivíduos relativas a serviços ou produtos da empresa em análise.

Alternativas

ID
396967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.


Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).


Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

Doações para organizações não governamentais e patrocínios de atividades em comunidades carentes são exemplos de ações de responsabilidade social empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Doação = filantropia
    patrocínio = investimento social privado
  • Acho que o erro da questão está em falar em doações e patrocínios de uma forma genérica, poi elas devem estar aliadas às estratégias do negócio e demandas políticas, sociais e econômicas, além da preservação do mesio ambiente. A afirmação a ser julgada está sendo feita dentro de um contexto (os dois textos auxiliares, um deles com o título 'empresas meio cidadãs, a aberração de um conceito'), servem para mostrar que as obrigações e compromissos da empresa podem não são com quaisquer doações e patrocínios de atividade e, sim, com uma relação saudável com os públicos estratégicos.

  • Como disse a colega, são exemplos de filantropia. 

  • Depende da finalidade da doação e do tipo de atividade, né?


ID
396970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

Alternativas
Comentários
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável. - No lugar de normas, acho que seriam práticas internas.
     
  • A formação de uma cultura focada em valores corporativos sustentáveis inicia-se com a realização de campanhas de comunicação integrada, para conscientizar o público interno sobre a importância de tais valores e fortalecer a identidade organizacional, comprovando que as ações da empresa estão além do discurso, mas que se começam no estímulo à sustentabilidade, no dia a dia dos colaboradores.
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

    NÃO O DISCURSO, MAS A PRÁTICA SUSTENTÁVEL.
  • "A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com práticas internas compatíveis com o discurso sustentável."
  • Errado

    Como já comentado, uma cultura (não só versada na sustentabilidade, mas também em outros matizes) sofre influência dos normativos internos de uma organização, sem dúvida, mas o que realmente irá moldar e produzir uma cultura organização são as práticas, atitudes e rotinas dos servidores em ações no dia a dia e na conscientização da importância de determinado valor para a empresa, para si mesmo e para os colegas de trabalho.


ID
396973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A longo prazo, o conceito de capital econômico deve incorporar outros conceitos, como o de capital natural e capital social.

Alternativas
Comentários
  • O capital natural representa a somatória de todos os benefícios que os ecossistemas equilibrados fornecem ao homem, dos mais tangíveis, como água potável, alimento e madeira, aos mais abstratos, como o valor espiritual e cultural que os ambientes naturais representam para diversas comunidades. Esses benefícios, ou serviços ecossistêmicos, são fruto de um maquinário extremamente complexo, cujas peças são os diversos genes e espécies encontrados em nosso planeta, ou seja, a biodiversidade.

    fonte:
    http://www3.ethos.org.br/cedoc/o-capital-natural/#.UiXQp-R9I8g

    capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se forsociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.1

    F
    onte: wikipedia

    O Capital Social é o produto da confiança e da cooperação entre os atores sociais, que lhes confere organização, capacidade de participação e poder de ação.
    Fonte: 
    http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/o-que-e/desenvolvimento-e-territorio-2/capital-social

ID
521200
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conceito de sensibilidade a preço refere-se à resposta de determinado mercado a um movimento de preços ou de descontos. Por exemplo, se um mercado tem uma alta sensibilidade a preços, é de se esperar a ocorrência de substanciais mudanças de comportamento como resultado de pequenos movimentos de preços. Com base nessa relação, é correto afirmar que os consumidores são mais sensíveis ao preço de um produto quando este:

Alternativas
Comentários
  • E) tem uma diferenciação não perceptível em relação aos concorrentes.

  • Quando o meu produto é igual ao do meu concorrente, os consumidores vão pelo preço, já que os dois oferecem o mesmo benefício. 

  • Um exemplo prático seria combustíveis (commodities). É a mesma coisa independente do posto que você abasteça. Então qualquer variação no preço final ao consumidor é capaz de influenciar significativamente as decisões de compra.


ID
565885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O processo de tomada de decisão do consumidor tem início com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferença entre seu estado real e algum estado desejado.
PORQUE
O consumidor pode obter informações através de fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.
A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Gab>>>>>>> B

  • “O processo de tomada de decisão do consumidor tem início com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferença entre seu estado real e algum estado desejado.”

    Certo. O processo da decisão de compra começa com o reconhecimento do problema.

    “O consumidor pode obter informações através de fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.”

    Certo. Uma vez reconhecido o problema, o indivíduo passa a buscar informações para solucioná-lo. Para tanto, é comum a utilização de quatro fontes principais de informação: fontes pessoais (família, amigos vizinhos, conhecidos), fontes comerciais (propagandas, sites, vendedores), fontes públicas (meios de comunicação de massa, organizações de consumo), fontes experimentas (exame e uso experimental do produto, test drive).

    A segunda afirmativa não justifica a primeira, pois abordam etapas diferentes: 1) Reconhecimento do problema e 2) Busca por informações.

    Gabarito: B


ID
585277
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em função de uma recente revisão de sua estratégia empresarial, a Companhia X, uma multinacional do setor de petróleo e derivados, está cogitando aproximar-se do público em geral, angariando simpatia dos consumidores brasileiros para a sua marca – um primeiro passo para uma futura venda de seus produtos para consumidores individuais. A empresa quer encomendar uma pesquisa que lhe permita saber como é vista pelo público, qual a imagem que a sua marca tem junto aos consumidores, como eles vêem a atuação de uma Companhia de petróleo como patrocinadora de iniciativas sociais, que tipos de atuação (patrocínio ou outras) são bem aceitas pelo público, etc. Para obter informações dessa natureza, o tipo de pesquisa adequado é o(a):

Alternativas

ID
867907
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a sequência de fluxos que melhor representa o conceito geral do processo perceptivo.

Alternativas

ID
872200
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dadas as afirmações abaixo:


1a - A “satisfação” é definida como a avaliação objetiva, com respeito a um bem ou serviço, contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente,


PORQUE

2a - a satisfação é influenciada pelas contrapartidas emocionais dos clientes, pelas causas percebidas para o resultado alcançado com o bem ou serviço e por suas percepções de ganho ou preço justo.


É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 1a - A “satisfação” é definida como a avaliação SUBJETIVA.
  • D- A primeira afirmação está falsa, pois a satisfação do consumidor é subjetiva é a sensação de prazer ou desapontamento que ele tem ao adquirir um produto ou serviço, está diretamente relacionado com as necessidades do cliente e o beneficio custo de acordo com a percepção do cliente, logo a primeira afirmação está incorreta e a segunda está veradeira
  • só complementando, a primeira afirmação está errada, pois diz que a satisfação:

    "...contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente."

    Certamente que deve contemplar as necessidades dos clientes.
  • ”a satisfação é função do desempenho percebido e das expectativas. Se o desempenho ficar longe das expectativas, o consumidor estará insatisfeito. Se o desempenho atender às expectativas, o consumidor estará satisfeito e se excedê-las estará altamente satisfeito ou encantado”. O referido autor enfatiza ainda, que a busca é pela “(...) alta satisfação, porque clientes apenas satisfeitos estarão dispostos a mudar quando surgir uma melhor oferta” (KOTLER, 1998, p. 54).


  • Para efeito de consolidação

    Objetivo - Baseado em fatos concretos, remete à lógica, aquilo que é racional e exclui o sentimento.

    Subjetivo - Algo abstrato, que está diretamente ligado ao sentimentos, como: vontades e desejos.

  • Essa 2a não estaria relacionada à valor?

  • Essa 2a não estaria relacionada a valor?

  • "suas percepções de ganho ou preço justo", isso não significa valor?

  • Gostaria de dar minha contribuição, deixando aqui a diferença entre Cliente altamente satisfeito do cliente satisfeito.

    Ciente altamente satisfeito, ele fica emocionalmente envolvido, não muda de habito de consumo, ele fica Fiel (retenção do cliente), pois teve sua expectativa superada.

    Cliente satisfeito, ele fica racionalmente envolvido (ele pensa), tem suas expectativa atendidas.


    Bons estudos!

  • satisfação o cliente só tem quando atendido.

  • Há dois erros na primeira afirmação: Objetiva e contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente.

  • "contemplando ou não as necessidades "

    Ou voce  é satisfeito ou não é! Não existe cliente "meio satisfeito". O erro está em:  contemplando ou não as necessidades 
  • Satisfação obviamente tem que contemplar as necessidades e expectativas do cliente....

  • Satisfação para o cliente é a comparação entre EXPECTATIVA e DESEMPENHO. Portanto, diferentemente do que afirma a primeira afirmação, SEMPRE leva em conta as expectativas do cliente. 

     

    Além disso, é incorreto afirmar que a "satisfação" é definida como a avaliação objetiva, com respeito a um bem ou serviço... Essa avaliação é subjetiva, um mesmo serviço/produto pode ser avaliado como ótimo por um cliente e péssimo para outro, a avaliação é subjetiva, depende das expectativas do cliente em relação ao que está sendo ofertado.

     

  • contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente,

    o erro e dizer que não contempla. como ja foi dito por outras pessoas : satisfação tem haver com subjetividade e não objetividade

  • Primeira afirmação: Errado. A satisfação é uma avaliação subjetiva realizada a partir da relação entre expectativas e percepções de um produto ou serviço.

    Segunda afirmação: Correto. A afirmação descreve corretamente fatores que influenciam na percepção de valor de um produto.

    Gabarito: D

  • Satisfação

    A satisfação reflete os julgamentos comparativos de uma pessoa sobre o desempenho percebido de um produto em relação as suas expectativas. Se o desempenho não atinge as expectativas, o cliente fica decepcionado. Se o desempenho alcança as expectativas, o cliente fica satisfeito. Se o desempenho supera as expectativas, o cliente fica encantado.”

    Como a satisfação depende das expectativas “pessoais” do cliente, um mesmo serviço pode deixar alguns clientes satisfeitos e, ao mesmo tempo, pode deixar outros clientes insatisfeitos. Portanto, pode-se dizer que a satisfação é “subjetiva”.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    A primeira assertiva está errada. Primeiro, pois, a satisfação é “subjetiva” (ou seja, depende das expectativas e necessidades de cada indivíduo).  

    Além disso, a satisfação do cliente é o resultado da comparação que o cliente faz entre a “qualidade esperada”/”expectativa” (ou seja, a qualidade que ele esperava que o serviço/produto tivesse) e a “qualidade percebida” por ele quando do consumo do serviço/produto (ou seja, a qualidade que ele próprio “atribuí” ao serviço/produto, de acordo com o que lhe foi, de fato, entregue).  

    Nesse  sentido,  a  satisfação  somente  é  alcançada  quando  o  serviço/produto  alcançou  às expectativas (atendeu às necessidades) do cliente. 

    Sendo assim, a satisfação deve contemplar, necessariamente, as necessidades e expectativas dos clientes. 

    A segunda assertiva está correta. A satisfação do cliente é influenciada pelo “valor percebido pelo cliente”. Ou seja, quando o valor do consumidor é maior (ou seja, quando o cliente percebe valor no serviço/produto), ele tende a perceber qualidade no serviço/produto e, consequentemente, tende a ficar satisfeito.  

    Nesse  sentido,  a  assertiva  está  correta  ao  afirmar  que  a  satisfação  é  influenciada  pelas contrapartidas emocionais dos clientes (valor emocional), pelas causas percebidas para o resultado alcançado com o bem ou serviço (valor funcional) e por suas percepções de ganho ou preço justo (relação custo x benefício). 


ID
1045621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de noções de marketing e gestão de relacionamento com o cliente, julgue os itens a seguir.

Cabe ao profissional de marketing entender as necessidades, desejos e demandas do mercado-alvo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


ID
1070935
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

“Guilherme Afonso Marques é gerente de novos produtos da Max Ltda., empresa que produz fraldas descartáveis. A empresa tem como objetivo o lançamento de um novo produto por ano. Porém, para identificar o comportamento do consumidor, antes do lançamento do produto, Guilherme contratou uma empresa de pesquisa de marketing para verificar o comportamento dos consumidores da Max Ltda. e traçar um perfil desses consumidores.” Logo, a empresa de pesquisa de marketing estará levantando informações sobre os seguintes fatores que interferem no comportamento do consumidor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Os diversos elementos que influenciam o comportamento do consumidor no momento da decisão do consumo são os fatores PSICO PECS.

    PSICOLÓGICOS

    PESSOAIS

    CULTURAIS

    SOCIAIS

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • Os fatores que afetam o comportamento do consumidor são culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Alternativa A é a correta.

    Gabarito: A


ID
1087009
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Entre os procedimentos usuais para coleta de dados qualitativos e quantitativos estão os Grupos Focais (GF) e os chamados Surveys. Uma das diferenças entre os dois está emque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Survey = pesquisa / perguntas padronizadas.

  • GF utiliza questões e respostas não estruturadas, enquanto que o survey utiliza questões muito bem estruturadas, padronizadas e respostas pré-codificadas.

    O que é uma pesquisa survey?

    Características. O objetivo da pesquisa Survey é a obtenção de informações quantitativas sobre um determinado grupo de pessoas. A Survey é mais indicada quando se deseja responder questões que expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo.


ID
1246096
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de Opinião Pública, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A opinião pública:
    -não é uma opinião unânime;
    -não é, necessariamente, a opinião da maioria;
    -normalmente é diferente da opinião de qualquer elemento do público;
    -é uma opinião composta, formada das diversas opiniões existentes no público;
    -está em contínuo processo de formação das diversas opiniões existentes no público;
    -está em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.

    Fonte: http://migre.me/neCnF


ID
1259317
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Constitui-se em elemento-chave na qualidade da prestação de serviços

Alternativas

ID
1276891
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Pesquisas qualitativas são utilizadas quando se busca coletar informações sobre pensamentos, sentimentos e intenções de compra de consumidores que, normalmente, não poderiam ser observadas ou medidas diretamente.

Entre os diferentes tipos de pesquisa qualitativa apresentados, destaca-se o de

Alternativas
Comentários
  • Os principais tipos de pesquisa qualitativa são:

    a entrevista em profundidade - realizadas frente a frente com o respondente, na qual o assunto-objeto da entrevista é explorado em detalhes.

    a discussão de grupo - obtenção de possíveis idéias ou soluções para um problema de marketing por meio da discussão de 

    um tema por um grupo de respondentes.

    e as técnicas observacionais - fornecer informações sobre o comportamento real das pessoas. O observador não interage com os sujeitos de pesquisa.


    fonte: http://www.antennaweb.com.br/antenna/edicao4/artigos/pdf/ed4.pdf

  • As pesquisas quantitativas dividem-se em descritivas, também denominadas de levantamentos, que buscam a descrição através de 

    indicadores estatísticos, como média, variância, etc., e as causais, que buscam a identificação de relações de causa e efeito. Os principais instrumentos de pesquisa (Kotler 2000) para a coleta de dados primários são os questionários e os instrumentos mecânicos. 

  • Letra A, as demais são pesquisas quantitativas.

  • Tipos de pesquisa: Exploratória e Conclusiva

    Métodos de pesquisas: Qualitativa e Quantitativa. 

    Ou seja: Apesar da questão ser muito fácil, ainda sim, poderia entrar com recurso, sendo que a mesma define na introdução que qualitativa é um tipo de pesquisa, quando o correto é método.

  • Focus group ou em português "grupo focal" é uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experiente. O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.


    Os grupos focais são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.


ID
1286956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma pesquisa revelou que os compradores de óleos lubrificantes são extremamente sensíveis a preço.

Nesse mercado, um fabricante de óleos lubrificantes que deseje maximizar sua participação de mercado deve selecionar seu objetivo de determinação de preços como

Alternativas
Comentários
  • A penetração de mercado é o trabalho de expansão de marcas para conquistar mais consumidores dentro de seus segmentos, sem precisar lançar novos produtos. Esse trabalho passa por estratégias de aproximação e engajamento, criando ressignificações e garantindo que o público tenha mais interesse pela empresa e o que ela vende.

  • penetração de marcado- ampliar a sua presença em um mercado em que vc já atua

    desenvolvimento de mercado- vender produtos existentes em um novo mercado

    desenvolvimento de produto- vender produtos novos em um mercado existente

    diversificação- lançar um produto novo em um mercado novo.

  • A penetração de mercado é essencial para potencializar marcas em segmentos de alta concorrência, mas sem que isso signifique lançar novos produtos.

    GAB: B

  • PENETRAÇÃO DE MERCADO= EXPANSÃO DA MARCA

  • A Matriz Ansoff classifica 04 tipos de estratégias: 

    • Penetração de mercado:  A organização busca aumentar a sua participação em um mercado existente, através de produtos que também já existem.  
    • Desenvolvimento de Mercado:  Nesse tipo de estratégia, a organização busca explorar um mercado novo, através de produtos que já existem. Por exemplo: uma empresa de cartão de crédito lança um produto (cartão de crédito – produto existente) para crianças (mercado novo). 
    • Desenvolvimento de Produto: É a estratégia que tem por objetivo explorar mercados que já existem, com a criação de novos produtos. Por exemplo: o Uber, conforme já explicamos. 
    • Diversificação: Aqui é tudo novo! Trata-se da estratégia que tem por objetivo explorar um mercado novo, com a criação de novos produtos. 

    O produto é novo? desenvolva o produto.

    O mercado é novo? desenvolva o mercado.

    Se os 2 já existem, o que a gente faz? penetra

    Se os 2 são novos, então o que a gente tá fazendo só com coisas novas? diversificando.


ID
1307494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público-alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing . Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue o próximo item.

O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.

Alternativas
Comentários
  • Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as acções necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade.

    Normalmente é composto das seguintes partes:

    • Resumo executivo e sumário;
    • Situação atual de marketing;
    • Análise de oportunidades e questões;
    • Objetivos;
    • Programas de ação;
    • Demonstrativo de resultados projetados;
    • Implementação;
    • Controles e Realimentação;

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
1307497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no
Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas
prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para
tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar
indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.

IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração
pública brasileira
. 2006, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item seguinte
acerca de pesquisas de satisfação.

As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, não apresentam dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, importantes para compor um plano estratégico de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisas de satisfação são diferentes de pesquisas de imagem, ou auditoria de imagem. A primeira é baseada na coleta objetiva de dados, muitas vezes com survey e outros instrumentos qualitativos, enquanto a segunda é subjetiva e é aplicada através de entrevistas (qualitativas) ou de clippings.

  • Para qualquer ação em empresas e organizações, sabemos que as reações devem ser medidas, quantificadas e discorridas em novos caminhos para a melhoria contínua de atuação. Embora sua importância seja de senso comum, a aplicação de pesquisas de satisfação nem sempre é aproveitada em todo seu potencial.

  • As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, não apresentam dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, importantes para compor um plano estratégico de comunicação.


ID
1307500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no
Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas
prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para
tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar
indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.

IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração
pública brasileira
. 2006, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue o item seguinte
acerca de pesquisas de satisfação.

Além da utilidade direta no monitoramento do grau de satisfação do cidadão com os serviços avaliados, as pesquisas de satisfação também permitem comparações entre as concessionárias e reforçam a necessidade de essas empresas prestarem contas do serviço público sob sua responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • a própria assertiva é exemplo da utilização das ferramentas da Comunicação Organizacional, no caso as pesquisas de satisfação, para o serviço público.


    gaba certo


ID
1359916
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Ao entrar em um posto de gasolina, o consumidor estava preocupado em calibrar os pneus de seu carro e encher o tanque em menos de quinze minutos, para não se atrasar para o trabalho. Dez minutos depois, o consumidor estava feliz porque os pneus estavam calibrados, o tanque cheio e até o para-brisas tinha sido lavado.

Uma comparação entre o que o consumidor esperava com relação ao serviço prestado pelo posto de gasolina e o que ele efetivamente recebeu expressa o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O nivel de satisfação aumenta conforme suas necessidades sao atentidas. 

  • Satisfação é a sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação entre o desempenho (ou resultado) percebido de um produto e as expectativas do comprador.


    Kotler - pag. 142
  • Satisfação= Desempenho X Expectativa


  • Satisfação é a comparação que o consumidor faz entre o que ele esperava (as suas expectativas) e o que ele efetivamente recebeu (desempenho percebido).

    Desempenho abaixo das expectativas = consumidor insatisfeito;

    Desempenho conforme as expectativas = consumidor satisfeito;

    Desempenho superou as expectativas = consumidor encantado ou altamente satisfeito.

  • Satisfação, mas poderia ser encantamento já que ele teve mais do que esperava.


ID
1488268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item seguinte , relativo à comunicação integrada em marketing.

As análises de mercado e de avaliação do público-alvo, contidas em um plano de marketing previamente elaborado, compõem as premissas de um plano de comunicação integrada.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).


    Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como o somatório de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.


    Reunir todos eles numa mesa para um diálogo produtivo, é uma dificuldade (ou algo impossível) em muitas (talvez na maioria) das organizações. A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte este situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que ela se relaciona.


ID
1609633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Algumas noções de marketing são essenciais para a gestão da comunicação nas empresas e organizações. Com referência a esse assunto, julgue o próximo item.


Satisfação pode ser definida como o nível de sentimento de uma pessoa depois de comparar o desempenho (ou resultado) de um produto com a expectativa que tinha sobre ele antes de adquiri-lo.

Alternativas
Comentários
  • A noção de satisfação está inclusa no conceito de valor em marketing, conforme as fórmulas:

    Valor = Benefícios / Preço ou

    Valor = Benefícios / Expectativas


ID
1692967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de análises do mercado, concorrência e consumidor, julgue o item subsecutivo.

Uma lista preordenada de decisão de escolha de marcas é analisada homogeneamente pelos consumidores.


Alternativas

ID
1693018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que concerne a conquista e manutenção de clientes.

Atualmente inúmeras organizações utilizam a percepção subliminar do consumidor, que lhes permite influenciar seu comportamento e controlá-lo sistematicamente.


Alternativas
Comentários
  • Percepção subliminar ocorre sempre que um estímulo apresentado abaixo dos limites da percepção consciente é reconhecido como influenciando nossos ... são frequentemente usados de modo subliminar para induzir consumidores a ... o subconsciente sem passar pelo nível consciente pode então mostrar seu valor.

     

    gab errado


ID
1741600
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O profissional de marketing pode distinguir junto aos consumidores cinco tipos de necessidades. Assinale a opção a seguir que apresenta a totalidade destas necessidades.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    declaradas, reais, não declaradas, de algo mais e secretas.

  • Segundo Kotler, podemos distinguir 5 tipos de necessidades:

    Declaradas: o cliente quer um carro econômico. Reais: o cliente quer um carro cujo custos de manutenção seja baixo. Não declaradas: o cliente espera um bom atendimento por parte do vendedor. De algo mais: o cliente gostaria que o vendedor incluísse um sistema de GPS. Secreta: o cliente quer ser visto pelos amigos como um consumidor consciente.
  • Segundo Kotler, podemos distinguir 5 tipos de necessidades:

    Declaradas: o cliente quer um carro econômico. Reais: o cliente quer um carro cujo custos de manutenção seja baixo. Não declaradas: o cliente espera um bom atendimento por parte do vendedor. De algo mais: o cliente gostaria que o vendedor incluísse um sistema de GPS. Secreta: o cliente quer ser visto pelos amigos como um consumidor consciente.

ID
1756258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da administração de marketing e da análise do mercado, da concorrência e do consumidor, julgue o item subsecutivo.

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por diversos fatores, sendo os fatores culturais considerados os de maior influência.

Alternativas
Comentários
  • Solomon (2002 p. 371) considera a cultura como "a acumulação de significados, rituais, normas e tradições compartilhadas entre os membros de uma organização [...] é a lente através das quais as pessoas enxergam os produtos".

    O convívio cultural é visto como a personalidade de uma sociedade evidenciando e assimilando aprendizados, valores percepções e preferências de uma organização ou sociedade. Nela inclui-se grupos com seus próprios modos de comportamento, e classe social, que são pessoas com valores, interesses e comportamentos similares. Assim, um entendimento das várias culturas, de uma sociedade, ajuda os profissionais de marketing a prever a aceitação dos seus produtos/serviços pelo consumidor.

    Os valores culturais são intensos, portanto, através de uma compreensão cultural podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos ao mercado. Assim sendo, os profissionais de marketing têm maior probabilidade de sucesso quando agradam aos valores culturais de grupos.


    gab CERTO

  • A cultura é determinante no desejo e no comportamento de uma pessoa. Uma criança cresce exposta a um conjunto de valores, os quais influenciam de maneira significativa na percepção do que é sucesso, disposição, eficiência, praticidade, progresso, conforto material, liberdade, bem-estar, humanitarismo (por isso é o de maior influência). De maneira mais prática, o que nós, brasileiros, compreendemos como sucesso é completamente diferente daquilo que monges tibetanos entendem como sucesso. A partir dessa constatação, Kotler e Keller argumentam que os fatores culturais são os de maior influência no comportamento do consumidor.

    Gabarito: CERTO


ID
1756276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à pesquisa de mercado, julgue o item a seguir.

São etapas da pesquisa de marketing a elaboração, a coleta, a análise e a emissão de relatórios de dados e de descobertas relevantes sobre uma situação de marketing específica.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kotler (2006, p.100) o processo de pesquisa de marketing é constituído por 6 etapas, sendo elas:

    • Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa: que consiste no levantamento de um possível problema/oportunidade, buscando alternativas, e por fim, definir o objetivo da pesquisa com base nas questões anteriores. O levantamento do problema/oportunidade é de extrema importância para que o pesquisador compreenda as reais necessidades que devem ser examinadas.

    • Desenvolvimento do plano de pesquisa: diz respeito ao desenvolvimento de um plano que seja eficiente na coleta dos dados necessários que possam atender ao problema/oportunidade especifico da pesquisa, de acordo com os recursos disponíveis. As fontes de informações podem ser obtidas por pesquisas que reúnam dados primários (são dados que serão coletados para uma finalidade específica ou para um projeto específico de pesquisa) ou secundários (são dados que já foram coletados para outra finalidade e podem ser encontrados em algum lugar). Geralmente, os pesquisadores iniciam a investigação por meio dos dados secundários para observar se o problema pode ser solucionado parcial ou totalmente sem o custo de coletar dados primários. Quando esses dados não são suficientes, ou não apresentam resultados confiáveis, o investigador tem de coletar dados primários, que é o que ocorre com a maioria das pesquisas de marketing. Com o objetivo de formar uma ideia sobre determinado tópico, e assim, desenvolver um instrumento de pesquisa aperfeiçoado, os dados primários podem ser coletados de 5 maneiras, sendo elas, a pesquisa por observação, pesquisa por discussão de grupo, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental.

    • Coleta de informações: esta etapa é a mais sujeita a erros, pois depende da colaboração dos entrevistados, que, além disso, podem dar respostas tendenciosas e não sinceras. Desta forma, a aplicação do questionário deve ser feita da melhor forma possível, e o entrevistador deve agir de forma imparcial.

    • Análise das informações: o pesquisador tabula os dados nesta etapa, com o objetivo de interpretar os dados coletados e tirar conclusões. Diversas formas de análise podem ser utilizadas, sendo assim, esta decisão fica a critério do pesquisador.

    • Apresentação dos resultados: consiste na elaboração de relatórios com dados sobre a pesquisa, apresentando a metodologia empregada, e a conclusão. Esta apresentação servirá como base para tomadas de decisão.

    • Tomada de decisão: a avaliação da pesquisa de marketing é muito importante, e quem a faz, deve saber que informações procurar. Por meio das respostas obtidas, o solicitante deve tomar um posicionamento, se deve ou não continuar com o projeto.


    gab CERTO


ID
1816180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A especificação de um produto exige a coleta de informações que o definam totalmente: o seu conceito global, o seu pacote e o processo pelo qual o pacote será criado. As ideias para a geração do conceito global do produto podem ser originadas de fontes internas ou externas.
São exemplos de fonte externa as

Alternativas
Comentários
  • Analise das necessidades dos consumidores não é uma fonte extrema?
  • Concordo, incluse marquei essa por ser mais completa... Sugestões de clientes podem representar apenas uma pequena parcela, quando se refere a análise das necessidades significa que envolve um estudo, avaliação... Confusa a questão.

  • Eu tbm tinha marcado essa alternativa, porém quando vi a resposta e analisei com calma vi que, exceto a alternativa B, todas as outras informações são providenciadas pelo pessoal interno da empresa. Dessa maneira, a analise da necessidade do consumidor utiliza uma fonte externa de dados, mas quem colhe e faz o tratamento dos mesmos é interno na empresa. É pegadinha.

    Obs.: não sei de marketing, foi só uma conclusão tirada analisando o que as alternativas tem em comum...

  • Assim como o queijo deriva do leite, o doce de leite e o leite condensado também derivam do leite.

    Em outras palavras, os direitos fundamentais de primeira geração, em linhas gerais, derivam da liberdade, afinal, exige-se uma abstenção estatal, o qual concede liberdade ao cidadão.

    Associação, Ir e vir, Propriedade....

    Eu fiz esse raciocínio e, quando vim aos comentários, achei bastante interessante a analogia do colega.

  • E eu quero comer um brigadeiro, mandem a receita logo

  • E eu quero comer um brigadeiro, mandem a receita logo

  • kkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • GAB: B

    Uma parte das pessoas ficaram com dúvida entre A e B.

    A letra a não poderia ser porque quando se fala em análises das necessidades dos consumidores, esta análise é feita internamente pela própria empresa/organização.

    A letra B é a correta porque as sugestões  dos clientes são parâmetros externos a organização.


ID
2104306
Banca
Gestão Concurso
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segmentação de mercado baseia-se no processo de divisão do mercado em grupos de consumidores detentores de características e necessidades afins que provavelmente apresentam comportamento de compra semelhante. De acordo com Midleton e Hawkins (1998) e Chispall (1995), cinco são os critérios principais e que devem ser aplicados a qualquer segmento de mercado.
De acordo com as informações acima, cada critério deve ser:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    mensurável, viável, apropriado, sustentável e distinto.


ID
2104309
Banca
Gestão Concurso
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Durante uma palestra de treinamento para? atendentes de uma operadora de telefonia celular, o palestrante discorre sobre os principais fatores que podem influenciar na experiência dos clientes dos clientes junto aos serviços prestados pela empresa, Ao longo de sua apresentação, o palestrante, por equivoco, enumera um fator que NÃO exerce influência durante a experiência dos clientes.
O fator mencionado erroneamente foi

Alternativas
Comentários
  • igual a questão Q290725

    e com o mesmo erro por sinal.... além de copiar a questão... ainda copiou o erro

     

    o gabarito esta como a letra C ... porém deveria ter sido anulada como a questão mencionada... mais fazer o que

     

    clima organizacional é percebido inderetamente pelo cliente. Ele exerce influência direta na organização e funcionários. Se o clima é ruim, o cliente vai percebê-lo pelas atitudes do funcionário que o atendeu

  • O clima organizacional representa o ambiente que existe em uma organização que condiciona o comportamento dos seus membros, logo, os sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização, tanto positiva como negativamente, afetam o comportamento humano dos colaboradores.

    Chiavenato (1997) define o clima organizacional como sendo o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

    Concluo que se o clima organizacional for péssimo isso refletirá no atendimento.

  • Kkkkkkkkkkk Copiou e colou de uma questão da FCC


ID
2104312
Banca
Gestão Concurso
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma cliente fez um comentário negativo e foi ofendida no Facebook de uma conhecida lavanderia. A partir daí, iniciou-se uma discussão ofensiva que foi copiada e “viralizada” nas redes sociais. A repercussão negativa motivou a marca a deletar sua conta no Facebook. Dias depois , a Lavanderia criou uma nova conta que também recebeu um número sem fim de comentários negativos.

Levando em consideração essas informações, analise os itens seguintes:

I. A empresa deve ouvir a queixa do cliente com atenção para saber se algum dos processos foi falho e dar um prazo para a resposta.

II. As organizações podem lançar mão dos meios que dispuserem, visando à proteção e manutenção da marca, mesmo que, às vezes, isso signifique responder de forma mais ríspida aos clientes.

III. Caso seja constatada a falha, corrija a origem do problema e, dentro do prazo prometido, desculpese com o cliente.

IV. Ofereça uma solução prática, como trocar o produto, refazer o serviço ou oferecer descontos para futuras negociações

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • d)

    I,III e IV


ID
2157937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a marketing e seus conceitos.


Para se realizar um trabalho eficiente na área de marketing, é necessário compreender as necessidades, os desejos e as demandas dos clientes.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! 

    Para que o trabalho de marketing seja eficiente, é necessário compreender as necessidades, os desejos e as demandas dos clientes


ID
2179732
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

“Na segmentação__________, os profissionais de marketing dividem os compradores em grupos baseados no conhecimento e no uso do produto, bem como na atitude e na reação em relação a um determinado produto”.
O termo que completa, corretamente, a lacuna do texto é:

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado constitui basicamente na divisão de um mercado em grupos de acordo com seus interesses semelhantes.

     

    A Segmentação Comportamental ajuda empresas a classificar seus clientes com base em suas características socioeconômicas e transacionais. Através dela, executivos e outros tomadores de decisão podem facilmente desenvolver, para cada segmento de clientes, produtos, planos de comunicação e ofertas pertinentes.

     

     

    http://agenciapomar.com.br/segmentacao-de-mercado/

     

     

     

    Comportamental

     

    Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:

     

    Ocasião de compra: é muito comum estabelecer-se uma distinção entre as chamadas viagens de trabalho e viagens de lazer, pois o comportamento é obviamente diferente: pois quem viaja em trabalho privilegia nas suas escolhas de, por exemplo, uma companhia aérea que lhe proporcione uma minimização da perda de tempo em viagem, enquanto quem viaja em lazer irá certamente privilegiar o preço, não se preocupando tanto com as eventuais escalas que seja obrigado a fazer.

     

    Benefícios procurados: para um mesmo produto as motivações de compra dos consumidores podem apresentar muitas diferenças; por exemplo, na compra de uma pasta de dente, pode haver quem procure o tratamento das gengivas, ou o branqueamento, ou o sabor, ou ainda o preço baixo. Estas diferentes motivações podem dar lugar à criação de produtos especificamente destinados ao grupo que apresenta cada uma destas preocupações e eventualmente, até a combinação de algumas delas.

     

    Utilização: O volume ou taxa de utilização pode ser um critério que dê origem à identificação de grupos de clientes específicos; é muito normal, sobretudo nos negócios entre empresas (B2B), que os clientes com maior volume de compra beneficiem de condições especiais. Tornou-se igualmente muito comum o “prémio de fidelidade” para consumidores individuais, incluindo até a emissão de “cartões de fidelidade”, alguns deles personalizados.

     

    Atitudes: relativamente a um produto existem sempre atitudes diferentes por parte dos potenciais consumidores; assim, existem aqueles que desconhecem o produto, aqueles que apenas conhecem a sua existência, outros que já estão bem informados mas a quem o produto não interessa e os que estão bem informados e a quem o produto interessa, e ainda aqueles que estão desejosos de o adquirir num futuro próximo. Todas estas atitudes podem dar origem a programas de marketing específicos. E uma extensão das informações, transações, habilidades, facilidade com que as firmas entram e saem do mercado.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Segmenta%C3%A7%C3%A3o_de_mercado

  • Muito bem!!


ID
2179738
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

“A pesquisa de mercado que procura estabelecer uma relação de causa e efeito, em que um ou mais dos fatores pesquisados são manipulados, enquanto que todos os outros fatores são mantidos constantes” é uma definição de pesquisa

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa experimental caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo.

    Portanto, a pesquisa experimental pretende dizer de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido.

    A pesquisa experimental, pode ser desenvolvida em qualquer lugar, desde que apresente as seguintes propriedades:

    a) Manipulação: o pesquisador precisa fazer alguma coisa para manipular pelo menos uma das características dos elementos estudados;

    b) Controle: o pesquisador precisa introduzir um ou mais controles na situação experimental, sobretudo criando um grupo de controle;

    c) Distribuição aleatória: a designação dos elementos para participar dos grupos experimentais e de controle deve ser feita aleatoriamente. 


ID
2179744
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Aprender sobre ambiente econômico ajuda os profissionais de marketing a determinar se

Alternativas
Comentários
  • Os clientes estarão dispostos e terão condições de gastar dinheiro com produto e serviços.


ID
2179759
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os clientes compram para satisfazer suas necessidades e desejos e essas necessidades devem ser satisfeitas pelos

Alternativas
Comentários
  • Para Kotler e Keller (2006) ao planejar a oferta do produto para o mercado, a empresa deve pensar em cinco níveis de produtos que constituem o portfólio de valor para o cliente. Primeiro é o benefício central, ou seja, a utilidade do produto real e específica do produto. O segundo nível é a transformação do benefício central em produto básico. Em outras palavras, as demais funções do produto, além da função central.

     

    Posteriormente avança-se a um produto esperado, que significa as condições mínimas ou básicas e esperadas de um produto, por exemplo, que ele funcione adequadamente. Por seguinte, o quarto nível é o produto ampliado, que excede as expectativas do cliente. Sendo este nível geralmente aplicado no posicionamento da marca. Por fim, o último nível é o sistema de consumo - a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto (KOTLER; KELLER, 2006).

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/composto-de-marketing-produtoservico/62973/


ID
2195113
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Relacione as demandas de marketing às suas respectivas características:


1. Negativa

2. Inexistente

3. Indesejada

4. Irregular

5. Plena

6. Excessiva

( ) Os consumidores não gostam do produto e podem até mesmo pagar para evitá-lo.

( ) Os consumidores compram todos os produtos colocados no mercado.

( ) Os consumidores não conhecem o produto ou não estão interessados nele. 

( ) Os consumidores sentem-se atraídos por produtos que têm consequências sociais indesejadas.

( ) Há mais consumidores interessados em comprar o produto do que produtos disponíveis.

( ) As compras dos consumidores podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês, a semana, o dia ou o horário.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • 1.Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras, por exemplo).

     

    2.Demanda inexistente: consumidores-alvo podem desconhecer ou não estar interessados em um produto (ex. universitários sem interesse pela assinatura de revistas especializadas, ou de cursos de novas línguas). Os consumidores são, absolutamente, indiferentes ao produto/serviço. O mercado desconhece ou não se interessa pelo mesmo.Exemplos: Novos aplicativos de informática, Novas técnicas de produção ou cultivo, Curso de Yoga, etc...

     

    3.Demanda latente: muitos consumidores podem ter necessidades não oferecidas por qualquer produto (ex. Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos). Há uma forte vontade do mercado por determinado produto/serviço. Também é caracterizado quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto equivalente é capaz de satisfazer plenamente.

     

    4.Demanda em declínio: Quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior. Toda empresa costuma se deparar com o declínio da demanda sobre seus produtos (ex. fiéis da igreja católica, carros que consomem muito combustível).

     

    5.Demanda irregular: Quando há sazonalidade na procura diária, mensal, semestral ou anual. (ex. bancos cheios no horário do almoço, produtos que vendem muito em determinadas estações e quase nada em outras, Museus, Cinemas, Shoppings etc.)

     

    6.Demanda plena: ocorre quando as empresas estão satisfeitas com seu volume de negócios. Ou seja, quando o volume de consumidores é satisfatório para a organização. (ex. Telefones e Celulares)

     

    7.Demanda excessiva: Como o nome já diz, esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode/deseja atender. (ex. Jogos de finais de campeonatos, shows de artistas famosos, baladas muito procuradas, etc)

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/demanda-de-mercado/72179/

     

     


ID
2199481
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre os processos de satisfação e de fidelidade dos clientes, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comprador frequente não é igual a comprador fiel. Eu posso comprar 10 unidades de um mesmo produto todo mês, mas comprar 5 de uma marca e 5 de outra. Serei frequente em ambas, porém fiel à nenhuma.

  • Posso comprar repetidamente por se tratar de um comodity ou mesmo por ser monopólio. Isso não garante que eu seja fiel.

  • A incorreta é a letra B.


ID
2199487
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A empresa “Alfa” contratou um consultor para mensurar a satisfação dos clientes e propor sugestões. Com base nos resultados da pesquisa, uma das sugestões do consultor foi estabelecer um plano visando à melhoria da qualidade de um produto específico da empresa “Alfa”. O departamento de engenharia reconheceu que, para melhorar um dos aspectos da qualidade do produto, irá precisar de um novo componente, o que foi consenso entre consultor e diretoria. Um especialista técnico ficou responsável por coordenar o fluxo de informações dessa mudança e por filtrar comunicação entre potenciais fornecedores e a empresa. O departamento de compras foi acionado para selecionar o fornecedor e negociar os termos do contrato. Após um mês, a alta direção deu o veredito, aprovando o fornecedor e a nova forma de produção do produto. O departamento de compras deu prosseguimento ao processo, iniciando o ciclo de pedidos.


Tendo por base essa situação de compra organizacional (B2B), os papéis assumidos pelo consultor, departamento de engenharia, especialista técnico, departamento de compras e alta direção foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Durante uma negociação B2B ou B2C, existem diferentes papeis assumidos por aqueles que, de alguma forma, participam do processo: iniciadores, usuários, compradores, influenciadores, decisores, aprovadores e gatekeepers (guardiões). Cada papel apresenta comportamentos específicos, que demandam argumentações adequadas.

    O iniciador identifica a necessidade ou desejo por um produto ou serviço específico.

    O usuário é quem usufrui/utiliza o produto ou serviço escolhido.

    O comprador é quem adquire o produto ou contrata o serviço, geralmente sendo responsável pelo pagamento.

    O influenciador é aquele que exerce algum impacto, positivo ou negativo, sobre um produto ou serviço em análise. Sua avaliação pode ser baseada em aspectos objetivos ou subjetivos.

    O decisor define quem será o beneficiário; é quem realmente seleciona o produto ou serviço.

    O aprovador é aquele que dá o aval ao decisor e ao comprador para concretizarem a negociação.

    Gatekeeper, ou guardião, é a pessoa que filtra a informação antes de passa-la adiante para os outros integrantes da negociação.

    No exemplo da questão, podemos observar que cada pessoa agiu de acordo com um papel específico: consultor (influenciador), departamento de engenharia (iniciador), especialista técnico (guardião), departamento de compras (comprador) e alta direção (decisor).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do professor: Letra D.

    - Paulillo, Júlio. Papéis de compra do consumidor: como vender para cada um deles. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/papeis-de-compra/. Acesso: Novembro de 2021.

ID
2199496
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Relacione o tipo de variável a seus respectivos contexto e exemplo.

(A) Cultural

(B) Social

(C) Pessoal

(D) Psicológico


( ) A loja “varejo.com” viu suas vendas aumentarem nos últimos 6 meses, após direcionar suas campanhas de acordo com sexo e idade, pois viram que a decisão de compra de seus clientes era muito diferente entre homens e mulheres e entre as diversas faixas etárias atendidas.

( ) Após uma pesquisa de mercado, a empresa de acessórios masculinos, “Homem moderno”, descobriu que 60% de seus clientes pertenciam a uma estratificação geográfica específica e que possuíam preferências semelhantes a determinados estilos e design de produtos.

( ) A nova campanha da empresa “Vida saudável”, que trabalha com alimentos orgânicos, foi direcionada a nutricionistas e a professores de educação física. Isso porque um estudo da empresa demonstrou que esses profissionais costumam ser os líderes de opiniões nos grupos de referência de várias pessoas que compartilham o desejo de uma vida mais saudável.

( ) O restaurante “Ouro Fino” pretende despertar em seus clientes emoções e memórias positivas, tendo como estratégia fazer dos jantares momentos especiais dos clientes, com algumas surpresas e presentes.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

    Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

    Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

    Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

    Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

    Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

    Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

  • ( ) A loja “varejo.com” viu suas vendas aumentarem nos últimos 6 meses, após direcionar suas campanhas de acordo com sexo e idade, pois viram que a decisão de compra de seus clientes era muito diferente entre homens e mulheres e entre as diversas faixas etárias atendidas. Está relacionado com a pessoa (sexo e idade)

    ( ) Após uma pesquisa de mercado, a empresa de acessórios masculinos, “Homem moderno”, descobriu que 60% de seus clientes pertenciam a uma estratificação geográfica específica e que possuíam preferências semelhantes a determinados estilos e design de produtos. Na "estratificação geográfica" = Na estratificação geográfica, as pessoas são heterogêneas, devido as camadas sociais existentes, mas estão agrupadas via suas relações e valores culturais, sendo isso, um fator de separação em classes, por exemplo.

    ( ) A nova campanha da empresa “Vida saudável”, que trabalha com alimentos orgânicos, foi direcionada a nutricionistas e a professores de educação física. Isso porque um estudo da empresa demonstrou que esses profissionais costumam ser os líderes de opiniões nos grupos de referência de várias pessoas que compartilham o desejo de uma vida mais saudável.

    Os profissionais irão influenciar um certo grupo social nas academias, por exemplo.

    ( ) O restaurante “Ouro Fino” pretende despertar em seus clientes emoções e memórias positivas, tendo como estratégia fazer dos jantares momentos especiais dos clientes, com algumas surpresas e presentes. Se falou em despertar emoções, relaciona-se com o emocional, com o psicológico.

    Pessoal - Cultural - Social - Psicológico

    insta

    @jpthinkbses


ID
2199514
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


A logística de mercado envolve o planejamento da infraestrutura e o controle de fluxos físicos com o objetivo de satisfazer as exigências dos clientes e gerar valor. As quatro etapas do planejamento de logística envolvem: decisão sobre a proposta de valor e padrões de entrega; seleção do melhor sistema e estrutura do canal; desenvolvimento de excelência operacional em algumas áreas, como previsão de vendas e gestão de transportes; e implementação da solução e controle. 

                                             

 PORQUE


Do ponto de vista do cliente, o objetivo final dos sistemas planejados de distribuição é conseguir soluções econômicas ótimas.


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Na segunda, o ponto de vista não é do cliente e sim da empresa.


ID
2236264
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O termo ‘marketing social’ apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores, desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.

(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992.)

Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.

Alternativas
Comentários
  • Organização pública preservando patrimônio não é marketing social, é ação de governo.

  • VALEU, MÔNICA GELLER!

    Organização pública preservando patrimônio não é marketing social, é ação de governo.


ID
2259172
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma orientação da empresa, em relação ao mercado, sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras, é chamada de orientação para

Alternativas
Comentários
  • Letra A .

    E chamada orientacao de Produto.

  • Orientação para Produto Baseada na idéia de que consumidores preferem qualidade, desempenho ou inovação

  • Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini (Estratégia Concursos).

    Vejamos, a seguir, as 05 orientações da empresa em relação ao mercado (que norteiam os esforços de marketing), de acordo com Kotler e Keller

    ➜ Orientação para a produção: consumidores preferem produtos "fáceis" de encontrar e de “baixo custo”.

    ➜ Orientação para o produto: consumidores preferem produtos de maior qualidade desempenho, ou produtos que possuam características inovadoras

    ➜ Orientação para vendas: consumidores e as empresas não vão, espontaneamente, comprar os produtos de uma organização em quantidade suficiente” 

    ➜ Orientação para marketing: A orientação para marketing baseia-se na filosofia de “sentir e responder”, focada no  cliente.

    ➜ Orientação para marketing holístico:  O marketing holístico considera que  “tudo é importante”  e que é necessária uma visão integrada e  abrangente.


ID
2259217
Banca
FCM
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Relacione as demandas de marketing às suas respectivas características:

1. Negativa

2. Inexistente

3. Indesejada

4. Irregular

5. Plena

6. Excessiva

( ) Os consumidores não gostam do produto e podem até mesmo pagar para evitá-lo.

( ) Os consumidores compram todos os produtos colocados no mercado.

( ) Os consumidores não conhecem o produto ou não estão interessados nele.

( ) Os consumidores sentem-se atraídos por produtos que têm consequências sociais indesejadas.

( ) Há mais consumidores interessados em comprar o produto do que produtos disponíveis.

( ) As compras dos consumidores podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês, a semana, o dia ou o horário.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Demanda Negativa Consumidores não gostam do produto e podem até pagar para evitá-lo.

    Demanda Inexistente Consumidores não conhecem o produto e não estão interessados nele

    Demanda Latente Consumidores compartilham uma forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado.

     ex. Cigarro que não seja prejudicial à saúde  

    Demanda em Declínio Consumidores passam a comprar o produto com menos frequência ou até deixam de comprá-lo   

            Demanda Irregular As compras podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês, a semana, o dia ou o horário     

    Demanda Plena Consumidores compram todos os produtos colocados no mercado      

            Demanda Excessiva Há mais consumidores interessados em comprar que produtos disponíveis   

    Demanda Indesejada Consumidores se sentem atraídos por produtos que têm consequências sociais indesejadas     

    http://slideplayer.com.br/slide/1748228/

      

  • Só pra galera se atentar, o que o Maiquel descreveu foi retirado do livro Administração de Marketing - 14.ed. / 2012 - KOTLER, Philip; KELLER, L. Kevin. As páginas do trecho são 5 e 6.

    Esta é a obra mais conhecida sobre Marketing e está sendo exigida por muitos concursos que englobam Administração.


ID
2368288
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do processo de segmentação de mercado baseado em variáveis, analise as afirmativas a seguir.
I. A variável demográfica pode ser exemplificada por dados referentes à religião.
II. A variável psicográfica pode ser exemplificada por dados referentes à personalidade.
III. A variável comportamental pode ser exemplificada por dados referentes à fidelidade à marca.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado divide um mercado em grupos menores de compradores para, dessa forma, oferecer produtos e serviços mais adequados a seus clientes

     

    Os segmentos são:

     

    Geográfico - Localização física do "target": país, estado, cidade, região, microregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, concelhos, regiões, bairros...

     

    Demográfica - Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação...

     

    Psicográfica - Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude... A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais .

     

    Comportamental - Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto: Ocasião de compra, Benefícios procurados, Utilização, Atitudes.

  • Errei porque li REGIÃO ao invés de RELIGIÃO kkkkkkkk


ID
2384827
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação de mercado é uma técnica utilizada para agrupar consumidores com comportamentos de compra semelhantes para, a partir daí, realizar esforços concentrados e especializados de Marketing sobre este segmento. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os segmentos escolhidos devem ser analisados em termos de volume, tendência de crescimento e potencial de lucro, mesmo se não forem mensuráveis, acessíveis, estáveis e significantes.

II. São critérios de segmentação do mercado consumidor: demografia (idade, sexo, renda), psicologia ( ideias, opiniões, atividades, interesses, estilo de vida) e geografia (países, estados, regiões).

Alternativas

ID
2413483
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A observação direta extensiva é uma técnica de pesquisa e realiza-se através do questionário, formulário, medidas de opinião e técnicas mercadológicas.
Analise as afirmativas referentes à observação direta extensiva:
I. O questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.
II. O pré-teste serve pra verificar se o questionário apresenta três elementos importantes: fidedignidade, validade, operatividade.
III. O formulário se caracteriza pelo contato face a face entre pesquisador e informante e o roteiro de perguntas deve ser preenchido pelo entrevistado.
IV. A vantagem do questionário é a flexibilidade, pois o entrevistador pode reformular itens ou ajustar o questionário à compreensão de cada informante.
V. A desvantagem do formulário é pela insegurança das respostas, por falta do anonimato.
A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

Alternativas

ID
2564404
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Marketing Cultural é uma poderosa estratégia de aproximação entre empresa e público. Por meio dessa aproximação:

Alternativas
Comentários
  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Conhece melhor o funcionamento gerencial da empresa não tem relação com o marketing cultural. Para compreender adequadamente a essência de uma organização (como sua identidade e seus valores), pode-se analisar a comunicação institucional. Para entender como são transmitidas as mensagens entre diretoria e os colaboradores subordinados, pode-se observar a comunicação interna.

    B) Certo. Por meio do marketing cultural, uma organização pode reforçar sua marca na mente do público que participa em determinado evento patrocinado por ela; isso, por sua vez, pode atrair novos consumidores para seu produto.

    C) Errado. A redução do seu quadro funcional não tem relação com o marketing cultural. Essa ação está ligada diretamente às áreas de recursos humanos.

    D) Errado. O desaquecimento do mercado não tem relação com o marketing cultural. Essa vertente do marketing visa estimular o consumo e ampliar as aquisições por meio de ações culturais bem planejadas.

    E) Errado. A empresa não se torna uma produtora cultural ao praticar ações de marketing cultural. Uma produtora tem como objetivo final realizar atividades culturais em benefício de uma organização; a organização utiliza as ações culturais como um meio para alcançar seu objetivo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013. 

ID
2574232
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“O marketing usado no esporte é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas organizações para alavancar suas marcas e criar oportunidades em novos mercados, além de consolidar a fidelidade dos clientes existentes”.

(MORGAN e SUMMER, 2008: 288)


Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Marketing do Esporte
    De maneira simplificada, o Marketing do Esporte é qualquer ação voltada para a promoção das atividades/modalidades esportivas, ou seja, são ações de Marketing voltadas para o Esporte. O Marketing do Esporte está aliado ao marketing de uma instituição esportiva, uma federação, um clube, uma modalidade de esporte.
    Por exemplo: quando se está promovendo um campeonato, seja através da mídia televisiva, banners, cartazes, enfim, existem várias estratégias para isso, nesse caso estamos utilizando do Marketing do Esporte, pois o que se pretende promover é o campeonato e a modalidade esportiva. Ou seja, a pretenção é promover o esporte.

    Marketing no Esporte
    Nesse segundo caso, o Marketing é utilizado através do esporte no sentido de promover uma marca, um patrocinador, empresas organizadoras do evento, entre outras, e não a modalidade esportiva em si. Ou seja, empresas, marcas, utilizam do esporte para se promoverem.
    De forma exemplificada, tomamos o Banco do Brasil que investe na seleção de Vôlei Brasileiro. Ele utiliza de estratégias para se promover através da modalidade esportiva, através do patrocínio. Dessa forma a sua marca vai estampada em vários produtos da seleção, por exemplo.

    fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/marketing-do-esporte-x-marketing-no-esporte/55148

  • O marketing pode ser utilizado como ferramenta para qualquer atividade humana, inclusive para o esporte, e por meio do planejamento, das técnicas e atividades, contribui para alavancar marcas, criar oportunidades em novos mercados e consolidar a fidelidade dos clientes.

    O marketing do esporte é uma especialização do marketing e tem como objeto central o esporte, encarado como produto, marca ou experiência. Nessa abordagem, os enfoques são incentivar a aquisição de acessórios esportivos (como chuteiras, raquetes, pranchas, etc.), estimular a participação em eventos esportivos (presencialmente em estádios ou por meio de transmissões televisionadas e pela internet) e garantir que o torcedor continue fiel ao seu time (por meio de clubes e programas de fidelidade), entre outras.

    Com base nessa explicação, vamos identificar qual alternativa está ERRADA.

    A) ERRADO.  O marketing do esporte e o marketing usado no esporte NÃO podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.

    B) CERTO

    C) CERTO

    D) CERTO

    E) CERTO

    Gabarito do professor : Letra A.

     

    Fonte:

    - Melo Neto, Francisco Paulo de. Marketing esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Editora Best Seller. 2020.

ID
2676721
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações, visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de informações, é o(a):

Alternativas
Comentários
  • O termo CRM tem origem americana e significa Customer Relationship Management, que pode ser traduzido para o português como Gestão do Relacionamento com o Cliente. Sua definição é a de justamente agrupar as funções e ferramentas de comunicação e de contato com o cliente.

    O objetivo principal dessa ferramenta é o de dar suporte às empresas para fidelizar seus clientes e até mesmo atingir outros clientes potenciais, sempre em busca de satisfazer as necessidades dos mesmos

  • GAB. A

    Com o CRM é possível incluir os dados relacionados aos clientes atuais e em potencial, contas, leads e oportunidades de vendas. Mas um grande volume de informações não teria utilidade prática, se não existisse a possibilidade de gerenciá-lo. E é de acordo com esta ideia que o sistema CRM funciona. Nele é possível e fácil manipular, relacionar e estruturar dados em função de necessidades específicas da empresa.

    A equipe de marketing da empresa encontra no CRM uma forma simples de coordenar várias campanhas, ao mesmo tempo, e segmentá-las de acordo com o perfil de cada cliente. Os vendedores podem ter uma visão completa do seu funil de vendas e, assim, prever com precisão o fechamento de negócios. O atendimento ao cliente oferece um tratamento personalizado, com base na verificação de históricos de caso completos, informações detalhadas de contas e até mesmo do método de comunicação preferido.



    A título de curiosidade...:

    Letra d) Ombudsman é um cargo profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa com a função de receber críticas, sugestões e reclamações de usuários e consumidores, com o dever agir de forma imparcial para mediar conflitos entre as partes envolvidas.

  • Customer Relationship Management, que pode ser traduzido para o português como Gestão do Relacionamento com o Cliente.

    De acordo com Kotler e Armstrong, em sentido menos amplo, a área de CRM "envolve gerir informações detalhadas sobre clientes individuais e cuidadosamente administrar 'ponto de contato' com os clientes para maximizar a fidelizade deles". Já em uma perspectiva ampla, os autores definem CRM: "é o processo geral de construir e manter relacionamento lucrativos com o cliente entregando-lhes valor superior e satisfação". 

     

    Fonte: Kotler e Armstrong, 2007, p. 10.

  • Os tipos de CRM mais utilizados são: Operacional, Colaborativo, Analítico e Social. O primeiro se refere a integração da tecnologia aos processos de gestão e operação para orientar e auxiliar o relacionamento entre cliente e empresa. O segundo é orientado para a aplicação da tecnologia e da automação de todos os pontos de contato da empresa com seus clientes. O modelo Analítico permite a identificação e a aferição de diferentes tipos de clientes da empresa e a partir disso é possível traçar estratégias para atendê-los de forma a satisfazer as suas necessidades específicas. O Social se refere ao próprio termo, que é a interação com o cliente por intermédio das diversas mídias.

  • Todas as alternativas da questão apresentam ferramentas que servem de suporte para o profissional de comunicação.

    A) CERTO. CRM é a tradução da expressão “Customer Relationship Management" e significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo é entender o cliente, manter um relacionamento próximo a ele, visando sua retenção e lealdade, e obter lucratividade. Para tanto, é necessária a gestão de grande volume de informações sobre os consumidores.

    B) ERRADO. A pesquisa qualitativa é um tipo de pesquisa que busca entender profundamente as escolhas, motivações e os comportamentos de um grupo de pessoas por meio de entrevistas ou pela observação. Contribui para ajustes nas estratégias e ações da comunicação, mas não tem como objetivo a lealdade dos clientes.

    C) ERRADO. A pesquisa quantitativa é um tipo de pesquisa que busca quantificar as escolhas de um grupo sobre determinado tema. Sua preocupação é mais numérica, de inferência, e oferece precisão estatística. Por meio dela, obtém-se grande volume de informações, mas não visa à lealdade dos clientes.

    D) ERRADO. O papel do ombudsman, ou ouvidor, foi criado com o intuito de melhorar o relacionamento entre uma organização e seus públicos. Esse profissional serve como uma ponte, que permite que sugestões, críticas e elogios de usuários ou consumidores cheguem à alta direção, visando corrigir ou melhorar produtos, serviços e procedimentos. Apesar de fornecer informações para o profissional de comunicação, seu enfoque é institucional, e não mercadológico.

    E) ERRADO. Mala direta consiste no envio de material (impresso ou virtual) ou de amostra grátis para consumidores para atrair a atenção, despertar interesse, influenciar a compra e manter a preferência. Não fornece ao profissional de comunicação um grande volume de informações.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Swift, Ronald. CRM: Customer Relationship Management, o revolucionário marketing de relacionamento com o cliente. Prentice Hall. 2001. 
     - Marshall, Caroline. Tudo sobre publicidade – Exame. Editora Nobel. 2000.
  • Palavra-chave "lealdade" = fidelidade. CRM - Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente.


ID
2676724
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de clientes é mais alto do que o dos concorrentes.


A direção do banco implementou um plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

Alternativas
Comentários
  • Podemos dizer que um dos pilares do Marketing de Relacionamento é a avaliação contínua de seus resultados.

    Há vários indicadores importantes que devem ser medidos. Por exemplo, se os objetivos da empresa são: redução do índice de perda de clientes, conquista de novos clientes por meio de comunicação boca a boca, aumento do volume de vendas e conhecimento da marca as avaliações dos resultados devem ser feitas através observações, relatórios estatísticos orais ou escritos, questionários, dentre outros. As percepções da avaliação desses resultados devem ser comparadas com os padrões estabelecidos pela empresa e os possíveis erros de ação e objetivos mal formulados devem ser corrigidos.
    OU SEJA, DEPENDE DO OBJETIVO DA ORGANIZAÇÃO PARA DEFINIR OS INDICADORES, A QUESTÃO NÃO DEIXOU ESSE OBJETIVO CLARO.
    Inclusive tinha colocado letra C) o uso dos serviços
    Mas, enfim, não adianta ser contrária a banca.

    Gabarito B

  • Exatamente Gabrielli.

     

    Questão mal elaborada. Pois se fala de uso de indicador para avaliar relacionamento, por que haveria de ser por meio de uma ferramenta que quantifica a perda de clientes? Essa ferramente pode ser a posteriori / corretiva, mas não a anteriori / preventiva, nem concominantemente. Ou seja, após a perda, não há o que se avaliar em relcionamentos.

     

    Pensei no uso dos serviços, mas achei mais genérico, pois seria adequado para segmentar ou classificar os clientes. Então, marquei o número de reclamações, tendo em vista que sabendo onde o cliente não está satisfeito, há margem para ajustes, de forma a buscar retê-lo. Seria, então, um idicador para avaliar o relacionamento CLIENTE X BANCO.

     

    Mas, enfim...

  • A questão tem uma lacuna quanto ao objetivo do plano.

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  • PLANO DE MARKETING

    PRINCIPAL INDICADOR PARA AVALIAR O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO: A PERDA DE CLIENTES

  • Esse tipo de questão parece que só serve para diminuir o nível de aprendizado do candidato. Li todos os comentários e a maioria marcou a mesma alternativa que eu, "C", não consigo visualizar um banco fazer avaliação da segmentação dos serviços após a perda de um cliente. Eu, como cliente se estou insatisfeita, o banco não vai atrás de mim após eu fechar minha conta e devido o nível cada vez maior de exigências do cliente, após decepção geralmente o cliente não volta.

    Também fiquei muito triste ao ver que o QConcurso não tem vídeos sobre essa matéria.

  • O marketing de relacionamento é um conjunto de ações e atitudes praticadas por uma organização que visa construir e manter parcerias duradouras e lucrativas com seus clientes por meio da contínua satisfação das necessidades e expectativas destes.

    Apesar de existirem outros aspectos no relacionamento com os clientes (número de reclamações, retenção e fidelização do cliente, por exemplo), o principal indicador que avalia o relacionamento com o público é a perda de clientes.

    A) ERRADO.

    B) CERTO.

    C) ERRADO.

    D) ERRADO.

    E) ERRADO.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Cobra, Marcos. Estratégias de marketing e serviços. Cobra. 2001.

    - Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. Pearson Education do Brasil. 2012.
  • Incrível. Uma questão formulada que não condiz com a realidade.

  • Pessoal explicando o inexplicavel....

    GABARITO CORRETO A

  • Eu sei que quando erramos uma questão dá raiva, mas cuidado com o que vocês publicam aqui, isso pode confundir quem está começando os estudos. Engraçado que a questão é mal formulada quando erramos, mas quando acertamos, não falamos nada. Perder clientes NÃO é o ÚNICO indicador e sim o PRINCIPAL.

    Gabarito B


ID
2837539
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A análise do comportamento do consumidor é uma das fontes para melhor definir um processo de segmentação de mercado. Acerca do comportamento do consumidor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    O aspecto comportamental diz respeito ao modo de comprar produtos ou contratar serviços pelos indivíduos. É percebido na ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto e lealdade à marca.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A frequência nas compras é definida por ocasiões normais ou especiais.

    B) Certo. Entre os motivos de compra, estão: necessidade real, status e realização pessoal.

    C) Errado. As compras por impulso não geram lealdade e fidelização. O que gera esses benefícios é a oferta de produtos com valor superior, que satisfazem a expectativa do cliente e, em muitos, casos, produzem o encantamento.

    D) Errado. Os consumidores podem comprar produtos sem informação prévia, muitas vezes por impulso (com base em aspectos emocionais), por status (com base em aspectos sociais), por pressão do vendedor ou de terceiros.

    E) Errado. O benefício psicológico buscado pelo consumidor está ligado aos aspectos intangíveis do produto, podendo ser diretos ou indiretos.

    De acordo com as explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B. 
    Gabarito do professor: Alternativa B

    Bibliografia:

    - Cobra, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. Atlas, 1997.
  • Alternativa A. Errado. A frequência nas compras é definida por um conjunto de fatores, em especial, o padrão de consumo. O pão, por exemplo, tende a ter uma maior frequência de compras do que um carro, afinal, o padrão de consumo desses produtos é completamente diferente. O pão é consumido com recorrência por muitos indivíduos, enquanto a aquisição de um carro é um evento esporádico.

    Alternativa B. Certo. A alternativa apresenta alguns dos motivos de uma compra. 

    Alternativa C. Errado. As compras por impulso não geral lealdade e fidelização. Na verdade, esse tipo de compra costuma provocar efeitos psicológicos adversos, tais como: culpa e remorso. A lealdade e fidelização são construídas a partir da satisfação com um produto.

    Alternativa D. Errado. A alternativa apresenta uma regra geral. Em regra, a decisão de compra ocorre após o levantamento de informações prévias. Caso não houvesse uma alternativa disponível, poderíamos considerar essa alternativa como a alternativa apropriada. Ocorre que, apesar de essa ser a regra geral, existem exceções importantes, isto é, situações em que os consumidores realizam compras sem informação prévia (compras por impulso, por exemplo).

    Alternativa E. Errado. Um produto fornece benefícios psicológicos que vão além do desempenho racional do produto. Um carro da Mercedes, por exemplo, fornece um conjunto de benefícios psicológicos (status, realização pessoal, prestígio) que não possuem qualquer relação com o desempenho funcional do carro.

    Gabarito: B

  • Os clientes se comportam de várias maneiras, pois cada pessoa é um ser individual com seus próprios desejos, princípios, motivações, então alguém pode comprar algo para ter status, satisfazer somente uma vontade, por posse, entre outras. Cada consumidor tem suas preferências e conforme mencionei acima, suas motivações.


ID
2837542
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No segmento de serviços, as experiências de marcas podem ser divididas em quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual. Com relação à dimensão afetiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os profissionais de marketing de serviços devem ser capazes de transformar serviços intangíveis

    em benefícios concretos e em experiências bem definidas.

    Experiência pode ser definida como a resposta a algum estímulo, geralmente o fruto da observação direta ou da participação em acontecimentos reais, imaginários ou virtuais. Das muitas experiências pelas quais as pessoas passam em suas vidas, apenas as mais relevantes são lembradas e se tornam motivo para reflexão e estudo. As experiências de marcas dizem respeito ao resultado das interações que o indivíduo tem com um determinado produto, serviço, marca, organização ou local.

    De acordo com Kotler e Keller (2012), as experiências de marcas podem ser divididas em quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar características da dimensão afetiva:

    A) Certo. Na dimensão afetiva, a marca está ligada a emoções moderadas e induz sentimentos e sensações.

    B) Errado. Na dimensão sensorial, a marca é vista como interessante por causar forte impressão na visão ou em outros sentidos.

    C) Errado. Na dimensão intelectual, a marca impele o consumidor a uma série de pensamentos e estimula a curiosidade e a resolução dos problemas.

    D) Errado. Na dimensão comportamental, a marca não é orientada para a ação, mas incentiva determinados comportamentos e resulta em experiências corporais.

    E) Errado. Na dimensão comportamental, a marca não é orientada para a ação, mas incentiva determinados comportamentos e resulta em experiências corporais.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A.
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2892964
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    Marketing institucional que, conforme Boone e Kurtz “[...] envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a receber seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela [...]”.

    Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno.

    Marketing cultural é usar a cultura para aumentar a visibilidade de uma empresa.

    Marketing cultural é toda ação de marketing que usa a cultura como meio de comunicação para difundir o nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora.

    Marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

    Personal Branding nada mais é que a gestão da sua marca pessoal. Envolve você descobrir o que o torna único, a determinar o seu posicionamento e a comunicar melhor a sua promessa única de valor, para então alcançar relevância e influência para determinado público alvo. Seja esse público mais específico como os seus colegas de trabalho ou amplo como o mercado global.

  • "envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização"...essa parte me pegou!

  • Gabarito do Professor:
    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços.

    Marketing institucional é uma vertente do marketing que lida com ideias e trocas simbólicas, e está intimamente relacionado à imagem organizacional. Seu principal objetivo é criar uma percepção positiva nos públicos; em última instância, no entanto, visa ao lucro por meio da comercialização de produtos e serviços, à manutenção da base de clientes e à conquista crescente do mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, mas isso NÃO está restrito às iniciativas do setor privado.

    B) Errado. Personal marketing é um termo em inglês que traduzido significa marketing pessoal. É uma estratégia de marketing usada para promover uma pessoa, destacar seus atributos positivos e atrair a atenção de outras pessoas, especialmente com objetivos profissionais.

    C) Errado. O objetivo principal do marketing institucional é fortalecer a imagem de uma organização perante o público-alvo. Aumentar as vendas é um alvo, mas de importância menor.

    D) Certo. De acordo com Boone e Kurtz (2009), o marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela. Para esses autores, o marketing institucional busca influenciar o público a “vestir a camisa".

    E) Errado. O endomarketing trata o público interno como cliente, o que contribui para a diminuição da rotatividade, a atração de profissionais capacitados e melhor desempenho de suas atividades. Não tem relação ou é conhecido como marketing institucional.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Boone, Louis E. & Kurtz, David L. Contemporary Marketing. Cengage Learning. 2009.

    - Souza, Flávia Clemente de. Os usos do marketing institucional na era digital. Intercom. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

ID
2892979
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de Comunicação Integrada do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno:

    Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php

  • letra a

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

  • A comunicação integrada de marketing é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que define o termo Comunicação Integrada de Marketing:

    A) Certo. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    B) Errado. A comunicação integrada de marketing não apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum. A comunicação institucional é a responsável pelo fornecimento de informações sobre setores de uma organização para criar uma imagem positiva perante os públicos.

    C) Errado. A comunicação integrada de marketing não é conhecida como Marketing 3.0. Este termo é uma evolução do marketing; nessa fase as organizações focam no ser humano, e buscam a lucratividade com responsabilidade corporativa.

    D) Errado. A comunicação integrada de marketing não é o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público. Essa ação é realizada pelo marketing direto.

    E) Errado. A comunicação integrada de marketing não consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto. O nome dado para essa ação é Omnichannel marketing. Observação: esse tipo de marketing também utiliza outros canais online (como blogs) e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2945518
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A prática contemporânea de consumo que consiste em pesquisar produtos on-line antes de efetivar a compra em uma loja física é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Showrooming é aquele comportamento do cliente no qual ele busca em uma loja tradicional produtos que, posteriormente, pretende adquirir na internet.

    Já o Webrooming é o efeito com a conclusão oposta, no qual o consumidor compra na loja.

  • Gabarito do Professor:

    Os avanços tecnológicos alteraram significativamente o processo de compra e a relação entre organizações e consumidores. Com alguns cliques, é possível pesquisar detalhes sobre o produto desejado, compara-lo com mercadorias semelhantes e analisar comentários de usuários antes mesmo de concluir a transação.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Webrooming é um termo em inglês que descreve o comportamento de pessoas que, antes de adquirir um produto em uma loja física, pesquisam informações sobre a mercadoria na internet. Dentre os motivos para a prática estão a economia de dinheiro e tempo de espera com frete, e a necessidade de conferir pessoalmente os atributos do bem.

    B) Errado. E-commerce, ou comércio eletrônico, diz respeito aos processos de atendimento ao cliente e de venda realizados no ambiente virtual, viabilizados por meio da loja virtual.

    C) Errado. Customer engagement é um termo em inglês que pode ser traduzido como engajamento do consumidor. É um conjunto de técnicas, ferramentas e processos utilizado para entender os clientes e incentivá-los a se  tornarem mais engajadas com a marca.

    D) Errado. Omnichannel marketing é um termo em inglês relacionado à utilização de diferentes canais, online e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    E) Errado. Showrooming é um termo em inglês que descreve o comportamento de pessoas que, antes de adquirir um produto na internet, examinam a mercadoria em uma loja física. Dentre os motivos para a prática estão descontos e condições de pagamento diferenciadas oferecidos por lojas online.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa que completa a descrição apresentada no enunciado é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fontes de pesquisa:
    - Site da Rock Content
    - Site do Sebrae
    - Site da ComSchool

ID
2945521
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), profissionais de marketing precisam estar atentos aos novos paradigmas do mercado, das redes sociais e do comportamento dos consumidores. Os autores apontam as seguintes mudanças para um novo cenário de negócios:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o livro, a conectividade provoca mudanças drásticas na sociedade:

    Todas essas transformações, provocadas pela Internet, impactam também nas empresas. Para entrar na era digital e se conectar com a sociedade, portanto, elas devem passar para uma lógica de negócios mais inclusiva, horizontal e social.

  • Philip Kotler, em parceria com Kartajaya e Setiawan, publicou o livro “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital", em 2017. De acordo com esses autores, os clientes estão muito conectados e demandam das organizações estratégias mercadológicas mais humanizadas, com conteúdos significativos e experiências multicanais, para, então, se tornarem defensores da marca. Os profissionais de marketing, diante dessa nova situação, precisam se preparar para um cenário de negócios horizontal, inclusivo e social.

    O aspecto horizontal diz respeito ao sentido em que ocorre o relacionamento entre organização e consumidores: deixa de ser algo que vem de cima para baixo, como uma imposição, para ser uma troca realizada em um mesmo nível, considerando os clientes amigos da marca. A marca passa a apresentar sua essência verdadeira e sincera, tornando-se passível de confiança.

    O quesito inclusivo está relacionado ao processo de inserção de indivíduos e mercados no consumo por meio do digital (que facilita o acesso à tecnologia para mais pessoas e torna o processo de compra mais personalizado) e também por manifestações tradicionais offline (na forma de comércio justo, diversidade de gêneros no trabalho e empoderamento das mulheres).

    Já a questão social baseia-se na mudança da fonte de informações e opiniões sobre produtos e serviços. O cliente, agora, busca a opinião do círculo social ao qual pertence, nas redes sociais e em sites de compartilhamento de experiências, como o Reclame Aqui e o TripAdvisor.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Révillion, Anya. Gestão de marketing. SAGAH. Soluções Educacionais Integradas.

ID
2945530
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O impacto coletivo da convergência tecnológica tem afetado muito as práticas de marketing e novas tendências estão emergindo ao redor do mundo, como as relacionadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • • O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é hoje a ferramenta mais difundida no meio empresarial.

  •  O que é CRM? 

    CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

    Para que serve o CRM?

    A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade,  e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

  • Gabarito do Professor

    Convergência tecnológica é a união de diferentes serviços que compartilham entre si a mesma estrutura. É uma inovação que possibilita às organizações reunir, em uma mesma plataforma, todos os serviços de comunicação (e-mails, telefonia fixa e móvel, suporte a áudio e videoconferência), processos produtivos, de logística e demais métodos de colaboração, proporcionando economia de tempo, redução de custos, maior precisão, aumento da produtividade e flexibilidade aos colaboradores.

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), a convergência tecnológica afeta significativamente a vida das pessoas e as práticas de marketing em todo o mundo. Esses autores destacam cinco tendências emergentes: economia “compartilhada", a economia do “agora", integração onicanal, marketing de conteúdo e CRM social.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO é uma tendência relacionada à convergência tecnológica:

    A) ERRADO. Economia do agora consiste em valorizar o tempo dos consumidores e oferecer conveniência no acesso e nas transações por meio da oferta de soluções instantâneas e eficientes. Para os autores citados, “a velocidade de entrega costuma ser tão importante quanto os produtos e serviços em si."

    B) ERRADO. Integração onicanal consiste em identificar, mapear e utilizar os vários canais e pontos de contato que o consumidor tem com a marca dentro de um contexto específico.

    C) ERRADO. Economia compartilhada possibilita que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês), coordenadas por serviços online.

    D) CERTO. O consumo passou a ser inclusivo, não exclusivo, graças às mídias sociais (que eliminam barreiras, possibilitam a conexão e a comunicação) e às organizações, que inovam através da colaboração.

    E) ERRADO. CRM social é um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais. De acordo com os autores citados na explicação, “o CRM social ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades."

    Com base nas explicações, concluímos que a única alternativa que não é uma nova tendência relacionada à convergência tecnológica é a D.

    RESPOSTA: D

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Blog da Leucotron

ID
2945536
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em 1999, antes de iniciar suas operações e com uma campanha inovadora para a época, uma empresa convidava os futuros possíveis consumidores a participarem de seu processo de naming. Três opções, previamente registradas, foram oferecidas ao público e o nome escolhido foi:

Alternativas
Comentários
  • intelig

  • Naming é um termo inglês que traduzido significa nomear. Consiste no processo usado para dar nomes a produtos, serviços, organizações, eventos ou projetos, visando à diferenciação deste no mercado onde atua. É um dos primeiros passos na gestão da marca. Podemos usar diferentes bases para nomear: descrição da atividade, local de origem (toponímico), nome de pessoas (patronímico), união de palavras relacionadas, abreviação de palavras, sugestão de características ligadas ao bem nomeado, invenção de nomes únicos e siglas são alguns exemplos.

    Ao nomear, é importante dedicar tempo e atenção a certas questões: o nome é único e está disponível? É fácil de escrever, pronunciar e ser lembrado? Que coisas podem ser associadas ao nome na mente dos consumidores? Como pessoas que falam outro idioma podem entender o nome? O som do nome é agradável aos ouvidos? Transmite a mensagem adequadamente?

    Geralmente, nomear é uma das primeiras etapas do planejamento e é feito por profissionais de várias áreas, como comunicação, marketing e jurídica. A empresa mencionada na questão, por meio de uma campanha inovadora, deu a oportunidade para clientes em potencial sugerirem um nome dentre três opções (Dialog, Unicom e Intelig). O último nome venceu o concurso.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Intelig foi um dos três nomes sugeridos para os consumidores escolherem.

    B) Errado. Buscapé é uma plataforma de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico no Brasil que, apesar de ter sido lançada em 1999, surgiu com um nome já definido.

    C) Errado. A Tim é uma empresa de telefonia com sede na Itália. Possui uma subsidiária no Brasil, a Tim Brasil, que começou a operar em 1998 no país com um nome já definido.

    D) Errado. A Telefônica é uma empresa de telecomunicações com sede na Espanha. Passou a operar no Brasil em 1998 após a aquisição da Telesp (companhia estatal de telecomunicações do Sistema Telebrás), com o nome de Telefônica Brasil.

    E) Errado. A Vivo é uma empresa de telefonia que surgiu no Brasil em 2003 por meio da fusão entre a Telefônica e a Portugal Telecom. Surgiu no mercado com o nome já criado.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Segura, Mauro. Intelig entra para o cemitério das marcas. Data: 22/04/2014. Disponível em https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2014/04/22/intelig-entra-para-o-cemiterio-das-marcas.html. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - Patel, Neil. Naming: O Que É e Como Criar O Nome Perfeito Para Sua Marca. Data: Disponível em https://neilpatel.com/br/blog/naming-o-que-e/. Acessado em Fevereiro de 2021.
  • Product naming

    Traduzido do inglês-A nomeação de produtos é a disciplina de decidir como um produto será chamado e é muito semelhante em conceito e abordagem ao processo de escolha de um nome para uma empresa ou organização. 


ID
2945539
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) citam três técnicas populares e de eficácia comprovada: I. aprimorar as experiências digitais com aplicativos; II. fornecer soluções com CRM social; III. estimular o comportamento desejado com gamificação.

Para os autores, os três métodos visam:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) defendem que os profissionais de marketing não devem apenas focar na venda de produtos, mas em estimular a defesa da marca pelos clientes e o engajamento. Esses autores afirmam que:

    - a utilização de aplicativos para dispositivos móveis enriquece a experiência digital, visto que por meio destes, os usuários podem pesquisar prontamente informações sobre produtos e serviços e tomar decisões de compra em qualquer lugar e a qualquer momento.

    - é essencial recorrer ao CRM social, um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais; ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades.

    - é necessário explorar a gamificação, conceito ligado a programas de fidelidade e a comunidades online, baseado no incentivo a alcançar metas mais altas e em ser reconhecido por suas realizações.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Atrair as subculturas digitais é uma sugestão dada pelos autores aos profissionais de marketing, mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    B) Errado. Mapear todos os possíveis pontos de contato dos consumidores com a marca e integrá-los em uma estratégia onicanal é uma sugestão dos autores aos profissionais de marketing, mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    C) Certo. Aumentar o engajamento, para que as pessoas não apenas consumam a marca, mas também se tornem advogados, defensores e embaixadores desta.

    D) Errado. Captar a natureza paradoxal dos clientes conectados é um esforço do profissional de marketing, já que ao mesmo tempo em que estão interligados com outros usuários em comunidade, estão distraídos e limitados quanto às decisões. Isso, no entanto, não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    E) Errado. Os avanços tecnológicos apresentados pelos autores defendem a estratégia onicanal, que facilita e estimula as transações em ambientes físicos e virtuais (como em lojas,  equipes de vendas, sites de comércio eletrônico, agentes de televendas e exposições de vendas).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2945542
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

“Na mídia social, os anúncios não podem interromper de forma abrupta os usuários enquanto estão consumindo conteúdo.” (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017). Os anúncios em vídeos do YouTube, por exemplo, podem ser descartados caso desagradem ao espectador e têm a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • Pergunta muito mal feita. Não dá pra saber se o que eles estão querendo saber é a nomenclatura para os "anúncios NÃO pulados" ou os "pulados".

  • Tenho ódio mortal desses anúncios do youtube!

  • Que eu saiba os anúncios se chamam Youtube ADS ou Adsense e podem ser descartados quando clicamos em "pular" após 5 segundos. TrueView é novidade.

  • Com os anúncios em vídeo TrueView, os espectadores do YouTube podem escolher os anúncios em vídeo que desejam assistir e quando os assistirão. ... Os anúncios in-stream são exibidos antes, durante ou depois dos vídeos no YouTube ou em sites e aplicativos parceiros de vídeo.

  • De acordo com Kotler, Kartajaya & Setiawan (2017), as mídias sociais mudaram a maneira de consumir informações: os conteúdos disponíveis podem ser apreciados sob demanda, no momento, local e plataforma que desejados. Por esse motivo, os anúncios veiculados nesses canais devem ser atraentes e relevantes a fim de prender a atenção e impactar os usuários adequadamente, e não serem descartados.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Pop-up é uma janela, geralmente pequena, que se abre no navegador durante visita a alguns sites. Pode servir para comunicar algo ou como anúncio publicitário. A maioria dos navegadores possibilita o bloqueio automático de pop-ups; caso essa opção não seja acionada, é necessária uma ação do usuário para fechar a janela. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    B) Certo. Os anúncios TrueView in-stream aparecem em vídeos exibidos no YouTube, em uma variedade de sites e aplicativos da Rede de Display do Google, em aplicativos do YouTube para Android e iOS, no m.youtube.com (no iPad e Android) e em smart TVs. Os usuários podem ignorar o comercial após cinco segundos.

    C) Errado. Rich media é um tipo de anúncio que incentiva os espectadores a interagir e se envolver com o conteúdo. Podem incluir vários níveis de conteúdo em uma veiculação, como vídeos, jogos e tweets. Não estão restritos aos vídeos (como o TrueView): podem ser veiculados em formato de banner, criativos dinâmicos, expansível, intersticial, lightbox, expansível multidirecional (MDE, na sigla em inglês), push-down e VPAID.

    D) Errado. Canva é um aplicativo gratuito, disponível para dispositivos móveis e computadores, de criação de artes estáticas (ebooks, banners, infográficos, newsletters, por exemplo). Oferece auxílio para desenvolver e entregar materiais de modo rápido e prático, por meio de extenso banco de dados de imagens e fontes, e filtros. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    E) Errado. Banners são peças veiculadas em sites e portais na internet com viés informativo ou promocional, podendo ser estáticos ou animados, simples ou interativos. Geralmente os banners estão situados em lugares específicos e pré - determinados em uma página; em alguns casos, podem ser fechados. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Anúncios TrueView In-stream. Data:2021. Disponível em https://support.google.com/displayspecs/answer/6055025?hl=pt-BR. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - O que é rich media?. Data 2021. Disponível em https://support.google.com/richmedia/answer/2417545?hl=pt-BR#zippy=%2Cvpaid. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

ID
2945557
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), para acompanhar as mudanças de um mundo conectado, o conceito do mix de marketing evoluiu e deve ser redefinido como os “quatro Cs”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • 4 Cs - O composto do marketing, visto sob a ótica do cliente:

    do valor para o Cliente - cocriação (co-criation)

    do menor Custo - moeda (currency),

    da Conveniência - ativação comunitária (communal activation)

    da Comunicação - conversa (conversation)

  • De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos: os 4 C's – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO faz parte desses novos conceitos:

    A) Errado. Currency (moeda) faz parte dos 4 C's. A precificação está se transformando em algo dinâmico, em função da demanda do mercado, e individualiza os valores cobrados com base no histórico de compras, na proximidade das lojas físicas e em outros aspectos do perfil de cada cliente.

    B) Certo. Cooperation (cooperação) é uma abordagem teórica usada na co-criação de produtos, ao lado dos conceitos de inovação, liderança, flexibilidade e reciprocidade. Não faz parte dos 4 C's.

    C) Errado. Communal activation (ativação comunitária) faz parte dos 4 C's. Está ligada ao conceito de canal e à distribuição ponto a ponto a qual possibilitam que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas, coordenadas por serviços online.

    D) Errado. Co-criation (cocriação) faz parte dos 4 C's. É a nova estratégia de desenvolvimento de produtos, a qual possibilita o envolvimento do cliente na concepção e customização do bem, o que melhora a taxa de sucesso nas vendas e entrega proposições de valor superior.

    E) Errado. Conversation (conversa) faz parte dos 4 C's. No passado, os consumidores sofriam influência das campanhas de marketing e de comentários de autoridades e especialistas. Hoje, os clientes recorrem aos amigos, à família e às comunidades nas mídias sociais em busca de conselhos e opiniões. Essa tendência estimulou o crescimento de sistemas de avaliação pública, como o TripAdvisor.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa que não faz parte dos 4 C's é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

  • De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos: os 4 C's – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).


ID
2945560
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para aumentar a probabilidade de conquistar mais defensores da marca, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) propõem aos profissionais de marketing apostar em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Netizens são os cidadãos da internet, do mundo virtual.

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os consumidores são impactados por três fatores antes de adquirirem um produto ou contratarem um serviço: comunicações de marketing em diferentes mídias (anúncios na televisão, na internet ou impressos e ações de relações públicas); opiniões de amigos, familiares e terceiros; e conhecimentos e experiências pessoais.

    Quando um indivíduo satisfaz suas necessidades ou seus desejos, dentro ou acima das suas expectativas, este tem grande chance de se tornar advogado da marca e passar a defender a bandeira da organização, fazendo comentários positivos nos ambientes online e offline, reagindo favoravelmente às suas atividades e influenciando pessoas inexperientes.

    Para aumentar a probabilidade de conquistar defensores da marca, os profissionais de marketing deveriam apostar nos JMN – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet). Esses três grandes segmentos são os mais influentes na era digital e representam, em termos de tamanho, uma parte bastante lucrativa.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945566
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Visando aumentar a taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos, empresas lançam mão da nova estratégia de marketing:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A cocriação, ou como determinados estudiosos da área gostam de chamar, a inovação aberta, significa criar algo com a participação das partes interessadas. Para exemplificar: imaginemos profissionais em um processo de criação de um novo design de embalagem para um produto, ali cada um com sua bagagem tenta desvendar o que é melhor para o consumidor, sempre munidos de pesquisas, relatórios e claro bastantes técnicas.

    O trabalho é realizado com o foco em: criar algo para alguém. Neste caso para o público consumidor do produto e possíveis clientes potenciais. Já na cocriação o público participa da criação de modo intrínseco. Ele faz parte do processo e, portanto, o trabalho é feito com o consumidor para o consumidor.

    Fonte:

    https://www.ideiademarketing.com.br/2017/05/28/a-co-criacao-e-as-estrategias-de-marketing/

  • Gabarito do Professor:

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. O Grupo Focal, também conhecido como focus group, é um exemplo de pesquisa qualitativa que tem como alvo compreender profundamente um tema em estudo por meio do debate entre pessoas selecionadas (de 8 a 10 participantes), por cerca de 2 horas, e com a condução de um moderador.

    B) Errado. Conversa (conversation) é um novo elemento do mix de marketing, segundo os autores mencionados acima, mas não é a nova estratégia de marketing responsável pelo aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos.

    C) Errado. Ativação comunitária (communal activation) é um novo elemento do mix de marketing, segundo os autores mencionados acima, mas não é a nova estratégia de marketing responsável pelo aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos.

    D) Errado. Cooperação (cooperation) é uma abordagem teórica usada na cocriação de produtos, ao lado dos conceitos de inovação, liderança, flexibilidade e reciprocidade. Não é a nova estratégia de marketing responsável pelo aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos.

    E) Certo. Cocriação (co-criation) é uma estratégia que, junto com o envolvimento do consumidor desde cedo no estágio de concepção, contribui significativamente para o aumento da taxa de sucesso no desenvolvimento de novos produtos. Segundo os autores mencionados acima, a cocriação possibilita que os produtos sejam customizados e personalizados, o que aumenta seu valor.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

     

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
  • LANÇAR MÃO É SINÔNIMO DE FAZER USO.


ID
2945569
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), apesar de alguns gerentes de marca acreditarem que a participação na lembrança do consumidor (top of mind) seja um bom indicador da participação de mercado, isso não ocorre em todos os setores. Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Existem indicadores que demonstram aspectos específicos relacionados à marca: share of Market, share of mind, share of heart e share of voice.

    Quando a disputa é pela lembrança da marca na mente dos consumidores, estamos falando de share of mind. Possuir a maior fatia desse índice significa que a marca atingiu o top of mind, ou seja, é a mais lembrada da categoria. Isso, em grande parte das vezes, é benéfico pois influencia no momento da escolha do produto ou serviço, sobrepondo a concorrência.

    Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), no entanto, a conquista do top of mind nem sempre é garantia de preferência na seleção da marca. Muitos profissionais de marketing investem grandes somas de dinheiro para que sua marca seja a mais lembrada, mas vacilam no momento de efetivação da venda; não fazem a intervenção necessária e permitem que o cliente selecione produtos ou serviços da concorrência.

    A consciência de marca é, de fato, importante em setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (ou seja, bens de consumo embalados, para os quais a consciência de marca sozinha às vezes basta para levar à compra). Porém, nos setores com alto envolvimento e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    Vamos analisar as alternativas:

    Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

    A) ERRADO. Em setores com baixo nível de informação e envolvimento (como o farmacêutico e de HPC), a consciência de marca, sozinha, não leva os consumidores, com maior frequência, à compra.

    B) CERTO. Nos setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (como o de bens de consumo embalados) são mais frequentes as compras influenciadas pela consciência da marca.

    C) ERRADO. Nos setores com alto envolvimento dos consumidores e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    D) ERRADO. Nos setores de seguros e finanças, a consciência de marca é apenas o primeiro passo para incentivar a contratação dos serviços.

    E) ERRADO. Nos setores com alta credibilidade e ciclo de compra médio, a consciência da marca serve apenas de início na conquista da preferência do cliente.

    Com base na explicação, podemos concluir que a alternativa B é a correta.

    RESPOSTA: B

     

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945575
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um dos primeiros e mais usados modelos para descrever as motivações e comportamentos do consumidor é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • A tenção

    I nteresse

    D esejo

    A ção

    Fonte: Propaganda: teoria, técnica e prática.

  • Gabarito do Professor:

    A palavra motivação tem íntima relação com a ideia de movimento; basicamente diz respeito ao elemento que instiga e leva os indivíduos a realizarem algo e a se comportarem de determinada maneira. Existem várias teorias e modelos que estudam esse assunto e os fatores que influenciam as pessoas a agir. As mais conhecidas são a teoria das expectativas, o behaviorismo, teoria da equidade e teoria das necessidades.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. UAU é um conceito recente estudado por Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) que diz respeito à maneira como o cliente expressa sua satisfação ao lidar com um produto ou serviço que supera suas expectativas. É o momento em que ocorre o engajamento e o consumidor passa a defender a marca.

    B) Errado. Os 4 O's dizem respeito a quatro forças que influenciam as transações de produtos e serviços em um mercado:   Objetos de compra, Objetivos de compra, Organização para compra e Operações da organização de compra. Não é um conceito muito usado para descrever as motivações e comportamentos do consumidor.

    C) Certo. O modelo AIDA é a união das iniciais de quatro palavras em inglês – Attention (Atenção), Interest (interesse), Desire (desejo), Action (ação) – que representam etapas de um roteiro de ações criado para auxiliar as organizações a entender o comportamento do consumidor durante sua jornada de compra e suas motivações.

    D) Errado. Os 5 As estão associados aos caminhos da nova jornada do consumidor, que está mais conectado e influenciado socialmente. Representam cinco palavras iniciadas com a letra A: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. É um conceito relativamente novo, abordado por Kotler, Kartajaya e Setiawan em 2017.

    E) Errado. Os 4 A's é um modelo recente, que usa como base o modelo A.I.D.A. e que trabalha com quatro palavras iniciadas com a letra A: assimilação, atitude, ação e ação nova.

    De acordo com as explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

    Fontes de pesquisa:

    - Site do Neil Patel

    - Site Post Digital

ID
2989042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir.


Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos.

Alternativas
Comentários
  • busca a segmentação para melhor atender seu cliente

  • Gabarito: ERRADO

    "Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos."

  • A segmentação de público é uma das variáveis mais importantes no planejamento da comunicação. Ao lado das variáveis quando, por quê, o quê e onde, é necessário saber para quem uma mensagem será direcionada.

    A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas.

    São quatro os critérios de segmentação: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    Kotler fala ainda que cada segmento precisa apresentar certas características: mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade, segmentos mutuamente exclusivos, exaustividade e diferentes perfis de resposta.

    Como o enunciado afirmou que se deve evitar a segmentação, a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Bloom, Paul; Kotler, Philip e Hayes, Thomas. Marketing de Serviços Profissionais. Editora Manole Ltda. 2002.
  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Nada disso! 

    Conforme explica Las Casas, “avaliar o seu público-alvo é de extrema importância em um mercado competitivo e ainda ajuda a empresa a definir seu posicionamento. Segmentação e posicionamento são imprescindíveis para que a empresa identifique os principais atributos e as diferenças entre seu público-alvo, podendo, assim, concentrar-se nos melhores e mais eficientes meios de comunicação, utilizar canais de distribuição corretos e determinar a comunicação a ser utilizada.”  

    Portanto, o composto de marketing busca a segmentação com o objetivo de melhor atender seu público-alvo

    LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. / 2ª edição. São Paulo, Atlas: 2019. p.380 

  • Pelo contrário; Para alcançar o maior número possível de clientes, as empresas devem buscar a segmentação.

  • EVITAR SEGUIMENTAR MATOU A QUESTÃO - GABARITO ERRADO


ID
2989045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir.


Para se comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com seus clientes, as empresas utilizam o mix de comunicação de marketing, que consiste, principalmente, em combinar ferramentas de propaganda, venda pessoal, promoções de vendas, relações públicas e marketing direto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : CERTO

    "o mix promocional é estritamente direcionado para promoção de ações, segue a definição de acordo com a AMPRO (associação de marketing promocional): mix promocional é uma vertente do marketing direcionada a marca, produtos e serviços com finalidade comercial. Visando interagir com o consumidor através de ações pontuais que levem a fidelização de clientes, construção de marca e vendas. O mix é composto pela propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto."

  • Quando falamos em Mix de comunicação, ou composto de comunicação, o objetivo é exatamente o de concentrar os esforços de todas as áreas que de alguma forma se comunicam com o mercado. Atualmente são considerados como elementos do Mix de comunicação as seguintes ações (independente de qual departamento seja o responsável pelas mesmas na empresa):

    - Publicidade e Propaganda

    - Promoção de Vendas (ou Trade Marketing)

    - Relações Públicas

    - Venda Pessoal

    - Marketing Direto

    - Materiais Educativos

    - Design Corporativo

    - Web Marketing

    Cada uma contempla o seu próprio plano, mas o objetivo do Mix de Comunicação é exatamente que todos convirjam a um único objetivo, evitando desperdícios de verbas e ações.

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Mix_de_comunicacao_O_Composto_de_Comunicacao.htm

  • O mix de comunicação de marketing, ou composto de comunicação e promoção, é a união de cinco atividades diferentes que se complementam: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

    Propaganda comercial é o conjunto de ações que busca influenciar um determinado público a fazer algo, geralmente relacionado à aquisição de produtos e serviços ou à adoção de certo comportamento.

    Venda pessoal é o tipo de ferramenta que possibilita interação mais próxima do cliente (face-a-face, telemarketing, etc), a individualização da mensagem, o intercâmbio de informações, demonstração de produtos, feedback instantâneo, com foco no atendimento.

    Promoção de vendas é o conjunto de atividades que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torna-las efetivas. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Relações Públicas é o conjunto de atividades que visa manter uma imagem positiva da organização perante seus públicos e um relacionamento próximo com estes. Envolve a realização de eventos, assessoria de imprensa, auditoria de imagem, entre outras.

    Marketing direto é um conjunto de ações executadas em um ou mais canais, que busca individualizar a comunicação entre a organização e o cliente, e mensurar as respostas a fim de concretizar a transação em qualquer lugar. Como exemplos, temos a mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing.

    Podemos concluir que o enunciado abordou todas as atividades que fazem parte do mix de comunicação de marketing. Por esse motivo, a questão está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    Fonte:

    - Stone, Bob, Marketing direto. NBL Editora. 1992.

    - Lima, Miguel Ferreira. Gestão de marketing. Editora FGV. 2015.

ID
2989054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue.


A conscientização, um dos estágios de disposição de compra do consumidor, consiste em um conjunto de ações do comunicador com vistas a despertar um sentimento favorável no público-alvo em relação ao produto ou serviço oferecido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Muitos autores definem estágios distintos para esse ciclo, vamos seguir o do Neil Patel.

    CONSCIÊNCIA: refere-se a quando o consumidor se dá conta de que tem uma necessidade, de que há um problema que precisa de solução e que a solução seria um produto ou serviço. Por exemplo, você acabou de criar uma marca para sua empresa e quer renovar e expandir seu negócio e se dá conta de que um site seria uma ótima ferramenta para isso. Nesse caso você já tem um problema e começa a estudar as soluções, a partir do momento em que se pensa no site como ferramenta você também já começa a pesquisar agências e desenvolvedores.

    PESQUISA: Esse estágio é uma evolução da etapa anterior, conhecendo já os possíveis produtos ou serviços que quer comprar/contratar o consumidor inicia uma pesquisa sobre informações mais específicas, ainda usando o exemplo anterior, você quer um site e entrou em contato com uma agência e foi informado sobre as plataformas que trabalham e das vantagens que oferecem, nesse estágio, você vai pesquisar sobre a plataforma, e averiguar tais vantagens.

    COMPARAÇÃO: estágio de comparação é quando o cliente junta todas as informações sobre o produto, empresa ou marca e faz as comparações para ver qual é o melhor, qual tem o melhor custo benefício. Você entrou em contato com várias agências, e nesse estágio está comparando as vantagens e plataformas.

    COMPRA: Após todos os outros estágios o consumidor já tem conhecimento do que seu produto ou serviço tem a oferece, esse estágio é o que ele realiza a compra em si, que vai até seu website e faz a compra. No nosso exemplo seria quando o cliente entraria em contato com nossa agência para fechar um contrato de desenvolvimento de website.

    RETENÇÃO: Um dos estágios mais importantes do ciclo é a retenção quando o consumidor se sente tão satisfeito com seu produto, atendimento e serviço que ele se torna um cliente fiel e retorna para sua loja para realizar mais compras. No exemplo de website, seria o momento em que você com o site já desenvolvido decide fazer um contrato de manutenção, pois gostou muito do trabalho desenvolvido e quer manter o mesmo padrão.

    Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.vrsys.com.br/negocios/177-os-cinco-estagios-do-ciclo-de-compra-do-consumidor-como-adequar-sua-loja-virtual/amp

  • Kotler classifica em seis os estágios de disposição de compra do consumidor: conscientização, conhecimento, simpatia, preferência, convicção e compra.

    A conscientização, a primeira etapa desse estágio, diz respeito ao reconhecimento de uma necessidade que precisa ser satisfeita ou de um problema que pode ser resolvido, pelo consumidor.

    A etapa cujo objetivo é despertar um sentimento favorável no público-alvo em relação ao produto ou serviço oferecido é a terceira, da simpatia.

    Por esses motivos, o enunciado da questão está errado.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Kotler, Philip; Armstrong, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. Pearson. 2007.
  • Seguir a lógica que alguns consumidores compram inconscientemente, somente por impulso!

  • 1. Conscientização: serve para que o público passe a reconhecer o nome da empresa e do produto, por meio de mensagens repetidas com o nome do produto. A empresa pode estabelecer como objetivo conscientizar 50% dos consumidores no período de dois anos.

    2. Conhecimento: o consumidor precisa reunir informações sobre o produto e ainda não as possui, o que o impede de passar à fase seguinte. A empresa pode definir que os possíveis consumidores precisam conhecer a qualidade do produto e descobrir quantas pessoas conhecem pouco, razoavelmente ou muito. Se o conhecimento for pequeno, a empresa pode escolher o conhecimento do produto como seu objetivo de comunicação. Marketing para cursos superiores 202

    3. Simpatia: se o público-alvo conhece o produto, o que acha dele? Se o público tem uma opinião desfavorável sobre a empresa e o produto faz-se necessário descobrir a causa e se for por problemas reais com a qualidade do produto, a empresa deverá solucionar as dificuldades primeiro e depois comunicar sua qualidade.

    4. Preferência: apesar de gostar do produto, ele ainda não tem a preferência do consumidor e é preciso que ele passe a escolher/preferir o produto entre todos os outros existentes. Na busca da preferência da marca, deve-se promover a qualidade e o desempenho, entre outros atributos. A mudança de estágio deve ser monitorada após a campanha por meio de pesquisa.

    5. Convicção: nessa fase o público-alvo ainda não está convencido o suficiente para comprar o produto. A tarefa do comunicador é convencer e persuadi-lo de que fará a melhor escolha.

    6. Compra: apesar de convencidas, ainda não estão prontas para comprar, ou por falta de informações, ou por falta de planejamento para tal. Deve-se colocar o consumidor em condições de fechar a compra, seja por meio da experimentação, ofertas ou benefícios extras.


ID
2989057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue.


O atendimento aos direitos do consumidor e o cuidado com o cliente são questões de sobrevivência da empresa no mercado, as quais impactam diretamente na imagem e dão visibilidade à empresa que assume essa atitude perante o consumidor.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

  • A razão de existência de qualquer organização que visa ao lucro é satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Por meio do adequado atendimento aos direitos do consumidor e do devido cuidado com as demandas deste, a empresa contribui para que sua imagem permaneça positiva perante esse público e favorece sua sobrevivência no mercado.

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, são dez os direitos do consumidor: proteção da vida e da saúde, educação para o consumo, liberdade de escolha de produtos e serviços, informação, proteção contra publicidade enganosa e abusiva, proteção contratual, indenização, acesso à Justiça, facilitação da defesa dos seus direitos e qualidade dos serviços públicos.

    De acordo com essa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Não me diga, Erick.


ID
2989075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo.


Os stakeholders de determinada empresa são grupos de indivíduos que, ao se relacionarem com a empresa, podem afetar ou ser afetados pela realização de seus objetivos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder, é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    fonte: Wikipédia

  • Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

    Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente.

  • Stakeholder é um termo inglês criado por Robert Edward Freeman e cuja tradução significa detentor de interesses ou parte interessada. Na área da comunicação, a palavra stakeholder caracteriza os públicos estratégicos de uma organização, ou seja, os grupos de pessoas que possuem vínculos com a organização e que podem influenciar e por esta serem influenciado.

    Diante dessa explicação, concluímos que o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    Fonte:

    - Freeman, R. Edward. Strategic Management: A Stakeholder Approach. Pitman. 1984.

ID
2989078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item.


Para se caracterizar um posicionamento acerca de determinado tema como de opinião pública, é necessário haver acordo da maioria das opiniões de uma coletividade sobre questões relativas a esse posicionamento.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A opinião pública só pode ser caracterizada como tal se houver um acordo da maioria dos envolvidos no episódio específico, sendo esse posicionamento tomado como o de quase totalidade dos participantes.

    Fonte: O link abaixo é de um pdf com toda a parte de conhecimentos específicos da prova do SLU-DF comentada. Achei em busca no google.

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/6_449_SLUDF_006_00_COM_JUST.PDF

  • Os estudiosos do tema opinião pública não chegaram a um consenso quanto à sua definição. Existem quatro fatores que explicam isso: origem/processo de formação, forma, objeto e sujeito.

    No que diz respeito à origem, o conflito ocorre entre como a opinião pública é formada: ela é fruto da discussão implícita ou explícita, ou deve necessariamente ser discutida publicamente?

    O segundo aspecto de discórdia é a forma.  Todos os assuntos tornados públicos devem ser discutidos pelas pessoas com base no mesmo grau de conhecimento, interesse e envolvimento?

    O terceiro ponto é o objeto. O assunto a ser discutido é realmente relevante para gerar a discussão pública?

    Sobre o último item, sujeito, qual o peso de cada opinião individual, seja ela da elite ou da massa, seja ela racional ou emocional?

    Cândido Teobaldo de Souza Andrade, por exemplo, descreve a formação da opinião pública em várias fases:

    - surgimento de um problema que causa mal-estar nas pessoas, visto que estas não conseguem solucioná-lo usando os padrões e normas culturais vigentes

    - aparecimento da controvérsia, a busca por resultados objetivos e imediatos

    - delimitação da controvérsia e início da discussão pública e dos debates, com a presença de argumentos racionais e emocionais

    - com predominância de argumentos racionais, ocorre a formação do consensus, que não é a opinião da maioria ou da minoria, mas a opinião mesclada de todas as opiniões individuais ou grupais presentes na discussão pública.

    Uma definição razoável de opinião pública é a de Rubens Figueiredo e Silvia Cervellini: todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito à toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas.

    Diante dessas explicações, a conceituação de opinião pública contida no enunciado é limitada e incompleta. Por esse motivo, a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: CERTO.

    Gabarito d professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. Edições Loyola. 1983.

    - Figueiredo, Rubens e Cervellini, Silvia. Contribuições para o conceito de opinião pública. Opinião Pública, Campinas, vol. III, nº 3, Dezembro, 1995.
  • Concordo com o professor do QC, que discorda da Banca (e justifica). Não precisa ter esse caráter de 'maioria'.


ID
2989081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item.


A distribuição, uma das propriedades da opinião pública, se refere a posicionamento assumido ao se analisar o conjunto das opiniões a respeito de determinado tema.

Alternativas
Comentários
  • não confundir distruibuição e direção. conceitos diferentes. autor inverteu na questão.

    gabarito: questão errada.

    Distribuição é a forma como as opiniões individuais sobre um tema estão agrupadas. Assim, podemos encontrar situações de consenso absoluto, onde todos têm a mesma opinião, até uma situação de total dissenso, onde cada um tem uma opinião diferente. A distribuição observada nos dá, portanto, uma idéia do possível conflito em torno de algum assunto. Citando um exemplo recente, a lei da Prefeitura de São Paulo proibindo o consumo de cigarros em bares e restaurantes é apoiada, segundo dados divulgados pelo Instituto Datafolha e pelo IBOPE, por cerca de três quartos dos eleitores. Apesar de toda a polêmica que aparece na imprensa, as pesquisas indicam que não existe um clima real de conflito e que a lei provavelmente está sendo obedecida sem grande resistência por parte dos freqüentadores de bares e restaurantes. 

    Quando falamos da direção da opinião pública, estamos nos referindo a um posicionamento que aparece ao analisar-se o conjunto das opiniões a respeito do tema em questão. A análise da direção da opinião pública pressupõe que para cada tema de interesse público existem escolhas a serem feitas. A direção informa basicamente se determinado grupo está a favor ou contra alguma coisa. Quando as pesquisas mostram que 63% dos eleitores apóiam o Plano Real, temos uma indicação da inclinação favorável da opinião pública sobre esse assunto. 

    fonte: Opinião Pública, Campinas, vol. III, nº 3, Dezembro, 1995, p.171-185 

    Rubens Figueiredo Diretor do CEPAC Sílvia Cervellini Gerente de Planejamento e Atendimento do IBOPE Opinião 

  • ERRADO.

    O posicionamento assumido ao se analisar o conjunto das opiniões a respeito de um tema refere-se ao conceito de direção, e não ao de distribuição. Este refere-se à forma como as opiniões individuais estão agrupadas.

    Fonte: O link abaixo é de um pdf com toda a parte de conhecimentos específicos da prova do SLU-DF comentada. Achei em busca no google.

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/6_449_SLUDF_006_00_COM_JUST.PDF

  • A opinião pública possui cinco propriedades: distribuição, direção, intensidade, coerência e latência.

    Distribuição diz respeito à forma como as opiniões individuais sobre certo assunto estão agrupadas, podendo variar do total dissenso (opiniões diferentes entre todos as pessoas) ao consenso absoluto (todos têm a mesma opinião).

    Já a Direção se refere ao posicionamento das opiniões, se uma pessoa ou grupo de pessoas é favorável ou contra o tema em discussão.

    Por esse motivo, o enunciado da questão está errado.

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
2989084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item.


O conceito tradicional de público refere-se a um agrupamento espontâneo de pessoas organizadas imbuídas de pontos de vista diversos sobre determinado tema, em busca de uma opinião coletiva sobre a questão analisada por meio de discussão.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: certo.

    Andrade, um expoente teórico das Relações Públicas no Brasil, define o público como: O agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou de grupos sociais organizados, com ou sem contiguidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medidas a serem tomadas perante ela, com ampla oportunidade de discussão, e acompanhando ou participando do debate geral por meio da integração pessoal ou dos veículos de comunicação, à procura de uma atitude comum, expressa em uma decisão ou opinião coletiva, que permitirá a ação conjugada (1989, p. 41).

    ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Psicossociologia das relações públicas. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1989.

  • CERTO.

    O conceito mais tradicional de público aborda essa característica do agrupamento de pessoas organizadas formado espontaneamente para encontrar a opinião da maioria para uma questão que está em voga, construindo um ponto de vista comum, conhecido como opinião pública.

    Fonte: O link abaixo é de um pdf com toda a parte de conhecimentos específicos da prova do SLU-DF comentada. Achei em busca no google.

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/6_449_SLUDF_006_00_COM_JUST.PDF

  • Para Teobaldo de Andrade, o conceito de público é o agrupamento espontâneo de pessoas e/ou de grupos sociais organizados, com ou sem proximidade física, que analisam uma controvérsia. Essas pessoas possuem muitas informações sobre o ponto em questão, demonstram atitudes e opiniões divergentes sobre a solução deste, e por isso, discutem e debatem abertamente o assunto por meio da integração pessoal ou dos veículos de comunicação, visando encontrar uma decisão ou opinião coletiva, e agir em conjunto.

    O enunciado da questão em análise aborda todos os elementos que formam o conceito de público. Por esse motivo, ela está certa.

    Fonte:

    - Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. Edições Loyola. 2005.

    Gabarito do professor: CERTO.

ID
2989087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de opinião pública, julgue o próximo item.


A primeira das quatro fases do processo de elaboração da opinião pública é caracterizada pelo aparecimento de questões de interesse geral, que, ao serem solucionadas, geram uma sensação de bem-estar aos envolvidos; a fase seguinte é a da controvérsia.

Alternativas
Comentários
  • A formação e o desenvolvimento da opinião pública compreendem várias fases.

    1) Na primeira etapa há, freqüentemente, um mal-estar em conseqüência do número, da novidade e da complexidade dos problemas que se levantam nas comunidades por fôrça do crescimento rápido do mundo em nossos dias. Por sua vez, a impossibilidade de resolver essas situações através dos padrões e normas culturais exige que as pessoas interessadas passem a agir abandonando as tradições e a herança social que demonstraram ser incompatíveis com as soluções necessárias.

    2) Provoca-se, assim, o aparecimento da segunda fase, ou seja, a da controvérsia, em busca de resultados objetivos e imediatos.

    3) Num terceiro passo procura-se delimitar a controvérsia levantada, assinalando-se, então, o início da discussão pública. Nesse estágio o debate se generaliza, provocando, às vEzes, um descontentamento maior do que o surgido na primeira fase. Não raro o problema é colocado de maneira dramática, onde se misturam razão e emoção, mito e realidade. Porém, pouco a pouco, os argumentos racionais começam a preponderar e a demarcar linhas nítidas em tOrno da questão controvertida, aparecendo, então,

    4) já na última etapa, um consensus, que não é a opinião da maioria ou da minoria, mas a opinião mesclada de tôdas as opiniões individuais ou grupais presentes na discussão pública.

    FONTE: ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Mito e realidade da opinião pública. Rev. adm. empres. [online]. 1964, vol.4, n.11 [cited 2019-09-27], pp.107-122. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901964000200003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0034-7590. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901964000200003.

  • ERRADO

    A primeira das quatro fases da elaboração da opinião pública é caracterizada pelo aparecimento de questões de interesse geral, que, ao serem solucionadas, geram uma sensação de mal-estar, e não de bem-estar, aos envolvidos, sendo, assim, seguida pela fase da controvérsia.

    Fonte: O link abaixo é de um pdf com toda a parte de conhecimentos específicos da prova do SLU-DF comentada. Achei em busca no google.

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/6_449_SLUDF_006_00_COM_JUST.PDF

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Abaixo coloquei a resposta do(a) colega "nat estudando" em palavras chave, para facilitar o estudo:

    A formação e o desenvolvimento da opinião pública compreendem várias fases:

    1) Questões de interesse geral - gerando um mal-estar;

    2) Controvérsia - busca de resultados objetivos e imediatos;

    3) Delimitar a controvérsia levantada - início da discussão pública;

    4) Consensus - mescla de todas as opiniões.

  • O processo de elaboração da opinião pública é composto de quatro fases. A primeira fase é caracterizada pelo aparecimento de questões de interesse geral, que não podem ser resolvidas pelos padrões e normas culturais, acarretando, assim, uma sensação de mal-estar nos envolvidos. Na fase seguinte, há uma definição da controvérsia, na qual os envolvidos debatem o assunto. Na terceira fase observamos o surgimento de propostas ou soluções alternativas, delimitando a controvérsia. Por fim, na última fase, as pessoas, de modo organizado, chegam a uma opinião mesclada de todas as opiniões. Observação: não é a opinião da maioria e não é um consenso.

    Diante dessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
2989132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São 8 as etapas para um comunicação eficaz no marketing:

    1) Identificação do público alvo

    2) Determinação dos objetivos da comunicação

    3) Elaboração da mensagem

    4) Seleção dos canais de comunicação

    5) Estabelecimento do orçamento de comunicação

    6) Decisão sobre o mix de comunicação

    7) Mensuração dos resultados

    8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

    Fonte: Administração de Marketing: a edição do novo milênio/2000 - Philip Kotler.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • O planejamento da comunicação eficaz é composto por oito etapas: identificação do público-alvo, definição do objetivo da comunicação, seleção do tipo de mensagem, seleção dos canais de comunicação, elaboração do orçamento da campanha, decisão sobre o mix de comunicação, medição e avaliação dos resultados e gerenciamento da comunicação integrada.

    Os resultados da comunicação eficaz podem ser observados no volume de vendas, na melhora da percepção do público consumidor quanto à marca, na mudança de atitude em relação ao produto/serviço e nas intenções de compra.

    Com base nessa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Ogden, J. R. Comunicação integrada de marketing. Prentice Hall. 2002.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2989135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Mesmo que defina o conteúdo da mensagem de uma propaganda institucional com base em um mix de comunicação de marketing que inclua planejamento e apelos racionais ou emocionais, o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo

Alternativas
Comentários
  • Por mais que se espere obter sucesso, não há como ter certeza do impacto que causará.

  • Onde está o erro?

  • Baseado em uma pesquisa no google, talvez o gabarito seja respondido. Fiz grifos para marcar a ideia da resposta da banca.

    Propaganda Institucional

    2. A Propaganda Institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando a disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta instituição. Fala-se da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela gera, da sua contribuição pro progresso do país, enfim, das coisas boas que a empresa faz. Assim, cria-se uma imagem positiva da marca. É utilizado para criar no público um estado de confiança nas instituições , o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições. Neste sentido, a Propaganda Institucional tem servido em muito para que sejam atingidos os objetivos das Relações Públicas. Ela aborda dados informativos a respeito da instituição, almejando mostrar transparência de seus produtos e serviços prestados promovendo assim, filosofia, marca e imagem de uma empresa, instituição ou órgão público; também pode ser veiculada a responsabilidade social e a promoção de ações estratégicas da organização, nunca deixando de lado a ética.

    8. Um dos propósitos do uso da Propaganda Institucional por parte de uma organização é o de influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, quer seja motivando o público-alvo a tomar determinadas atitudes de interesse da organização, quer criando uma aceitabilidade por parte deste público sobre determinados temas, posturas ou atitudes da organização. Sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial a Propaganda Institucional foi utilizada para tais fins. O meio utilizado por excelência neste período era o pôster, que era amplamente distribuído e divulgado, sobretudo nos Estados Unidos da América. Ao trazer a figura do 'Tio Sam' despindo-se de sua vestimenta tradicional e colocando um uniforme de operário, com os seguintes dizeres: Defender a liberdade americana é tarefa de todos . Outras tantas propagandas da época conclamam os trabalhadores urbanos para evitar atrasos e faltas, comparando tais atitudes com colaboracionismo e traição.

    Fonte:https://pt.slideshare.net/daianelins/yves-behar

  • Eu acredito que é possível pois, antes de jogar uma propaganda no ar a empresa ou instituição procura focar no perfil do consumidor e para isso existem as pesquisar de perfil, os levantamentos, em fim, creio que existe todo um conjunto antes de se lanças qualquer propaganda, caso contrários seria um caso displicente.

  • Gabarito E

    "o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo"

    Efeito de sentido é o tom da mensagem = ironia, duplo sentido, ambiguidade, humor...

    O comunicador planeja a mensagem e utiliza o efeito de sentido para expressá-la. É uma ferramenta que ele controla.

  • O comunicador, ao planejar o conteúdo e usar apelos racionais e emocionais na mensagem, é capaz de prever o efeito de sentido que essa causará no público-alvo. Esse profissional sabe que a emoção e a razão podem desenvolver afinidade, simpatia, medo, aceitação ou outros sentimentos, e que ambas (emoção e razão) contribuem significativamente para a mudança de comportamento ou de pensamento do consumidor. Por isso, ao usar tais táticas, ele enxerga as consequências e possibilidades de sucesso em seu objetivo.

    Por esse motivo, a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Então agora os profissionais de comunicação leem mentes?

  • Ele é sim capaz de prever.

    A questão não fala de certeza, fala em previsão. Possível prever sim, pois caso contrário não precisaria de pesquisa e planejamento. Acredito que seja mais por aí.

  • A Cespe sendo Cespe...
  • Gente, é possível prever sim. O marketing tem ferramentas, pesquisas que possibilitam prever, dar um direcionador das suas ações. O que ele não faz é cravar que a previsão é um fato.

  • PREVER:

    1. ter ideia antecipada de (algo que vai acontecer); antever.

    2. observar com antecedência e concluir sobre as prováveis consequências; conjecturar, supor, presumir.

    Dá pra supor? Sim, dá pra ter uma ideia.


ID
2989138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Um programa bem elaborado de divulgação de mensagens, que mescle a atividade de relações públicas com outros elementos do mix de comunicação de marketing, como a promoção, torna o produto mais concreto para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • programa de marketing que envolve os 4 P`s: Produto( pode englobar os serviços oferecidos) , preço, praça (como o cliente chega até a empresa) e promoção (promover a marca).

  • O mix de comunicação de marketing, ou composto de comunicação e promoção, é a união de cinco atividades diferentes que se complementam: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

    As relações públicas são a somatória de esforços para manter uma imagem positiva da organização perante seus públicos e um relacionamento próximo com estes. Envolve a realização de eventos, assessoria de imprensa, gerenciamento de imagem, lobby, entre outras.

    Baseia-se em três aspectos: elevada credibilidade; possibilidade de angariar compradores desprevenidos; possibilidade de tornar o produto mais concreto para o potencial comprador.

    Promoção de vendas é a união de ações que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torná-las efetivas e mediatizar o consumo. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Com isso em mente, podemos concluir que o enunciado da questão está correto.
    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Kotler, P. Administração de marketing: a edição do milênio. 10 ed. Prentice-Hall. 2000.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! A comunicação integrada de marketing (ou mix de comunicação de marketing) tem por objetivo combinar diversas ferramentas de comunicação (tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto), com o objetivo de se  comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com os clientes. Ou seja, trata-se de adotar uma “visão de 360 graus” do consumidor, com o objetivo de compreender como as diferentes formas de comunicação podem influenciar o comportamento do consumidor.  

    Isso, de fato, torna o produto mais “concreto” ao cliente.

  • esse "concreto" veio só pra bagunçar


ID
3007513
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção correta sobre a Pesquisa de Marketing de acordo com Kotler (2015).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    As pesquisas podem ser classificadas segundo vários critérios: nível de conhecimento do objeto de estudo, objetivos de estudo, natureza, amostra, tema de estudo, método de coleta de dados, ambiente de coleta de dados e extensão no tempo.

    Quando divididas segundo o tema de estudo, encontramos como exemplos as pesquisas eleitorais, de marketing, de mercado, de opinião pública, de mídia, de clima interno, etc.

    O objetivo da pesquisa de marketing é obter informações confiáveis e atualizadas sobre o consumidor, comportamento de compra, motivações, desejos e expectativas em relação a um determinado produto e ao mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A pesquisa experimental testa hipóteses sobre relação de causa e efeito. Mas essa definição não é de Kotler, em seu livro produzido em 2015. Fonseca (2002) e Gil (2007) afirmam que nessa pesquisa, um objeto é selecionado e sofre ação de diferentes variáveis. Os resultados são observados para entender as consequências de cada escolha.

    B) CERTO. Segundo Kotler (2015), a pesquisa de levantamento é a abordagem que melhor se encaixa à coleta de informações descritivas (que pode ser amostral ou censitária).

    C) ERRADO. A pesquisa causal coleta dados primários por meio da observação de pessoas, ações e situações relevantes. Mas essa definição não é de Kotler, em seu livro produzido em 2015. De acordo com Lima (2017), o objetivo dessa pesquisa é observar e questionar indivíduos de modo rigoroso e estruturado, para entender o porquê de tal fenômeno ou comportamento.

    D) ERRADO. A pesquisa exploratória coleta dados primários que envolve fazer perguntas às pessoas sobre determinado tema. Mas essa definição não é de Kotler, em seu livro produzido em 2015. Segundo Gil (2007), essa pesquisa visa proporcionar maior familiaridade com o assunto e para tanto, além de colher dados primários, o pesquisador realiza levantamento bibliográfico e analisa exemplos que estimulam a compreensão.

    E) ERRADO. A pesquisa etnográfica busca estudar um determinado grupo ou povo por meio da observação, entrevista, análise de documentos e interação entre pesquisador e objeto pesquisado, sem intervenção do primeiro sobre o segundo.

    Com base nessa explicação, concluímos que a alternativa B é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Fonseca, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. UEC. 2002.

    - GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas. 2007.

    - Lima, Alexandre Correa. Pesquisas de Opinião Pública: teoria, prática e estudos de casos. Novatec Editora. 2017.

    - Gerhardt, Tatiane Engel. Métodos de pesquisa. UFRGS Editora. 2009.

ID
3188608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As principais categorias de segmentação de mercado incluem a segmentação

Alternativas
Comentários
  • Segmentação é o processo de dividir uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e tratá-los de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.). São quatro as categorias de segmentação de mercado: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - Gomes, Maurício de Brito. Gestão de produtos e marcas. Editora FGV. 2015.
  • GEOGRÁFICA: Uma das mais simples, a segmentação geográfica identifica o local onde se encontram seus clientes ou consumidores. Por exemplo: uma rede de fast food pode ter um cardápio diferenciado para cidades litorâneas ou mais quentes, com variações em relação ao que é servido em centros urbanos ou no interior.

    DEMOGRÁFICA: determina informações bastante específicas e frias, como idade, gênero, ocupação e classe social.

    COMPORTAMENTAL: Com esta segmentação é possível determinar padrões de uso que ajudam a definir ações promocionais mais assertiva, desenvolver novos atributos em produtos e serviços e personalizar a experiência de consumo de seus clientes. Por exemplo: clientes que compram o produto diariamente ou que param de comprar por um tempo sempre que há aumento de preços

    PSICOGRÁFICA: A segmentação psicográfica está mais ligada a valores e crenças de seus clientes e consumidores. Por exemplo: Pessoas que praticam esportes radicais cotidianamente, Vegetarianos, Nerds, Hipsters, Socialites e outros “rótulos”

  • TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 


ID
3194557
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um mercado em que a competitividade se torna cada vez mais acirrada, estudar o comportamento do consumidor é fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Existem algumas teorias que o explicam, como as teorias

Alternativas
Comentários
  • Para tentar entender, justificar e, em alguns casos prever, o comportamento do consumidor, estudiosos criaram várias teorias: racionais-econômicas, da motivação, comportamentais, sociais e existenciais são algumas destas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. As teorias econômicas afirmam que o consumo é consequência de fatores racionais (como a análise da disponibilidade do produto, dos recursos necessários para a aquisição e dos esforços financeiros e psíquicos na avaliação do risco de uma compra), que exercem influência determinante na decisão.

    B) Errado. As teorias da motivação lidam com aspectos da personalidade humana e afirmam que a consciência é um fluxo inconstante e apenas sinaliza o que ocorre mais profundamente.

    C) Errado. As teorias comportamentais buscam modelar o comportamento humano com base em experimentos, fenômenos observáveis e fatores condicionantes (como o estímulo e a recompensa).

    D) Errado. As teorias existencialistas procuram analisar cada situação como um evento único, que é reforçado pela sucessão de experiências distintas (que resultam na percepção da essência do conceito). Não há uma teoria construída, já que a percepção sofre constantes alterações de acordo com cada contato.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Giglio, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.


ID
3194563
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma ação possível de marketing é a divisão dos consumidores em tipologias. Para agrupar o consumidor segundo sua tipologia, deve-se

Alternativas
Comentários
  • não.

  • Acredito que o gabarito será mudado em breve.. Se o Renato marcou errado, então a questão está errada!

    Desculpe pelo incomodo renato

  • Não é possível! A banca que errou, Renato não.

  • Os critérios de tipologias são utilizados para qualificar o público-alvo usado como base nas ações de marketing, classificando-o em categorias, grupos e/ou classes.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção que apresenta o que deve ser levado em consideração ao agrupar o consumidor:

    A) Errado. Deve-se admitir como princípio a repetição dos fenômenos de consumo em condições comuns, não variadas.

    B) Errado. Deve-se criar tantas divisões quantas forem interessantes para um negócio em especial, não se limitando a uma quantidade pré-determinada.

    C) Errado. Deve-se levar em conta o critério de regularidade, que aceita o pressuposto de que a variabilidade entre os fenômenos é estatisticamente insignificante e que se podem traçar perfis de média e desvio-padrão da repetição do fenômeno.

    D) Certo. Deve-se levar em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Giglio, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

ID
3194566
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No marketing social, o gerente de marketing deve conhecer o consumidor, mas também os impactos do consumo dos produtos e serviços para a sociedade em geral e para o meio ambiente. Esse gerente deve levar em conta

Alternativas
Comentários
  • O marketing social é uma vertente do marketing que usa os mesmos princípios, técnicas, ferramentas e estratégias da sua área de origem para buscar algo diferente: incentivar o público-alvo a adotar comportamentos e compartilhar hábitos que beneficiam tanto o indivíduo como a coletividade. Baseia-se na autenticidade e no comprometimento da organização com causas sociais. Temos como exemplos campanhas de vacinação, de prevenção a acidentes de trânsito e de proteção ao meio ambiente.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção que apresenta o que deve ser levado em conta pelo gerente ao trabalhar com marketing social:

    A) Errado. A reversão de parte da renda da empresa para setores menos privilegiados da sociedade pode ser considerada uma ação de marketing social. Organizações podem direcionar valores arrecadados em eventos, por exemplo, para uma determinada instituição. Tal ação, no entanto, não é a única disponível no marketing social e tampouco é uma obrigação na prática dessa atividade.

    B) Errado. A implantação de ações para combater o consumerismo (ou consumismo) pode ser considerado marketing social. Uma das maneiras de as organizações fazerem isso é por meio de campanhas para incentivar o consumo consciente. Tais ações, no entanto, não são as únicas disponíveis no marketing social e tampouco são obrigações na prática dessa atividade.

    C) Certo. O gerente deve levar em conta três vetores ao lidar com o marketing social: lucros da empresa, satisfação do consumidor e interesse público. Deve haver equilíbrio entre esses aspectos para que todos os envolvidos sejam beneficiados.

    D) Errado. A satisfação total do consumidor direto, oferecendo o que ele deseja, pode ser considerado um objetivo do marketing social desde que esteja intimamente atrelado a benefícios para a coletividade e que traga vantagens ao interesse público. Caso o social não esteja presente, passa a ser um objetivo de marketing comercial convencional. Para que possa ser considerada uma ação de marketing social, é necessário que haja três beneficiados: organização, cliente e sociedade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Nancy, R. Lee & Kotler, Philip. Marketing social. Saraiva Educação S.A. 2019.


ID
3194569
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com a popularização do computador e da internet, surgiu o marketing eletrônico, que levou o consumidor ao consumo virtual. Nesse tipo de consumo,

Alternativas
Comentários
  • Marketing eletrônico é o conjunto de atividades online ou eletrônicas, como vendas, publicidade, gestão da marca, pesquisa de mercado e serviços ao consumidor, que visam incentivar a comercialização de produtos ou serviços e satisfazer desejos, necessidades e anseios dos clientes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O processo de decisão de compras no mundo virtual segue o mesmo padrão do mundo físico: reconhecimento do problema ou dor; busca de informações; avaliação de alternativas; decisão de compra; e comportamento pós compra.

    B) Certo. O modelo de tipologias na internet não difere do padrão de raciocínio da divisão em grupos no mundo físico. Os critérios de tipologias são utilizados para qualificar o público-alvo usado como base nas ações de marketing, classificando-o em categorias, grupos e/ou classes. Leva-se em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.

    C) Errado. A interação entre consumidores de um segmento deve ser estimulada, já que boa parte dos indivíduos interessados por um assunto busca opiniões de usuários antes de concluir a transação.

    D) Errado. O modelo econômico é otimizado pela internet e pode eliminar inúmeros custos, como a presença de um vendedor físico que forneça informações sobre o produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3194617
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O posicionamento de produtos implica

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • É mostrar o meu produto as clientes de maneira tal que poderei a certo prazo ganhar mercado e colocar na mente do cliente a minha imagem, que ao sair de casa ele não vai pensar em preço, mas sim na marca que traz para ele melhor qualidade mesmo se o preço for um pouco mais caro.

    Letra B

  • Para entender plenamente como o marketing funciona, é necessário conhecer o conceito de oito assuntos centrais: necessidades, desejos e demandas, mercados-alvo, posicionamento e segmentação; ofertas e marcas; valor e satisfação; canais de marketing; cadeia de suprimento; concorrência; e ambiente de marketing.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar qual a opção certa:

    A) Errado. É a segmentação, não o posicionamento, que implica a divisão do mercado em grupos de clientes similares, a fim de direcionar ofertas específicas.

    B) Certo. O posicionamento implica o ato de fazer o projeto da oferta e imagem da empresa de forma que ela ocupe uma posição competitiva significativa e distrital nas mentes dos clientes-alvos, o que pode contribuir para aumentar as chances de preferência e compra.

    C) Errado. É a segmentação, não o posicionamento, que implica a identificação das bases mais produtivas (como a geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental) para que o mercado seja dividido e auxilie a organização a atender adequadamente os clientes de acordo com os segmentos a que pertencem.

    D) Errado. Posicionamento é a localização que a imagem de uma organização ocupa na mente do consumidor. Não implica a identidade da marca, isto é, sua personalidade, seus valores, suas crenças e essência.

     

    Com base nas explicações, podemos concluir que a afirmação B é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica: Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Kotler, Philip e BES, Fernando Trias. Marketing lateral: uma Abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

ID
3194626
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os sites e as redes sociais transformaram-se em meios pelos quais muitas empresas coletam dados sobre seus clientes, seus hábitos de consumo e suas opiniões. Muitas empresas recorrem a ferramentas que capturam dados sobre as visitas no ambiente on-line. Uma delas é a Web analytics, que

Alternativas
Comentários
  • Web Analytics é a análise de dados provenientes do ambiente virtual sobre o comportamento dos usuários em determinado período. Consiste em um processo que se inicia com a coleta de dados (a partir de sites, aplicativos para dispositivos móveis, pontos de vendas on-line, consoles de jogos, gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ferramentas externas Big Data), passa pela descrição (para tentar entender e mensurar os dados), predição (para prever alguns possíveis resultados futuros com base no comportamento padrão do usuário), e emissão de relatórios. O principal objetivo é contribuir para a tomada de decisões mais acertadas no negócio.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção relacionada a Web Analytics:

    A) Errado. Reporting é uma das etapas da Web Analytics, não sinônimo. Consiste na emissão de relatórios baseada na análise dos dados. A coleta de dados, que também é uma etapa do Web Analytics, visa captar dados, como por exemplo, os ligados ao tráfego de visitas a um site e à faixa de renda do visitante.

    B) Errado. Web Analytics não objetiva construir bancos de dados nas empresas, mas analisar os dados coletados, trata-los e interpretá-los para otimizar as decisões. Os dados coletados não formam os chamados KPI – Key Performance Indicators; KPI são indicadores que auxiliam os profissionais de marketing a entender o desempenho das ações virtuais e o comportamento do usuário (taxa de conversão, tempo gasto no site, tipo de acesso por dispositivo, tipo de tráfego são alguns exemplos).

    C) Errado. Web Analytics não se refere somente ao monitoramento do comportamento dos dados de sexo e renda dos visitantes de um site, além de sua origem de tráfego; o processo de análise vai muito além: coleta dados, interpreta-os, faz previsões e emite relatórios.

    D) Certo. Corresponde ao monitoramento e à análise de dados, tendo como diferencial a introdução da inteligência artificial no processo de reunir e cruzar dados diversos para obter informações.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Barra, Guilherme. Saiba como sua estratégia de marketing pode ser otimizada com o Web Analytics. Data: 29/07/2017. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/web-analytics/. Acesso: Julho de 2021.

    - Descubra as novidades do Google Analytics. Google Skillshop. Disponível em https://skillshop.exceedlms.com/student/catalog. Acesso: Julho de 2021.


ID
3194635
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação é considerada o ponto de partida para todas as decisões tomadas em propaganda. Ela permite a transmissão de mensagens com maior precisão e evita que se desperdicem esforços com quem não faz parte do público. A segmentação comportamental 

Alternativas
Comentários
  • A segmentação envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

    TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 

  • Procura descrever como um determinado grupo de pessoas se comporta em relação a uma categoria de produtos específica.

  • A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Errado. É a segmentação psicográfica (ou de personalidade), e não a comportamental, que está diretamente ligada as expectativas, opiniões, interesses e valores das pessoas.


    B) Certo. A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).


    C) Errado. É a segmentação demográfica, não comportamental, que seleciona os indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ocupação, religião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade.


    D) Errado. Não há uma segmentação que descreve as expectativas em relação à natureza e às preocupações sociais (ou coletivas). A segmentação psicográfica (ou de personalidade) está diretamente ligada as expectativas, opiniões, interesses e valores das pessoas como indivíduos.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa B é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa B.


    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
3194662
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação digital possui quatro pilares que precisam estar alinhados em prol do objetivo do cliente. São eles: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

A presença digital refere-se 

Alternativas
Comentários
  • A comunicação digital é um tipo de comunicação praticada nos meios digitais (como na internet e em dispositivos móveis) que, quando comparada à analógica, proporciona alta fidelidade à transmissão e recepção da mensagem, garante maior integridade da informação e menor existência de ruído. Sua utilização é muito vantajosa pois reduz custos, amplia o alcance, possibilita a mensuração dos resultados e o direcionamento de mensagens para usuários específicos, estabelecendo relações mais próximas com seus públicos de interesse. Tem como base quatro elementos: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que melhor define a presença digital:

    A) Errado. A geração de material diferenciado e relevante, capaz de despertar e atrair a atenção do usuário, diz respeito ao processo de criação e distribuição de conteúdo, muito comum nas redes sociais.

    B) Errado. O que leva o consumidor a “curtir" as ações digitais, a comentar nas postagens e, especialmente, a compartilhar informações sobre a organização com seu círculo de amigos é o engajamento.

    C) Errado. A compra de mailings e perfis nas redes sociais, bem como o envio de press-kits à imprensa, estão relacionados à tentativa de relacionamento da organização com alguns públicos de interesse.

    D) Certo. A presença digital é o modo como uma marca se posiciona nos meios digitais. Está associada à existência de pontos de exposição e contato entre a organização e o usuário (que pode ser um cliente eventual, recorrente ou mesmo em potencial) que podem ser observados em postagens em blogs e nas redes sociais, em sites, em banners publicitários e até em aplicativos móveis.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3232666
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

KOTLER (2003) diz que o cliente é nosso visitante mais importante. Ele não depende de nós – nós é que dependemos dele. Não é um estranho em nosso negócio – é parte dele. Não prestamos nenhum favor aos clientes quando os servimos, ao contrário, ele é que nos presta um favor, ao dar-nos a oportunidade de servi-lo. Seguindo a premissa do autor, assinale a alternativa CORRETA quanto ao assunto abordado.

Alternativas
Comentários
  • Cliente é o indivíduo ou a organização que adquire ou aluga um produto, ou contrata o serviço de uma pessoa, física ou jurídica. É um elemento essencial no processo de venda e um dos públicos estratégicos mais importantes da organização. As necessidades e os desejos do cliente são a base para o desenvolvimento de praticamente qualquer ação de marketing. Como afirma Kotler (2003), os clientes são ativos financeiros que precisam ser gerenciados a fim de conquistarmos a maximização de seus resultados.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Marketing pessoal é uma estratégia usada para promover uma pessoa, destacar seus atributos positivos e atrair a atenção de outras pessoas, especialmente com objetivos profissionais. Não tem como foco servir ao cliente, mas ao próprio fornecedor do produto ou serviço.

    B) Errado. Comunicação organizacional é o espaço de atuação de profissionais das áreas de administração, jornalismo, marketing, publicidade e propaganda, e relações públicas, que respondem pelo planejamento e pelas estratégias comunicacionais, pela gestão da informação e dos canais, imagem, promoção, pelos discursos e eventos organizacionais. Não tem como foco servir ao cliente, mas proporcionar a comunicação adequada com diversos públicos (como colaboradores, mídia e clientes).

    C) Errado. As Relações públicas fazem parte das estratégias de promoção do mix de marketing. Por meio da realização de eventos, de apoio e patrocínios, do relacionamento com a imprensa e com a comunidade, da elaboração de publicações voltadas para públicos estratégicos e da comunicação visual, as RP buscam criar e manter a imagem positiva das organizações, contribuindo para o aumento da credibilidade. Não tem como foco servir ao cliente, mas proporcionar excelentes relacionamentos entre a organização e seus públicos de interesse.

    D) Certo. Atendimento ao cliente diz respeito ao suporte oferecido para uma pessoa (física ou jurídica), em algum momento da jornada de compra, visando proporcionar uma excelente experiência e a satisfação de necessidades e desejos. O relacionamento busca criar incentivos e condições para transformar um cliente eventual em um consumidor recorrente e fiel.

    E) Errado. Responsabilidade social é a adoção de posturas e a realização de ações, geralmente por parte das organizações, para a promoção do bem-estar da sociedade. Não tem como foco servir ao cliente, mas beneficiar grupos sociais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Marcondes Filho, Ciro. Dicionário da Comunicação: 2ª. Edição. São Paulo: Paulus, 2009.

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.


ID
3293230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.

Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os

Alternativas
Comentários
  • Demanda é um dos conceitos mais estudados na área de marketing junto com a ideia de necessidade e desejo. A demanda é o desejo, por parte de uma ou mais pessoas, por um produto ou serviço específico, aliado à possibilidade de adquiri-lo ou contratá-lo, em um determinado lugar e num período de tempo específico. Os estados de demanda podem ser classificados em inexistente, negativa, indesejada, latente, irregular, plena, excessiva e em declínio.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO

    B) ERRADO. Essa é a definição de concorrência. A concorrência pode ser classificada em 6 tipos: perfeita, monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio e monopólio bilateral.

    C) ERRADO. Ser guiado pelas inovações no mercado não é uma questão de demanda, mas de escolha de gestão.

    D) ERRADO. O governo, baseado nos interesses nacionais, gera demanda quando tem uma necessidade mercadológica e tem condições de supri-la por meio de aquisição de produtos. Isso, no entanto, não tem relação com financiar os lançamentos da marca.

    E) ERRADO. Oferecer produtos cada vez melhores e mais eficientes é um objetivo de muitas organizações. Essa prática contribuir para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Mas tal ideia não tem relação direta com a conceituação do termo demanda.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Churchill Jr, Gilbert A. Marketing. Saraiva Educação S.A. 2017.
  • Clientes com mais dinheiro consomem mais, aumentando a demanda
  • quando diz nova demanda da a interpretar que um novo produto esta sendo demandado. se a questão tivesse dito aumentar a demanda faria mais sentido.

  • Questão sem sentido!!!

  • Comentário do Professor do QC.

    A) CERTO

    B) ERRADO. Essa é a definição de concorrência. A concorrência pode ser classificada em 6 tipos: perfeita, monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio e monopólio bilateral.

    C) ERRADO. Ser guiado pelas inovações no mercado não é uma questão de demanda, mas de escolha de gestão.

    D) ERRADO. O governo, baseado nos interesses nacionais, gera demanda quando tem uma necessidade mercadológica e tem condições de supri-la por meio de aquisição de produtos. Isso, no entanto, não tem relação com financiar os lançamentos da marca.

    E) ERRADO. Oferecer produtos cada vez melhores e mais eficientes é um objetivo de muitas organizações. Essa prática contribuir para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Mas tal ideia não tem relação direta com a conceituação do termo demanda.

  • o que viabiliza o poder de compra do cliente é a demanda e não o desejo. não adianta nada desejar e não ter demanda para comprar aquilo que se deseja. Achei essa questão no mínimo descontextualizada.

  • Questão mal formulada

  • Não entendi. A questão fala em nova demanda, mas a alternativa correta traz a ideia de aumento na demanda.
  • Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.

    Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os desejos dos consumidores são viabilizados pelo seu poder de compra.

  • Quando o desejo do indivíduo está apoiado pelo “poder de compra”. Em outras palavras, a demanda é detectada quando o desejo do consumidor passa a ser viabilizado pelo seu poder de compra. E é nessa hora que o profissional de marketing deve identificar as causas do “estado de demanda” com o objetivo de traçar um plano de ação para alterar esse “estado de demanda” para um “estado desejado” pela organização.

  • é lógico, a demanda existe quando o consumidor tem o desejo de um produto/serviço e tem dinheiro para bancar isso. se não tiver um dos dois, não há demanda
  • entendi foi nada