O setor de serviços é também denominado setor terciário. No âmbito da economia, sua expansão representa uma das maiores mudanças verificadas no século XX. Costuma ser o setor que mais emprega em diversos países. O comércio, o turismo, os serviços financeiros, de transporte, de atividades públicas e privadas de segurança, de saúde e educação, entre outros, fazem parte desse ramo. O marketing em geral e, particularmente, o marketing de serviços, por relacionarem as necessidades e desejos dos consumidores com a satisfação, qualidade e lucratividade, revestem-se de especial importância para o setor que pressupõe uma relação de contato direta entre a empresa e o consumidor. Internet: (com adaptações). Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Em marketing, a qualidade dos serviços é perceptível tanto nos aspectos intangíveis - confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia - quanto nos aspectos tangíveis.
O setor de serviços é também denominado setor terciário. No âmbito da economia, sua expansão representa uma das maiores mudanças verificadas no século XX. Costuma ser o setor que mais emprega em diversos países. O comércio, o turismo, os serviços financeiros, de transporte, de atividades públicas e privadas de segurança, de saúde e educação, entre outros, fazem parte desse ramo. O marketing em geral e, particularmente, o marketing de serviços, por relacionarem as necessidades e desejos dos consumidores com a satisfação, qualidade e lucratividade, revestem-se de especial importância para o setor que pressupõe uma relação de contato direta entre a empresa e o consumidor. Internet: (com adaptações). Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
No tradicional mix de marketing, os 4 Ps - produto, preço, praça e promoção - perdem importância, e são substituídos, atualmente, pelos 2 Ps: pessoas e processos.
A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.
Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.
A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.
Embora existam várias novas teorias com relação ao marketing, os 4P originais (produto, posicionamento, preço e propaganda) ainda são úteis como ferramentas para ordenar a estratégia.
Comentários
O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.
Errado
A afirmação da questão em si está correta; o erro é sutil, porém básico: os 4Ps do marketing são:
Produto; Preço; Promoção (e não posicionamento); e Praça.
O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.
Comentários
O marketing institucional é aquele cuja finalidade é trabalhar para a promoção da imagem a empresa no mercado, com ênfase em ações de responsabilidade social, qualidade de trabalho e produto e demais ações. O marketing institucional vem seguindo uma tendência de aprofundar as ações do marketing social, como forma de humanizar a imagem da empresa junto ao mercado consumidor e à sociedade com um todo. O marketing social também é conhecido como Marketing para Causas Sociais (MCS), segundo Pingle & Thompson :“(…) como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Um programa de Marketing para Causas Sociais pode ser desenvolvido por meio de uma aliança estratégica entre uma empresa e uma organização voluntária, ou beneficente, comprometida com a área social definida em benefício de uma “causa”, pode dar a uma marca um “credo”ou “sistema de crenças” e resultar numa percepção e intenção de compra significativamente melhor, por parte do consumidor. O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma série de outras partes importantes relacionadas a uma empresa, como os funcionários, fornecedores e órgãos do governo”.O marketing social impulsiona positivamente uma empresa, sobretudo quando busca-se um equilíbrio entre necessidades de participação do mercado, governo e sociedade. Busca posicionar a empresa perante as pessoas através de boas ações mercadológicas e sociais, a empresa produz com responsabilidade, a empresa distribui com responsabilidade, respeita o seu consumidor e além de tudo ajuda a sociedade investindo e participando de projetos sociais que promovam determinada comunidade.
Entre as similaridades dos conceitos de vendas e de marketing, inclui-se o foco nas necessidades do consumidor.
Comentários
Essa questão me pegou. O Contexto da frase induz o estudante ao erro. Em questões anteriores aprendi que:Marketing = foco nas necessidades do consumidor (cliente)Vendas = foco no produto ou serviço.Grande abraço e bom estudo a todos.
O Marketing é o planejamento da Venda a médiolongo prazo. Suas estratégias, Planejamento dapropaganda, levantamento das possibilidades demercado voltado a sobrevivência e lucratividade daempresa. Vendas é execução desse planejamento,ou seja voltado ao volume (quantidade de vendas)http://www.sigaconcursos.com.br/arquivos/CONTEUDO/ARQ_12119.PDF
Não há similaridade dos conceitos de vendas e de Marqueting.
Vendas - o foco esta nos produtos e serviços
Marketing - o foco esta na as necessidades do consumir (na sua satisfação)
Realmente esta me pegou mesmo! Uma falta de atenção minha! Bom...Essa é a intenção da banca não! é? Enfatizando o Wilson:
Marketing = foco nas necessidades do consumidor (cliente) Vendas = foco no produto ou serviço.
Vamos nessa!
Galera,
O marketing visa transformar a necessidade básicas do cliente em necessidade de aceitação (desejo).
Valeu prof. Ricardo!!
São distintas pois a venda se preocupa apenas em vender o produtor ou o serviço, não visa atender as necessidades do consumidor; já o marketing é o conjunto desde a fabricação, distribuição, saber as necessidades do consumidor, atender seus reais desejos.
O Marketing vai focar nas necessidades e desejos dos clientes.
Vendas irá focar no produto.
O foco do Marketing e da Venda é o lucro, porém no marketing o Lucro vem através da Satisfação do Cliente e na venda o Lucro vem através da Quantidade de produtos vendidos.
Conceito de vendas: foco no produto ou serviço.
Conceito de marketing: foco nas necessidades do cliente.
Bem amigos,
Fiquei em dúvidas. Será q essa questão não está desatualizada?
"Vendas de ontem - venda agressiva/ Hard Selling: 70% do tempo e esforço em apresentar e fechar venda
Vendas de Hoje - venda consultiva/ Soft Selling: 70% do tempo e esforço em criar um laço de confiança com o cliente e compreender suas necessidades"
Tenho certeza que está desatualizada pois o que se preza no mercado é a venda ganha a ganha, bom para ambas as partes, o que se busca é formar um relacionamento duradouro com o cliente.
Questão errada, nem sempre um consumidor será o seu cliente, a questão induz ao erro o candidato ao trocar a palavra cliente por consumidor!
Venda - foco nas necessidades do vendedor de converter seu produto em dinheiro
Marketing - foco nas necessidades do comprador, satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto.
O
“Foco no Marketing” pensa no produto a longo prazo, na criação de valor
para o cliente, em atrair e reter clientes, na criação e implantação de
estratégias que solidifiquem e expandam a posição da empresa no
mercado, entre outros. Quem tem esse foco, vive em função do consumidor,
da criação e satisfação de expectativas e necessidades dos assinantes.
Pensa na criação e no fortalecimento da marca.
O
“Foco em Vendas” pensa na transação comercial a curto prazo, em
realizar o negócio, em cumprir a meta do mês, em buscar resultado. É
atirar primeiro e mirar depois!
marketing: foco nas necessidades do cliente. Uma organização que está preparada para atingir seus objetivos diante da concorrência deve sempre buscar atender aos desejos e necessidades do consumidor
VENDA == FOCA NO PRODUTO, NO LUCRO MARKETING === FOCA NO CLIENTE
Tanto no conceito de vendas como no conceito de marketing está implícita a idéia de lucro por meio da satisfação do consumidor.
Comentários
Errado, pois o marketing se preocupa somente com a satisfação do cliente.
Para a venda o enfoque está no produto, os meios são as promoções, os fins são os lucros através do volume de vendas, e o ponto de partida está na fabrica. No caso do marketing, ao contrário, o foco está nas necessidades do consumidor, o meio é o marketing coordenado, o fim é o lucro através da satisfação do consumidor e o ponto de partida é o mercado alvo (os Clientes).
Compilando os dois comentários anteriores, conclui que o erro está em que na venda a ideia do lucro NÃO se dá por meio da satisfação do consumidor, mas sim através do volume de vendas.
Corrijam-me se estiver errada!
O TEXTO se adapta ao conceito de marketing e não ao de vendas ......No caso do marketing o foco está nas necessidades do consumidor, o meio é o marketing coordenado, o fim é o lucro através da satisfação do consumidor
Só para esquematizar o que já foi comentado:
FOCO
MEIOS
FINS
PONTO DE PARTIDA
VENDA
Produto
Promoções
Lucros através do volume de vendas
Fabricação
MARKETING
Necessidades do consumidor
Marketing coordenado
Lucro através da satisfação do consumidor
Mercado Alvo
Bons estudos!
Marketing seria um investimento. Me corrijam se estiver errado. E o resultado das vendas que pode gerar lucro.
Conceito de vendas: lucro pelo volume de vendas.
Conceito de marketing: lucro pela satisfação do cliente.
O marketing NÃO está focado só com a satisfação do cliente, como disseram aí, é mais do que isso. Marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo, o objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
Como se pode notar, realmente está implícito no marketing a ideia de lucro, já as vendas é um caminho único que visa o lucro e maior volume possível de vendas.
O conceito de vendas está explícita a ideia de lucro. No Marketing está implícita a ideia de lucro.
O conceito de marketing possui um sentido mais completo do que o conceito de vendas. Enquanto que o conceito de vendas possui um caráter transacional, o conceito de marketing busca satisfazer o cliente e obter o lucro com o valor da venda.
Melhor comentário do Igor
A melhor distinção:
Conceito de vendas: lucro pelo volume de vendas.
Conceito de marketing: lucro pela satisfação do cliente.
A propaganda consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.
Comentários
Esse é o conceito de Promoção de vendas.
Propaganda - é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.
Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida: a propaganda comercial, que normalmente não é chamada de propaganda mas sim publicidade, embora no Brasil seja utilizada como sinônimo. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. Para tal, freqüentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda. A propaganda pode ser usada como uma forma de luta política.
Apesar do termo "propaganda" ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, a propaganda em seu sentido original é neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública, campanhas a encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição, ou mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes à polícia, entre outros.
Bons estudos =]
Promoção de vendas que visar maior quantidade de vendas em curto tempo.
Esta afirmativa diz respeito a promoção de vendas
Isto é definição de promoção de vendas. Propaganda <-> Propagar, não necessariamente ela visa a venda de um maior volume, mais sim divulgar, despertar o desejo no consumidor, mostrar-lhe o produto. Definindo da maneira como a questão fala, deixa ela muito restritiva, aproximando ao conceito de promoção de vendas, que tem o caráter mais imediatos, e visa promover maior venda do produto no período em que é praticada. Portanto, ERRADO.
Propaganda visa atingir o público a longo prazo.
Para a questão ficar CERTA, no enunciado, basta trocar o nome propaganda por promoção.
Fica assim: "A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes." Kotler (2000) (CESPE adora!)
A paz do senhor!
A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.
OBS:
Propaganda é a longo prazo.
DIFERENCA ENTRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA ,ASSISTE ESSE VIDEO E RÁRIDO E PRÁTICO
http://www.youtube.com/watch?v=w_OnJadESpA
Palavra INCENTIVO já lembra promoção de vendas.
pense num povo arretado da gota! kkkk
progaganda = longo prazo ; pago ; impessoal ; patrocinador identificado
Com referência a satisfação, valor e retenção de clientes, julgue os itens de 99 a 106.
O termo marketing surge no início da década de 60 do século passado e, desde então, o cliente é representado como alguém a ser plenamente satisfeito.
Comentários
O termo Marketing surgiu no início do século XX, e não na década de 60.
Nos ANOS 40, os primeiros estudos sobre o marketing vieram com trabalhos como o de Walter Scott, sobre a aplicação da psicologia na propaganda e o de William J. Reilly sobre as Leis de gravitação do varejo. EM 1954, pelas mãos de Peter Drucker ao lançar seu livro “A Prática da Administração”, o marketing é colocado como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores.http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing#Origens
O erro desta questão se encontra no ponto no qual afirma “que desde então, o cliente é representado como alguém a ser plenamente satisfeito.” Pois no inicio o cliente era representado como um problema a ser resolvido, alguém que estava presente para ser sugado e descartado.
O conceito essencial do marketing de relacionamento é o da criação de um vínculo relacional com o cliente para que ele desenvolva sentimentos de familiaridade, confiança e credibilidade em relação a uma marca ou instituição. No processo de fidelização o cliente é representado como alguém a ser plenamente satisfeito. Esta fidelização é algo buscado constantemente no marketing de relacionamento e faz parte de sua essência. O conceito de marketing de relacionamento surgiu por volta de 1990 a partir da necessidade de reformulação da relação empresa/consumidor.
o erro da questão pode estar na palavra "plenamente", pois o objetivo não é satisfazer PLENAMENTE o cliente, mas tão-somente uma determinada necessidade do cliente. Mas acho que de fato é uma questão a ser discutida, pois o conceito é amplo e variado.
O erro está na década, o correto é 1990.
Resposta ErradoO erro da questão está no foco sobre o cliente . No começo o MKT focava o produto e sua colocação para o cliente , hoje realizam-se pesquisas sobre as necessidades do cliente e então o produto é desenvolvido e/ou aprimoradoVeja :Surgimento do MarketingDécada de 1950Os primeiros passos para a difusão do Marketing foram dados por Peter Drucker, ainda que implicitamente, em 1954, com o lançamento do livro "A Prática da Administração". Não se tratava propriamente de um estudo detalhado sobre Marketing, mas foi o primeiro registro escrito que cita esta ferramenta como uma força poderosa a ser considerada por administradores focados no mercado.Década de 1960A primeira grande mudança neste cenário veio em 1960 por Theodore Levitt, mais tarde intitulado o pai do marketing, professor da Harvard Business School. Seu artigo na revista Harvard Business Review intitulado "Miopia de Marketing", revelou uma série de erros de percepções, mostrou a importância da satisfação dos clientes e transformou para sempre o mundo dos negócios. O vender a qualquer custo deu lugar à satisfação garantida. Não é à toa que assistiu-se logo após este período um renascimento das marcas como Coca-Cola, Sears, Marlboro, etc.. No começo o papel do marketing era essencialmente, entregar produtos em locais onde pudessem ser comprados. Considerando que os consumidores preferiam os produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Portanto as organizações deveriam esforçar-se para aprimorar seus produtos permanentemente.
Inicialmente o foco era no produto e não no cliente.
De acordo com a disciplina na vestcon, a atividade de marketing voltada ao consumidor, ao cliente, enfim ao intermediário necessário, ocorreu no início da Década de 90 com o marketing de relacionamento, a partir do ano 2000 surge o marketing personalizado que é justamente a característica da variablidade do marketing de serviços. O outro erro está em afirmar que o cliente estará plenamente satisfeito. Importa diferenciar as necessidades dos desejos, mesmo que as necessidades (fisiológicas, sociais, de segurança, de estima e autorrealização) estejam alcançadas, o desejo sempre será motivo para que uma pessoa, um consumidor, não esteja 100% satisfeito. Bons Estudos
detesto as ludibriações da cespe !
O problema da questão não é a data em si. O problema é que sugere que desde o início do estudo do marketing o foco era as necessidades dos clientes quando, na verdade, no início o objetivo era vender os milhares de produtos produzidos sem a percepção do que o cliente necessitava.
O termo marketing surge no início da década de 60 do século passado e, desde então, o cliente é representado como alguém a ser visto como o centro da organização, o qual deveria buscar sua satisfação mas também obter lucro nas transações.
O erro é dizer plenamente.
Agora lascou porque no site do Wikipédia tem um histórico do caramba, 1950,1960.... Já pensou a pessoa perder por isso????
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
QUESTÃO ERRADA
Satisfazer as necessidades do cliente é DIFERENTE de satisfazer PLENAMENTE, pois de acordo com as teorias de Maslov sempre haverá uma necessidade a ser satisfeita... sempre é possível melhorar um pouco mais; essa é a dinâmica entre a busca da satisfação por parte do cliente e o desafio em satisfazer o cliente por parte da empresa.
Galera o termo MARKETING surge nos anos 50 com o foco "vender a qualquer preço", porém só a partir dos anos 60, o foco passou a ser: satisfazer as necessidades dos clientes! Logo, gabarito: ERRADO!
Surge bem antes da década de 60. Mais precisamente nos anos 50.
Na década de 60, foco era o BAIXO PREÇO;na década de 70, a QUALIDADE;na década de 80, a CRIAÇÃO DA NECESSIDADE;e só a partir da década de 90, o foco tornou-se o CLIENTE.
O termo marketing surgiu em meados da década de 1940.
Ninguém é plenamente satisfeito. assim já fica errada de cara!
Galera o termo Marketing surgiu na década de 40 e o foco não é o cliente mas sim a satisfação da necessidade do cliente, cuidado com a(s) pegadinhas!
Bons estudos!!!
"O marketing deve buscar satisfazer as necessidades do cliente, sim,
mas tudo tem um custo para a organização, então essas necessidades deverão
ser satisfeitas ao mesmo tempo em que geram uma rentabilidade para a
mesma." (material do Estratégia Concursos)
Primeiro que surgiu na década de 40 e não 60.
Segundo que a satisfação do cliente é objetivo das ações de markting desde que isso traga rentabilidade a organização. É uma relação de troca.
O foco era venda em massa, sem fidelizar cliente.
O papel do marketing foi se modificando ao longo do tempo. Quando do seu surgimento, o marketing era orientado para produção, pois acreditava que os consumidores dava preferência para produtos fáceis de encontrar e que sejam de baixo custo. A preocupação em atender os clientes surge a partir da década de 1950. Vejamos um trecho da obra de Kotler e Keller :
A orientação para marketing surgiu em meados da década de 1950 como uma filosofia de “sentir-e-responder”, centrada no cliente. A tarefa não é mais encontrar os clientes certos para seu produto, mas sim os produtos certos para seus clientes. A Dell não prepara um computador perfeito para seu mercado-alvo. Em vez disso, oferece plataformas de produtos sobre as quais cada cliente personaliza os recursos que deseja em seu computador. (Kotler e Keller, Administração de Marketing, 2012).
Além disso, o marketing não se propõe a atender todas as necessidades do clientes (cliente plenamente satisfeito), mas apenas àquelas que sejam rentáveis..
Com referência a satisfação, valor e retenção de clientes, julgue os itens de 99 a 106.
No benchmarking classificado como funcional, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. As empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos e adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que podem ser colocadas em prática na empresa do investigador.
Comentários
Isto se encaixa com o benchmarking Competitivo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking
O ERRO ESTÁ EM "CONCORRENTE DIRETO".NO BENCHMARKING FUNCIONAL NÃO HÁ CONCORRÊNCIA, SÃO RAMOS DISTINTOS, COM ATIVIDADES SIMILARES.ONDE O INVESTIGADOR BUSCA INOVAÇÕES QUE POSSA POR EM PRÁTICA NA SUA EMPRESA.
O erro está na palavra "distintas" quando o correto seria "similares.
Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial.
Benchmarking funcional
Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Benchmarking é...* um processo contínuo* uma investigação que fornece informações valiosas* um processo de aprendizado com outros* um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina* uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processoBenchmarking não é...* um evento isolado* uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"* cópia, imitação* rápido e fácil* mais um modismo da administraçãoBenchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
O ERRO DA QUESTÃO ESTA EM RAMOS DISTINTOS, CONCORRENTES DIRETOS SÃO DE RAMOS SIMILARES. SEGUE EXPLICAÇÃO ABAIXO:
O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas SIMILARES e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa...... bons estudos todos!
Quantos comentarios contraditorios.. Cada um dizendo que o erro esta em um lugar..
Vou tentar ser bem resumido.
No benchmarking classificado como funcional, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. Errado - Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".
As empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos e adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que podem ser colocadas em prática na empresa do investigador Verdade - Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem.
Benchmarking competitivo Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obeter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto". Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc. Benchmarking interno A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado. Benchmarking genérico Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras. Benchmarking funcional Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".
Errado.
Certo seria assim: No benchmarking classificado como competitivo, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. Já no benchmarking funcional, as empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos e adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que podem ser colocadas em prática na empresa do investigador.
Ao meu ver, o erro da questão se encontra em " As empresas investigadas, geralmente, são de ramos distintos ..."
Generalizando, o benchmarking é uma espécie de " CTRL C, CTRL V: copia e cola as melhores práticas". Então, temos que não poderia ser de ramos distintos.
Benchmarking Funcional - Não há necessidade de realizar comparação com um concorrente direto.
No benchmarking classificado como funcional, há necessidade de comparação de uma empresa com um concorrente direto. (ERRADO)
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.
O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.
O benchmarking funcional é relativo a um processo de atuação da empresa similares entre organizações independentemente do sector de atividade (empresas não concorrentes).
Considerando as normas que estabelecem prioridade de atendimento e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, julgue os itens a seguir.
Caso a lotação total de um teatro seja de mil lugares, os administradores devem disponibilizar cerca de vinte lugares para pessoas em cadeira de rodas, distribuídos pelo recinto, em locais diversos, de boa visibilidade, próximos aos corredores e devidamente sinalizados
Comentários
Vide Decreto 5296/04, art 23.
DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004.Art. 23. Os TEATROS, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salas de conferências e similares reservarão, PELO MENOS, DOIS POR CENTO da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeira de rodas, distribuídos pelo recinto EM LOCAIS DIVERSOS, DE BOA VISIBILIDADE, PRÓXIMOS AOS CORREDORES, devidamente sinalizados, evitando-se áreas segregadas de público e a obstrução das saídas, em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.
Decreto 5296 art 23 (... pelo menos, dois por cento da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeira de rodas...)
olha na minha opinião essa questão devia ser anulada, já que em lei é afirmado de forma clara que no minimo 2%..... e não em cerca de.......
Pablo, a questão expôs uma situação hipotética. Concorda que cerca de 20 lugares dentre os 1000 compreendem o mínimo de 2%? O uso do termo "cerca de" não caracteriza uma restrição e sim um valor aproximado.
Em vez de "cerca de", deveria ser "no mínimo", pois "cerca de 20" pode ser 19, por exemplo. Errei porque pensei assim.
no mínimo 2 por cento,,,,,,,,,,,, cerca de 20 em 1000 da idéia que possam ser 19 ou 21,,,,,,, 19 é menos que dois por cento,,,,, um teatro com mil lugares que reserve 19 para deficientes físicos, está fora das normas,,,,
Acertei, mas questão está mal formulada.
ESSA QUESTÃO É DO "MAL".
DECRETO 5296
Art. 23. Os TEATROS, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salas de conferências e similares reservarão, PELO MENOS, DOIS POR CENTO da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeira de rodas, distribuídos pelo recinto EM LOCAIS DIVERSOS, DE BOA VISIBILIDADE, PRÓXIMOS AOS CORREDORES, devidamente sinalizados, evitando-se áreas segregadas de público e a obstrução das saídas, em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.
GABARITO = CERTO
è MACETES PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
BANHEIRO - FAZER NÚMERO “1” ~~~~> TOTAL DE 1 BANHEIRO.
BRINQUEDO5 e PARK5 ~~~~~~~~~~~~~~~> TOTAL DE NO MIN 5%
Frotas de táxis – LEMBRAR DE TEN ~~~~~> TOTAL DE 10%
*Telecentro - TEM 10 LETRAS (10 letras) → 10%;
*Cyber Cafés – TEM 10 LETRAS (10 letras)→ 10%.
*Vagas de estacionamento – 2% do total de vagas
*Cadeira de rodas → 2 rodas → 2%.
teatro 2%
Unidades habitacionais –- LEMBRAR DE MO RA DA ~~ > MÍNIMO 3 %
Vagas em hotéis/pousadas – pelo menos 10% das habitações – garantido pelo menos 1 unidade acessível:
*Hospedagem (10 letras) → no mínimo 10%.
Condutores de táxi com deficiência – 10% das vagas:
Locadora de veículo – 1 veículo adaptado para cada conjunto de 20 veículos da frota:
Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que
Comentários
Creio que a alternativa A está errada., pois tais fatores citados "ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico" fazem parte do Macroambiente e não do microambiente como colocado na resposta
Desculpe, vou discordar. A alternativa A está correta. Primeiro, microambiente é o contexto interno da empresa. Macroambiente é o contexto maior, fora da empresa. O contexto interno, micro, seria então formado pela capacidade humana, tecnológia, de infra-estrutura e logística (fisico-natural) e o ambiente legal da empresa. A alternativa A não citou a força humana, que é muito importante dentro do microambiente da empresa. Por isso ela está errada.
Pessoal,
Para responder esta questão basta ter um conhecimento básico de economia e gestão. Os elementos citados na alternativa fazem parte do macroambiente, isto é, a empresa/organização não tem controle sobre eles ou por acaso vocês agora vão dizer que uma empresa tem capacidade de controlar o ambiente externo, sistema jurídico e tecnológico que a envolve? Todos esses fatores funcionam de forma independente e o máximo que uma organização pode fazer em relação a eles é reduzir os efeitos advindos desses sistemas.
Por isso, o gabarito é sim a letra A.
Macroambiente:
Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.
Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.
Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.
Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.
Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.
Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.
Microambiente:
A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.
Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.
Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.
Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.
Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.
Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.
Quanto ao marketing de relacionamento, assinale a opção correta.
Comentários
Letra c)Não é a melhor definição para o MKT de relacionamento , mas é a melhor opção apresentada.O MKT de relacionamento é a atividade de Mkt de longo prazo , busca construir relacionamentos mutuamente satisfatórios com as partes chaves clientes, fornecedores,distribuidores , agências , consultorias , a fim de consquistar ou manter negócios com elas .
Base do Markeging de relacionamento:Desenvolver boas relações com as partes interessadas no negócio, mantendo lucratividade em longo prazoa) erradaobjetivo principal não é conquistar novos clientes e sim manter boas relações a longo prazo.b)erradasão ações a longo prazoc) corretapreferencialmente a comunicação deve ser bem próximad) erradarelacionamento com todas as partes envolvidas com o negócioe) erradadevem ser interações frequentes
Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias que visam ao entendimento e a gestão do relacionamento entre uma empresa e seus clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de aumentar a percepção de valor da marca e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo.Quando falamos em gestão do relacionamento, isso significa ter a capacidade de acompanhar e influenciar o comportamento de clientes e prospectar ao longo do tempo, em qualquer canal de contato, respeitando o histórico de transações estabelecido com a empresa. Trata-se de transformar não-cliente em cliente, de aumentar ticket médio, de aumentar freqüência de compra, de reduzir cancelamento, enfim, de fazer mais clientes serem mais rentáveis e por mais tempo.
Alguém poderia explicar o por quê da "comunicação ser individual"?
"...devendo a comunicação ser individual." Isso se refere a uma das caracteristicas do marketing de relacionamento, a filosofia "um a um" : atender o cliente da forma que gostaria de ser atendido; identificando suas necessidades e tratá-lo de forma personalizada.
Alguém me explica por que a opção "A" está incorreta? Obrigado!
A questão A está errada porque o foco principal do Marketing de relacionamento não é conquistar novos clientes e sim manter a clientela já conquistada. O custo de conquistar novos clientes é alto e a rotatividade de clientes não é lucrativo para uma empresa.
Com "individual" a banca quis dizer particular, individualizada, personalizada
Letra C.
Máxima individualização e a promoção de um ativo insubstituível são características inerentes ao marketing de relacionamento,que busca principalmente a manutenção de seu mercado-alvo, em longo prazo.
a) Ao adotar práticas de marketing de relacionamento, o técnico bancário terá como principal objetivo conquistar novos clientes. (manter a clientela já existente.)
b) As estratégias desenvolvidas no marketing de relacionamento contemplam prioritariamente ações de curto prazo. (longo prazo, se o objetivo é manter a clientela existente.)
c) O marketing de relacionamento pressupõe diálogo entre empresa e clientes, devendo a comunicação ser individual. (correto, o diálogo e a comunicação individual tornam o tratamento personalizado e percebem as necessidades do cliente, permitindo um melhor relacionamento)
d) Marketing de relacionamento faz referência estrita à relação com clientes. (é mais amplo do que isso, envolvendo todas as partes de um negócio)
e) Marketing de relacionamento demanda interações com clientes, mas essas interações não devem ser frequentes. (devem ser frequentes, com o objetivo de manter o relacionamento)
Supimpa. Questão fácil, matéria fácil.
Ao adotar práticas de marketing de relacionamento, o técnico bancário terá como principal objetivo conquistar novos clientes.(errado), o objetivo maior é manter os clientes e criar vínculos com a organização, objetivando o longo prazo. As estratégias desenvolvidas no marketing de relacionamento contemplam prioritariamente ações de curto prazo.(errado) Visa o longo prazo e não o curto prazo. O marketing de relacionamento pressupõe diálogo entre empresa e clientes, devendo a comunicação ser individual.(correto) o MR enfatiza a interatividade, a conectividade e a criatividade, e recebendo feedback por meio do cliente, devendo ser pessoal pra tanto. Marketing de relacionamento faz referência estrita à relação com clientes.(errado) o MR envolve mais que isso, envolve também estratégia, processos, tecnologia, gestão da mudança e comunicação. Marketing de relacionamento demanda interações com clientes, mas essas interações não devem ser frequentes.(errado) Deve ser frequente.
o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, nomeadamente: conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade.
Alternativa A. Errado. O marketing de relacionamento concilia a importância de captar novos clientes com a importância de reter os clientes que a empresa já possui.
Alternativa B. Errado. O marketing de relacionamento está voltado para a construção de uma relação de longo prazo.
Alternativa C. Correto. A comunicação entre a empresa e o cliente deve ser individualizada, isto é a empresa deve reconhecer o cliente dentro de suas características pessoais. Significa tratar os clientes diferentes de formas diferentes.
Alternativa D. Errado. O Marketing de relacionamento não se limita ao relacionamento da empresa com o cliente, mas também considera o relacionamento da empresa com fornecedores, distribuidores e empregados.
Alternativa E. Errado. O Marketing de relacionamento fomenta uma interação cada vez maior entre clientes e empresas.
Gabarito: C
esse ''individual'' me quebrou
Marcelo Soares| Direção Concursos
Alternativa A. Errado. O marketing de relacionamento concilia a importância de captar novos clientes com a importância de reter os clientes que a empresa já possui.
Alternativa B. Errado. O marketing de relacionamento está voltado para a construção de uma relação de longo prazo.
Alternativa C. Correto. A comunicação entre a empresa e o cliente deve ser individualizada, isto é a empresa deve reconhecer o cliente dentro de suas características pessoais. Significa tratar os clientes diferentes de formas diferentes.
Alternativa D. Errado. O Marketing de relacionamento não se limita ao relacionamento da empresa com o cliente, mas também considera o relacionamento da empresa com fornecedores, distribuidores e empregados.
Alternativa E. Errado. O Marketing de relacionamento fomenta uma interação cada vez maior entre clientes e empresas.
O conjunto de atividades de comunicação impessoal, sem intermediários, entre a empresa e o cliente, via correio, fax, telefone, internet ou outros meios de comunicação, que visa obter uma resposta imediata do cliente e a concretização da venda do produto ou serviço, denomina-se
Comentários
O Marketing Direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de clientes cada vez mais informados e mais exigentes
Identificação dos clientes: A empresa deve conhecer a identidade dos clientes (pelo menos dos mais importantes), as suas necessidades, o que compram, etc. A criação de um sistema que permita esta identificação cada vez que os clientes contactam com a empresa é fundamental para que se estabeleça uma relação one-to-one assim como a actualização constante dessa informação.
Diferenciação dos clientes: Identificados os clientes, a empresa deve diferencia-los por valor (o valor actual do cliente deve contemplar o rendimento esperado, como por exemplo prestações mensais, para a duração da sua relação com a empresa, o chamado Lifetime value) e por necessidade (o que pretendem ou quais os produtos / serviços que necessitam da empresa).
O Marketing direto é impessoal e se refere a técnica de vendas que utiliza veículos de comunicação (TV, fax, correio, telefone, internet).
A Venda direta é pessoal, com intermediação, quando o vendedor vai até o cliente.
Eu sempre confundo: Mk Direto X Venda Direta
Marketing Direto é "um sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer lugar". Entre as ferramentas desta ação estão a: mala-direta, telemarketing, catálogos, revistas, jornais e mídias eletrônicas. E PONTO.
Já a Venda Direta, é “um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo”
Marketing direto: uso de canais diretos ao consumidor, para chegar no consumidor e oferecer produtos e serviços sem intermediários.
Os principais objetivos do marketing direto são:
Pesquisa de mercado;Identificação de clientes potenciais;Conquistar novos clientes;Fidelização de clientes;Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido;Rentabilização da Força de VendasObtenção de resultados mensuráveis;Maximização do lucro.
Um conjunto de atividade impessoal???? telefone?? é impessoal? marketing "direto" é impessoal? alguém poderia me explicar obrigado
É uma das táticas de marketing mais agressivas, pois visa atingir diretamente cada consumidor nos meios de comunicação mais diversificados possíveis, O marketing direto visa criar um relacionamento com um cliente, através de um dialogo, pois a empresa têm que ouvir a opinião de seus clientes para poder criar boas campanhas publicitárias, no marketing direto não se deve haver um individualismo por parte da Empresa, pois ela tende a perder muito se não tiver um canal de comunicação com seus clientes. No marketing direto é muito importante a criação de boas campanhas publicitárias que falem e chamem a atenção dos clientes, e para isso cada vez mais deve-se se estar atento as novidades, os assuntos em alta, e se utilizar dos últimos recursos disponíveis.
Everton, é impessoal pq não foi feita apenas para uma pessoa, entende? É a mesma coisa para todos....
a) Marketing Direto Certa. Dava pra matar só de ler o termo CONJUNTO DE ATIVIDADES
b)propaganda.
ERRADA. Propaganda por telefone? :P
c)merchandising.
ERRADA. Direta no ponto de venda. por exemplo: Aquelas meninas que dão café no supermercado pra você experimentar e comprar.
d)publicidade.
ERRADA. É semelhante a propaganda.... mas não é necessariamente PAGA. EX: Patrocinador de time de futebol por exemplo, que tem o jogador estampado no jornal fazendo publicidade da marca na camisa. Todo marketing indireto é uma publicidade indireta.
e)promoção.
Errada. Essa tem a ver com estímulo para a venda.
Contrapondo-se ao marketing de negócios, o marketing social
Comentários
"Marketing social é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por preceitos éticos e de equidade social." (http://www.socialtec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1:o-que-e-marketing-social&catid=1:conceito&Itemid=13)
"Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedaderelacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos." (Wikipedia)
Esta no livro Marketing para o seculo XXI, do Kotler, vale a pena a leitura!
Vou ter de comprar o livro do Kotler
Marketing social ou marketing de causas é adotado por uma empresa para apoiar determinada causa. O marketing social é adotado por uma organização sem fins lucrativos ou governamental para promover uma causa, como “diga não às drogas” ou “exercite-se mais e coma melhor”.
Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 693). . Edição do Kindle.
GABARITO:
b) procura modificar as atitudes ou comportamentos do mercado-alvo.
A) Errado. Podemos esperar muito mais de um cliente com alto nível de satisfação, alem da preferência racional pelo produto ou serviço. O cliente altamente satisfeito comprara novamente não apenas pela razão, mas por fatores emocionais, alem de multiplicar o numero de clientes. B) Errado. Clientes novos requerem mais investimentos. Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. C) Errado. Cliente Satisfeito e o que teve todas as suas expectativas atendidas. Superadas gerariam clientes encantados. A satisfação se mede através da relação entre o que o cliente recebeu ou percebeu e o que esperava ter ou ver (percepção x expectativa). Se a percepção e maior do que a expectativa, o cliente fica muito mais satisfeito do que esperava. Mas, se for menor, frustra-se e não registra positivamente a experiência. Como as expectativas dos clientes aumentam com o tempo, eles tendem a não mais se satisfazer se a empresa não conseguir acompanhar as mudanças de suas necessidades e desejos, o que demanda tempo e investimento. D) Certo. Segundo Kotler, valor entregue ao cliente e a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente e o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço (que entre outros fatores, pode ser a sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação com o desempenho). O custo total para o cliente e o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço. E) Errado. Compra simulada e uma atividade empregada de forma engenhosa e investigativa com intuito de se obter uma pesquisa aprofundada sobre a qualidade do prestador de serviço.
"Os métodos utilizados por Kotler(2006) para medir a satisfação dos clientes são: levantamento periodícos, monitoramento do índice de perda de clientes e uso de compradores misteriosos"
O gabarito diz ser a letra 'E' a correta, mas assim como a colega acredito que a resposta seria 'D'. A questão foi retificada pela banca?
Também não entendi, esse conceito da letra "d" não é de satisfação?
Pesquisando pela internet verifiquei que mesmo após recursos essa questão não foi anulada! Muitos alegaram que Kotler não poderia ser cobrado diretamente uma vez que não estava especificado no programa... falaram também que esse autor não utiliza o termo "compra simulada". Enfim... o comentário da colega socorro está correto!!! O conceito de Kotler é o que ele citou, porém, aparentemente a banca considera "compra simulada" sinônimo de "compradores misteriosos"!
Valor, para o cliente, é a diferença entre o valor total esperado (benefício) e o custo total. Satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto ou resultado em relação às expectativas da pessoa. Compra simulada é o mesmo que compra misteriosa. Espero ter ajudado,
Bons estudos.
Concordo com a Relva: a certa seria a letra D.
Mas entendo que o motivo do erro na letra E reside na palavra ACOMPANHAR, e parece que isto não foi questionado nos recursos. O cliente misterioso (ou compra simulada, ou cliente oculto, ou "Mistery Shopper") entra em cena uma única vez! Vai o ponto de venda e faz UMA compra simulada, através da qual, se extrai UMA fotografia da operação de vendas, visando identificar pontos falhos que serão tratados pela organização através de treinamentos pontuais. O instrumento para ACOMPANHAR seria o PAINEL DE CLIENTES, que vai lá, faz uma medição, e após a rodada de treinamentos, o mesmo PAINEL reavalia se houve melhora no atendimento, avalia a eficácia do treinamento. Então, para MEDIR, o instrumento seria o Cliente Misterioso, mas para ACOMPANHAR, seria o Painel de Clientes. Por isto considero ERRADA a alternativa E.
Aletra D se refere à satisfação do cliente e não ao valor do cliente.
valor é a relação custo x benefício para o cliente.
esta questão é considerada difícil pelo site, porque muita gente errou ! e creio que muitos erraram porque marcaram a c) assim como eu ! apenas mais uma pegadinha da cespe ! pois o cliente fica satisfeito se as suas expectativas forem alcançadas, se as expectativas do cliente forem SUPERADAS ele ficará ENCANTADO ! <------é o que todas as apostilas dizem... a gente erra por falta de atenção, besteira ! =(
Para lembrar na hora da prova :
VALOR ----> relação entre CUSTOS x BENEFÍCIOS
SATISFAÇÃO: expectativas atentidas , sensação de PRAZER ou DESAPONTAMENTO resultante de uma comparação de desempenho.
Cliente SATISFEITO : teve suas expecatativas ATENDIDAS
Cliente ENCANTADO -----> expectativas SUPERADAS , EXEDIDAS , é o cliente ALTAMENTE satisfeito.
Bastante subjetiva a questão. Por falta de opção mais adequada, eu marquei a letra E, pois a Banca talvez tenha considerado que o comprador misterioso, ao realizar a transação, pode ter ficado satisfeito ou não com a maneira como foi se processou esta transação. Por outro lado, compra misteriosa é, à princípio, uma ferramenta para avaliar a competência do prestador do serviço.
a)o máximo que se pode esperar do cliente após alto nível de satisfação é a preferência racional pelo produto ou serviço. (Isso é o mínimo, pois o cliente mesmo altamente satisfeito pode aderir outro produto ou serviço de outro estabelecimento)
b) atender e satisfazer clientes novos é mais econômico para a organização do que satisfazer os clientes antigos, que já conhecem a organização, suas qualidades e seus defeitos. (É mais caro e mais fácil, porém manter os clientes é mais econômico e mais difícil)
c) cliente satisfeito é aquele que teve todas as suas expectativas superadas. (O cliente pode ter suas expectativas superadas parcialmente e mesmo assim ele sairá satisfeito)
d) valor, para o cliente, é a sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho. (É satisfação que tem essa definição)
e) a compra simulada é exemplo de ferramenta utilizada para acompanhar e medir a satisfação do cliente. (Correta)
Eu fui na C ,mas o cliente satisfeito é o que tem suas expectativas atendidas.quando as expectativas estão superadas ele esta mais do que satisfeito.
A) Errado. Podemos esperar muito mais de um cliente com alto nível de satisfação, alem da preferência racional pelo produto ou serviço. O cliente altamente satisfeito comprara novamente não apenas pela razão, mas por fatores emocionais, alem de multiplicar o numero de clientes. B) Errado. Clientes novos requerem mais investimentos. Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. C) Errado. Cliente Satisfeito e o que teve todas as suas expectativas atendidas. Superadas gerariam clientes encantados. A satisfação se mede através da relação entre o que o cliente recebeu ou percebeu e o que esperava ter ou ver (percepção x expectativa). Se a percepção e maior do que a expectativa, o cliente fica muito mais satisfeito do que esperava. Mas, se for menor, frustra-se e não registra positivamente a experiência. Como as expectativas dos clientes aumentam com o tempo, eles tendem a não mais se satisfazer se a empresa não conseguir acompanhar as mudanças de suas necessidades e desejos, o que demanda tempo e investimento. D) Certo. Segundo Kotler, valor entregue ao cliente e a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente e o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço (que entre outros fatores, pode ser a sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação com o desempenho). O custo total para o cliente e o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço. E) Errado. Compra simulada e uma atividade empregada de forma engenhosa e investigativa com intuito de se obter uma pesquisa aprofundada sobre a qualidade do prestador de serviço.
a) o mínimo que se pode esperar do cliente após alto nível de satisfação é a preferência racional pelo produto ou serviço.
b) atender e satisfazer clientes novos é menos econômico para a organização do que satisfazer os clientes antigos, que já conhecem a organização, suas qualidades e seus defeitos.
c) cliente encantado é aquele que teve todas as suas expectativas superadas.
d) satisfação, para o cliente, é a sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho.
Na minha opinião, todas as questões estão erradas. Uma vez que os conceitos se confundem ou se restringem demasiadamente. a) na verdade é o mínimo
b)clientes antigos já estão acostumados e "satisfeitos" com a empresa, manter essa "satisfação" é mais barato que conquistar e satisfazer novos clientes.
c) Cliente ENCANTADO é aquele que teve todas as suas expectativas superadas.
d) esse é o conceito de satisfação, não de valor.
e) A compra simulada não mede a satisfação dos clientes; ela é uma ferramenta para avaliar a qualidade do atendimento e a prestação de serviços.
a) Após alto nível de satisfação o cliente é considerado altamente satisfeito ou encantado, ou seja, ele se torna "apaixonado" pelo produto ou serviço. Sua preferência só seria racional se fosse um cliente satisfeito, ou seja, aquele que tem as suas expectativas atendidas.
b) É mais econômico atender e satisfazer clientes antigos do que conquistar novos.
c) Expectativas superadas = cliente altamente satisfeito ou encantado / Expectativas atendidas = cliente satisfeito.
d) Satisfação é a sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação de desempenho. O valor se refere a essência de uma empresa ou marca.
Resposta = E.
Essa é uma questão onde já encontrei, em vários sites e apostilas, duas respostas diferentes. Alguns trazem como gabarito a letra D; e outros a letra E. Entretanto, continuo achando que a letra 'E' é a afirmativa correta, pois valor me sugere a ideia da relação entre custo X benefício.
Esta questão com certeza é uma das questões mais complicadas na parte de marketing .
Acredito que seja isto:
O conceito da letra "D" (valor, para o cliente, é a sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho.) refere-se a SATISFAÇÃO e NÃO a valor.
Fiquei sem entender pq é a letra E, essa questão deveria ser anulada. Para mim, assim como acredito que para muitos também, a compra simulada, seria um método de avaliar a prestação de serviço da empresa. Como esse comprador fantasma pode avaliar - por todos os outros - a satisfação do cliente? O produto/serviço pode ter sido ótimo para mim, mas não ter sido avaliado da mesma forma por outra pessoa. Muito confusa essa questão!
essa teve uma pegadinhas sacana: olha a letra C seria a primeira que eu marcaria pois o cliente estar sempre em primeiro lugar.
A letra C realmente "parece certa", mas o erro está ao afirmar que o cliente fica satisfeito com as expectativas superadas. Na verdade, o cliente fica encantado.
Conforme Kotler, a compra simulada é uma metologia de medir a satisfação do cliente, assim como perceber e monitorar as reações e reclamações dos clientes através do SAC e Ouvidoria.
a) o máximo que se pode esperar do cliente após alto nível de satisfação é a preferência racional pelo produto ou serviço.
→ Errado, após alto nível de satisfação o cliente fica encantado com o produto/serviço e espera-se mais do que a preferência racional (envolvimento emocional).
b) atender e satisfazer clientes novos é mais econômico para a organização do que satisfazer os clientes antigos, que já conhecem a organização, suas qualidades e seus defeitos.
→ Errado, manter clientes antigos é menos custoso para a organização. Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.
c) cliente satisfeito é aquele que teve todas as suas expectativas superadas.
→ Errado,
Cliente insatisfeito: expectativas não atentidas
Cliente satisfeito: expectativas atendidas
Cliente encantado: expectativas superadas
d) valor, para o cliente, é a sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho.
→ Errado, está é a definição de satisfação (Expectativa vs Desempenho). Valor é a comparação entre custo/benefício do produto/serviço.
e) a compra simulada é exemplo de ferramenta utilizada para acompanhar e medir a satisfação do cliente.
→ Correto, compras simuladas/cliente oculto é uma ferramenta para acompanhar e medir a satisfação do cliente.
CESPE ta de sacaneition to me???
Só para complementar as ponderações dos colegas:
VALOR: CUSTO x BENEFÍCIO
Sempre é assim, pessoal. Se a banca vier com outra historinha, como a alternativa C diz, tá errado. Valor é comparação entre tudo que eu dou (custo) e o que eu recebo em troca (benefício).
PERCEPÇÃO = EXPECTATIVA > Satisfeito
PERCEPÇÃO > expectativa > Encantado
percepção < EXPECTATIVA > insatisfeito
O erro da opção A está no livro do Kotler: "Um alto nível de satisfação e encantamento cria um vínculo EMOCIONALe não apenas uma preferencia racional"
No marketing de relacionamento pode ser utilizado as ferramentas de CRM, também pressupõe diálogo entre empresa e cliente, o que "erra" a letra B é o termo "dever particularizar", com relação a pós-venda esse é o principal objetivo do marketing de relacionamento, D Correta, e "E" erro, pois existe sim um relacionamento entre eles.
Letra d)
uma leitura mais leiga, pois essas bancas gostam de nos confundir com esse "prescinde"
d) nao prescinde da comunicaçao via Internet d) nao dispensa a comunicaçao via Internet.
Coloquei esse comentario apenas para clarear um pouco mais a ideia de quem nao entendeu. Bons estudos
Errei justamente por não saber o exato significado da palavra prescinde.
A) não utiliza ferramentas de CRM (customer relationship management). Errado. Customer Relationship Management (CRM) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam asfunções de contato com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e,fundamentalmente, uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias acriar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionandode forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa.
B)pressupõe diálogo entre empresa e cliente, mas a comunicação não deve ser particularizada. Errado. De acordo com McKenna (1991), marketing de relacionamento ou pós-marketing, significa construir e sustentar a infra-estrutura dos relacionamentos de clientes; e a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas. De maneira geral, consiste em uma estratégia de negócios que visa a construir proativamente relacionamentos duradouros entre a organização e os seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho e para resultados sustentáveis. O marketing relacional tem as suas origens no marketing direto e implica, por parte da empresa, um forte conhecimento dos gostos dos seus clientes, quer sejam produtos, marcas ou serviços. O seu desenvolvimento permite uma evolução da empresa, uma vez que para satisfazer os seus clientes, tem de ser mais pro - ativa, escutando as opiniões dos clientes e os seus desejos. Ao fazê-lo, cria espaço para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços personalizados. Sendo assim, a comunicação deve ser particularizada.
C) não diz respeito a ações de pós-venda. Errado. Diversas formas de pós-venda podem ser adotadas dependendo da necessidade de seu cliente e do produto/serviço oferecido pela sua empresa. Grandes empresas que comercializam seus produtos em nível nacional utilizam-se de diversas formas de atendimento ao cliente, entre elas as centrais de telemarketing, que cuidam da percepção do cliente apos a compra, dentre outras coisas.
D) não prescinde da comunicação via Internet. Certo. Prescindir significa ¨dispensar¨, ¨não precisar de¨. Sendo assim, o marketing de relacionamento não dispensa, no mundo moderno, a comunicação via Internet, embora sempre a melhor forma de comunicação será a ¨one-to-one¨.
E) não se relaciona com o endomarketing. Errado. O marketing de relacionamento se relaciona com o endomarketing (marketing interno) de forma muito ativa. O Endomarketing é tão importante quanto o Marketing Externo, já que empregados satisfeitos projetam suas empresas, externamente, de maneira mais verdadeira e confiável.
Bons estudos a todos!! Alessandra
Questão de Língua Portuguesa dentro do módulo de Atendimento... Bastava saber o significado de prescindir, mas se o candidato não sabia, era "imprescindível" aplicar os conhecimentos nas demais alternativas:
a) MKT de relacionamento sem ferramentas de CRM... nem em uma pet shop com 10 clientes cativos... ERRADO! b) Não particularizar??? Negar o Marketing 1to1??? Peppers&Rogers ficariam decepcionados! ERRADO! c) É usado para a Pré-venda, para a venda direta, e para ações de pós-venda, também: follow de satisfação para atendimentos feitos pela organização, retorno aos clientes, ações de encantamento, etc. e) Endomarketing: como pode um grupo de funcionários furiosos com o seu empregador, que só faz o essencial por eles, se sentirem motivados a fazer bom atendimento aos clientes??? Impossível! Errado!
Significado de Prescindir
v.t.i. Não precisar de; dispensar, renunciar, recusar. Não ter em consideração; abstrair. (Etm. do latim: praescindere)
ou seja, o MK de Relacionamento não precisa, renuncia ..a comunicação via internet.
No MK de Relacionamento exige-se um contato direto, pessoal, cara a cara.
A comunicação via internet é imprescindível.E o endomarketing ou marketing interno é um marketing em que inclui o cliente, é um marketing voltado para dentro da empresa.
"prescinde" = não precisa
questão:
não (não precisa) da comunicação via internet..
ou seja: quando se nega uma negação, a memsa vira uma afirmação..
fica assim a assertiva: precisa-se da comunicação via internet! CORRETA LETRA "D"
Errei justamente por não saber o exato significado da palavra prescinde. --'
d) Não prescinde = precisa, o marketing de relacionamento precisa de comunicação via internet.
e) Se relaciona com o endomarketing.
Resposta = D.
Realmente quer dizer que "PRECISA" de comunicação via internet? Acredito que não. Eu posso ter um marketing de relacionamento e não estar vinculado a internet nem utilizando a internet para tal!
Acho que a questão aí é substituir o "PRECISA" pelo "NÃO DISPENSA". Isso muda completamente a questão e torna a alternativa verdadeira.
Realmente quer dizer que "PRECISA" de comunicação via internet? Acredito que não. Eu posso ter um marketing de relacionamento e não estar vinculado a internet nem utilizando a internet para tal!
Acho que a questão aí é substituir o "PRECISA" pelo "NÃO DISPENSA". Isso muda completamente a questão e torna a alternativa verdadeira.
Realmente quer dizer que "PRECISA" de comunicação via internet? Acredito que não. Eu posso ter um marketing de relacionamento e não estar vinculado a internet nem utilizando a internet para tal!
Acho que a questão aí é substituir o "PRECISA" pelo "NÃO DISPENSA". Isso muda completamente a questão e torna a alternativa verdadeira.
Essa questão deveria ser anulada, pois o marketing de relacionamento pode ser realizado sem internet, pode ser face a face, por telefone.. etc.
CRM: principal ferramenta de relacionamento com o cliente
Prescindir = Dispensar. Logo, o mkt de relacionamento não dispensa a comunicação via internet.
Gabarito: D
Certo. Prescindir significa ¨dispensar¨, ¨não precisar de¨. Sendo assim, o marketing de relacionamento não dispensa, no mundo moderno, a comunicação via Internet, embora sempre a melhor forma de comunicação será a ¨one-to-one¨.
a internet é indispensável ao maketing? NÃO, consigo fazer MARKETING SEM INTERNET SIM.
Essa é minha opinião, questão deveria ser anulada.
O marketing de relacionamento:
Utiliza ferramentas de CRM.
Pressupõe diálogo entre empresa e cliente, com a comunicação particularizada.
Diz respeito a ações de pós-venda.
Relaciona-se com o endomarketing.
prescindir
passar sem, pôr de parte (algo); renunciar a, dispensar.
O anúncio de um banco veiculado na televisão, pago, inovador e específico, por si só caracteriza exemplo de
Comentários
Propaganda são ações na mídia paga ( tv, jornal, revista, rádio, outdoor...) que divulgam um produto?serviço, marcas?empresas. tem como o Objetivo informar, lembrar a marca e convencer o consumidor à aquisição de um bem
A PALAVRAANÚNCIOJA DIZ TUDO e, tais como comunicar, formar e firmar, construir , sao palavras que pode indicar a resposta. RESPOSTA D.
alguem poderia me explicar qual a diferença entre propaganda e campanha publicitária? Obrigada.
PUBLICIDADE: É a divulgação de alguma coisa, que pode ser um produto, uma notícia. Por exemplo, tudo que lemos no jornal é uma Publicidade. Em resumo é tornar público alguma coisa, um produto, um acontecimento, uma nova lei, tudo isso é uma publicidade.
PROPAGANDA: É o ato de persuadir os receptores da mensagem, de implantar uma ideia, uma crença, um desejo, uma vontade de melhorar sua vida, por exemplo, ou uma vontade de ter alguma coisa. Também existem as propagandas políticas, que visam convencer os telespctadores que aquele ponto de vista, aquele partido, aquele candidato a presidência é a melhor escolha para sua vida ou para atingir a utópica felicidade.
Assim como muitos de vcs caí na pegadinha e marquei CAMPANHA PUBLICITÁRIA. =/
Porém, recorrendo a um material do professor Ricardo Oliveira (LFG), a questão parece ter ficado boba, num piscar de olhos:
PUBLICIDADE: É O QUE O MERCADO DIZ SOBRE DETERMINADA EMPRESA. NÃO É PAGA!!!
PROPAGANDA: QUALQUER FORMA PAGA DE APRESENTAÇÃO E PROMOÇÃO NÃO-PESSOAIS DE IDEIAS, MERCADORIAS OU SERVIÇOS POR UM ANÚNCIO IDENTIFICADO.
Após a leitura desses conceitos, vamos ler a questão novamente:
"O anúncio de um banco veiculado na televisão, pago, inovador e específico, por si só caracteriza exemplo de"
AÍ ESTÃO AS CARACTERÍSTICAS DA "PROPAGANDA"!
Gabarito: D
Descordo da colega que diz que publicidade "não é paga" e propaganda "é paga". Propaganda significa propagar, seja uma ideia, uma doutrina, uma ideologia. Já publicidade traz a ideia de tornar público e essa sim é paga. Fiz a questão por eliminação. E me restaram 2 alternativa Campanha publicitária e Propaganda. Campanha não era, pois ele diz no enunciado "o anúncio", apenas um, então não pode ser campanha. Como sei que até as bancas confundem publicidade e propaganda marquei Propaganda Letra "D". Agora, não vão na onda de Publicidade ñ é paga e propaganda é paga...
Concordo com a Jaqueline: publicidade também é paga. Exemplos? Aviso de Recall publicado/exibido por conta e risco do fornecedor; anúncio de emissão de Licenças de Operação da Feema; divulgação de Balanços contábeis; todos se destinam a tornar pública uma informação, mas são pagos, e bem pagos!.
Mas pela descrição do enunciado, não há dúvida: é PROPAGANDA!
As outras 3 alternativas nem merecem ser comentadas.
Campanha publicitária é o termo utilizado pelos profissionais da área de publicidade para explicar o conjunto de anúncios dentro de um único planejamento para um determinado anunciante.
Segundo Públio (2008), um anúncio isolado, por mais criativo que seja, tem muito pouca eficácia comparada com uma campanha completa, com diversas peças diferentes, desde que mantenham o mesmo conceito criativo.
Propaganda - é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou actuação.
PROPAGANDA: QUALQUER FORMA PAGA DE APRESENTAÇÃO E PROMOÇÃO NÃO-PESSOAIS DE IDEIAS, MERCADORIAS OU SERVIÇOS POR UM ANÚNCIO IDENTIFICADO.
Kd o comentário de john?????
Philip Kotler e Kevin Lane Keller definem
PROPAGANDA como: “qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”.
PUBLICIDADE só aparece como recurso do profissional de Relações Públicas. Quando algo é bom ou ruim, a marca tem publicidade positiva ou negativa, ou seja, divulgação espontânea e que foge ao controle da empresa.
Na campanha publicitária se cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente.
Propaganda é uma parte do todo(campanha publicitária).
A campanha publicitária pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa (rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta, telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado, no decorrer de um período. Outra modalidade de ação que pode constituir uma campanha é a promocional (degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, shows promocionais, desfile de modelos e eventos em geral).
Toda divulgação ao falar em pagamento se refere a Propaganda
Pessoal essa questão não tem casca de banana nem nada, tem a sorte de que estudo por um material ditado pela a doutrina adotada pela banca.
Ou seja, os termos publicidade e propaganda não se confundem, contudo, existi divergência conceituais e praticas que mesclam um pouco de cada e acaba ficando um lixo.
Mas a dica para entender é: tem uma questão nessa prova que a banca diz segundo KOTLER, este é um doutrinador desta matéria.
Pra bom entendedor meia palavra basta.
Network = se baseia na indicação de pessoas através de um funil de marketing que trabalha por recomendação.
Marketing de relacionamento = é o marketing voltado para manter o bom relacionamento entre empresa e clientes/fornecedores.
Endomarketing = é o marketing interno, ou seja, voltado para dentro da empresa (seus funcionários)
Propaganda = é o anúncio PAGO e ESPECÍFICO de produto e/ou empresa.
Publicidade = é o que o mercado diz de alguma empresa, e não é paga!
Propaganda = é responsável por levar o cliente até o produto. É um anúncio específico e pago, de determinada empresa ou produto.
O que pode causar dúvidas aqui talvez não seja a palavra "publicidade" (que claramente é tornar público) e sim "Campanha Publicitária" que já é algo mais estruturado, porém isso também fohe do controle e não é pago, é comunicação customer to customer. Resposta correta é a D.
Propaganda - pago
Publicidade - gratuito
Network = fazer network é fazer uma rede de relacionamentos.
Marketing de relacionamento = Foco no relacionamento entre empresas - clientes - fornecedores.
Endomarketing = voltado para dentro da empresa (seus funcionários) = endo = dentro
Propaganda = é a específica / paga
Publicidade = mercado diz, não é paga!
Fonte: Comentário do João - 16 de Março de 2014 às 21:02
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as propagandas de medicamentos devem ser fidedignas, exatas, verdadeiras, informativas, equilibradas, atualizadas e passíveis de comprovação, devendo os textos e ilustrações ser compatíveis com os dados científicos. A promoção não ética de medicamentos é um problema na maior parte do mundo, gera o uso irracional e promove superprescrição, automedicação e abuso. No que se refere ao marketing na área das ciências da saúde, julgue o item subsequente.
O material informativo elaborado pelos laboratórios farmacêuticos e dirigido aos médicos utiliza as mesmas técnicas e linguagem da publicidade de outros produtos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as propagandas de medicamentos devem ser fidedignas, exatas, verdadeiras, informativas, equilibradas, atualizadas e passíveis de comprovação, devendo os textos e ilustrações ser compatíveis com os dados científicos. A promoção não ética de medicamentos é um problema na maior parte do mundo, gera o uso irracional e promove superprescrição, automedicação e abuso. No que se refere ao marketing na área das ciências da saúde, julgue o item subsequente.
Os princípios utilizados pelo marketing de medicamentos foram objeto de um documento conjunto do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
Comentários
§ 4º A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as propagandas de medicamentos devem ser fidedignas, exatas, verdadeiras, informativas, equilibradas, atualizadas e passíveis de comprovação, devendo os textos e ilustrações ser compatíveis com os dados científicos. A promoção não ética de medicamentos é um problema na maior parte do mundo, gera o uso irracional e promove superprescrição, automedicação e abuso. No que se refere ao marketing na área das ciências da saúde, julgue o item subsequente.
Segundo as normas a respeito da promoção de medicamentos, são permitidos programas de fidelização dirigidos ao consumidor, desde que obedecidos os critérios vigentes.
Termo que designa, em mídia, a veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de televisão ou rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc.
Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.
Esta é a definição de
Comentários
Merchandising é o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.
Existem dois tipos de merchandising:
De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
Na realidade Mershandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no "ponto-de-venda" que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Pelas normas coerentes do Marketing essa questão deveria ser anulada, pois a resposta certa seria Product Management, porém algumas questões de Concurso Público adota como Mershandising também anúncios em mídias televisas, rádios entre outros.
Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
Rabaça e Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, p. 178:
Merchandising - 1 Veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc. 2 Inserção de anúncios não declaradamente publicitários no contexto de uma apresentação artística, técnica ou jornalística.
Merchandising - 1 Veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc. 2 Inserção de anúncios não declaradamente publicitários no contexto de uma apresentação artística, técnica ou jornalística.
Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.
Em relação ao efeito que causa no público consumidor, o que diferencia o outdoor do anúncio é:
Comentários
Alguém poderia por favor comentar a questão? Não consegui entender :(
A pergunta pede a diferença entre Outdoor e anúncio, logo a resposta é visibilidade X distância e sintaxe visual.
A pergunta é: o que diferencia o outdoor do anúncio? 1. Visibilidade: o campo visual de um outdoor é bem maior que o de um anúncio. 2. Distância: o outdoor atinge o público mesmo que este esteja distante. 3. Sintaxe visual: o outdoor prima pelo essencial, desta forma sintetiza tudo que é importante (endereço, telefone, marca, promoção etc) num espaço só.
Visibilidade: o campo visual de um outdoor é bem maior
Prestação de contas, transparência e informação de qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de produtos e serviços implantados, a comunicação permite participação, desenvolvimento social, transformação de realidades e melhores práticas de cidadania.
Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In: Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.
A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.
Comentários
A democratização do acesso à internet e as novas mídias é um dos temas emergentes da comunicação social.
Prestação de contas, transparência e informação de qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de produtos e serviços implantados, a comunicação permite participação, desenvolvimento social, transformação de realidades e melhores práticas de cidadania.
Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In: Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.
A "participação", mencionada no texto, não se estende a toda a sociedade, mas somente a alguns de seus segmentos.
Para alguns autores, o marketing volta-se não só à satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio, como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas - jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao planejamento das atividades de comunicação das organizações, às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas organizações.
Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide. Marketing da comunicação: a visão do administrador de marketing. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).
A partir do texto acima e com relação ao marketing e à comunicação, julgue os itens que se seguem.
Veículos internos de comunicação de uma organização - TV, agência de notícias, rádio, jornal - são canais de comunicação voltados para os públicos externos.
Comentários
Para o público externo?!
concordo com a colega, totalmente esquisito. Se alguma boa alma puder esclarecer o que essa banca maluca entendeu ou quis impor como correto, aguardamos ansiosamente sua colaboração.
Pelo que entendi, veículos UTILIZADOS HABITUALMENTE como comunicação interna, sao ESSENCIALMENTE externos. Ou seja, apesar de utilizados tambem internamente, sao como ess6encia voltados ao público externo.
Os materiais de comunicação interna são de interesse dos investidores externos, que são público consumidor dessas informações. Pelo menos é o que eu entendo da linha de raciocínio do CESPE.
Agência de notícias é veículo interno?
Estranho demais...
No caso das agências de notícias, a imprensa não deixa de ser um público externo. ;)
Pegadinha horrorosa da Cespe e que só faz sentido se você reescrever toda a sentença, meio que de trás para frente e utilizando as palavras chave que a banca deu para matar a questão. Essa aí só para quem sacou de cara o final do filme sexto sentido acerta mesmo. Palavras chave da questão: "canais" e "agências de notícias".
Reescrevendo: TV, agência de notícias, rádio e jornal são canais de comunicação voltados para os públicos externos. Dentro de uma organização, eles podem ser utilizados como veículos internos de comunicação.
A palavrinha mágica da questão é "agências de notícias", que jamais poderia ser veículo interno de comunicação. Só que a questão vem tão truncada que é difícil chegar nesse raciocínio.
O Marketing surge quando necessidades e desejos satisfazem as pessoas por meio da troca.
I. Mercado – Grupo de consumidores com necessidades homogêneas, onde a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica.
II. Rede de Marketing – Sistema derivado das vendas diretas, onde os produtos e serviços chegam aos consumidores sem intermediários.
III. Segmento – Conjunto de consumidores de produtos ou serviços oferecidos por determinada empresa.
IV. CRM – (Customer relationship Management) Meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes.
V. Marketing de Relacionamento – Desenvolvimento de relações entre empresas e consumidores institucionais.
Estão corretos apenas os itens
Comentários
Essa questão é aterrorizante de tão mal elaborada e redigida. O gabarito é mais absurdo ainda pois induz a uma aprendizagem equivocada. CRM não é um meio "abrangente", muito pelo contrário é um meio de gerenciamento customizado, como o título sugere. Outro absurdo é a definição de rede de marketing sugerida pela questão:
II. Rede de Marketing – Sistema derivado das vendas diretas, onde os produtos e serviços chegam aos consumidores sem intermediários.
Segundo Kotler: "Uma rede de marketing consiste na empresa e naqueles que a apóiam (clientes, funcionários, fornecedores, distribuidores, revendedores, agências de propaganda e acadêmicos, entre outros), com quem ela construiu relacionamentos profissionais mutuamente compensadores." (KOTLER, Philip. Administração de Marketing, 12ª Edição).
Pessoal, muito cuidado com essas questões!
Alternativa => E
Mercado => O conceito de troca leva ao conceito de Mercado. Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específicos, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Marketing de Rede => O marketing de rede é um sistema derivado dasvendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segmento => A segmentação do mercado consiste num processo de análise e identificação de grupos de clientes com necessidade e preferências homogéneas ou com algum grau de homogeneidade. Através do processo de segmentação, o mercado é dividido em grupos de clientes com necessidades e preferências semelhantes (os chamados segmentos de mercado), permitindo que a empresa adapte melhor as suas políticas de marketing ao seu mercado-alvo. CRM => A sigla significa "gestão do relacionamento com o consumidor". Marketing de relacionamento ou pós-marketing => significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.
Se você forçosamente considerar Rede de Marketing igual a Marketing de Rede (que é errado) e considerar que dentro dos consumidores institucionais existam clientes, a resposta vai ser "e". Mas acredito que essa questão seria facilmente anulada.
QUE MATÉRIA CHATA, MEU DEUS !!!!
O Marketing surge quando necessidades e desejos satisfazem as pessoas por meio da troca.
I. Mercado – Grupo de consumidores com necessidades homogêneas, onde a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica.
II. Rede de Marketing – Sistema derivado das vendas diretas, onde os produtos e serviços chegam aos consumidoressem intermediários.
III. Segmento – Conjunto de consumidores de produtos ou serviços oferecidos por determinada empresa.
IV. CRM – (Customer relationship Management) Meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes.
V. Marketing de Relacionamento – Desenvolvimento de relações entre empresas e consumidores institucionais.
Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos do endomarketing é fazer que a organização conheça os anseios de seus empregados e saiba como motivá-los, visto que dessas ações dependem as vendas e também os lucros.
Comentários
CORRETA
O empregado motivado, obviamente trará mais lucro pra empresa.
Por isso, é necessário que a empresa saiba quais são os anseios de seus empregados,
até pra que os mesmos se sentam satisfeitos com o que fazem. Bons estudos
Essa questão generaliza muito, todos nós sabemos que o endomarketing influencia em maiores ganhos tanto para a empresa quanto para os clientes, porém as vendas e os lucros não dependem disso, pois muitas empresas não se preocupam com isso, e mesmo assim fazem suas vendas e têm seus lucros. Eu acho que essa questão deveria dizer que com essas ações, as vendas e os lucros tendem a crescer, e não que para que se tenha lucro e vendas, depende disso, mas...a CESPE tem disso
OBJETIVOS DO ENDOMARKETING
É importante destacar que a cultura e os
valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do
Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a
disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de
ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para
obtenção dos resultados esperados.
“A
denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e
instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de
informar, integrar e encantar o público interno.” (BRUM, 1998).
Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o que necessitam e desejam.
Para ajustamento entre oferta e demanda, o planejamento de marketing deve considerar a análise dos fatores de mudanças que ocorrem no ambiente, no comportamento dos consumidores e na concorrência, sendo o comportamento dos consumidores reflexo dos aspectos ambientais relacionados à cultura, à economia, à política e à legislação, que influenciam atitudes, crenças e costumes.
Comentários
As variáveis incontroláveis do macroambiente (cultura, economia, política, legislação) influenciam o microambiente (consumidores e suas atitudes, crenças e costumes) e consequentemente levam ao ajustamento de variáveis controláveis da organização (plano de marketing).
Analise de swot, nicho de mercado, estudo do consumidor dentre outros!
Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o que necessitam e desejam.
No planejamento de marketing, considera-se o valor de um bem associado ao nível de satisfação dos desejos e necessidades dos compradores, para os quais os conceitos de caro ou barato representam valores relativos. Por essa razão, o trabalho dos profissionais de marketing envolve o desenvolvimento de valores que criam necessidades, despertam e influenciam os desejos.
Comentários
O trabalho dos profissionais de marketing está relacionado às estratégias necessárias ao atingimento de certo objetivo pela empresa. Dentre essas estratégias está a propaganda, que nesse caso sim envolve o desenvolvimento de valores que criam necessidades, despertam e influenciam os desejos. Ou seja, o plano de marketing envolve várias ações de comunicação, dentre elas a propaganda e publicidade.
o Mkt nao cria necessidade. Desperta o desejo.
Valor se associa aos benefícios do serviço/produto. Preço (justo) tem a ver com caro ou barato, que não pode ser nem muito elevado, que o cliente considere que não vale a pena leva-lo, nem muito baixo que o leve a pensar que existe algo de errado com o produto, a ponto de recusá-lo.
Valor não é apenas preço; é uma equação que leva em conta custos para adquirir o produto (preço e outros esforços) e o benefício esperado (funcionais e emocionais)
A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Alguns conceitos que podem ajudar:
.
é despertar, nos consumidores, suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA, Moacir, 2008).
--
é a capacidade de identificar, por meio de estudos científicos do mercado, as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais. (JAQUES, Leonardo, 2009).
--
O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta. ( KOTLER & ARMSTRONG, 2007: 4)
--
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 2000)
--
“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através de criação, oferta e troca de produtos de valor com outros’’,diz Kotler (1998 p 27)”.
No planejamento de marketing, considera-se o valor de um bem associado ao nível de satisfação dos desejos e necessidades dos compradores, para os quais os conceitos de caro ou barato representam valores relativos. Por essa razão, o trabalho dos profissionais de marketing envolve o desenvolvimento de valores que criam necessidades, despertam e influenciam os desejos.
Errado
"[...] marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejampor meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si." (KOTLER e KELLER, 2012, p.4)
Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o que necessitam e desejam.
Para o posicionamento correto de um produto ou serviço, deve-se definir estrategicamente os elementos do composto de marketing para atender a cada segmento alvo, não sendo suficiente, para estabelecer um diferencial de competitividade, a decisão estratégica de valorização mais acentuada de um ou outro elemento do mix de marketing.
Comentários
para tornar a questão correta basta retirar o NAO!
As decisões estratégicas parao composto de marketing envolvem a criação de uma combinação de produto, preço, promoção e distribuição que atenda às necessidades dos consumidores dos segmentos-alvos escolhidos.
Coube a McCarthy (1983) classificar essas ferramentas em quatro grupos amplos denominados os “4P´s” do marketing: produto, preço, praça e promoção termos que vêm do inglês product, price, place e promotion.
Tudo o que eu leio do cespe referente à mix de marketing pra mim parece certo...kkkkkkkkkkk
Para o posicionamento correto de um produto ou serviço, deve-se definir estrategicamente os elementos do composto de marketing para atender a cada segmento alvo, não sendo suficiente, para estabelecer um diferencial de competitividade, a decisão estratégica de valorização mais acentuada de um ou outro elemento do mix de marketing: produto, preço, praça e promoção. Ora se faz uma promoção (propaganda), ora se reduz o preço, ora se oferta uma entrega gratuita (praça), Ora pinta o pavão (produto).
Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o que necessitam e desejam.
O plano de comunicação deve estar alinhado ao plano de marketing, utilizando-se dos mesmos princípios estratégicos e táticos de estruturação. Para tanto, a análise do ambiente é sistematizada, no plano de comunicação, para a formulação de objetivos e estratégias de divulgação e relacionamento institucional, por meio do esquema de SWOT, em cuja análise questões sobre regulamentação legal de atividades, identificadas no diagnóstico externo, são classificadas como conjunto de pontos fracos para o desempenho da organização no macroambiente.
Comentários
A análise SWOT faz parte do plano de marketing (não do plano de comunicação).
Análise SWOT da empresa
Pontos Fortes / Pontos Fracos. (interno)
Oportunidades / Ameaças. (externo)
análise SWOT faz parte do plano de marketing (não do plano de comunicação).
Análise SWOT da empresa
Pontos Fortes / Pontos Fracos. (interno)
Oportunidades / Ameaças. (externo)
análise SWOT faz parte do plano de marketing (não do plano de comunicação).
Análise SWOT da empresa
Pontos Fortes / Pontos Fracos. (interno)
Oportunidades / Ameaças. (externo)
Análise SWOT faz parte do plano de marketing (não do plano de comunicação).
Análise SWOT da empresa
Pontos Fortes / Pontos Fracos. (interno)
Oportunidades / Ameaças. (externo)
Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento em geral.
O erro da questão está neste trecho: "...por meio do esquema de SWOT, em cuja análise questões sobre regulamentação legal de atividades, identificadas no diagnóstico externo, são classificadas como conjunto de pontos fracos para o desempenho da organização no macroambiente."
Na análise SWOT, as OPORTUNIDADES e AMEAÇAS fazem parte do ambiente EXTERNO, enquanto os PONTOS FRACOS e os PONTOS FORTES fazem parte do ambiente INTERNO.
O Cespe adora fazer isso quando fala sobre SWOT.
Deve-se atentar também que não é o plano de comunicação que deve estar alinhado ao plano de marketing, mas o contrário: o plano de marketing deve estar alinhado ao plano de comunicação, pois este, geralmente, é superior. Existe o departamento de Comunicação ou Comunicação Organizacional, e dentro dele estão o de marketing & publicidade, assessoria de comunicação, endomarketing, relações públicas, comunicação institucional... Agora, que existem empresas que colocam o marketing acima da comunicação social é óbvio que existem.
O plano de marketing deve estar alinhado ao plano de Comuncação , utilizando-se dos mesmos princípios estratégicos e táticos de estruturação.
Julgue os itens de 56 a 60, relativos a marketing, definido como processo social e gerencial que permite, por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor, que indivíduos e grupos obtenham o que necessitam e desejam.
O processo de marketing consiste em análise de oportunidades, desenvolvimento de estratégias, planejamento de programas e administração do esforço de marketing, técnicas que não se limitam aos bens de consumo, sendo aplicadas, também, em sistemas políticos, programas sociais, e em qualquer outra área que envolva o processo de troca, ou de intercâmbio, entre organizações ou indivíduos.
Considerando o marketing, assinale a opção correta.
Comentários
Marketing Experiencial é uma estratégia que tem como objetivo o engajamento do consumidor por meio de experiências com a marca. A ideia é focar o prazer da buyer persona, gerando um sentimento positivo em relação à marca. Nesse contexto, os produtos e serviços oferecidos são secundários.
A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.
A lei de incentivo à cultura, conhecida como Lei Rouanet, fornece às empresas a opção de aplicar parcelas do imposto sobre a renda no Fundo Nacional de Cultura.
Comentários
Item Certo!
A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.
As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.
O grande destaque da Lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa fisíca) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.
A lei surgiu para educar as empresas e cidadãos a investirem em cultura, e inicialmente daria incentivos fiscais, pois com o benefício no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sentiria estimulada a patrocinar eventos culturais, uma vez que o patrocínio além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público.
Mais informaçoes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet
Bom estudo :)
Eu errei porque a questao foi mal formulada...Fundo nacional de cultura??? merecia recurso! Pois a empresa pode aplicar em eventos e/ou projetos já incentivados....e nao propriamente em um fundo nacional de cultura...
Art. 18. Com o objetivo de incentivar as atividades culturais, a União facultará às pessoas físicas ou jurídicas a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doações ou patrocínios, tanto no apoio direto a projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas de natureza cultural, como através de contribuições ao FNC, nos termos do art. 5o, inciso II, desta Lei, desde que os projetos atendam aos critérios estabelecidos no art. 1o desta Lei.
Alto lar. Ate ond eme consta, a tributação para empresas, é sobre a tributação do lucro real, não imposto de renda, questão mau formulada.
Principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil, a Lei Rouanet permite que empresas e pessoas físicas destinem, a projetos culturais, parte do Imposto de Renda (IR) devido. Para pessoas físicas, o limite da dedução é de 6% do IR a pagar; para pessoas jurídicas, 4%. O objetivo da lei é incentivar a produção cultural.
A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.
O uso de blogs contribui para a percepção socialmente compartilhada da imagem de uma empresa, já que essa ferramenta favorece a troca de opiniões e experiências de diversos indivíduos relativas a serviços ou produtos da empresa em análise.
No passado, muitas empresas realizavam vendas para um único mercado, por meio de um único canal de marketing. Hoje, com a proliferação de segmentos de clientes e de alternativas de canal, um número cada vez maior de empresas vem adotando o chamado “marketing multicanal”, isto é, uma única empresa emprega dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais segmentos de mercado. Que afirmação NÃO corresponde a uma característica da utilização de múltiplos canais?
Comentários
Resposta correta
Letra A - Cada canal só pode ser empregado para uma tarefa da empresa (pré-venda, fechamento da venda, pós-venda etc.).
O comércio eletrônico vem possibilitando uma mudança revolucionária nas oportunidades de marketing das empresas, bem como formas inovadoras de criação de valor para os consumidores. Sobre essa nova forma de fazer negócios, assinale a afirmação que corresponde ao seu uso efetivo.
Comentários
A internet possibilita a escolha de serviços e produtos conforme a necessidade do cliente.
O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é a forma de uma empresa organizar um conjunto de informações de mercado, de modo a viabilizar a tomada de ações gerenciais consistentes. Esse sistema engloba, entre outras coisas, a coleta e tratamento de dados externos (obtidos de fontes externas à empresa) e o de dados internos (obtidos dentro da própria organização). Sobre estes últimos, é correto afirmar que:
As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que
Comentários
Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.
No mercado do consumo de bens, é vulgar encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.
Na Economia Tradicional, os custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre o lucro e o prejuízo.No caso da Nova Economia, este raciocínio é colocado em xeque, muito particularmente no caso dos produtos digitais. Por exemplo, o custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado apenas por um número mínimo de consumidores.
Apostar na Cauda Longa torna-se economicamente interessante, ao contrário do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares.
Letra B
Não sou de fazer isso (criticar), mas acho péssimos esses comentários copia e cola sem nem se dar o trabalho de uma simples edição/formatação, pior que mesmo lendo o comentário não dá pra ter nem uma vaga ideia de qual seria a resposta correta e porque. Se for pra comentar, que faça algo em relação à questão e como complemento, uma informação copiada da net, não tem problema, mas vomitar o primeiro texto que se encontro pq viu um termo na questão e jogar aqui na verdade até atrapalha!
Basicamente, com as vendas na internet, as lojas e seus produtos puderam alcançar diversos públicos quando antes era impossível, aí é correto afirmar que determinados segmentos (nichos de mercado), dada uma certa região e perfil de consumidor, podem mesmo surpreender e vender mais que um produto líder de mercado. Isso ocorre com alguns modelos de carros ou marcas/modelos de computador, telefones celulares e até mesmo roupas.
Gabarito: B
No gerenciamento do estoque de mercadorias das lojas físicas, predomina a regra dos 80/20, por conta das limitações impostas pelos elevados custos de armazenagem e distribuição. Com isso, a oferta de produtos dessas lojas se concentra nos campeões de venda. A teoria da cauda longa mostra que em lojas virtuais, esse conceito se modifica. Exemplo de uma pesquisa feita nos Estados Unidos: Uma livraria (loja física) possui em média 100 mil títulos diferentes para venda. Já uma loja virtual pode ultrapassar a quantia de 3 milhões de títulos (mas não necessariamente terá todos em estoque). Dentro deste estudo com as lojas virtuais, notou-se que o faturamento dos livros menos populares (nichos) representa em torno de 25% do faturamento total. Para uma loja de espaço físico limitado, estes 25% de vendas torna-se inviável, pois são muitos títulos com pouca venda: é uma grande quantidade para pouco rendimento. Já para as lojas virtuais, esta cauda longa demonstra um grande poder.
GAB B
A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.
Fonte: Unyleya
Perfeito o comentário do colega Klaus Serra. No afã de comentar por comentar alguns colegas simplesmente despejam conceitos captados na internet, ao invés de buscar a verdadeira resposta e as bibliografias consagradas.
Sobre os principais tipos de marketing, analise as afirmações abaixo.
I – O marketing de serviços é aquele destinado a criar trocas para produtos intangíveis.
II – Um exemplo de marketing de causas é a estratégia utilizada para coibir o fumo em locais fechados.
III – O marketing pessoal é oriundo da preocupação em criar ações favoráveis em relação a pessoas.
IV – As ações de marketing que procuram estimular as pessoas a viajarem para conhecer determinadas cidades fazem parte das concepções de marketing de lugar.
Estão corretas as afirmações
Comentários
I: Correto, características dos serviços: Intangibilidade, Perecibilidade, Simultaneidade, e Variabilidade.
II: Correto, marketing de causas "é uma atividade de natureza comercial e institucional, a partir do qual uma empresa procura associar sua marca com uma causa ou uma organização social, gerando benefícios mútuos."
III: Sim, marketing pessoal preza o cliente em primeiro lugar.
IV: Correto, "O �Marketing de Lugares� se refere à aplicação do corpo de conceitos e práticas de planejamento estratégico de marketing por comunidades, cidades, estados, regiões e nações para promover exportações e para atrair indústrias, investidores, turistas, residentes e eventos."
O composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos no mercado-alvo. Nessa perspectiva, analise as ferramentas de marketing abaixo. I – Produto inclui embalagem e marca. II – Praça inclui estoque e transporte. III – Promoção inclui marca e design. É (São) correta(s) APENAS a(s)ferramentas(s)
Comentários
I: Correto, "Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Não necessariamente o produto precisa ser físico."
II: Correto, "Praça também é conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais"
III: Falso, refere-se às estratégias de divulgação utilizadas.
Alternativa D.
Produto
É tudo o que se refere aos "bens e serviços" que uma empresa
disponibiliza ao mercado-alvo, para "atenção, aquisição, uso ou consumo"
(p. 500)[1] , tendo em vista a satisfação de necessidades do cliente[7] . Compreende um conjunto de benefícios, com elementos tangíveis e intangíveis[8][9] , resultando na soma da satisfação física e psicológica do consumidor quando realiza uma compra[10] . Inclui bens, serviços, ideias, pessoas, organizações, ou a combinação destes elemento.
Praça (Distribuição)
Preocupa-se com a disponibilização dos produtos aos seus mercados consumidores[carece de fontes].
Produzir um produto e disponibilizá-lo ao consumidor final exige a
existência de uma rede de relações entre clientes, fornecedores e
revendedores, integrados na cadeia logística da empresa[1]
. Assim, a distribuição refere-se aos canais através dos quais o
produto chega aos clientes e inclui pontos de vendas, pronta-entrega,
horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra.
Promoção (Comunicação)
A promoção ou comunicação é utilizada para "informar, persuadir e
lembrar os potenciais compradores de um produto, com o propósito de
influenciar a sua opinião ou fomentar uma resposta" (p. 225)[11] , resultando "[n]a coordenação dos esforços de comunicação no sentido de influenciar atitudes e comportamentos" (p. 350) [20]
. Concretiza-se através de um conjunto de ferramentas que mistura
publicidade, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal,
marketing directo e[1] online marketing [11] que a empresa utiliza, no sentido de comunicar a sua proposta de valor [1]
, desenvolver e manter relações favoráveis com o cliente, informando-o e
persuadindo-o, de forma a melhor aceitar o produto da empresa,
fomentando, assim, a procura
gab D
Questão pede para fazermos a associação entre elemento do composto de marketing e variável analisada.
I. Correto. Dentro do produto analisam-se, dentre outros aspectos a embalagem e a marca.
II. Correto. Dentro de praça temos: distribuição, transporte, armazenamento, estoque...diversos atividades relacionadas a tornar o produto disponível e acessível para o consumidor.
III. Errado. Marca e Design integram o produto.
Resposta: D
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
A primeira assertiva está correta. De fato, as variáveis específicas do produto são:
Variedade
Pesquisa do produto
Qualidade
Padronização
Design
Características
Testes e Desenvolvimento
Nome da Marca (Marca)
Embalagem
Tamanhos
Serviços e Assistência Técnica
Garantias
Devoluções
A segunda assertiva está correta. As variáveis específicas da praça são:
Canais de Distribuição
Pontos de Venda
Coberturas
Zona de Vendas
Sortimentos
Locais
Estoque
Armazenamento
Transporte
A terceira assertiva está errada. Marca e Design são variáveis específicas do produto.
Uma empresa fabricante de óleo lubrificante vende seus produtos para um atacadista regional que, por sua vez, vende o óleo para varejistas que embalam o produto e o oferecem para os consumidores finais. O canal de distribuição dessa empresa é classificado como canal de marketing
Comentários
Um canal de nível zero (também chamado de marketing direto) consiste em um fabricante que vende diretamente ao consumidor final. Os melhores exemplos são vendas de porta em porta, reuniões domiciliares com demonstrações (reuniões de vendas), mala direta, telemarketing, vendas pela televisão, vendas pela internet e lojas do próprio fabricante. Um canal de um nível conta com um único intermediário, como um varejista. Um canal de dois níveis conta com dois intermediários. Um canal de três níveis contem três intermediários.
Fonte: KOTLER; KELLER,2006, p. 471 - http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC11065183810.pdf
Em “Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica” (São Paulo, 2007), Marcélia Lupetti assim descreve: “É o levantamento de informações contendo as diversas instruções que o cliente fornece à agência para orientar seu trabalho de planejamento”. Esta explicação refere- se ao conceito de:
Comentários
Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções
Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:
Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.
Branding é a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.
Retroalimentação ou realimentação também denominada por feedback, cujo significado técnico é "retorno da informação ou do processo". É o efeito retroativo ou informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão, ou até mesmo dar uma resposta.
Missão: É a razão pela qual a empresa existe. Em outras palavras, define seu foco de atuação. Nesse caso, o conceito está mais ligado ao produto ou serviço.
Follow-up é uma expressão americana para o termo ‘fazer o acompanhamento’. Quando alguém realiza o follow-up significa que está estimando respostas de um contato pré-estabelecido. Muito comum nas áreas de compra e venda de uma empresa, a ferramenta também apresenta grande importância à assessoria de imprensa.
Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento.
RESPOSTA CORRETA: b) um conjunto de técnicas coordenadas que permitem a uma empresa conhecer o mercado e o potencial para determinado produto com a finalidade demaximizar o volume de vendas.
DEMAXIMIZAR... não concordei com essa palavra, ou foi erro de digitação ou seria o contrario de maximizar, errei na prova por conta disso
Segundo Kotler (1998), posicionamento é o ato de desenvolver um conceito único para o produto ou para a imagem da empresa, diferenciado da proposição dos demais competidores, que faz com que se ocupe posição de destaque na mente dos consumidores. São pressupostos básicos para um correto posicionamento, EXCETO:
Comentários
Questão que dá pra resolver por raciocínio. Se o enunciado diz que "posicionamento é o ato de desenvolver um conceito único", logo, promover o maior número possível de diferenciais não é condizente.
CPR again, seu comentário não faz sentido. Pode-se posicionar no mercado com um conceito único de produto, e dentro deste conceito único existir vários diferenciais que faz daquele produto ÚNICO! A questão é, que pode-se alcançar um posicionamento sem promover diferenciais. A opção de não ter um ou vários diferenciais pode ser uma forma de alcançar um tipo de posicionamento no mercado, a empresa não precisa necessariamente se diferenciar, pode optar pela estratégia de não diferenciaçãoe mesmo assim ter um posicionamento. Kotler fala sobre isso.
Item C . Pois não é necessário alcançar o maior número possível de diferenciais, e sim aqueles que tem mais importância, destaque,acessibilidade e etc. Não é quantidade que interessa, e sim a relevância de cada diferenciação.
As estratégias de posicionamento devem ser baseadas na diferenciação
das ofertas, inseridas em um segmento específico de mercado, para tanto a
construção de uma identidade de posicionamento eficaz, deve ser baseada
na segmentação e no diferencial que satisfaçam alguns critérios:
Importância: oferecimento de um benefício;
Lucratividade: deve-se considerar a diferença lucrativa;
Acessibilidade: o consumidor deve poder pagar a diferença;
Superioridade: a diferença deve ser superior a outras formas de benefícios;
Exclusividade: a diferenciação não pode ser copiada com facilidade pela concorrência;
Destaque: diferença oferecida de maneira justa.
gab C
Não é quantidade, mas sim a qualidade, a importância do valor percebido pelo cliente diante determinada diferencição.
Leia a defnição de Marketing, segundo a AMA - American Marketing Association: “Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de va- lor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que benefciem a organização e seus stakeholders”. Com base na defnição citada anteriormente, o marketing
Comentários
Alternativa A está incorreta pois basta lembrarmos que um dos tipos de propaganda (uma das categorias de marketing) é a institucional (não abrange produtos ou serviços).
é uma função organizacional e um conjunto de processos que
envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes,
bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que
beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American
Marketing Association - Definição 2005).
é a actividade,
conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e
efectuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores,
clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (AMA - American
Marketing Association - Definição 2008)
gab C
c) deve ser visto como um processo que contribui para a criação (PRODUTO), comunicação (PROMOÇÃO) e entrega (PREÇO E PRAÇA) de valor para todos os públicos de interesse.
Julgue os itens seguintes, referentes ao Manual de Oslo.
A terceira edição do Manual de Oslo contempla inovações não tecnológicas, como aquelas que ocorrem no âmbito organizacional e de marketing.
Comentários
Alternativa: Certo
"O Manual se tornou referência para várias pesquisas que examinaram a natureza e os impactos da inovação no setor comercial, tais como o European Community Innovation Survey (CIS), atualmente em sua quarta edição. Os resultados dessas pesquisas levaram a refinamentos na estrutura do Manual de Oslo em termos de conceitos, definições e metodologia, originando a segunda edição publicada em 1997, que, entre outras coisas, expandiu o tratamento para o setor de serviços. Desde então, a análise dos resultados de pesquisas e de necessidades de políticas levaram ao lançamento de outra revisão do Manual, cujo resultado pode ser visto nesta terceira edição. Como existe uma noção crescente de que muita inovação no setor de serviços não é apreendida de maneira adequada pelo conceito TPP, decidiu-se adicionar a questão das inovações não-tecnológicas nesta revisão. Dessa forma, o escopo do que é considerado uma inovação foi agora expandido para incluir dois novos tipos:inovação de marketing e inovação organizacional. Esses são certamente conceitos novos, mas eles já foram testados em vários países da OCDE, com resultados promissores."
1. primeira edição do Manual de Oslo em 1992: centrada na inovação tecnológica de produto e processo (TPP) na indústria de transformação
2. a segunda edição publicada em 1997, impactos da inovação no setor comercial, tais, expandiu o tratamento para o setor de serviços.
3. nesta terceira edição. Como existe uma noção crescente de que muita
inovação no setor de serviços decidiu-se adicionar a questão das inovações não-tecnológicas. Dessa forma, o escopo do para incluir dois novos tipos: inovação de marketing e inovação rganizacional.
A abordagem do Boston Consulting Group - BCG no planejamento “de cima para baixo” está configurada em sua matriz de crescimento para determinar os investimentos nos empreendimentos de uma organização. Se há produtos ou serviços com baixo crescimento e posição de mercado, absorvem caixa e recursos. São pesos que devem ser afastados ou cortados. Na matriz de crescimento e participação BCG entende-se que são:
Comentários
Gabarito B
Também conhecido com abacaxi ou cachorro, deve ser evitado e minimizado em uma empresa, se não for possível recuperá-lo.
O quadrante da Estrela é o cenário onde há a situação ideal de alto crescimento e alta participação, um produto ou empresa nesta situação requer um investimento maior devido ao crescimento contínuo. O Quadrante da Vaca Leiteira lida com baixo crescimento e alta participação. Este cenário requer um baixo investimento, mas o crescimento é muito lento. O Quadrante do Abacaxi ou Cachorro é a situação onde o crescimento é baixo e a participação de mercado é baixa, esta é uma das piores situações que uma empresa ou produto pode enfrentar. Nesta situação, se os produtos não estão gerando lucro, o melhor é descontinuar. O último quadrante da matriz representa as Oportunidades ou a Interrogação. é o ponto em que o crescimento do mercado é alta, mas a participação é baixa. Nesta situação há uma demanda alta, mas baixo retorno. É melhor tentar aumentar a participação de mercado.
Simplificando:
a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.
b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.
c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades.
d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento são estrelas.
A denominação acaba sendo facilmente entendida ao se analisar os extremos: sem dúvida um produto posicionado em um mercado crescente com alta participação nesse mercado, só pode ser uma "estrela". Já um produto com participação baixa em um mercado estagnado é na realidade um "abacaxi".
A questão fala de participação de baixo crescimento em mercado de baixo crescimento, portanto será o ABACAXI OU CACHORRO, para alguns autores animal de estimação.
Matriz BCGé uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarialamericanaBoston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa nas envolventes externas e internas.Classificação dos quadrantes Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante: Em questionamento (também conhecido como "ponto de interrogação" ou "criança-problemática"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande investimento e depois de tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela". Estrela: exige grandes investimentos e são referências no mercado, gerando receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado. Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável. Abacaxi (também conhecido como "cão", "vira-lata" ou "animal de estimação", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa quota de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atractiva e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível. Item B
CAO DE ESTIMACAO = ABACAXI (baixo crescimento, baixa participacao no mercado)
vaca leitera (baixo crescimento, alta participacao no mercado)
estrela (alto crescimento, alta participacao)
interrogacao (alto crescimento, baixa participacao/posicao --- pode ser que se torne uma estrela ou vire um abacaxi)
GABARITO: B
Já vi essa desgraça com três nomes, são eles: Abacaxi, vira-lata e agora cão de estimação.
O negócio é decorar tudo e rezar para que o examinador não ache outro nome largado por aí.
Vida de concurseiro não é fácil, viu.
Bons estudos.
fiquei desesperada quando não vi abacaxi nas alternativas porque só conhecia por esse nome
Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:
Ponto de interrogação (também conhecido como "criança-problema" ou "dilema" ou "oportunidade"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".
Estrela: exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
Abacaxi (também conhecido como "cão" ou "vira-lata", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.
A descrição acima estabelece alguns paralelismos entre a Matriz BCG e o Ciclo de vida do produto[4]. De acordo com Coelho et al. (1998) ao quadrante dos dilemas podemos associar a fase de introdução, as estrelas estão associadas à fase de crescimento, as vacas leiteiras correspondem à fase de maturidade e por fim os abacaxis correspondem à fase de declínio do ciclo de vida do produto.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG
Que coisa viu...
Baixo crescimento + baixa posição de mercado = cach0rro ou abacaxi.
O processo de divulgação de produtos/serviços deve satisfazer alguns objetivos ou etapas essenciais. Relacione a tipologia de objetivos, apresentada na coluna da esquerda, às características descritas na coluna da direita, assinalando a alternativa correta.
( ) Despertar consciência
( ) Chamar a atenção
( ) Obter fidelidade
( ) Proporcionar conhecimento
( ) Criar desejo, suscitar
expectativa
1. As necessidades são inerentes aos seres
humanos, mas algumas delas não estão no
nível do sentido ou da percepção.
2. Mostrar a relevância da mensagem para o
público-alvo.
3. Conhecer e manter os motivos que
conectam públicos a serviços/produtos
4. Detalhar informações sobre o
produto/serviço divulgado.
5. Lançar mão de meios que mantenham a
identificação favorável entre públicos e
serviços/produto
O número de usuários na Internet dobra a cada ano no mundo, o que leva mais pesquisadores a utilizá-la como método de coleta de dados de mercado. No entanto, pode ser citado como ponto negativo desta ferramenta
Comentários
Levando em consideração que esta é uma pergunta formulada em 2012...
2012, GALERA!
Que susto, eu nem me lembrava que existiam listas telefônicas kkk
Em essência, o marketing é uma combinação simples de fatores que busca a obtenção de um equilíbrio correto para qualquer atividade comercial. A respeito do mix de marketing, julgue o seguinte item.
Lidar com as variáveis pesquisa, produto, publicidade e promoção, que podem ser controladas, é uma das atribuições da gerência de marketing.
Comentários
As decisões e ações específicas da função de marketing, que compõem o chamado composto de marketing, também conhecido como marketing mix ou os “quatro Ps”, referem-se a quatro variáveis: produto, preço, promoção e ponto de distribuição.
As quatro grandes áreas de responsabilidade do gerente de marketing podem ser resumidas abaixo:
1. Análise de marketing: analisar os riscos e as oportunidades de mercado; 2. Planejamento de marketing: selecionar o mercado-alvo e as estratégias de marketing; 3. Implementação de marketing: desenvolver o mix ou composto de marketing; 4. Controle de marketing: avaliar os resultados das estratégias e dos programas.
Portanto, a função de marketing engloba a tomada de decisões, a
gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de
resultados, como qualquer outra função empresarial.
Em essência, o marketing é uma combinação simples de fatores que busca a obtenção de um equilíbrio correto para qualquer atividade comercial. A respeito do mix de marketing, julgue o seguinte item.
A comunicação mercadológica, projetada para ser persuasiva e conseguir um efeito calculado nas atitudes e(ou) no comportamento do público visado, faz-se por venda pessoal, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, propaganda e publicidade.
Comentários
A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações
desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a
imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as
favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas
e, por extensão, a sua receita.
Para tal, as empresas ou
entidades lançam mão de um amplo mix de comunicação, que inclui o
esforço publicitário, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao
cliente (SAC, CRM), uma eficiente estrutura de distribuição e toda a sua
competência em marketing.
A comunicação mercadológica tem
experimentado uma verdadeira revolução , nos últimos anos, com o
incremento das pesquisas focadas nos hábitos do consumidor, a utilização
do database marketing , a globalização dos mercados e o consequente
acirramento da concorrência, bem como pela introdução de alternativas
disponibilizadas pela adoção das novas tecnologias.
Em essência, o marketing é uma combinação simples de fatores que busca a obtenção de um equilíbrio correto para qualquer atividade comercial. A respeito do mix de marketing, julgue o seguinte item.
Marketing contempla o planejamento e a execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.
Comentários
Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing
estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens,
serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma
transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no
processo.
gab correto
Discordo completamete! Nem sempre se tem o objetivo de minimizar os preços!
Minimizar custos sim, mas preços depende da estratégia da empresa!
Que isso CESPE?
Minimizando os preços a empresa vai viver de que? De luz?
Esses elementos não combinam, no contexto da frase: Minimizar os preços, resultando emlucros contínuos e a longo prazo para a empresa.
Marketing contempla o planejamento e a execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa.
Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em administração, aponta os aspectos que devem ser considerados no momento de formular a estratégia de preço, ser suficientemente:
Alto, para gerar lucro a empresa, ao passo que para seu consumidor, não pode ser tão elevado, pois, pode levá-lo a restrição do produto e até mesmo a desistência da compra.
Baixo, para que tenha atrativos de venda e não pode ser muito baixo, pois os consumidores tendem a depreciar o produto, cujo valor está abaixo da faixa média de preços
Não está clara a questão. Passiva de anulação, na minha opinião.
........................ é a sigla do conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor agregado de um plano abrangente, capaz de avaliar os papéis estratégicos de uma série de disciplinas de comunicação e de combiná-las para oferecer clareza, coerência e impacto máximo por meio de mensagens associadas entre si.
Assinale alternativa que completa corretamente a sentença.
1a - A “satisfação” é definida como a avaliação objetiva, com respeito a um bem ou serviço, contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente,
PORQUE
2a - a satisfação é influenciada pelas contrapartidas emocionais dos clientes, pelas causas percebidas para o resultado alcançado com o bem ou serviço e por suas percepções de ganho ou preço justo.
É correto afirmar que
Comentários
1a - A “satisfação” é definida como a avaliação SUBJETIVA.
D- A primeira afirmação está falsa, pois a satisfação do consumidor é subjetiva é a sensação de prazer ou desapontamento que ele tem ao adquirir um produto ou serviço, está diretamente relacionado com as necessidades do cliente e o beneficio custo de acordo com a percepção do cliente, logo a primeira afirmação está incorreta e a segunda está veradeira
só complementando, a primeira afirmação está errada, pois diz que a satisfação:
"...contemplandoou não as necessidades e expectativas do cliente."
Certamente que deve contemplar as necessidades dos clientes.
”a satisfação é função do desempenho percebido e das expectativas. Se o desempenho ficar longe das expectativas, o consumidor estará insatisfeito. Se o desempenho atender às expectativas, o consumidor estará satisfeito e se excedê-las estará altamente satisfeito ou encantado”. O referido autor enfatiza ainda, que a busca é pela “(...) alta satisfação, porque clientes apenas satisfeitos estarão dispostos a mudar quando surgir uma melhor oferta” (KOTLER, 1998, p. 54).
Para efeito de consolidação
Objetivo - Baseado em fatos concretos, remete à lógica, aquilo que é racional e exclui o sentimento.
Subjetivo - Algo abstrato, que está diretamente ligado ao sentimentos, como: vontades e desejos.
Essa 2a não estaria relacionada à valor?
Essa 2a não estaria relacionada a valor?
"suas percepções de ganho ou preço justo", isso não significa valor?
Gostaria de dar minha contribuição, deixando aqui a diferença entre Cliente altamente satisfeito do cliente satisfeito.
Ciente altamente satisfeito, ele fica emocionalmente envolvido, não muda de habito de consumo, ele fica Fiel (retenção do cliente), pois teve sua expectativa superada.
Cliente satisfeito, ele fica racionalmente envolvido (ele pensa), tem suas expectativa atendidas.
Bons estudos!
satisfação o cliente só tem quando atendido.
Há dois erros na primeira afirmação: Objetiva e contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente.
"contemplando ou não as necessidades "
Ou voce é satisfeito ou não é! Não existe cliente "meio satisfeito". O erro está em: contemplando ou não as necessidades
Satisfação obviamente tem que contemplar as necessidades e expectativas do cliente....
Satisfação para o cliente é a comparação entre EXPECTATIVA e DESEMPENHO. Portanto, diferentemente do que afirma a primeira afirmação, SEMPRE leva em conta as expectativas do cliente.
Além disso, é incorreto afirmar que a "satisfação" é definida como a avaliação objetiva, com respeito a um bem ou serviço... Essa avaliação é subjetiva, um mesmo serviço/produto pode ser avaliado como ótimo por um cliente e péssimo para outro, a avaliação é subjetiva, depende das expectativas do cliente em relação ao que está sendo ofertado.
contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente,
o erro e dizer que não contempla. como ja foi dito por outras pessoas : satisfação tem haver com subjetividade e não objetividade
Primeira afirmação: Errado. A satisfação é uma avaliação subjetiva realizada a partir da relação entre expectativas e percepções de um produto ou serviço.
Segunda afirmação: Correto. A afirmação descreve corretamente fatores que influenciam na percepção de valor de um produto.
Gabarito: D
Satisfação
A satisfação reflete os julgamentos comparativos de uma pessoa sobre o desempenho percebido de um produto em relação as suas expectativas. Se o desempenho não atinge as expectativas, o cliente fica decepcionado. Se o desempenho alcança as expectativas, o cliente fica satisfeito. Se o desempenho supera as expectativas, o cliente fica encantado.”
Como a satisfação depende das expectativas “pessoais” do cliente, um mesmo serviço pode deixar alguns clientes satisfeitos e, ao mesmo tempo, pode deixar outros clientes insatisfeitos. Portanto, pode-se dizer que a satisfação é “subjetiva”.
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
A primeira assertiva está errada. Primeiro, pois, a satisfação é “subjetiva” (ou seja, depende das expectativas e necessidades de cada indivíduo).
Além disso, a satisfação do cliente é o resultado da comparação que o cliente faz entre a “qualidade esperada”/”expectativa” (ou seja, a qualidade que ele esperava que o serviço/produto tivesse) e a “qualidade percebida” por ele quando do consumo do serviço/produto (ou seja, a qualidade que ele próprio “atribuí” ao serviço/produto, de acordo com o que lhe foi, de fato, entregue).
Nesse sentido, a satisfação somente é alcançada quando o serviço/produto alcançou às expectativas (atendeu às necessidades) do cliente.
Sendo assim, a satisfação deve contemplar, necessariamente, as necessidades e expectativas dos clientes.
A segunda assertiva está correta. A satisfação do cliente é influenciada pelo “valor percebido pelo cliente”. Ou seja, quando o valor do consumidor é maior (ou seja, quando o cliente percebe valor no serviço/produto), ele tende a perceber qualidade no serviço/produto e, consequentemente, tende a ficar satisfeito.
Nesse sentido, a assertiva está correta ao afirmar que a satisfação é influenciada pelas contrapartidas emocionais dos clientes (valor emocional), pelas causas percebidas para o resultado alcançado com o bem ou serviço (valor funcional) e por suas percepções de ganho ou preço justo (relação custo x benefício).
A gestão de marketing se ocupa, nas organizações, com o conjunto de atividades
Comentários
Verifiquei que (no momento em que respondi esta questão) das 323 pessoas que resolveram este exercício, apenas 74 acertaram, e fui uma dessas pessoas que errou. Gostaria de pedir que alguém mais esclarecido coloque uma explicação mais detalhada, pois acho que ajudaria muito a todos, considerando o enorme número de erros.
As alternativas C e E podem ser mais facilmente descartadas (ainda que de uma maneira indireta estão absolutamente corretas no marketing), agora entre a A e B, não consegui visualizar nada errado com elas...
Meu amigo estudante, também não consegui achar o erro ! Marquei o item A.
A letra B por mencionar promoção - enquadra-se em papel do Marketing.
A letra C seria orientação de vendas e não uma gestão do Marketing.
A letra E apesar de o Marketing contribuir para o lucro, não enquadra como requisito principal do Marketing.
A letra A ao mencionar relacionamento, entendo que esteja mencionando o endomarketing.
"Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.
Apesar disso, marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
O marketing é uma filosofia: uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica: um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida."
A resposta que mais se adequa à questão é a D, pois a palavra-chave para entender o conceito de marketing é TROCA.
O próprio conceito de Philip Kotler evidencia este termo: "Marketing é um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros."
A gestão de marketing tem horizontes bem maiores do que a gestão de relacionamento. Na Gestão do relacionamento
Observa-se o uso principal da ferramenta Customer Relationship Management (CRM) pelas organizações, sua contribuição e benefícios nos processos de fidelização de cliente.
Já a gestão de marketing está relacionado não só o CRM, mas também estratégias de alavancagem de procedimentos nos produtos, nos preços, na praça e nos fatores de promoção (4 p´s), envolvendo nos dias atuais também abordagem nas normatizações de processos tornando o relacionamento mais eficaz com os "stakeholders" (não só com clientes), estratégias de "Branding" para ascensão da marca e fortalecimento do "Brand Equity" etc.
Espero ter ajudado.
Gab: D
O foco do Marketing é a troca de artigos que possuam valor para os consumidores e demais partes interessadas da empresa.
Troca -> Processo envolve as transações voluntárias e recíprocas entre duas ou mais partes.
Valor -> São os benefícios que se atribuem e percebem em relação aos custos envolvidos. Veja que é algo além do valor monetário.
A letra A está incompleta. A gestão de marketing é o bom relacionamento com todos os públicos de interesse (stakeholders): clientes, fornecedores, intermediários, concorrentes, colaboradores e acionistas. Assim, a competente ação de marketing é que propiciára relações sustentáveis e rentáveis com todos os envolvidos. A letra A se torna errada pois cita apenas relacionamento com os clientes.
"Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca". (Kotler)
"... o processo através do qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas". (Peter Drucker)
Resposta Vera é a E
Há vários conceitos para gestão de marketing, porém, observando autores renomados, conseguimos associar à letra d da questão.
"Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos". (Raimar Richers)
"Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca". (Kotler)
"... o processo através do qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas". (Peter Drucker)
Para o profissional de marketing, mercado consumidor é o
Comentários
Questão simples. Gab: B
"Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos
consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um
país que compra ou utiliza os produtos de empresas específicas."
A letra A é incoerente, em plena era da internet, onde muitas vendas ocorrem virtualmente. Antes disso já existia venda por telefone e até mesmo venda postal (lembra do Instituto Universal Brasileiro?).
Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos
consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um
país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas.
Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.
Alguém vende algo, outro alguém precisa deste algo, no momento que
ambos se encontram, temos o mercado. Se dissermos que mercado é o ponto
de encontro entre oferta e procura, não estamos errados, como também
seremos precisos se dissermos que mercado é a relação entre a oferta e a
procura.
O consumidor como pessoa física, se preocupa com a aplicação de sua
renda ou salário, é individualista. O empreendedor tem o enfoque
diferente em relação ao mercado: percebe as necessidades de seus
clientes e procura supri-las objetivando a plena satisfação deles. No
geral essa interação com o mercado é mais empolgante do que o resultado
favorável do empreendimento.
A alternativa que descreve o conceito de mercado consumidor é a alternativa B.
Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas. Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.
Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a
Comentários
O valor reflete os benefícios e os custos tangíveis e intangíveis percebidos pelo consumidor. (...) uma combinação de qualidade, serviço e preço. Philip kolter & Kevin Lane Keller - Administração de Marketing - 12º edição - Pg 23.
A equação de valor estará sempre relacionada à diferença entre os benefícios que os clientes percebem em um determinado produto ou serviço e os seus custos.
custo + benefício = Valor
Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens:
os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e
o custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).
A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra.
Outro
conceito para valor, é o valor percebido, definido como a percepção do
cliente de custo-benefício de um produto, serviço ou organizações, sendo
uma preocupação relevante entre o relacionamento dos mesmos,
influenciando as estratégias de preços e serviços nos quais serão
repassados aos clientes.[2]
Sob
a ótica da Gestão pelo Valor. Este assenta na relação entre a
satisfação de necessidades diferentes (dos diferentes clientes) e os
recursos utilizados para esse fim (o preço pago somado do esforço do
cliente para obtê-lo).
Quanto menores os recursos utilizados (preço) e quanto maior a satisfação das necessidades, maior é o Valor.
Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise
Comentários
Segundo Philip Kolter, um segmento de mercado é formado por consumidores que reagem de maneira similar a determinado conjunto de esforços de marketing.
Quem é o seu cliente? Por que ele escolhe consumir o seu produto ou serviço? Todo empreendedor deve saber responder a essas duas perguntas básicas. “Quem não determina seu mercado acaba perdendo o foco.
A segmentação de mercado objetiva concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a demanda. Cada grupo de consumidores deve apresentar diferenciações a respeito de traços psicográficos, geográficos, pretensão de compra, decisão de compra, entre outros fatores.
ESSA SEGMENTAÇÃO FAZ PARTE DO MARKETING ESTRATÉGICO
Dividir o mercado em grupos distintos = segmentação do mercado.
Segmentar o mercado
é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este
processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o
conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
Em
função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles
tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de
marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes
sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.
O ROI é uma das medidas mais comumente utilizadas na avaliação de programas de marketing, e significa
Comentários
Retorno sobre investimento ou,em inglês, return on investment (ROI)
Retorno sobre o investimento de marketing (ou ROI de marketing), que é o retorno líquido de um investimento de marketing dividido pelos custos do investimento de marketing. Ele mensura os lucros gerados pelos investimentos em atividades de marketing. (Princípios de Marketing; Philip Kolter e Gary Armstrong pg 47).
ROI (Return on Investiment) ou
Retorno Sobre o Investimento: é observado o valor adicional de lucro
depois de implementadas novas ações de marketing ou alteradas as
anteriores.
Uma abordagem influente sobre motivação, e incorporada pelos profissionais de marketing, foi formulada pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma hierarquia das necessidades humanas. A proposta de Maslow
Comentários
A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.
Abraham Maslow, um famoso psicólogo americano, entendia a motivação humana como uma pirâmide hierárquica de cinco necessidades:
1. Necessidades básicas:
na base da pirâmide se encontram as necessidades fundamentais, aquelas
que precisamos para sobreviver como comer, dormir ou respirar;
2. Necessidades de segurança:
no 2° degrau estão as necessidades de estabilidade. Quem não almeja uma
vida estável, um emprego, uma casa segura, um plano de saúde, não é?
3. Necessidades afetivas:
no próximo degrau da pirâmide está a necessidade de aceitação.
Desejamos ser amados e acolhidos, ansiamos por fazer parte de um grupo
ou equipe, de ter amigos ou alguém especial ao nosso lado.
4. Necessidade de autoestima: no 4° degrau está a necessidade de reconhecimento pelo que fazemos.
5. Necessidades de autorealização: no topo da pirâmide se encontra aquilo que buscamos ter ou realizar.
Segundo a pirâmide de Maslow,
as pessoas necessitam preencher um degrau de cada vez, ou seja, as
necessidades básicas devem ser saciadas primeiro, antes de subir ao
nível mais alto como a autorealização.
Brand Equity e Branding são dois termos em inglês com ampla circulação nas atividades da gestão em marketing que significam, respectivamente,
Comentários
"Brand Equity é o valor intangível de uma empresa ou uma marca com base na percepção de seus consumidores. O pesquisador José Roberto Martins caracteriza esse termo como “tudo aquilo que uma empresa possui, de tangível e intangível, e que contribui para o crescimento sustentado dos lucros”.
O Brand Equity é um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa. Para que certos ativos e passivos determinem o Brand Equity, eles devem estar ligados ao nome e/ou símbolo da marca. Se o nome da marca ou símbolo for mudado, alguns ou todos os ativos poderão ser afetados, e mesmo perdidos."
Vai ajudar vcs sobre esse assunto depois que assistirem esse vídeo. Muito bem bolado !
Branding remete aos esforços de marketing utilizado para criar uma imagem sólida de uma marca.
Brand equity é o valor adicional que se atribui a algum produto.
Explicação excelente em: Q96448
Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.
2010 - CESPE- ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – Área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
O conceito de marketing tem sua base no conceito de troca, representando, a princípio, uma atividade de comercialização. Em relação às trocas, no conceito de marketing, para que ocorram, são necessárias as seguintes condições, EXCETO:
Comentários
GABARITO: LETRA C
Nem sempre a demanda é maior que a oferta, pois isso vai depender do tipo do produto, hábitos e preferências dos consumidores, nível e distribuição de renda entre eles, número de habitantes na localidade, o preço dos bens relacionados a esse determinado produto e até mesmo o preço do produto em questão.
Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.
No marketing de relacionamento, enfatiza-se a transação de produtos ou serviços.
Comentários
No MARKETING DE RELACIONAMENTO o foco está em preservar o RELACIONAMENTO COM o Cliente para que seja duradouro
diminuindo assim o custo de cada cliente.
Marketing de
Relacionamento (pós-venda):
- é a habilidade de conquistar
e manter clientes, além de desenvolver um relacionamento lucrativo. É
também conhecido como after marketing
(são ações desenvolvidas no pós-venda).
Marketing de
Relacionamento (pós-venda):
- é a habilidade de conquistar
e manter clientes, além de desenvolver um relacionamento lucrativo. É
também conhecido como after marketing
(são ações desenvolvidas no pós-venda).
Errado: enfatiza-se o relacionamento com o cliente.
O marketing citado é o de Transação ..
Marketing de Relacionamento: É através do marketing de
relacionamento, que as organizações podem projetar e lançar ações
voltadas ao cliente, visando construir relacionamentos duradouros. É a
integração da empresa com o seu público. Sendo também, o processo de
garantir satisfação continua ao seu público.
O Marketing de relacionamento:
Relacionamento de longo prazo;
Visa a fidelização do cliente;
Baseia-se nas características pessoais (particulares) dos clientes.
Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.
A afirmação acima refere-se ao conceito de
Comentários
Gab B
Para Kotler, “a orientação de Marketing Societal exige que as empresas incluam considerações sociais e éticas em suas práticas de Marketing”. Ou seja, as organizações devem manter um equilíbrio entre lucro, satisfação dos desejos dos consumidores e interesse público.
Achei a questão bem mal formulada
de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.
MATA A CHARADA
REDE DE MARKETING – é a famosa pirâmide como Hinode, Polishop, entre tantas outras, que você entra, indica um, indica outro e assim vai, conhecido também como marketing multinível.
MARKETING SOCIETAL – organizações precisam se conscientizar do impacto que a empresa e seus produtos causam na sociedade e no meio ambiente.
COMPOSTO DE MARKETING – é o famoso 4Ps (produto, preço, praça e promoção).
PESQUISA DE MERCADO – ferramenta usada para conhecer melhor o consumidor, entendendo quais são suas necessidades, expectativas em relação ao produto ou a empresa, podendo definir o público alvo da empresa.
VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS – faz parte das variáveis de segmentação do mercado que observa também o comportamento, demografia, psicográfica e geográfica.
questão mal elaborada e distorcida com a resposta...
Uma empresa decidiu utilizar propagandas, telemarketing e vendas pessoais em uma campanha de vendas. Inicialmente, utilizou propagandas para gerar conhecimento sobre a organização e seus produtos, além de identificar clientes potenciais que, posteriormente, foram contatados por profissionais de telemarketing, a fim de serem qualificados. Em seguida, os clientes mais adequados, ou seja, os que trariam mais benefícios para a empresa, foram abordados pela força de vendas, para que mais atenção pudesse ser dada a suas necessidades.
O uso da propaganda, da venda pessoal e do telemarketing, em conjunto, constitui uma ação de
Comentários
Alguém sabe porque a resposta não é letra b?
Isabela,
O uso da propaganda, da venda pessoal e do telemarketing, em conjunto,
A propaganda não é uma ação de marketing direto.
O telemarketing é uma ação de marketing direto.
A força de vendas é uma ação mercadológica.
Sendo assim, foram usadas ferramentas distintas do Composto de Marketing e Comunicação Integrada para atingir os objetivos determinados no planejamento.
Pelo que eu pude compreender da questão não poderia ser a letra B, pelo seguinte motivo; A empresa utiliza mídias de propaganda (mala direta, catalogo, telemarketing, televendas e mkt on line) para obter uma resposta e/ou transação em qualquer localização. Na questão a empresa utiliza o telemarketing (que é um dos recursos do marketing direto) bem como utiliza a venda pessoal (atividade comercial) e propaganda (publicidade). A Comunicação integrada de Marketing procura reunir todos os elementos da comunicação empresarial.
De acordo com Públio (2008) separa-os em cinco elementos principais da Comunicação Integrada de Marketing: - Comunicação de Massa, ou Publicidade e Propaganda; - Comunicação sem o uso de mídia tradicional, ou Comunicação Promocional; - Comunicação para públicos estratégicos, ou Comunicação de Relações Públicas; - Comunicação Interpessoal, ou Venda Pessoal - Comunicação com suporte tecnológico, ou Comunicação via web - Comunicação Visual Corporativa, ou Identidade Cooporativa, Identidade Visual ou projeto gráfico.
A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).
Tradicionalmente, a comunicação empresarial
tem sido trabalhada como o somatório de atividades realizadas
independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que,
necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em
vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior,
além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou
assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de
decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de
"aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.
Reunir todos eles numa mesa para um diálogo produtivo, é uma
dificuldade (ou algo impossível) em muitas (talvez na maioria) das
organizações. A Comunicação Integrada, praticada com competência,
subverte este situação e remete para um novo paradigma: a
comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o
resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a
imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que
ela se relaciona
gab E
jurava que era marketing direto! questãozinha tensa essa!
A comunicação integrada de marketing é capaz de produzir uma mensagem mais coerente e contribuir para o desenvolvimento de brand equity e a geração de um impacto mais expressivo nas vendas. Ela força a gerência a refletir sobre todas as formas pelas quais o cliente estabelece contato com a empresa, como a empresa comunica seu posicionamento, a importância relativa de cada veículo e as questões de timing. Também atribui a alguém — que antes não existia — a responsabilidade de unificar as imagens e as mensagens da marca à medida que passam pelas milhares de atividades da empresa. A CIM deve aprimorar a capacidade da empresa de atingir os clientes certos com as mensagens certas, no momento certo e no local certo.
Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Page 532). . Kindle Edition.
O enunciado apresenta alguns exemplos de ferramentas de comunicação de marketing e destaca que estão sendo utilizadas em conjunto. Dessa forma, o uso combinado de diferentes ferramentas de comunicação corresponde a uma ação de comunicação integrada de marketing (Alternativa E). Vamos analisar cada uma das alternativas.
Alternativa A. Errado. Tipo de propagando corresponde a uma das espécies de comunicação de marketing.
Alternativa B. Errado. Espécie de ferramenta de comunicação.
Alternativa C. Errado. Marketing de nicho trata-se de um ação direcionada para um grupo estreitamente definido. Vejamos o conceito a partir da obra de Kotler e Keller (2012, p.249):
Um nicho é um grupo de clientes definido de maneira estrita, que procura por um mix distinto de benefícios em um segmento. De modo geral, para identificar nichos, os profissionais de marketing subdividem um segmento em subsegmentos.
Enquanto empresas como Hertz, Avis, Alamo e outras se especializam na locação de carros nos aeroportos para quem viaja a negócios ou lazer, a Enterprise mirou o mercado de baixo orçamento e de reposição de seguros alugando principalmente para clientes cujos carros foram destruídos em um acidente ou roubados. Ao criar associações singulares a baixo custo e conveniência em um nicho de mercado esquecido, a Enterprise tem sido altamente rentável.
As empresas que praticam marketing de nicho procuram entender tão bem as necessidades de seus clientes que estes concordam em pagar um preço premium.
Alternativa D. Errado. Espécie de ferramenta de comunicação.
Alternativa E. Correto. O uso em conjunto de ferramentas de comunicação corresponde a uma ação de comunicação integrada de marketing.
Resposta: E
Venda pessoal não é Marketing, mas assim uma ação da vender, por isso não é a letra B.
E como se tem ação de venda e de marketing, a lógica levaria a marcar a letra E.
A administração de marketing é constituída de um conjunto específico de tarefas. Entre elas, encontram-se a identificação de diferentes fatores externos à empresa, que influenciam suas estratégias de marketing, e a projeção da imagem que a empresa deseja ocupar na mente do consumidor.
Essas duas tarefas são denominadas, respectivamente,
Comentários
identificação de diferentes fatores externos = macroambiental
projeção da imagem que a empresa deseja ocupar na mente do consumidor = posicionamento da marca
A análise macro ambiental externa tem como objetivo todos os fatores
externos a organização. Estudo as forças da sociedade que afetam o meio
de hospedagem e todos os demais aspectos externos a organização.
Posicionamento
é uma ação de diferenciação de uma empresa, produto, marca ou serviço
por meio de atributos reais ou simbólicos. Ele se dá após a ação de segmentação, onde depois de identificar um público-alvo,
a partir do entendimento de como o mercado se divide, direciona o
posicionamento que a empresa irá tomar para tentar ser considera
diferente pelos consumidores positivamente.
A gestão integrada do produto, preço, distribuição e promoção constitui a abordagem tática da administração mercadológica, também denominada
Comentários
Eis os 4P's do Mix de Marketing: Produto (Product), Preço (Price), Praça ou Distribuição (Place) e Promoção (Promotion).
Letra D.
O marketing se ocupa de muitas decisões envolvendo o processo de entrega de valor aos clientes. Uma das formas de classificar suas atividades são os chamados 4 Ps de Marketing, também chamados de Mix de Marketing ou composto de Marketing. Eles reúnem a maior parte das suas atividades:
Produto: decisões sobre a variedade, qualidade, design, nome da marca, embalagem, garantias, devoluções etc. Ciclo de vida: nascimento, crescimento, maturidade, declínio e morte.
Preço: preço da tabela, políticas de descontos, prazo de pagamento, condições de financiamento.
Promoção: SENTIDO DE COMUNICAÇÃO (composto de comunicação ou composto promocional), promoções de vendas, propagandas, força de vendas, relações públicas e marketing direto.
O ambiente de marketing é formado por fatores externos e também pelos participantes envolvidos na produção, na distribuição e na promoção da oferta.
Esses participantes compõem o ambiente de tarefa, que é constituído, entre outros, pela
Comentários
O ambiente externo é o próprio mercado. Quem se envolve diretamente (internamente) com a empresa? Serão seus trabalhadores, clientes (público alvo) e fornecedores. Letra B.
AMBIENTE DE TAREFAS O ambiente de tarefas é
constituído pelos seguintes elementos: clientes, competidores,
fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos, que envolvem
diretamente cada organização. O ambiente de tarefas é aquele mais
imediato, no qual uma organização especifica deve operar.
Cliente:
pessoas que compram produtos ou serviços de uma organização, e que
diferem fortemente em diversas características como educação, idade,
renda e estilo de vida, ou mesmo outras organizações.
Competidores:
organizações concorrentes, com as quais a organização compete por
clientes e consumidores e por recursos necessários. Existem dois tipos
de competidores: competidores intratipos e intertipos.
Fornecedores:
recursos financeiros, energia, equipamentos, serviços e materiais para a
produção de produtos ou serviços de êxito no mercado. Fornecedores são
organizações que provem estes recursos, os quais são as suas saídas e as
entradas dos compradores.
Reguladores: elementos do ambiente das
tarefas que tem o poder de controlar, legislar ou influenciar as
políticas e praticas das organizações. Existem dois tipos de
reguladores: agencias reguladoras: órgãos governamentais, criados para
proteger o publico de certas praticas de negócios. Grupos de interesses:
união dos próprios membros na tentativa de influenciar as organizações,
com objetivo de proteger seus negócios.
Parceiros estratégicos:
duas os mais organizações que trabalham juntas sob a forma de Joint
Ventures ou outras parcerias, para facilitar a venda, a distribuição, a
divulgação dos produtos, e serviços das organizações da parceria.
Para Philip Kotler, o conceito de Comunicação Integrada abrange a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, bem como sua a integração contínua e permanente, somando esforços para que a mensagem seja concisa a e uniforme. Cada empresa deve coordenar e orientar seus canais de comunicação com o objetivo claro de propagar uma única mensagem que seja coerente com seus princípios.
Uma outra abordagem sobre o tema é da professora e estudiosa Margarida Kunsch, que entende a comunicação como algo sinérgico e que une a comunicação institucional com a mercadológica somadas a interna, que juntas formam um tripé da Comunicação Organizacional, onde o conjunto de cada setor resulta em uma comunicação eficiente e harmônica.
Todas as especialidades da comunicação denominadas de ferramentas: Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Propaganda e demais, fazem parte de um composto de comunicação e suas funções são tidas como potenciais, quando integradas a um único objetivo.
Se a demanda atual por um produto for demasiadamente intensa, a empresa pode aplicar a estratégia de demarketing, visando a adequar a procura à capacidade de fornecimento.
Nesse caso, o departamento de marketing deverá
Comentários
a) se diminuir o preço aumenta mais ainda a procura
b) pode até ser uma ideia de marketing, mas a questão quer saber sobre UM PRODUTO ESPECÍFICO
c) + d) não fazem parte de marketing
segundo a AMA (american marketing association): marketing é a função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, comunicação e entrega de valor par aos clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
e) é o que acontece (infelizmente)
Poderia ser a alternativa C. Porém a questão fala na estratégia DEMARKETING que significa:
Diminuir uma demanda intensa através da elevação de preços, corte de gastos em propaganda e promoção de vendas adequada à capacidade de produção da empresa.
Assim, a alternativa E se torna a correta.
Demarketing: Significa diminuir uma demanda intensa através da elevação
de preços, corte de gastos em propaganda e promoção de vendas
Demarketing é uma estratégia de marketing utilizada para reduzir a demanda de forma temporária ou permanente sem que a demanda seja destruída, uma vez que a mesma é utilizada nos casos de demanda excessiva e não de demanda indesejada.
Significa diminuir uma demanda
intensa através da elevação de preços, corte de gastos em propaganda e
promoção de vendas adequada à capacidade de produção da empresa.
Um meio de monitorar as variáveis controláveis e incontroláveis de marketing é a matriz de SWOT, que representa uma avaliação de
Comentários
Gabarito D
SWOT: Analisa o ambiente interno(que pode ser controlado) e externo(que está fora de alcance) através das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.
pq nao pode ser a letra c? se alguém puder deixar um recado agradeco
A resposta é a letra C.
Variáveis Controláveis: Forças e Fraquezas (ambiente interno organizacional).Variáveis Incontroláveis: Ameaças e Oportunidades (ambiente externo da organização).
Bons estudos!
Matriz SWOT: Esta técnica auxilia o gestor a projetar cenários, elaborar seu planejamento estratégico e fazer uma previsão de vendas mais realista.
Ambiente Interno: FORÇAS e FRAQUEZAS
Ambiente externo: OPORTUNIDADES e AMEAÇAS
A letra "D" tbm n estaria certa ??
sistemas e ambientes externos não são sinônimos:
CONCEITO DE SISTEMAS
É um conjunto integrado de partes íntima
e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e
destina em atingir um só objetivo.
A organização visualiza como um sistema que é constituído de subsistemas.
Os elementos fundamentais de sistema:
Entradas ou insumos (inputs): sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação.
Saídas ou resultados( outputs):
as estradas são devidamente processadas e transformadas em resultados
exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços,..
CONCEITO DE AMBIENTE
É tudo que envolve a empresa e é tudo o
que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é
caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças
tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros
fatores que ameaçam o seu futuro.
AMBIENTE GERAL ou MACROAMBIENTE
O
ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as
noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações
operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais
no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões
estratégicas. Os componentes são:
Ambiente cultural:
representam a parte do ambiente geral que contém os elementos
relacionados com os valores culturais que prevalecem na sociedade.
Ambiente Legal / Político: são as políticas do governo americano que impõem limitações estratégicas e provêem oportunidades.
Economia:
O ambiente internacional é um importante contribuinte para outro
componente crucial do macroambiente: a economia. O ambiente econômico é
composto de interconexões complexas entre a economias de diferentes
países.
A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Estas análises de cenário se dividem em:
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos
Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco
na atividade principal
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e
Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão
estratégica, Redução de erros.
Essa é a fomosa questão "dada de graça pela banca". Quem dera se todas fossem fácil assim!
A questão em exame pergunta qual das alternativas apresenta as variáveis da Análise SWOT. Para responder corretamente, vamos analisar o que está envolvido na referida ferramenta. Em seguida, teremos melhores condições para avaliar qual alternativa é a correta. Vamos lá.
A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos incontroláveis pela organização, as Ameaças e as oportunidades.
O que são representam as variáveis Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades? Vejamos:
AMBIENTE INTERNO
Forças/Strengths:representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.
Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.
AMBIENTE EXTERNO
Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.
Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.
Diante do que foi acima exposto, concluímos que a alternativa "C" é a correta
GABARITO: C
Fonte: FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Sandra R. B. Ganzo
A questão versa sobre o tema PLANEJAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES especificamente ANÁLISE SWOT, que é uma das ferramentas de diagnóstico organizacional utilizadas no planejamento estratégico para análise do ambiente interno e externo da organização, sendo determinadas por: forças (Strengths ) fraquezas(Weaknesses) oportunidades(Opportunities) e ameaças/desafios(Threats).
Essa ferramenta também pode ser denominada de SLOT (sendo o L de limitações) ou FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), assim, importante considerar todos esses termos para a prova.
Os consumidores sabem que devem esperar variações na prestação de serviços de um prestador para o outro. Até mesmo por parte do mesmo prestador há variações nas prestações de serviços, afinal, uma das características dos serviços é a heterogeneidade.
A diferença entre os níveis de serviço desejado pelo consumidor e aquele que ele considera adequado é denominada
Comentários
Expectativas dos clientes acerca dos serviços
Serviço esperado : dois níveis de expectativas. · serviço desejado, definido como o nível de serviços que o cliente desejaria receber; · serviço adequado, nível de serviço que o cliente aceitará – baixo nível de expectativa.
Zona de Tolerância - região formada pelo reconhecimento da variação entre o serviço desejado e adequado.
As
expectativas de serviços dos consumidores caracterizam-se por um
espectro de níveis entre o serviço desejado e o adequado, e não por um
único nível. Essa zona de tolerância, representando a diferença entre
serviços desejados e o nível de serviço considerado adequado, pode
expandir-se e contrair-se com respeito a um cliente em particular.
Resposta C
A zona de tolerância é uma medida global que traduz a diferença entre o nível adequado e o nível desejado do serviço.
Essa questão envolve a expectativa dos clientes acerca dos serviços. Na literatura, alguns autores desmemgram a expectativa do cliente em três elementos:
Serviço desejado: É o serviço que o consumidor espera receber. É uma mistura do que o consumidor espera do que pode ser e o que deveria ser a prestação do serviço.
Serviço adequado: É o padrão de serviço esperado pelo consumidor, ou seja, representa o mínimo que o consumidor julga aceitável para a prestação daquele serviço.
Zona de tolerância: É a zona entre o serviço adequado e o serviço desejado. É diferença entre os níveis de serviço desejado pelo consumidor e aquele que ele considera adequado
Conforme exposto, fica claro que a alternativa correta é a letra C.
Ao entrar em um posto de gasolina, o consumidor estava preocupado em calibrar os pneus de seu carro e encher o tanque em menos de quinze minutos, para não se atrasar para o trabalho. Dez minutos depois, o consumidor estava feliz porque os pneus estavam calibrados, o tanque cheio e até o para-brisas tinha sido lavado.
Uma comparação entre o que o consumidor esperava com relação ao serviço prestado pelo posto de gasolina e o que ele efetivamente recebeu expressa o conceito de
Comentários
Gabarito C
O nivel de satisfação aumenta conforme suas necessidades sao atentidas.
Satisfação é a sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação entre o desempenho (ou resultado) percebido de um produto e as expectativas do comprador.
Kotler - pag. 142
Satisfação= Desempenho X Expectativa
Satisfação é a comparação que o consumidor faz entre o que ele esperava (as suas expectativas) e o que ele efetivamente recebeu (desempenho percebido).
Desempenho abaixo das expectativas = consumidor insatisfeito;
Desempenho conforme as expectativas = consumidor satisfeito;
Desempenho superou as expectativas = consumidor encantado ou altamente satisfeito.
Satisfação, mas poderia ser encantamento já que ele teve mais do que esperava.
Segundo Kotler (2008), são características do Marketing de Serviço:
Comentários
A) Alberto de Oliveira Lima Filho, em seu artigo “Marketing de Serviços” (2001) define-o “investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais".
B) Kotler (2006, p. 397) define serviço como "qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto".
D) O suporte físico é todo o material de suporte necessário à produção do serviço, do qual se servirá o pessoal de contato, ou o cliente, ou ambos. Pode ser dividido em instrumentos necessários ao serviço e o ambiente.
E) Processos: os procedimentos, mecanismos e fluxo de atividades pelos quais um serviço é consumido são elementos essenciais da estratégia de marketing.
Avante!
Por quê a resposta é a letra C e não a B?
Letra C
Um ato, uma ação, um esforço, um desempenho, que têm por finalidade encantar o cliente na sua busca de satisfação de seus desejos por algo que se pode comprar, mas que é intangível.
O Marketing é uma disciplina que se desenvolveu, modernamente, nos Estados Unidos durante o século XX e que conta com diversas subdivisões e especialidades. A especialidade que pode ser mais bem utilizada na assessoria de órgãos públicos, como o TJ-BA, é o Marketing de:
Comentários
A questão foi cadastrada corretamente. O gabarito oficial definitivo marca letra B como correta.
Prova e gabarito podem ser conferidos no site da FGV (questão 42).
http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/tjba
Alberto de Oliveira Lima Filho, em seu artigo “Marketing de Serviços” (2001) define-o “como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistência profissional (...) objetivando investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais.
Sobre marketing no setor público, Saldanha diz que este “[...] refere-se à análise, ao planejamento e ao estabelecimento de um bem ou serviço público, capazes de satisfazer às necessidades da população, em determinado tempo, visando ao bem comum”, ou seja, uma definição muito próxima da destacada anteriormente, quando se buscou estabelecer um conceito para o marketing, ficando nítido, entretanto, que no setor público a preocupação fundamental é com a satisfação das necessidades da população, num determinado período de tempo e em busca do bem comum, enquanto em organizações privadas e com fins lucrativos, as necessidades a serem satisfeitas são as dos clientes.
Saldanha ainda diz que as principais preocupações do marketing público são a localização e medição da demanda da população por algum tipo de bem ou serviço em determinado espaço de tempo, a conversão da demanda existente em bens ou serviços e o desenvolvimento e implantação de um plano que torne o bem ou o produto disponível. Nesse sentido, é preocupação do marketing público encontrar formas de satisfazer a necessidade de segurança da população de um determinado bairro, por exemplo, assim como a identificação de alternativas de transporte público para aqueles que deles necessitam. Também é sua preocupação encontrar o produto mais adequado, seja ele bem ou serviço, para que essas necessidades identificadas sejam atendidas, assim como viabilizadas.
O mínimo que o cliente espera que a empresa oferefa é o bom atendimento.
A relação entre o que o cliente recebeu de fato (percepção) e que ele esperava receber (expectativa) é denominada
Comentários
“Satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da
comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em
relação às expectativas da pessoa” (KOTLER, 1998, p.53).
A satisfação é percebida quando se adquire um produto ou serviço,
mediante o que ele irá proporcionar para melhor atender as necessidades.
gab D
Pessoal, vou mandar uma rápida!
Pegue papel e caneta:
VALOR = Custo X Benefício
(Valor para o cliente = Custo total X Valor total)
SATISFAÇÃO = Desempenho X Espectativa
Pode marcar sem medo!
Avante!
GABARITO LETRA D
Letra: D
satisfação do cliente.
A satisfação do cliente é o resultado da comparação que o cliente faz entre a “qualidade esperada”/”expectativa” (ou seja, a qualidade que ele esperava que o serviço/produto tivesse) e a “qualidade percebida” por ele quando do consumo do serviço/produto (ou seja, a qualidade que ele próprio “atribuí” ao serviço/produto, de acordo com o que lhe foi, de fato, entregue).
Sobre o objetivo de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes, leia o fragmento a seguir.
"O Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente abrange, na generalidade, três grandes áreas: automatização da gestão de _____ , automatização da gestão______, dos canais e da força de________ e a gestão dos serviços ao______."
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Comentários
No geral o CRM abrange três áreas: automação de gestão do marketing ,
gestão comercial e a gestão de serviços\produtos ao cliente. Essas
tarefas e processos, que alimentam o sistema resultam no banco de dados
de informações, se utilizadas de forma adequada podem ser consultadas a
qualquer hora e por qualquer departamento para uma tomada de decisão
https://pt.wikipedia.org/wiki/CRM
gab E
O que é CRM?
CRM (Customer relationship management) = Gestão do Relacionamento com o Cliente
CRM é um processo interativo que transforma informação sobre os clientes em relacionamentos positivos com os mesmos.
Avante!
Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de estratégias criado para gerar interação entre o a organização e o consumidor. O CRM utiliza recursos da tecnologia para organizar, automatizar e sincronizar planos de negócio com o objetivo de atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos.
Simplificando, a gestão de relacionamento com o cliente é um conjunto de estratégias de negócio com foco no cliente. As empresas devem voltar as suas ações para os consumidores ao invés de focar nelas próprias. A gestão de relacionamento com o cliente engloba diversas áreas de uma organização, como marketing, vendas e serviços de atendimento.
Dentro da gestão de relacionamento com o cliente devem existir sistemas de CRM, que nada mais é do que soluções tecnológicas com o objetivo de tornar as estratégias mais eficazes. Os sistemas de CRM se organizam em um software que reúne os hábitos, as preferências, as necessidades de consumo e as expectativas dos consumidores.
As organizações assistem atualmente ao surgimento do marketing 3.0, na era voltada para as necessidades da justiça social, econômica e ambiental.
Já o marketing 2.0 tinha sua abordagem voltada para o
Comentários
Marketing 1.0 voltado para o produto Marketing 2.0 voltado para o consumidor Marketing 3.0 voltado para os valores
Marketing 2.0: Objetivo de satisfazer e reter consumidores. Surgiu na atual era da informação. Com consumidores mais bem informados, o valor do produto é definido pelo cliente. Os profissionais de marketing tem de chegar ao coração e mente do consumidor. A abordagem centrada no consumidor pressupõe implicitamente que os clientes sejam alvo passivo das campanhas de marketing.
Em um contexto no qual os consumidores terão à disposição informação abundante, liberdade de escolha de seu provedor de saúde e demanda por uma participação mais ativa nos cuidados com sua saúde, será muito recomendável que as organizações de saúde busquem construir relacionamentos a longo prazo com seus pacientes, fortalecendo a sua relação com os médicos e desenvolvendo o conhecimento sobre o comportamento do consumidor. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de ação de marketing necessário para que isso ocorra.
Comentários
Personalizar é focar no relacionamento, mas não a visão do relacionamento de massa atual. A proposta é relacionamento individual apoiado por uma tecnologia one-to-one multicanal. Portanto, Marketing de Personalização não é Marketing de Massa disfarçado.
É uma estratégia importante do Marketing Direto, que dispõe de tecnologias de personalização para resolver problemas operacionais através do relacionamento individualizado ao cliente; ou seja, uma estratégia de Marketing de Relacionamento, integrada a CRMs e Databases, com suporte da gestão de comunicação, que pode ser B2B e B2C
Assinale a alternativa que apresenta somente alguns dos principais elementos do mix de marketing de serviços.
Comentários
Além dos 4P's existem os 3P's: People (Pessoas), process (processo) e plataform (plataforma/meio físico).
Letra E.
Os serviços têm caracteristicas: são inseparaveis, pereciveis, intangiveis, variaveis. A banca tentou confundir. Já o Mix tem os 4 ps, que são: preço, praça, produto e promoção.e também os 3 P's. "Pessoas" que vão a um lugar, ou seja numa "plataforma" e nessa plataforma são realizados processos.Pessoas, plataforma e processos.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.
Do ponto de vista do Marketing, as observações, as crenças, as informações, as experiências,
os valores, os sentimentos, os preconceitos e as atitudes são características que compõem
a identidade da unidade de informação.
Marque C , se a proposição é certo ; E , se a proposição é errado.
De modo geral, o termo “marketing" significa “vendas", enquanto arquivos e bibliotecas são
considerados organizações de cunho social, assim sendo, a essas organizações não se
aplica o conceito de marketing.
Com referência aos gêneros digitais, julgue os item que se segue.
Marketing viral é uma estratégia ilícita de envio de arquivos
maliciosos, geralmente relacionados à oferta de produtos, bens
ou serviços.
Comentários
Marketing viral é uma modalidade baseada na divulgação boca a boca, geralmente feita pelos próprios usuários de certos produtos ou serviços e pressupõe credibilidade. A prática tem se tornado comum nas mídias digitais, uma vez que os testemunhos registrados na rede têm grande representatividade para as marcas, pois são opiniões de quem realmente utilizou/ adquiriu algum produto e relata seus benefícios ou desvantagens. O termo viral é usado para caracterizar a rapidez na disseminação das opiniões, tal como um vírus consegue se alastrar.
Portanto, a questão está ERRADA.
Obrigada Olivia, pelo seu comentario. Aprendi sobre o Marketing Viral... nao sabia...
Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários.
O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário
"susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a
outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada
usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível,
em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os
resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral
gab ERRADO
VIRAL = VIRALIZOUUUUUUU entre as pessoas que se conhecem!!! Conexões!!!
Marketing viral é uma das formas específicas de comunicação boca a boca, pois estimula os clientes a passarem adiante pela Internet informações sobre bens e serviços desenvolvidos por uma organização.
O planejamento estratégico de marketing deve
considerar não apenas as variáveis controláveis da
empresa, mas também as variáveis incontroláveis.
Integra a gestão estratégica da organização e
contempla:
I. Missão, metas e objetivos organizacionais.
II. Análise das forças e fraquezas internas e das
oportunidades e ameaças externas.
III. Análise do desempenho anterior da organização.
IV. Estratégia das unidades de negócio.
Sobre as assertivas, pode-se afirmar:
Comentários
Como cheguei à resposta: A alternativa I e II com certeza estavam corretas. Já nas respostas, só havia uma alternativa que considerava o Item II.
O campo da comunicação interna vem sendo cada vez
mais considerado essencial nos modelos de gestão contemporâneos
e um de seus objetivos principais é criar embaixadores
das empresas.
Uma das ferramentas para atingir esse objetivo é o
endomarketing, que é definido como
Comentários
O endomarketing é uma ferramenta que tem como princípio o investimento no recurso humano da organização, ou seja, seu principal objetivo é construir uma integração entre colaborador e produto, ou seja uma aproximação maior entre os dois.
Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as
ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O
termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu
conceito é definido como: o estudo das necessidade e desejos dos
consumidores.
Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade.
Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92