SóProvas


ID
2995438
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

SILVA (2017) defende ser condição para preservação e acesso dos documentos arquivísticos, independentemente de suporte, formato, gênero, tipo ou data, o(a):

Alternativas
Comentários
  • D)

    custódia
    Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos(1), independente de vínculo de
    propriedade.
     

  • D

  • Por qual motivo a custódia seria condição para preservação e acesso dos documentos arquivísticos? Por favor, caso alguém saiba me informar.

    "A discussão sobre a custódia, que polarizou a comunidade arquivística a respeito de como seria realizada a preservação dos documentos arquivísticos digitais, suscitou diversos questionamentos sobre os fundamentos da Arquivologia e do papel das instituições arquivísticas para desempenharem suas funçõ..."

  • A discussão sobre a custódia, que polarizou a comunidade arquivística a respeito de como seria realizada a preservação dos documentos arquivísticos digitais, suscitou diversos questionamentos sobre os fundamentos da Arquivologia e do papel das instituições arquivísticas para desempenharem suas funções de guarda, preservação e acesso. Os arquivos historicamente foram concebidos como lugar de conservação de documentos autênticos e vinculados à administração. Essa ligação foi rompida no século XIX, quando os arquivos se tornaram históricos, voltados para a preservação das fontes do passado. A discussão sobre a preservação digital está possibilitando que os teóricos contemporâneos reflitam sobre os arquivos do ponto de vista do produtor, pois a preservação de materiais digitais é contínua e começa no momento da criação dos documentos. Esta religação com a administração significa a possibilidade de os arquivos se tornarem instituições do presente estreitamente ligadas ao exercício da cidadania.

    FONTE: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22122015-093801/pt-br.php

    GABARITO: D

  •  Essa questão aborda o entendimento da Dissertação de Doutorado da autora, no sentido de defender o conceito de custódia como elemento importante para a preservação e acesso aos documentos arquivísticos em detrimento da visão pós-custodial que leva em consideração a revolução tecnológica e seus novos conceitos e definições para a preservação documental. Para esses os princípios e conceitos que regem a Arquivologia devem ser revistos porque não conseguem acompanhar essa revolução.

    A visão custodial foi expressa principalmente por Duranti e pelos trabalhos desenvolvidos pelo InterPARES Project, sob sua coordenação, não havendo distinção conceitual a respeito do tema da custódia. Além disso, o InterPARES Project foi um campo de experiência para verificar se os conceitos de documento arquivístico e arquivo, conforme definidos pela Diplomática e pela Arquivologia, permaneciam válidos para documentos produzidos e mantidos em ambientes eletrônicos.

    https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22122015-093801/pt-br.php