SóProvas


ID
2997637
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os Três Porquinhos e o Lobo, “Nossos Velhos Conhecidos”

Era uma vez Três Porquinhos e um Lobo Bruto. Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho. Pedro, o mais velho, pintava que era uma maravilha – um verdadeiro Beethoven. Joaquim, o do meio, era um espanto das contas de somar e multiplicar, até indo à feira fazer compras sozinho. E Ananás, o menor, esse botava os outros dois no bolso – e isso não é maneira de dizer. Ananás era um mágico admirável. Mas o negócio é que – não é assim mesmo, sempre? – Pedro não queria pintar, gostava era de cozinhar, e todo dia estragava pelo menos um quilo de macarrão e duas dúzias de ovos tentando fazer uma bacalhoada. Joaquim vivia perseguindo meretrizes e travestis, porque achava matemática chato, era doido por imoralidade aplicada. E Ananás detestava as mágicas que fazia tão bem – queria era descobrir a epistemologia da realidade cotidiana. Daí que um Lobo Bruto, que ia passando um dia, comeu os três e nem percebeu o talento que degustava, nem as incoerências que transitam pela alma cultivada. MORAL: É INÚTIL ATIRAR PÉROLAS AOS LOBOS.

Fernandes, Millôr. 100 Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Considerando que a situação participa da construção do sentido de um texto, no enunciado “tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho” o uso do pronome demonstrativo deste indica

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho.

    ===> Interpretei dessa forma: o narrador usa de sua opinião fazendo uma comparação entre a profissão dos pais (donos de churrascaria) com a profissão dos filhos, equiparando-os.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Jurava que era A.

  • Ambos teoricamente deveria ser usado para apenas 2 pessoas, isso chamou minha atenção.

  • Gab: B

    > Minha interpretação foi bem visual, por ser uma fábula, imaginei uma mãe lendo e gesticulando abrindo os braços enquanto lia "deste tamanho", pra que a criança entenda que o talento era bem grande.

    > Não se se estive certa, mas dessa forma eu cheguei à conclusão de que essa ideia de dimensão era uma avaliação pessoal do narrador.

  • Achei a questão mal elaborada. ( E não foi porque errei... rsrs)

  • O talento de administrar uma churrascaria é muito grande; isso para o narrador.

    Por isso ele comparou um TALENTO DESTE.

    minha opinião rs

  • Humm....Essas vírgulas ai,acrescentando,inclusive,uma explicação para os pais, deram-me a entender que era uma comparação. Sei não eim... tenho dúvidas sobre este gabarito !

    Segue o jogo

  • O "DESTE", como um pronome demonstrativo, comumente usado para algo que está mais próximo de QUEM FALA, está dando a ideia de maior proximidade entre o que está sendo dito com o narrador em questão, o que se configura como uma avaliação pessoal do mesmo.

  • DESTE = Remete a algo posterior - Catafórico

    DESSE = Remete a algo anterior - Anafórico

    No texto, o deste sempre vai se relacionar com o termo mais próximo.

  • Compartilho do comentário da Amanda.

  • caTáfora = esTe (catapulta/relação com termo posterior); anáfora = esse (Ana volta/relação com termo anteior)


  • SE ANALISAR PELA MORFOLOGIA SABE-SE QUE NAO TEM NADA A VER COM O PASSADO

    ESTE = ALGO QUE ESTÁ PERTO DE MIM ( DANDO A ENTENDER OPINIAO PESSOAL ( OU SEJA POSTERIOR)  CATAFÓRICO
    ESSE = PERTO DE VOCE  (DANDO O SENTIDO DE ANTES DO TEXTO ) ANAFÓRICO
    AQUELE = LONGE DE NOS DOIS

  • GABARITO: LETRA B.

    Deste - Remete a algo posterior - Catafórico.

    DESSE = Remete a algo anterior - Anafórico

  • "Desse" retomaria ao termo passado.

    Gabarito - B.

  • Agora Tem que advinhar pqp

  • Ehhhh UFG...

  • Original:

    Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho. Pedro, o mais velho, pintava que era uma maravilha – um verdadeiro Beethoven. Joaquim, o do meio, era um espanto das contas de somar e multiplicar, até indo à feira fazer compras sozinho. E Ananás, o menor, esse botava os outros dois no bolso – e isso não é maneira de dizer. Ananás era um mágico admirável. Mas o negócio é que

    O que entendi:

    Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais um talento deste tamanho: Pedro, o mais velho, pintava que era uma maravilha – um verdadeiro Beethoven. Joaquim, o do meio, era um espanto das contas de somar e multiplicar, até indo à feira fazer compras sozinho. E Ananás, o menor, esse botava os outros dois no bolso – e isso não é maneira de dizer. Ananás era um mágico admirável. Mas o negócio é que.

    O "deste" está sendo usado para referênciar um algo posterior que será dito ainda, que seria a tamanha qualidade que cada um dos porquinhos tinha.

  • Fiquei entre a B e a C...Na próxima sigo meu instinto masculino...Hun

  • Função textual do pronome : exafórica - dêitica.

  • Letra B

    O DESTE é utilizado no texto como uma avaliação pessoal do narrador sobre o talento herdado, referindo-se ao "tamanho" do talento, que era grande, potencial.

    Imagine um pescador contando uma história sobre um dia de pesca: "- Pesquei um peixe deste tamanho!" Agora imagine ele, o pescador, abrindo as mãos em sentido vertical para tentar passar a ideia do tamanho do peixe, que era grande demais...

  • Texto horrível

    "Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais" AMBOS QUEM?

  • Em nenhum momento no texto se fala no talento dos pais para que se possa fazer uma equiparação com o talento dos filhos. Fala-se apenas que estes tinham uma churrascaria. Portanto "deste tamanho" é uma avaliação pessoal do autor.

  • Gente do céu kkkkkkkkkkkkk

  • A) a equiparação dos talentos dos filhos ao talento dos pais.

    o texto não cita nenhum talento dos pais

    B) a avaliação pessoal do narrador sobre o talento herdado.

    sim, o pronome "deste" refere-se ao termo anterior "talento herdado"

    C) a importância da churrascaria na herança dos três porquinhos.

    o termo deste refere-se a "talento"

    D) a existência de uma herança que exigia talento para sua administração.

    não existe nenhuma herança referenciada no texto