GABARITO LETRA B.
A divulgação adequada de todos os fatos ocorridos na empresa, principalmente aqueles não registrados nas Demonstrações, como os Ativos Intangíveis e os potenciais riscos do negócio, devem ser evidenciados através das Notas Explicativas, conforme instrução da Norma Internacional IAS 38 e CVM.
A evidenciação de itens relevantes, não incluídos nas Demonstrações Contábeis, devem constar em Notas Explicativas, de acordo com instruções da IAS 1, que determina que uma entidade deve divulgar nas notas explicativas informações acerca dos principais pressupostos relativos ao futuro, e outras principais fontes da incerteza das estimativas à data do balanço, que tenham um risco significativo de provocar um ajustamento material nas quantias escrituradas de ativos e passivos durante o próximo ano financeiro. Uma entidade deve divulgar informação que permita aos usuários das suas demonstrações financeiras avaliar os objetivos, as políticas e os processos da entidade para gerir o capital.
a) Em relação aos procedimentos de avaliação do estoque, quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser adotado o valor realizável líquido.
Estoques(Em Regra) → o menor Custo Histórico ou Valor Realizável Liquído
Deterioração física parcial, obsolescência e desgaste → Depreciações
b) O critério de mensuração ou avaliação dos ativos intangíveis obtidos a título gratuito e a eventual impossibilidade de sua valoração devem ser evidenciados em notas explicativas.
GABARITO
c) Os direitos, os títulos de crédito e as obrigações pós-fixadas são ajustados considerando-se o valor residual incorrido até a data de encerramento do balanço.
Esquema:
PRÉ-fixados → Valor PREsente
pós-fixados → Valor na data das Demos Contábeis
Atualizações dos Valores → Ao Resultado (VPA ou VPD)
d )Em relação a estoque, se o valor de aquisição, de produção ou de construção for superior ao valor de mercado, deve ser adotado o valor realizável líquido
MCASP Pag 165
[...]exceto:
a. Os estoques adquiridos por meio de transação sem contraprestação, que devem ser mensurados pelo seu valor justo na data da aquisição;
b. Os bens de almoxarifado, que devem ser mensurados pelo preço médio ponderado das compras, em conformidade com o inciso III do art. 106 da Lei 4.320/1964.
Devem ser mensurados pelo custo histórico ou pelo custo corrente de reposição, dos dois o menor, os estoques mantidos para:
a. Distribuição gratuita ou por valor irrisório;
Exemplo: produtos a serem distribuídos por meio de cesta básica
b. Consumo no processo de produção de mercadorias a serem distribuídas gratuitamente ou por valor irrisório.
Exemplo: estoque para merenda escolar (quando a entidade possui merendeira que prepara a comida)
e) Mensuração é a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.
Mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis
MCASP 8ª Edição, pag 157