SóProvas


ID
3000205
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos princípios básicos de administração pública e às características da Administração Pública Federal, julgue o item.


O controle da União sobre as entidades da administração federal indireta é exercido por meio de tutela, e não de subordinação.

Alternativas
Comentários
  • Não há subordinação entre a Administração Direta e a Indireta, mas tão somente vinculação, a regra será a autonomia; sendo o controle a exceção, que não poderá ser presumido, isto é, só poderá ser exercido nos limites definidos em lei.

    Gabarito: Certo

  • Na relação entre a administração direta e a indireta, diz-se que há vinculação (e não subordinação). A primeira exerce sobre a segunda o denominado controle finalístico (ou tutela administrativa, ou supervisão).

    gab. C

    ------

    Bons Estudos :)

  • isso não era pra tá em direito administrativo?

  • GABARITO : CERTO

    Não existe subordinação, e sim controle finalistico ou administrativo.

  • Essa questão poderia ser anulada, pq quando se fala Adm. Direta, engloba União, DF, Estados e Municípios. A questão deu a entender que a adm. direta é a União.

  • Gab CERTO. Não há o que se falar em hierarquia entre a Administração direta e indireta, oqu existe é vinculação, controle finalístico ou supervisão ministerial.
  • Contole finalistico ou tutela administrativa

  • Supervisão Ministerial, Tutela Administrativa OU controle finalístico

    Supervisão ministerial, controle finalístico ou Tutela administrativa, e exercida pela administração direta com o objetivo de verifica os resultados alcançados pelas entidades descentralizadas (administração indireta), a harmonização de suas atividades com a política e a programação do Governo, a eficiência de sua gestão e a manutenção de sua autonomia administrativa, operacional e financeira. Depende de previsão em lei (tutela ordinária). Todavia, Segundo a doutrina, em circunstâncias excepcionais (problemas graves), mesmo na falta de disposição legal a administração pode extrapolar os limites da lei, o que denominam de tutela extraordinária.  

    GAB - CERTO

  • linda questão , subordinação jamais .

  • O controle da União sobre as entidades da administração federal indireta é exercido por meio de tutela, também denominada de vinculação ou controle finalístico. Tal espécie de controle decorre do poder exercido pela administração direta sobre todas as entidades descentralizadas, não se caracterizando como subordinação hierárquica, mas tão somente como uma espécie de supervisão.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Fonte: CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 6. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2019.
  • Gabarito''Certo''.

    As entidades da Administração Indireta são criadas através do instituto da descentralização por delegação; ou seja, ocorre uma distribuição de competências de uma para outra pessoa, transferindo a execução e a titularidade de um serviço. Assim, não há o que se falar em relação de hierarquia e subordinação, mas, somente, em tutela (espécie de controle entes descentralizados estão sujeitos).

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Não existe hierarquia entre as entidades da Administração Direta e da Indireta. O controle ali exercido é por meio da tutela administrativa, também chamada de controle finalístico.

    E se não há hierarquia, não há subordinação.

    O controle finalístico nada mais é que a verificação (ordinária e extraordinária) do cumprimento, pela entidade administrativa, das finalidades para as quais ela foi criada.

    Gabarito: CERTO.