SóProvas


ID
3002371
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         A corrida armamentista do consumo


      Imagine uma corrida em que os contendores se afastam cada vez mais do objetivo pelo qual competem. A corrida armamentista tem dinâmica e propriedades conhecidas: um país decide se armar; os países vizinhos sentem-se vulneráveis e decidem fazer o mesmo a fim de não ficarem defasados; sua reação, porém, deflagra uma nova rodada de investimento bélico no primeiro país, o que obriga os demais a seguirem outra vez os seus passos. A escalada armamentista leva os participantes a dedicarem uma parcela crescente de sua renda e trabalho à garantia da segurança externa, mas o resultado é o contrário do pretendido.

      A corrida do consumo tem uma lógica semelhante à da corrida armamentista. Nenhum consumidor é uma ilha: existe uma forte e intrincada interdependência entre os anseios de consumo das pessoas. Aquilo que cada uma delas sente que “precisa” ou “não pode viver sem” depende não só dos seus “reais desejos e necessidades”, mas também, e talvez sobretudo, ao menos nas sociedades mais afluentes, daquilo que os outros ao seu redor possuem. A cada vez que um novo artigo de consumo é introduzido no mercado, o equilíbrio se rompe e o desconforto causado pela percepção da falta impele à ação reativa da compra do bem.

      Em ambas as corridas - a armamentista e a do consumo - a lógica da situação obriga a todos a correrem cada vez mais, como hamsters confinados a esferas rotatórias, para não sair do lugar.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 102-103)

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • Alguns erros:

    A) O autor do texto acredita que as corridas mais competitivas são aquelas cujos participantes jamais se satisfazem com algum resultado alcançado. GABARITO

    B) Nada satisfazem (satizfaz)mais as pessoas obsecadamente (obcecadamente)competitivas do que haverem (haver) cada vez mais e mais metas a se alcançarem.

    Haver no sentido de existir é impessoal.

    C) Para muitos, o mérito das corridas mais competitivas residem (reside)no fato de que nunca se chegam (chega)aos melhores resultados.

    D) São próprias das competições extremadas, as pessoas se envolverem tanto com a disputa, que perdem o censo mesmo do limite.

    As pessoas se envolverem tanto com a disputa é próprio das competições extremadas.

    "Isso" é próprio das competições extremadas

    E) Por mais que se empenhe na competição, os competidores mais fanatisados (fanatizados) parece que de fato não tem (têm)o desejo de chegar à (não há crase nesse caso, a crase é facultativa diante de pronome possessivo feminino no singular)seus objetivos.

    Em relação ao verbo parecer:

    Com orações desenvolvidas, o verbo parecer fica no singular. Por exemplo:

    As paredes parece que têm ouvidos. (Parece que as paredes têm ouvidos.)

    Portanto, essa concordância está correta na alternativa E.

    Adendo:

    O verbo parecer, quando seguido de infinitivo, admite duas concordâncias:

    a) Ocorre variação do verbo parecer e não se flexiona o infinitivo. Por exemplo:

    Alguns colegas pareciam chorar naquele momento.

    b) A variação do verbo parecer não ocorre, o infinitivo sofre flexão. Por exemplo:

    Alguns colegas parecia chorarem naquele momento.

    Fonte:https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint58.php

    Qualquer erro, avisem-me no privado.

  • GABARITO: LETRA A

    A) O autor do texto acredita que as corridas mais competitivas são aquelas cujos participantes jamais se satisfazem com algum resultado alcançado.

    B) Nada satisfazem mais as pessoas obsecadamente competitivas do que haverem cada vez mais e mais metas a se alcançarem. ===> NADA satisfaz/ OBCECADAMENTE/ HAVER (com sentido de existir é impessoal e o verbo deve manter-se no singular).

    C) Para muitos o mérito das corridas mais competitivas residem no fato de que nunca se chegam aos melhores resultados. ===> O MÉRITO reside/ nunca se CHEGA.

    D) São próprias das competições extremadas as pessoas se envolverem tanto com a disputa que perdem o censo mesmo do limite. ===> ISSO é próprio.

    E) Por mais que se empenhe na competição os competidores mais fanatisados parece que de fato não tem o desejo de chegar à seus objetivos. ===> OS COMPETIDORES empenhem, parecem, TÊM/ FANATIZADOS/ quem chega, chega A algum lugar, porém o pronome possessivo adjetivo "seus" é masculino e pode ser, facultativamente, acompanhando de artigo definido masculino "os." ===> chega a seus objetivos OU aos seus objetivos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO LETRA A

    Complementando os colegas, na letra D é SENSO e não CENSO.

    SENSO: qualidade de sensato; prudência, circunspecção.

    CENSO: conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de uma cidade, um estado ou uma nação.

  • Senso se refere à capacidade de entender e julgar, bem como à característica e qualidade de quem é sensato e prudente. Censo se refere ao recenseamento da população, ou seja, à contagem e ao levantamento estatístico de dados referentes a um conjunto de pessoas.

  • Gabarito, letra a.

    O verbo acreditar é VTI, porém em se tratando de orações subordinadas substantivas objetiva indireta, a preposição poderá vir elíptica. 

  • O censo da letra D só se for do IBGE kkkkkkkk ! O correto é Senso!

  • agora fiquei com com duvida, na alternativa A, o pronome cujos não tem que estar entre 2 substantivos, mas ele esta entre um pronome demonstrativo e um substantivo, se alguém souber me responder agradeço, bons estudos a todos!

  • Marcos Vicente, acredito que seja por causa da regra de próclise!

  • GABARITO A

    Senso se refere à capacidade de entender e julgar, bem como à característica e qualidade de quem é sensato e prudente.

    Censo se refere ao recenseamento da população, ou seja, à contagem e ao levantamento estatístico de dados referentes a um conjunto de pessoas.

    bons estudos

  • Marcos, fiquei na mesma dúvida. Mas eu marquei certa pq acho que pronome relativo não ''contaria'' kkkkkkkk! Alguém sabe explicar?

  • O cujo é usado em relação a possuidor e coisa possuída; no texto o cujo não está entre um pronome e um substantivo, uma vez que aquelas retoma corridas, então: "O autor do texto acredita que as corridas mais competitivas são aquelas corridas cujos participantes jamais se satisfazem com algum resultado alcançado". Perceba que o cujos refere-se a participantes.

    Frase: Gramática descritiva é aquela cuja finalidade é descrever a língua da maneira como é usada.

    aquela: gramática e cuja: finalidade

    Frase: Células diplóides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares.

    aquelas: células e cujos: cromossomos

    Em comum essas frases têm sentido explicativo e a presença de verbo de ligação.

  • GABARITO: LETRA A.

    Senso se refere à capacidade de entender e julgar, bem como à característica e qualidade de quem é sensato e prudente.

    Censo se refere ao recenseamento da população, ou seja, à contagem e ao levantamento estatístico de dados referentes a um conjunto de pessoas.

  • Marcos Vicente, sua observação está correta: realmente o "cujo" deve estar entre dois substantivos.

    Ocorre que o pronome demonstrativo "aquelas" se classifica como pronome substantivo, razão pela qual é possível seu emprego nessa oração.

    Abraços.

  • bastava ter senso... kkkkkkkkkkkkkk cada k é uma questão de português errada

  • A Letra A pode até ser o gabarito, mas se eu fizer uma construção frasal dessas numa redação de concurso vou perder uns pontos COM CERTEZA. Péssima construção e clareza passou longe.

  • Complementando:

    B) Haver no sentido de existir= Sujeito inexistente.

    C) O mérito das corridas reside....

    D) Uma dica preciosa: quando vc perceber que dá para encaixar um isso no seguimento , há 90 % de chance de ser sujeito oracional e isso significa que o o verbo deve estar no singular... veja:

    é próprio das competições extremadas//isso...

    E) OS competidores se empenham

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A- Correta

    B - R: Satisfaz -> no singular, concordando com o substantivo "nada"; obcecadamente -> e não obSecadamente;

    C- R: Reside -> e não "resideM", concordando com o artigo+substantivo no singular "o mérito".

    D- R: senso -> e não censo.

    E- R: empenhem -> e não "empenhe" (no singular), pois está concordando com "competidores"; fanatizados -> e não "fanatisados", pois a palavra primitiva "fanatizar" termina com -izar; têm -> o verbo ter, no plural, possui acento circunflexo.

  • A) O autor do texto acredita que as corridas mais competitivas são aquelas cujos participantes jamais se satisfazem com algum resultado alcançado.

    B) Nada satisfazem (NADA SATISFAZ) mais as pessoas obsecadamente (OBCECADAMENTE) competitivas do que haverem cada vez mais e mais metas a se alcançarem.

    C) Para muitos o mérito das corridas mais competitivas residem (RESIDE) no fato de que nunca se chegam aos melhores resultados.

    D) São próprias das competições extremadas as pessoas se envolverem tanto com a disputa que perdem o censo (SENSO) mesmo do limite.

    E) Por mais que se empenhe (EMPENHEM) na competição os competidores mais fanatisados (FANATIZADOS) parece que de fato não tem o desejo de chegar à seus objetivos.

    Gab. A)

  • Emprego de CUJO:

    -SEMPRE indica posse (apresenta um 'de' interno)

    -Vem entre dois substantivos

    -Concorda com o consequente

    -Retoma um antecedente (de quem?)

    -Não admite preposição de artigo

    -Não admite outro tempo que indique posse.

  • Complementando o colega:

    E) Por mais que se empenhe (EMPENHEM) na competição os competidores mais fanatisados (FANATIZADOS) parece que de fato não tem o desejo de chegar à seus objetivos.

    A crase em " à seus objetivos" é indevida.

  • BIZU

    senso = lembre-se de sensato

    censo = com c de cidade (lembre-se do ibge)