SóProvas


ID
3013027
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que se refere aos princípios fundamentais subjacentes aos componentes de controle interno, o Ambiente de Controle compreende a avaliação, entre outras, de que a organização

Alternativas
Comentários
  • Um dos componentes da estrutura de controles internos é o ambiente de controle. O ambiente de controle deve demonstrar o grau e comprometimento em todos os níveis da administração, com a qualidade do controle interno em seu conjunto. É o principal componente, sendo fatores relacionados ao ambiente de controle, dentre outros:

    – Integridade e valores éticos;

    – Competência das pessoas da entidade;

    – Estilo operacional da organização;

    – Aspectos relacionados com a gestão;

    – Forma de atribuição da autoridade e responsabilidade.

    Gabarito: A

    Fonte:

    Profº Guilherme Sant Anna

    Estratégia Concursos

  • Complementando o comentário do colega, justificativa das alternativas:

    B) considera o potencial de fraude para avaliação dos riscos. (componente: análise de riscos)

    C) seleciona e desenvolve atividades de controle sobre as inovações tecnológicas. (componente: atividades de controle)

    D) obtém (ou gera) e usa informações de qualidade. (componente: informação e comunicação)

    E) avalia e comunica as deficiências do controle interno em tempo hábil. (componente: monitoração)

    Fonte: COSO I - ICIF 2013 -

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos Componentes do Controle Interno, que são: Ambiente de Controle, Processo de Avaliação de Risco da Entidade, Sistema de Informação e Comunicação, Atividades de Controle e Monitoramento.


    Nessa questão foi cobrado mais especificamente o Componente do Controle Interno:  Ambiente de Controle.


    Com efeito, o Ambiente de Controle, possui os seguintes elementos, segundo a NBC TA 315 (2014):


    “14. O auditor deve obter entendimento do ambiente de controle. Como parte da obtenção deste entendimento, o auditor deve avaliar se: (a) a administração, com a supervisão geral dos responsáveis pela governança, criou e manteve uma cultura de honestidade e conduta ética". (grifo nosso).


    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Certo, pois estabelece corretamente um dos elementos do Ambiente de Controle, que é criar e manter uma cultura de honestidade e uma conduta ética na organização. Pode ser entendido  quando a questão afirma “compromisso com a integridade e os valores éticos".


    B) Errado, pois “o potencial de fraude para avaliação dos riscos" estabelece relação com o Componente do Controle Interno: Processo de Avaliação de Risco da Entidade.


    C) Errado, pois "selecionar e desenvolver atividades de controle" sobre as inovações tecnológicas faz parte do Componente do Controle Interno: Atividades de Controle.


    D) Errado, pois "obter ou gerar informações de qualidade" estabelece relação com o componente do Controle Interno: Sistema de Informação e Comunicação.


    E) Errado, pois "avaliar e comunicar as deficiências do controle interno em tempo hábil" faz parte do Componente de Controle Interno: Monitoramento de Controles.


    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fonte:

    NBC TA Nº 315, DE 24 DE JANEIRO DE 2014.Acesso em 13/05/2020 pelo site: normaslegais.com.br.

  • Ambiente de controle

    1. A organização demonstra ter comprometimento com a integridade e os valores éticos.

    2. A estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno.

    3. A administração estabelece, com a suspensão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos.

    4. A organização demonstra comprometimento para atrair, desenvolver e reter talentos competentes, em linha com seus objetivos.

    5. A organização faz com que as pessoas assumam responsabilidade por suas funções de controle interno na busca pelos objetivos. 

    Avaliação de riscos

    6. A organização especifica os objetivos com clareza suficiente, a fim de permitir a identificação e a avaliação dos riscos associados aos objetivos.

    7. A organização identifica os riscos à realização de seus objetivos por toda a entidade e analisa os riscos como uma base para determinar a forma como devem ser gerenciados. 

    8. A organização considera o potencial para fraude na avaliação dos riscos à realização dos objetivos.

    9. A organização identifica e avalia as mudanças que poderiam afetar, de forma significativa, o sistema de controle interno.

    Atividades de controle

    10. A organização seleciona e desenvolve atividades de controle que contribuem para a redução, a níveis aceitáveis, dos riscos à realização dos objetivos.

    11. A organização seleciona e desenvolve atividades gerais de controle sobre a tecnologia para apoiar a realização dos objetivos.

    12. A organização estabelece atividades de controle por meio de políticas que estabelecem o que é esperado e os procedimentos que colocam em prática essas políticas.

    Informação e comunicação

    13. A organização obtém ou gera e utiliza informações significativas e de qualidade para apoiar o funcionamento do controle interno.

    14. A organização transmite internamente as informações necessárias para apoiar o funcionamento do controle interno, inclusive os objetivos e responsabilidades pelo controle.

    15. A organização comunica-se com os públicos externos sobre assuntos que afetam o funcionamento do controle interno.

    Atividades de monitoramento

    16. A organização seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno.

    17. A organização avalia e comunica deficiências no controle interno em tempo hábil aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, conforme aplicável.

    Gabarito A