-
Gabarito ERRADO
Quadro de arranjo - Esquema estabelecido para o arranjo dos documentos de um arquivo a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo. Expressão adotada em arquivos permanentes.
Tabela de temporalidade - o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.
-
Tabela de Temporalidade.
Arranjo: sequencia de operações INTELECTUAIS e FÍSICAS que visam a organização de documentos. Documentos permanentes são organizados por arranjo.
Fonte: meus resumos baseados em questões
-
GAB.: Certo
-
Gab:ERRADO
-
ARRANJO Refere-se a uma sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização de documentos de um arquivo ou coleção de acordo com o plano ou quadro previamente estabelecido.
Dois tipos de tarefas de arranjos: tarefas intelectuais e tarefas físicas.
- Tarefas intelectuais: compreendem a análise documental no que diz respeito a forma, conteúdo e origem da função do documento.
- Tarefas físicas: Referem-se à arrumação dos papéis em si no local adequado se for necessário empacotamento ou mesmo encaixamento.
Deve-se obedecer a alguns princípios específicos; dentre eles, destaca-se o princípio da proveniência ou provenance.
Todo conjunto deve ser metodicamente arranjado em ordem de: -
Método:
- Deve sempre ser na ordem original no caso de documento original.
- Caso estejam em boas condições, cópias espalhadas podem ser destruídas.
- Documentos reaparecidos de um conjunto podem assumir o seu lugar
Fonte: site concurseria
-
@gustavo sombra: o gabarito é ERRADO
-
Essa e a definição de TABELA DA TEMPORALIDADE
-
A TABELA DA TEMPORALIDADE registra o ciclo dos doc e sua FUNÇÃO É DETERMINAR O PRAZO DE GUARDA DOS DOCUMENTOS, ALÉM DE DEFINIR CRITÉRIOS PARA ELIMINAÇÃO, feitos por meio de uma análise documental sobra a importância, legalidade e necessidade.
-
ERRADO
Tabela de temporalidade
- A tabela de temporalidade é o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos da instituição;
- É criada por uma Comissão Permanente de Avaliação de documentos e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na instituição.
-
GAB: Errado, conceito de tabela de temporariedade
-
GAB. ERRADO!
A tabela de temporalidade é um importante instrumento por definir prazos de guarda (em anos) e destinação final de documentos (recolhimento ao arquivo permanente ou a eliminação, criando um plano de destinação).
Os prazos de guarda serão estabelecidos ao considerarem-se a frequência de uso, as normas, eventuais outras fontes de informações e prazos prescricionais sendo, em essência, correlacionados com as ideias da teoria das três idades para os documentos: corrente, intermediário.
A destinação também apontará o recolhimento (para o arquivo permanente) ou a eliminação (destruição dos documentos), o que também está totalmente conectado com a teoria das três idades.
-
Quem faz isso é a tabela de temporalidade
-
GABARITO: ERRADO
Tabela de temporalidade:
Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação (terminologia).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
O instrumento arquivístico utilizado para a gestão dos prazos de guarda e da destinação final dos documentos é TABELA DE TEMPORALIDADE.
-
O arranjo é um instrumento que organiza os documentos no âmbito do arquivo permanente.
A tabela de temporalidade é o instrumento que define os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, além de definir qual será a destinação final de cada classe documental: eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.
A questão afirma que o instrumento que faz a atividade acima é o quadro de arranjo, o que torna a assertiva incorreta.
Gabarito do Professor: errada
-
Arranjo:
Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
Fonte: DBTA