A) no processo de industrialização, no chamado taylorismo, a organização científica do trabalho enfatizou o papel fundamental do ambiente organizacional como responsável e promovedor da saúde do trabalhador.
Essa compreensão veio muito depois.
B) os estudos da psicodinâmica do trabalho ressaltam a dialética existente na relação subjetiva entre homem e trabalho, que pode ser tanto de prazer como de desprazer; de potencialização, ou não, do trabalho; de adoecimento, ou não, do trabalhador.
C) a psicodinâmica do trabalho se dedica ao estudo da compreensão subjetiva dos processos de somatização, decorrentes do estresse que ocorre como consequência da incapacidade de enfrentamento dos problemas, principalmente, no que se refere à submissão e constrangimento na relação com superiores.
Estuda os MECANISMOS DE DEFESA.
D) a psicopatologia do trabalho entende que o sofrimento psíquico e o adoecimento são decorrentes da ineficácia dos mecanismos de defesa.
Psicodinâmica.
E) sustentados pelo saber psiquiátrico tradicional, os estudos sobre a subjetividade do trabalhador contribuíram para definição de categorias diagnósticas que circunscrevem os tipos de adoecimento e as possibilidades de encaminhamentos pela psicologia.