Com relação às tecnologias de produção de Água Purificada (AP), do Guia de Qualidade para Sistemas de Purificação de Água para Uso Farmacêutico, 2013, o método escolhido de purificação da água, ou seja, a sequência de etapas de purificação deve ser apropriado à qualidade da água produzida. As especificações para os equipamentos de purificação da água e para os sistemas de armazenamento e distribuição devem possuir configurações que evitem a proliferação microbiológica. Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
I. Sistemas mantidos em temperatura ambiente, tais como deionizadores, osmose reversa e ultrafiltração são especialmente susceptíveis a contaminação microbiológica, particularmente quando o equipamento permanece estático durante algum tempo, devido à baixa ou a nenhuma demanda de utilização da água.
II. A filtração através de filtros de barreira (por exemplo, 0,2 µm; 0,45 µm e 1,0µm) pode ser usada nos anéis de distribuição ou nos pontos de uso para controlar a biocontaminação.
III. A deionização e a eletrodeionização contínua são tecnologias eficazes para a remoção de sais inorgânicos dissolvidos. Os sistemas de deionização produzem água deionizada de uso rotineiro, por meio de resinas de troca iônica específicas para cátions e para ânions.
IV. A técnica mais empregada como etapa final de tratamento para a produção da água purificada (AP/PW) é a filtração através de filtros de barreira, pois ela é capaz de reduzir consideravelmente o risco de contaminação microbiana da água, além de ser de fácil operação e manutenção.