SóProvas


ID
3034051
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 11ª Região (MS-MT)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item.


A premissa básica da teoria Y da motivação é que a pessoa pode se autodirigir, não necessitando de formas exteriores de controle ou das formas de controle que envolvam coerção.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:C

     

    Em administração, a teoria X e a teoria Y são correntes de pensamentos opostas que teorizam as relações entre os colaboradores e o comportamento destes em uma empresa. Idealizada por Douglas McGregor na década de 1960 em seu livro The Human Side of Enterprise, é uma das mais conhecidas teorias na área de gestão de recursos humanos.


    TEORIA X

     

    A teoria X, também são chamada de "Hipótese da mediocridade das massas", diz que os funcionários possuem aversão ao trabalho e encaram como um mal necessário para ganhar dinheiro. Artifícios como punição, elogios, dinheiro e coação seriam fundamentais, pois o funcionário evita responsabilidades, deseja ser dirigido e ter estabilidade/segurança.

     

    Nesta teoria, a administração assume que os funcionários são inerentemente preguiçosos e evitam o trabalho, sempre que puderem e, inerentemente, não gostam do trabalho. Como resultado disto, a administração acredita que os trabalhadores precisam ser supervisionados de perto, devendo ser desenvolvidos sistemas abrangentes de controles. A estrutura hierárquica é necessária com envergadura estreita de controle em cada nível. De acordo com esta teoria, os funcionários mostram pouca ambição, sem um programa de incentivos atraentes e evitam a responsabilidade sempre que podem. De acordo com Michael J. Papa, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, os gerentes da Teoria X dependem fortemente de ameaça e coerção para obter o cumprimento de seus funcionários. Crenças desta teoria levam à desconfiança, supervisão altamente restritiva, e uma atmosfera punitiva. 
     


    TEORIA Y [GABARITO]


    A teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural como se estivesse fazendo uma atividade de lazer. Por exemplo, as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. Parte do pressuposto que o ser humano não é preguiçoso; a empresa tem que dar as condições necessárias para o funcionário trabalhar plenamente. As pessoas são competentes e criativas, gostam de assumir responsabilidades, possuem autogestão e têm suas recompensas não baseadas apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e na possibilidade de ascensão dentro da empresa. Através do ambiente organizacional adequado, o desenvolvimento dos recursos humanos é muito mais otimizado e pode ser melhor aproveitado, exigindo dos gerentes a descoberta de como utilizar o potencial representado pela força de trabalho disponível, mais do que pelos limites da natureza humana. Essas ideias contradizem as formulações de Taylor, reconhecendo nas dificuldades das relações interpessoais no ambiente de trabalho, as variáveis que afetam o comportamento e a satisfação das necessidades individuais.

  • Teoria X e a teoria Y - Teoria de Douglas McGregor - Trata-se de idéias opostas

    Bizú -

    Teoria X - Xiiiiii empregado preguiçoso

    Teoria Y - Yes empregado comprometido

  • TEORIA X E Y - MCGREGOR

    Enquanto a teoria X vê o homem como quem não gosta do trabalho e só trabalha pensando no salário, e por isso precisa ser regidamente controlado. Já a teoria Y o vê de outra forma, como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização. E por possuir tais traços, não precisa ser controlado rigidamente, podendo, inclusive, autodirigir-se.

    GABARITO: CERTO

  • Falou de teoria Y é só lembrar da empresa Google, como os funcionários trabalham.

  • Funcionário X --> Mac Donalds !

    Funcionário Y --> Tj's !

  • GAB CERTO

    A TEORIA X E Y FOI IDENTIFICADA POR DOUGLAS McGREGOR.

    TEORIA X==> EXPLORA O TRABALHADOR: A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.

    TEORIA Y==> VALORIZA O TRABALHADOR: A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.

    RESUMINDO:

    1. eXplora os trabalhadores
    2. valorYza os trabalhadores

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)