SóProvas


ID
3044569
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. Por incrível que pareça, a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores à década de 1960 e havia maiores possibilidades de intercâmbio, não só com os outros estados, como também com os países vizinhos, a Argentina e o Uruguai.

      Tal fato, evidentemente, não é isolado. Que sabemos nós do que está se passando em matéria de arte no Ceará, no Pará? E isso em plena era das comunicações via satélite... Seria o caso de se examinar o fenômeno por outro ângulo: a morte da arte como fator de comunicação.

(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Arte Brasil Hoje: Rio Grande do Sul” [1970], In: Arte-dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá, 2016, p. 59) 

Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. [...] a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores... (1° parágrafo)


Mantendo-se a lógica, os segmentos acima estão corretamente reescritos em um único período em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. [...] a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores... (1° parágrafo) → FCC trabalha muito a substituição de uma conjunção coordenativa adversativa por uma concessiva:

    a) Nem sempre, conquanto pareça, o Rio Grande do Sul teria sido, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados: haja visto que, a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores. → o correto é: HAJA VISTA, a conjunção está correta.

    c) Embora hoje se tenha a impressão de que o Rio Grande do Sul seja, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados, não foi sempre assim: nos anos anteriores, a comunicação era muito mais fácil. → conjunção subordinativa concessiva trazendo uma ideia de ressalva, não apresentando nenhum erro, sendo, dessa forma, o nosso gabarito.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • CUIDADO! "Tenha por hábito conjugar verbos."

    A) Está errada. Teria sido (não), foi (sim).

    B) Está errada. Essa alternativa não fala nada com nada.

    C) Está correta.

    D) Está errada. Muitas vírgulas indevidas (...uma vez que nos anos anteriores, a comunicação era bem mais fácil).

    E) Está errada. Muitas vírgulas que violam várias regras.

  • a) Nem sempre, conquanto (concessiva: embora, ainda que) pareça, o Rio Grande do Sul teria sido, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados: haja visto que, (vírgula indevida) a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores. ("haja vista", já que a palavra "vista", nesse caso, é invariável, pois faz referência a vista, com sentido de "olho")

    b) À medida que, artisticamente, a comunicação era bem mais fácil nos anos anteriores, o Rio Grande do Sul, parece hoje uma ilha cercada de silêncio, (vírgulas indevidas separa sujeito + verbo + complemento) por todos os lados, onde se vê-se (o pronome relativo onde é atrativo) que não foi sempre assim.

    c) correta

    d) O Rio Grande do Sul, (vírgula indevida, advérbio de pequena extensão desnecessário, se for utilizar haverá de ter duas) hoje parece constituir uma ilha cercada de silêncio, (vírgula indevida) por todos os lados, artisticamente; (pontuação indevida) entretanto, nem sempre fora dessa maneira, uma vez que nos anos anteriores, a comunicação era bem mais fácil.

    e) Conforme se constata, o Rio Grande do Sul, que nem sempre fora, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados, apesar de lhe parecer; (pontuação indevida) era muito mais fácil a comunicação nos anos anteriores. (totalmente incoerente o sentido)

  • Obrigada ao colega Arthur Carvalho pela dica eu fiquei em dúvida justamente por ser uma conjunção diferente, agora sei que pode ser trocada uma adversativa por uma concessiva numa boa não precisa ser por outra do mesmo grupo.
  • Adversativas guardam uma relação com as concessivas.

  • Bem weird esse Arthur, sabe tudo sobre todos os assuntos

  • Bem que o Prof. Felipe Lucas do Estratégia Concursos falou que a FCC adooooraaa a substituição de orações adversativas (orações fortes) pelas orações concessivas (orações fracas).
  • Embora também é uma concessão, e a professora diz que não cabe concessão na frase. Não entendi muito bem

  • A FCC às vezes pede a troca das conjunções adversativas pelas concessivas.

  • Trocou mas por embora ? Adversidade por concessão ? Eu heim