SóProvas


ID
3045403
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Belo Monte - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

II. A Constituição de 1988 determina que, no Brasil, é inviolável a vida privada das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

III. A cidadania e a dignidade da pessoa humana não são fundamentos da República Federativa do Brasil.

IV. É obrigatória no Brasil a filiação ao respectivo sindicato trabalhista, exceto para os menores de 18 anos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA C

    I) Art.5º. II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei

    II) Art.5º. X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    III) Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;       

    V - o pluralismo político.

    IV) Art.8º. V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

  • Contesto o gabarito

    I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Obs.:

    Art.5º. II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei

    O termo "nenhum cidadão não é a mesma coisa que "ninguém", o termo "ninguém" equivale a todas as pessoas; agora se dissermos que "nenhum cidadão" estaríamos excluindo os demais que não são cidadão.

    II. A Constituição de 1988 determina que, no Brasil, é inviolável a vida privada das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    III. A cidadania e a dignidade da pessoa humana não são fundamentos da República Federativa do Brasil.

    IV. É obrigatória no Brasil a filiação ao respectivo sindicato trabalhista, exceto para os menores de 18 anos.

  • Letra C

    I - Correto. Art. 5º II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    II - Correto. Art. 5º X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;  

  • Boa tarde. Não sei se foi apenas eu, mas errei essa questão e não concordo com o gabarito. A questão não pediu o texto da lei, ela queria saber se as alternativas estavam certas ou não.

    Art. 5º II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    Obs: Se ninguém será obrigado, o cidadão está contido nesse grupo, pois ninguém é um termo mais amplo, logo o cidadão não será obrigado.

    Questão:

    I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Dei como correta, pois os cidadãos, também, não serão obrigados a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

  • I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude.

    Eu realmente contesto essa questão

    cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este

  • Contesto o gabarito, pois deram margem ao erro e por esse motivo a questão se tornaria somente uma correta, seguindo a luz da constituição no seu ART 5 inciso || ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se não em virtude de lei... Quando ele faz mensão a nenhum cidadão já deixaria a questão errada.

  • muito facil e muito simples!

  • O gabarito mais correto seria "D"?

  • I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. (certa. nenhum é amplo, engloba cidadão art. 5 II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;)

    II. A Constituição de 1988 determina que, no Brasil, é inviolável a vida privada das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. (certa)

    III. A cidadania e a dignidade da pessoa humana não são fundamentos da República Federativa do Brasil. (ERRADA. tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;  V - o pluralismo político.)

    IV. É obrigatória no Brasil a filiação ao respectivo sindicato trabalhista, exceto para os menores de 18 anos. (ERRADA. art 8 V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;)

  • Somente duas estão corretas !

  • passível de anulação.

  • Para mim somente uma questão esta correta, porque "ninguém" é direfente de "cidadão". Por essa razão, a questão caberia recurso.

  • A questão fala " Segundo a CF/88....logo concluo que na constituição não fala cidadão e sim ninguém....pra mim só uma alternativa correta
  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    I. CORRETA.

    Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II, CF/88).

    Alternativa correta, com ressalvas. Ao mencionar “cidadão”, o examinador usou de má fé, induzindo o candidato ao erro. Questão cabível de recurso, tendo em vista que o diploma constitucional menciona “ninguém”. Note o candidato que a banca não usou “marque a alternativa nos exatos termos da Constituição”. Ao fazer isso, o examinador se blindou de eventuais recursos. Cidadão é o indivíduo em pleno gozo dos direitos civis e políticos. Nesse sentido, temos que todo cidadão é uma pessoa, contudo, nem toda pessoa é um cidadão.

    II. CORRETA.

    São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação (art. 5º, X, CF/88).

    Alternativa correta, se amoldando aos termos preconizados pelo diploma constitucional.

    III. INCORRETA.

    Alternativa errada, a dignidade da pessoa humana constitui um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, nos moldes do art. 1º, III da CF 88. Também a cidadania constitui um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, nos moldes do art. 1º, II da CF 88.

    IV. INCORRETA.

    Ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato (art. 8º, V CF/88).

    Alternativa errada. A Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical (ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato).

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: C.

  • letra C

    os erros estão em vermelhos

    I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. ( CORRETA)

    II. A Constituição de 1988 determina que, no Brasil, é inviolável a vida privada das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. (CORRETA)

    III. A cidadania e a dignidade da pessoa humana não são fundamentos da República Federativa do Brasil. (ERRADA)

    ( são fundamentos)

    IV. É obrigatória no Brasil a filiação ao respectivo sindicato trabalhista, exceto para os menores de 18 anos. (ERRADA)

    ( não é obrigatória)

  • gab: DUAS CORRETAS

    Errei por falta de atenção.

    Achei que o item III dizia que a cidadania e a dignidade da pessoa humana são fundamentos da República Federativa do Brasil.

    Esses erros são bons pra dobrar nossa atenção e não cometer esse erro em uma prova. Pois uma questão pode ser decisiva para nossa aprovação.

    " O VENCEDOR NUNCA PARA DE LUTAR "

     

    FOCO, PACIÊNCIA, FÉ E BONS ESTUDOS!

  • I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. 

    De acordo com a Constituição Federal de 1988, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Ao meu ver, questão anulável.

  • QUEM ERROU ESTÁ NO CAMINHO CERTO, QUEM ACERTOU PRECISA ESTUDAR MAIS.

  • Feche os olhos e marque que duas afirmativas estão corretas.

    rsrsrsrsrs

    Sétima questão que faço desta banca com duas afirmativas corretas....

  • I.No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    CERTA. "Art. 5, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei."

    II. A Constituição de 1988 determina que, no Brasil, é inviolável a vida privada das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    CERTA. "Art. 5º, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação"

    III. A cidadania e a dignidade da pessoa humana não são fundamentos da República Federativa do Brasil.

    ERRADA. "Art. 1º - A República [...] tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político."

    IV. É obrigatória no Brasil a filiação ao respectivo sindicato trabalhista, exceto para os menores de 18 anos.

    ERRADA. "Art. 8º, V - Ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato"

    Gabarito - LETRA C

  • Banca ruim.

    Aposto que se nessa mesma prova tivesse uma pergunta anterior a essa questão perguntando qual a diferença entre NACIONAIS e CIDADÃO, a maioria pensaria diferente para responder essa questão.

    Ao meu ver somente uma questão esta correta, porque "ninguém" é diferente de "cidadão". Por essa razão, a questão caberia recurso.

    Pensem no seguinte:

    Estudamos a constituição e aprendemos que somente se torna um cidadão aquele que passa a ter pleno gozo político ( basicamente um título de eleitor) que é totalmente diferente de nacionais.

    Se a alternativa I estivesse correta, então os nacionais não se enquadrarão nesse princípio.

    O texto automaticamente estaria dizendo que os NACIONAIS não se sujeitam a fazer ou deixar de fazer nada.

    I. No Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nenhum CIDADÃO pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.