SóProvas


ID
3053092
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Petrolina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre a competência jurisdicional, analise os itens abaixo:


I. A competência será, em regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

II. Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.

III. Diferentemente da conexão, a continência importará unidade de processo e julgamento.


Analisados os itens, pode-se afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    I- Art. 70.  A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

    II-§ 2  Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.

    III- Art. 79.  A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:

    I - no concurso entre a jurisdição comum e a militar;

    II - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.

  • Regra: Teoria do resultado

    Crimes tentados: Lugar do último ato de execução

    Quando há incerteza(Não se conhece exatamente os limites fronteiriços ou não se sabe exatamente onde foi praticado a infração, por ter ocorrido na fronteira: Prevenção

    Crimes plurilocais contra a vida: Teoria da atividade

    Juizados Especiais: Teoria da atividade

    Atos infracionais: Teoria da atividade

  • III. Diferentemente da conexão, a continência importará unidade de processo e julgamento. (E)

    Segundo Renato Brasileiro, “configura-se quando uma demanda, em face de seus elementos (partes, pedido e causa de pedir) estiver contida em outra”.

    Está prevista no art. 77 do CPP, o qual consagra suas duas espécies. Observe:

    CPP Art. 77. A competência será determinada pela continência quando:

    I - duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infração; (cumulação subjetiva).

    II - no caso de infração cometida nas condições previstas nos arts. 51, § 1o, 53, segunda parte, e 54 do Código Penal. (cumulação objetiva por concurso formal de crimes).

  • GAB 'D'

    Teoria adotada:

    Teoria do Resultado - Momento da produção do resultado.

    **Competência**

    Quanto ao lugar (ratione loci)

    1 - da infração;

    2 - domicílio ou residência do réu.

    Quanto à matéria (ratione materiae)

    1 - Eleitoral;

    2 - Militar; ou

    3 - Comum.

    Quanto à Prevenção e distribuição

    Após fixado o foro competente e a justiça competente, pode haver mais de um juiz competente. Diante disso, o Juiz que se adiantar, chamar-se-á de PREVENTO. Nenhum deles manifestando-se, será feita a competência será feita por DISTRIBUIÇÃO.

    Quanto à Conexão ou Continência

    Quando houver elo/vinculo entre os delitos - CONEXÃO

    Quando uma conduta está inserida noutra - CONTINÊNCIA

    Quando à pessoa (ratione personae)

    Foro por prerrogativa de função.

    Audaces Fortuna Juvat

  • GABARITO: LETRA D

    ITEM I . Art. 70.  A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

    ITEM II . Art. 70. § 2  Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.

    ITEM III. Art. 79.  A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:

    I - no concurso entre a jurisdição comum e a militar;

    II - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.

  • GABARITO: D

    ART.70. A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado, no Brasil, o último ato de execução.

    § 1º . Se, iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele, a competência será determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o ultimo ato de execução.

    § 2º. Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.

  • "Art. 70.  A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução. § 1o  Se, iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele, a competência será determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o último ato de execução. § 2o  Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado. Art. 79.  A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento(...)" Apenas I e II estão corretas. Gab: D
  • Qual o sentido de uma questão dessas para guarda municipal ? kkkkj Tô fazendo questões de competência e tem umas para Juiz e Promotor que estão menos chatas que esta.

  • Art. 70 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

    competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar ... 2o Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacionalserá competente o juiz do lugar em que o crimeembora parcialmentetenha produzido ou devia produzir seu resultado.

    Art. 79. A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:

    I – no concurso entre a jurisdição comum e a militar;

    II – no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.

    § 1o Cessará, em qualquer caso, a unidade do processo, se, em relação a algum corréu, sobrevier o caso previsto no artigo 152.

    § 2o A unidade do processo não importará a do julgamento, se houver corréu foragido que não possa ser julgado à revelia, ou ocorrer a hipótese do artigo 461.

  • Para complementar o comentário dos nobres colegas:

    PRINCÍPIO DO ESBOÇO DO RESULTADO

    No caso de Homicídio culposo ou doloso terá competência fixada no local da ação e não do resultado, pois facilita a colheita de provas do lufar dos atos executórios

  • III. Diferentemente da conexão, a continência importará unidade de processo e julgamento.

    A questão fica errada quando fala que a conexão não implica unidade de processo e julgamento. Na verdade, tantos nos casos de conexão, quanto nos casos de continência há unidade de processo e julgamento (Em regra)

    Somente as opções I e II estão corretas.

  • Essa prova pra Guarda de Petrolina, foi pique Polícia Civil.

  • GAB. D

    I - Letra de Lei. Art. 70.  A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução. Certa.

    II - Letra de Lei. Art 70. § 2   Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado. Certa.

    III - ERRADA

    Conexão e Continência importarão unidade.

    Art. 79.  A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:

    I - no concurso entre a jurisdição comum e a militar;

    II - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.

    Todos artigos do CPP.

  • A questão requer conhecimento do candidato com relação a competência, que é a delimitação da jurisdição, tendo o Código de Processo Penal adotado em seu artigo 70 a teoria do resultado, vejamos:


    “A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução".


    Já nos CRIMES A DISTÂNCIA, nos quais o último ato de execução é praticado em território nacional ou o último ato de execução é praticado fora do território nacional e no território nacional ele produza, ainda que parcialmente, o resultado, se aplica a TEORIA DA UBIQÜIDADE, sendo competente tanto o local da ação quanto o do resultado, vejamos os parágrafos segundo e terceiro do artigo 70 do Código de Processo Penal:


    “§ 1o  Se, iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele, a competência será determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o último ato de execução.

    § 2o  Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado".


    Outra matéria cobrada na questão é com relação a conexão (artigo 76, I, II e III, do Código de Processo Penal) e a continência (artigo 77 do Código de Processo Penal), que são causas de modificação de competência, com a atração de crimes e réus que poderiam ser julgados separados.


    “Art. 76.  A competência será determinada pela CONEXÃO:

    I - se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contra as outras;

    II - se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relação a qualquer delas;

    III - quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influir na prova de outra infração.


    Art. 77.  A competência será determinada pela CONTINÊNCIA quando:

    I - duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infração;

    II - no caso de infração cometida nas condições previstas nos arts. 51, § 1o, 53, segunda parte, e 54 do Código Penal" (CONCURSO FORMAL de crimes - “Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não").


    A conexão e a continência, segundo artigo 79 do Código de Processo Penal, importam em unidade de processo e julgamento, salvo: a) no concurso entre a jurisdição comum e a militar; b) no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.


    Vejamos as afirmativas da presente questão:


    I – CORRETA: Segundo o artigo 70 do Código de Processo Penal a competência será, em regra, determinada pelo lugar onde se consumar a infração (teoria do resultado), ou, no caso de tentativa será do lugar em que for praticado o último ato de execução, artigo 70 do Código de Processo Penal.


    II – CORRETA: O artigo 70, §2º e 3º, do Código de Processo Penal trata dos crimes a distância, nos quais o último ato de execução é praticado em território nacional ou o último ato de execução é praticado fora do território nacional e no território nacional ele produza, ainda que parcialmente, o resultado. Aqui se aplica a teoria da ubiqüidade, sendo competente tanto o local da ação quanto o do resultado, trazendo a afirmativa a previsão do artigo 70, §2º, do Código de Processo Penal.


    III – INCORRETA: Tanto a conexão quanto a continência importarão em unidade de processos e julgamentos, salvo: 1) no concurso entre a jurisdição comum e a militar; 2) no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.


    Resposta: D


    DICA: Leia sempre os comentários e os artigos de lei citados, mesmo que você tenha entendido a questão vá até o artigo citado e faça a leitura, pois ajuda na memorização da matéria.


  • Gab D

    Tanto a conexão quanto a continência representam união de processos.

  • DA COMPETÊNCIA PELO LUGAR DA INFRAÇÃO

    Art. 70.  A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

    § 1  Se, iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele, a competência será determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o último ato de execução.

    § 2  Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.

    Art. 79.  A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:

    I - no concurso entre a jurisdição comum e a militar;

    II - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.

  • Que redação horrível do Item II.

  • Sobre a competência jurisdicional, analise os itens abaixo:

    I. A competência será, em regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

    Art. 70.  A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução. Certa.

    II. Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.

     Letra de Lei. Art 70. § 2   Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado. Certa.

    III. Diferentemente da conexão, a continência importará unidade de processo e julgamento.

    Conexão e Continência importarão unidade.

    Art. 79.  A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:

    I - no concurso entre a jurisdição comum e a militar;

    II - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.

    Todos artigos do CPP.

    Analisados os itens, pode-se afirmar corretamente que:

    A

    Apenas o item I está correto.

    B

    Apenas o item II está correto.

    C

    Apenas o item III está correto.

    D

    Apenas os itens I e II estão corretos.

    E

    Apenas os itens II e III estão corretos.