SóProvas


ID
3053524
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A melhoria contínua corre em sentido contrário à abordagem gerencial típica de considerar os projetos de trabalho como lineares – com começo e fim. Em vez desta abordagem linear, a busca do aprimoramento sem fim requer uma abordagem circular, conforme se apresenta o ciclo Planejar-Desenvolver-Checar-Agir (PDCA). A administração planeja uma mudança, realiza-a, checa os resultados e, dependendo de quais sejam os resultados, age para padronizar a mudança ou começar novamente o ciclo de aprimoramento com novas informações.

Com base neste conhecimento, analise as afirmativas a seguir.

I O ciclo PDCA tem baseado suas auditorias para identificação das conformidades e não conformidades, nos planos de controle histórico sobre as atividades contínuas.

II Nas organizações que usam o TQM (Qualidade Total), a qualidade deixa de ser responsabilidade de um único departamento para se concentrar na área estratégica da Instituição, a fim de se criar mais valor com menos desperdício.

III A filosofia da melhoria contínua do ciclo PDCA acaba servindo como instrumento para fazer com que, ao longo de toda a organização, as pessoas fiquem inspiradas a buscarem ou a se aperfeiçoarem em tudo o que realizam.

IV O grande desafio da gestão da qualidade é definir o que se entende por padrão de qualidade e como medi-lo. Na busca dessas respostas, muitas vezes se acelera ou se retarda o fluxo do ciclo PDCA, questionando-se a respeito da criação ou não de um novo evento que justifique um outro Planejamento.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro da I :/

  • O ciclo PDCA é iterativo - repetitivo, dessa forma, não há que se falar em "evento que justifique um outro planejamento", como na IV, pois o ciclo sempre se repete, então sempre se planeja.

  • Onde está o erro da I?

  • I- errada, pois o PDCA busca identificar o problema e soluciona-lo, ou seja, o que não esta em conformidade. (e não a identificação das conformidades)

    II-errada, não esta em conformidade com o enunciado.

    III- Correta.

    IV- errada, pois o ciclo é iterativo.

  • Para identificar e analisar um problema(Plan), deve-se observar o que é conforme e o que não é conforme dentro dos processos contínuos da empresa. Desta forma, não vejo a assertiva I como errada.

  • I O ciclo PDCA tem baseado suas auditorias para identificação das conformidades e não conformidades, nos planos de controle histórico sobre as atividades contínuas

    AUDITORIAS é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas.

    NÃO conformidades= Quando uma organização está em não conformidade significa dizer que um dos processos está ocorrendo de maneira errada. Este erro gera resultados insatisfatórios, ou seja produtos não conformes, que não estão alinhados a determinados itens da .

    A padronização do sistema de gestão da empresa permite que os processos se alinhem aos requisitos da norma. E impede que produtos sejam criados fora do padrão de qualidade da ISO 9001 e aquém das expectativas dos clientes.

    Em linhas gerais “não conformidade” é não atender a determinado requisito da norma, não estar alinhada a .

    Como, a Suelen Rabelo já mencionou - PDCA busca identificar o problema e soluciona-lo, ou seja, o que não esta em conformidade. (e não a identificação das conformidades).

    Logo, se estamos falando em melhoria continua, só pode ser relativo a não conformidades.

    A melhoria contínua proporciona ideias e estratégias para auxiliar na gestão das não conformidades. A partir da melhoria contínua é possível criar mecanismos eficazes para evitar a reincidência de problemas nos processos e melhorar a produtividade da empresa.

    FONTES:

    https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-pdca/

    https://www.consultoriaiso.org/o-que-e-nao-conformidade-na-iso-9001/

  • I - O padrão de referência para as auditorias do PDCA se refere aos objetivos de melhorias traçados para o processo em análise. Não são os planos de controle histórico sobre as atividades contínuas. Traçam-se os objetivos na fase P. A auditoria ocorre na fase C, confrontando os resultados com os objetivos traçados.

    II - Na qualidade total (TQM), a responsabilidade pela qualidade é de todos, e não de um nível organizacional específico.

    IV - O grande desafio da gestão da qualidade é a satisfação do consumidor.