SóProvas


ID
3054124
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as assertivas:


I. A retórica da atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado não resiste quando um médico de família que acompanha um paciente - e o conhece bem - indica internação hospitalar e, para conseguir um leito, é obrigado a encaminhar para outro serviço para que o leito seja garantido.

II. A retórica da atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado não resistirá quando um médico de família que acompanhe um paciente - e o conheça bem - indique internação hospitalar e, para conseguir um leito, seja obrigado a encaminhar para outro serviço para que o leito seja garantido.

III. A retórica da atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado não resistiu quando um médico de família que acompanhou um paciente - e o conheceu bem - indicou internação hospitalar e, para conseguir um leito, foi obrigado a encaminhar para outro serviço para que o leito fosse garantido.

IV. A retórica da atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado não teria resistido se um médico de família que tivesse acompanhado um paciente - e o tivesse conhecido bem - tivesse indicado internação hospitalar e, para conseguir um leito, tivesse sido obrigado a encaminhar para outro serviço para que o leito tivesse sido garantido.

(Adaptado de Coelho Neto, G.C., Antunes, V.H., &Oliveira, A..(2019). A prática da Medicina de Família e Comunidade no Brasil: contexto e perspectivas. Cad. Saúde Pública, 35 (1).https://doi.org/10.1590/0102-311X00170917)


De acordo com as normas de flexão, e uso correto de vozes e pessoas, assinale a alternativa que se aplica:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretamente flexionadas. Gab. D

  • GABARITO: LETRA D

    → todos itens estão corretos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Igor A.;

    Acredito que não caberia ''conhecia'', pois ficaria na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo.

    Se você reparar, o verbo ''acompanhou'' está na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, assim como o verbo ''conheceu''.

    Agora, se estivesse assim: ...que acompanhava um paciente - e o conhecia bem ...

    aí, creio que estaria correto, pois os verbos estariam na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito.

    Bom, foi esse o raciocínio que tive.

  • Item IV temos como acertar diante do macete (IRIA SE PUDESSE);

    Item III temos todos os tempos verbais no pretérito;

    Demais itens afetos ao tema concordância de tempos verbais, que como regra geral estão ou no presente, pretérito ou futuro das formas verbais.

  • II. A retórica da atenção primária à saúde como coordenadora do cuidado não resistirá quando um médico de família que acompanhe um paciente - e o conheça bem - indique internação hospitalar e, para conseguir um leito, seja obrigado a encaminhar para outro serviço para que o leito seja garantido.

    - Reescrevendo parte do período: "A retórica (...) não resistirá quando um médico de família (...) indique (...).". Só pra mim que fica estranho usar "indique" em vez de "indicar" nesse caso? Comentando apenas para reflexão dos colegas.

  • Acertei, mas pense numa questão mesquinha...

  • Pensei exatamente o mesmo que o de Sá.

    Pra mim faria muito mais sentido com o "indicar" do que o "indique" na II.

  • Eu tô te caçando Arthur , qualquer questão que tu estiver eu estarei lá , quero ficar tão bom quanto você