GABARITO: LETRA A
A) Medidas capazes de frear o desmatamento, especialmente nas regiões tropicais do planeta, devem ser tomadas; do contrário, o aquecimento global pode se intensificar. → correto.
B) Ao passo que as regiões tropicais do planeta devem ser especialmente protegidas do desmatamento, o aquecimento global pode se intensificar; assim, frear-lhe é medida fundamental para evitá-lo. → o "lhe" é incorreto, pois equivale a um termo preposicionado "a ele" e o verbo "frear" exige um complemento sem preposição um objeto direto, logo o correto seria: freá-lo (verbo terminado em -r, -s, -z, essas letras somem e o pronome usado é -lo(s), -la(s)).
C) Frear o desmatamento evitaria a intensificação do aquecimento global; para tanto, deve-se impedi-lo, assim como é fundamental a proteção as regiões tropicais do planeta. → a proteção DE alguma coisa (o termo pede um complemento nominal, um complemento preposicionado): proteção DAS regiões.
D) Como o aquecimento global pode se intensificar, devem ser tomadas medidas para freá-lo, evitando assim sua intensificação, conquanto deve ser protegida especialmente, as regiões tropicais do planeta. → temos uma frase truncada com ideias repetidas, logo há incoerência frasal.
E) Na medida que frear o desmatamento, especialmente nas regiões tropicais do planeta, poderia evitar que o aquecimento global se intensificasse, com as devidas medidas. → já temos uma conjunção incorreta, a conjunção correta é "na medida em que", "na medida que" é uma conjunção inexistente.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
Note que o segundo trecho é decorrência do primeiro; o terceiro é uma exemplificação do segundo; o quarto é especificação do terceiro.
Isso posto, analisemos as alternativas apresentadas.
Na letra B, há dois problemas: a ideia de proporção, evidenciada pelo conector “ao passo que” cria um sentido divergente do presente no trecho original; além disso, é incorreto o emprego do pronome “lhe” como objeto direto de “frear”.
Na letra C, há dois problemas: não fica claro o referente da forma pronominal “lo” – desmatamento ou aquecimento global. Além disso, falta a crase em “proteção às regiões”.
Na letra D, a presença da conjunção concessiva “conquanto” cria problemas de coesão textual, pois não há relação de oposição entre os termos citados.
Na letra E, temos orações subordinadas sem a presença de uma que seja a principal, o que faz da frase incompleta.
A letra A, portanto, é que apresenta a redação clara e coesa.
Resposta: A