SóProvas


ID
3078859
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, leia a notícia a seguir, publicada em 15 de março de 2019. 

Estudantes vão às ruas em protesto global contra mudança climática

     Milhares de estudantes saíram às ruas nesta sexta-feira (15) para protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas.
      O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. Nesta sexta, não foi diferente. Greta protestou diante do Parlamento na capital do país, cercada por 30 manifestantes. Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados.
     “Não sou a origem do movimento. Já existia. Precisava apenas de uma faísca para acender. Vivemos uma crise existencial ignorada durante décadas. Se não agirmos agora, será muito tarde”, disse Thunberg.
        Desde o ano passado, Greta já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Nesta quinta (14), ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental.
(Adaptado de: OLIVEIRA, Elida. Portal G1, 15.03.2019. Disponível em: https://g1.globo.com) 

Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. (2º parágrafo)

Caso a notícia fosse publicada depois de todos os eventos previstos acontecerem de fato, essa frase poderia ser reescrita da seguinte maneira, conforme a norma-padrão da língua:

Ao todo, nesta sexta,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) houveram 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, tiveram protestos em 20 cidades. → verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, logo o correto seria "houve".

    B) haviam 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, 20 cidades tinham protestos. → verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, logo o correto seria "havia".

    C) haveria 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, teriam protestos em 20 cidades. → de acordo com o comando da questão não é adequado usar o futuro do pretérito do indicativo.

    D) houve 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, 20 cidades tiveram protestos. → correto, verbo "haver" sem estar no plural e conjugado no pretérito perfeito do indicativo, indicando que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado

    E) havia 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, 20 cidades tinha protestos. → 20 cidades TINHAM, o sujeito está no plural, logo o verbo sendo pessoal deveria concordar com o sujeito.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Nunca se esqueça do famoso haver no sentido de existir...

  • R: houve 2 mil eventos em 123 países − no Brasil, 20 cidades tiveram protestos.

    Importante anotar que "ter" no sentido de "existir" (assim como o verbo Haver) é impessoal, e não varia.

    Ex: Havia muitas pessoas reunidas. Tinha muitas pessoas reunidas.

    Fiquei me perguntando se esse seria o caso da alternativa apontada como a correta, mas concordo que o verbo faz concordância com o sujeito "20 cidades".

  • Verbo Haver no sentido de Existir é invariável

  • Haver é impessoal galera, ou seja fica sempre no singular

  • Gabarito letra D.

    ...20 cidades têm protestos agendados.

    Veja que o verbo ter está na 3 pessoa do plural, com acento circunflexo, portanto na reescrita deve flexionar.

  • Só um complemento importante:

    Haver no sentido de existir = o que vem logo após é objeto.

    Sucesso Bons estudos, Nãodesista!

  • Ao colega Arthur Carvalho,minha gratidão pelos excelentes comentários.

  • Muito bem lembrado pelo colega Matheus Oliveira.

    Depois do verbo impessoal "HAVER", vem um objeto direto. Sendo, portanto, um Verbo Transitivo Direto.

  • Eu misturei tudo. Primeiro eu fuipor eliminação me sobraram "a" e "d" deixei de ir na "d" porque julguei o "houveram" da alternativa "a" como tempo transcorrido. Por isso me lasquei. :'(

  • Quem HOUVE logo EXISTE

    Quem EXISTE não gosta de FLEXIONAR!

    Kkkkk eu sou o INVARIÁVEL!

  • Cara, fazer muitas questões é realmente bom, só consegui botar na cabeça isso do verbo "haver" depois que me cansei de fazer questões sobre...

  • o verbo haver no sentido de existir é IMPESSOAL portanto nao há sujeito o mesmo é invariavel ou seja nao se flexiona!!!!! pessoal se estiver errado me corrijam , (frase... `SE FOR PRA CAIR ,ENTAO QUE CAIA PRA CIMA)

  • A questão dá uma pista... "caso a notícia fosse publicada depois de eventos previstos acontecerem de fato..."

    UMA DICA DE OURO:

    Isso só pode estar falando de pretérito perfeito.

    Então a resposta é HOUVE.

  • O Verbo "HAVER" no sentido de "Existir", NÃO FLEXIONA.

  • Só acrescentando

    O verbo haver tem objeto direto, mas não tem sujeito.

    O verbo existir tem sujeito, mas não tem objeto direto.

  • Esta Professora é nota 10!

  • Haver no sentido de acontecer é impessoal, não tem plural.

  • Quando a questão deu a dica "Caso a notícia fosse publicada depois de todos os eventos previstos acontecerem de fato" já matei que estava falando da conjugação verbal no pretérito perfeito do indicativo,que expressa a certeza de uma ação que aconteceu no passado.