SóProvas


ID
3084928
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a pontuação está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Dona Lúcia, vizinha de Fabrício, pediu um abajur emprestado. → correto, temos um aposto explicativo entre vírgulas.

    B) Beatriznão se importou, com o pedido da vizinhado andar de cima. → todas vírgulas incorretas, respectivamente: separou o sujeito do seu verbo; o complemento de seu verbo e o adjunto adnominal do termo a que se refere.

    C) Há vizinhos que, demonstrammuita educação e amizade. → sujeito "que" separado do seu verbo (o termo é um pronome relativo que retoma o termo "vizinhos", tendo função de sujeito), demonstram algo (separou o complemento de seu verbo).

    D) Fabríciose aborreceu bastante com o pedido, de Dona Lúcia. → separou o sujeito de seu verbo.

    E) Era comum vizinhospedirem emprestado: sal açúcar ou ovos. → separou o sujeito oracional de seu verbo: ISSO era comum (pedirem emprestado era comum).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Parabéns pela contribuição Arthur!

  • Estou começando a achar que o Arthur é pago pelo Qconcursos kk

  • Essa pseudovítima, hoje, acontece muito na prática. Já peguei muitos casos criminais nesse sentido onde consegui absolvição. Judiciário tem de estar atento para não ocorrer injustiças.

  • Essa questão trata basicamente do uso de vírgulas, embora os dois-pontos apareçam na alternativa E. Aqui, deve-se depreender em qual das alternativas o uso da pontuação não apresenta máculas.

    Começando pela letra A, percebemos que o termo “vizinha de Fabrício" explica quem é a tal Dona Lúcia. Ora, ao termo que acompanha um substantivo ou nome próprio, especificando-o de modo a esclarecer do que ou de quem se trata, dá-se o nome de aposto e, na estrutura sintática do período, tal elemento deve ser destacado entre vírgulas exatamente como está na opção A. Dessa maneira, já encontramos nossa alternativa correta.

    Partindo, ainda assim, para a letra B, devemos nos lembrar de umas regrinhas básicas da norma culta:

    1)     não se admite a separação do sujeito e do predicado com vírgula;

    2)     não se pode separar o verbo de seus complementos com vírgula;

    3)     não se deve separar, com vírgula, o substantivo de seu adjunto adnominal.

    Levando esses pontos em consideração, a letra B está equivocada pelo fato de não acertar nenhuma das vírgulas presentes na frase que a representa. A vírgula depois de Beatriz se enquadra no item 1 acima; a vírgula depois de “se importou", no item 2; e, finalmente, a vírgula depois de “vizinha" corresponde ao item 3.

    Indo para a letra C, a forma verbal “demonstram" não devia ter a vírgula nem antes e nem depois dela. Primeiramente, pelo fato de que não deve haver vírgula separando o pronome relativo “que" da oração adjetiva que ele inicia; depois pelo fato de que o que vem depois de “demonstram" é seu objeto direto e, como dito no parágrafo anterior, não devemos separar com vírgula o verbo de seu complemento.

    Na letra D, novamente aparece uma vírgula separando sujeito de predicado (a vírgula depois de Fabrício). Em seguida, há uma vírgula inadmissível depois do substantivo “pedido", separando-o de seu complemento nominal (“de Dona Lúcia").

    Finalmente, na letra E, a vírgula depois de “vizinhos" incorre novamente no equívoco de separar o sujeito do verbo que inicia o predicado e só isso seria o suficiente para invalidar essa opção. A única questão controversa, no entanto, são esses dois-pontos ao final da frase, pois não se deve utilizar pontuação entre o verbo (ou locução verbal, no caso de “pedirem emprestado") e o complemento verbal. No entanto, como os dois-pontos têm como função primária a ação de enumerar exemplos ou fatores relacionados, não devemos aqui considerar essa utilização um erro.

    Sendo assim, a opção correta é a letra A.

    Gabarito do Professor: Letra A.