SóProvas


ID
3085036
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a pontuação está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Dona Lúcia, vizinha de Fabrício, pediu um abajur emprestado. → correto, temos um aposto explicativo entre vírgulas.

    B) Beatriz, não se importou, com o pedido da vizinha, do andar de cima. → todas vírgulas incorretas, respectivamente: separou o sujeito do seu verbo; o complemento de seu verbo e o adjunto adnominal do termo a que se refere.

    C) Há vizinhos que, demonstram, muita educação e amizade. → sujeito "que" separado do seu verbo (o termo é um pronome relativo que retoma o termo "vizinhos", tendo função de sujeito), demonstram algo (separou o complemento de seu verbo).

    D) Fabrício, se aborreceu bastante com o pedido, de Dona Lúcia. → separou o sujeito de seu verbo.

    E) Era comum vizinhos, pedirem emprestado: sal açúcar ou ovos. → separou o sujeito oracional de seu verbo: ISSO era comum (pedirem emprestado era comum).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Temos um posto explicativo entre vírgulas.

  • GABARITO A

    *Não se separa sujeito do verbo.

  • Quando a alternativa A é tão certa que você não quer mais ler as outras.

  • GABARITO LETRA A

    B) Não se separa sujeito do predicado por virgula

    C) Não se separa sujeito do predicado por virgula

    D)Não se separa sujeito do predicado por virgula

    E) Não se separa sujeito do predicado por virgula

  • Gabarito: A

  • A questão requer conhecimento acerca do uso dos sinais de pontuação e análise sintática.

    Alternativa (A) correta – As vírgulas estão empregadas corretamente porque estão isolando o aposto explicativo.

    Aposto explicativo – termo acessório que se refere a um termo anterior a ele. Esse tipo de aposto deve vir entre vírgulas ou travessões ou parênteses.

    Alternativa (B) incorreta – A ocorrência das três vírgulas está errada.

    1ª vírgula está separando sujeito de predicado. Não se separa sujeito de predicado, salvo se houver um termo ou frase intercalada.

    2ª vírgula está separando verbo de complemento. Não se separa verbo de complemento (objeto indireto), salvo se houver um termo ou frase intercalada.

    3ª vírgula está separando substantivo de seu adjunto adnominal. Não se separa nome de adjunto adnominal, salvo se houver um termo ou frase intercalada.

    Alternativa (C) incorreta – As duas vírgulas estão erradas. Não se separa pronome relativo do complemento nem verbo de complemento (objeto direto).

    Alternativa (D) incorreta – As duas vírgulas estão erradas. Não se separa sujeito de predicado nem nome de adjunto adnominal, salvo se houver um termo ou frase intercalada.

    Alternativa (E) incorreta – A vírgula está separando o sujeito de predicado e é sabido que não os pode separar, salvo se houver um termo ou frase intercalada. Os dois-pontos estão separando verbo de complemento (objeto direto) e é sabido que não se separa verbo de seu complemento.

    Gabarito da professora: Letra A.

  • A)     Dona Lúcia, vizinha de Fabrício, pediu um abajur emprestado. – Separando aposto explicativo, ou seja, explicando que a Dona Lúcia é vizinha do Fabrício. Utiliza-se para explicar a palavra que antecede. – CORRETO

     

    B)     Beatriz, não se importou, com o pedido da vizinha, do andar de cima. - Não se separa o sujeito (Beatriz) do seu predicado (não se importou...). – INCORRETO

     

    C)     Há vizinhos que, demonstram, muita educação e amizade. – Não se separa o sujeito (vizinhos) do seu predicado. – INCORRETO

     

    D)     Fabrício, se aborreceu bastante com o pedido, de Dona Lúcia. Não se separa o sujeito do seu predicado. – INCORRETO

     

    E)     Era comum vizinhos, pedirem emprestado: sal açúcar ou ovos. Não se separa o sujeito do verbo. – INCORRETO