SóProvas


ID
309901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em razão de enfatizar o cliente, uma das principais características da reengenharia consiste na adoção de mudanças radicais em processos e produtos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.

    Esta focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.

    Os princípios básicos desta “filosofia” de gestão, passam por reinventar e não evoluir, através do desenvolvimento de processos que promovam o “corte” com a organização existente.

    Um processo empresarial inclui o planejamento – considerado atividade interna – e a tomada de decisão – considerada atividade externa. Estas atividades modificam entradas em saídas. São elas que norteiam a execução do trabalho.

  • Muito bacana o comentário do colega... faz todo o sentido.

    Agora, o que não fez sentido pra mim foi a questão falar que REENGENHARIA Implica mudanças de PRODUTOS !??

    Com base no fundamentado comentário do colega e no conhecimento prévio, posso concluir que Reengenharia envolver melhoria e mudanças em Processos.. não necessariamente em Produtos.

    Errei "com toda a certeza" a questão heheh

    Abs,

    Sérgio.

    sergio.harger@gmail.com
  • Concordo com o Sérgio. Se essa questão está certa então eu vou errar SEMPRE.

    A reengenharia jamais vai mudar radicalmente um produto. Pode afetar sua qualidade e custo, com certeza., mas "mudanças radicais em produtos da organização" é muito forçado.

    Se alguém conseguir fundamentar essa questão nós agradeçemos.
  • A reengenharia visa uma mudança radical em fatores chaves da empresa, que são os custos e a qualidade. Uma empresa busca tal radicalidade de mudança quando acredita que esteja atendendo o cliente de forma errada, com produtos errados, quanto qualidade e preço, principalmente. Qualidade é um termo abrangente, pois não trata-se apenas de qualidade de materiais, ou perfeição do processo de produção, mas, da forma como o produto cumpre seu papel na satisfação do cliente, coisa que implica diretamente nos resultados da empresa (leia-se faturamento).
    Dentro dessa linha de raciocínio, se uma empresa faz uma mudança radical e busca uma melhoria de sua qualidade e esta mudança não está refletida nos produtos que fornece, pode-se dizer que o processo de mudança fracassou.
    Precisamos ter sempre em mente o objetivo da atividade empresarial para não nos perdermos em mero tecnicismo, em promover mudanças que não refletem nos produtos e nos resultados da empresa. todo investimento da empresa deve ter retorno, e este não deve ser apenas economia, mas melhor aplicação dos recursos visando melhores profutos.
    Sendo bem objetivo: de um lado você tem a empresa, do outro o cliente. Toda mudança visa a melhoria dessa relação. Em uma indústria de transformação isso implica em mudança de produto sim.
  • A reengenharia introduz mudanças em três níveis da empresa: o operacional, o de gestão processos e o de gestão de negócios:
    · OPERACIONAL – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas, que geralmente criam conflitos são eliminadas. Os excessos de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, tornam o processo decisório lento e burocratizado;
    · GESTÃO DE PROCESSOS – neste nível, ocorrem as maiores mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os processos são todos integrados e informatizados;
    · GESTÃO DE NEGÓCIOS – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos.
  • Assim como o colega acima comentou, eu acredito que o ponto incoerente sobre o conceito de reengeharia, que o enunciado da questão coloca, é dizer que ela enfatiza o cliente!!......Eu também errei o gabarito como convicção......para mim a resposta é - Errado - !
  • A promessa da Reengenharia de livrar as organizações dos problemas de ineficiência, alto custo e clientes insatisfeitos.O objetivo não é só buscar a automatização das operações existentes,mas sim melhorar e redesenhar os processos de negócio enfatizando o entendimento das expectativas dos clientes para novos produtos e serviços.
  • A Reengenharia é uma espécie de reorganização onde a estrutura organizacional é redesenhada, através da substituição de processos antigos por outros inteiramente novos e revolucionários. Caracteriza-se por ser uma ação radical, sem preocupar-se com os limites impostos por órgãos/departamentos, baseando-se na tecnologia de informação.

  • Segundo ROBBINS, S. e COULTER, M. (1998), reengenharia é um redesenho radical de todos ou de parte dos processos de trabalho de uma empresa para melhorar a produtividade e performance financeira.

    Reengineering significa simplesmente começar de novo, abandonar os procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa, proporcionando valor aos clientes

    FONTE:
    <http://www.unifenas.br/extensao/administracao/vcongresso/ca043ex.pdf>

    Com base na fundamentação, a questão é considerada CORRETA.
  • Eu também errei a questão por achar que a Reengenharia não enfatiza o cliente.


  • Correta!
  • GABARITO: CERTO (fazer o quê, né?)

    Item bem interessante pessoal. Em primeiro lugar, temos que considerar que a mudança organizacional enfoca os processos organizacionais e que o grande foco desses processos é a entrega de um produto ou serviço para o cliente. Assim, qualquer mudança que for empreendida nos processos organizacionais, também terá foco no cliente. Em segundo lugar, as mudanças da reengenharia são radicais no que diz respeito aos processos, como diz o item.
     
    Até aqui, tudo ia muito bem...

    Agora, por fim, deve-se pensar que as mudanças radicais empreendidas nos processos chegam ao cliente através de custos mais baixos, melhor qualidade de produto/serviço, etc. O problema é que o item fala em mudanças radicais em produtos da organização, o que não é o foco da reengenharia, que está  direcionada para os processos e estrutura da organização. Estes últimos, inclusive, podem sofrer mudanças radicais sem que os produtos finais sejam modificados sob a ótica do cliente. Assim, esta última parte da questão é muito questionável e deveria ter sido considerada errada pela Banca.
     
    O problema é que a Banca considerou o item como certo. Então fica a lição: daqui para frente, em provas do CESPE, deve-se considerar que a reengenharia também empreende mudanças radicais em produtos. Ainda assim ficamos no risco de eles “aprenderem” de outra maneira... Paciência!

    Comentários: Professor Carlos Xavier, curso de Administração Pública para TRT-SC, Estratégia Concursos
  • Pessoal,

    Passando um pouquinho de meu ínfimo conhecimento neste assunto, consegui enxergar que o processo de reengenharia pode sim ser enfatizado no cliente.

    Vamos levar em consideração a indústria automobilística - da qual já trabalhei como consultor de vendas diretas -, que passa por constantes transformações e que sempre visa enfatizar a satisfação dos seus clientes.

    Tomemos como exemplo a FIAT AUTOMÓVEIS que, há 12 anos, vem alcançando liderança absoluta de vendas de seus veículos. Houve lá uma grande reengenharia de processos que envolveu principalmente o aspecto CLIENTE, no que tange a sua satisfação, pois a imagem da empresa, em meio a oferta de alguns modelos que não apresentaram adaptabilidade adequada aos fatores climáticos do Brasil, estava bastante comprometida. A FIAT inovou em diversos processos de reengenharia e design de sua gama de produtos (diga-se de passagem, a maior do mundo com cerca de 70 modelos de veículos). Sem contar com fatores tecnológicos que, com a evolução de diversas tecnologias, principalmente 'importadas" da Fórmula 1, despertaram o interesse dos clientes, como exemplo, o controle de diversos comandos de sons e celular no volante do veículo.

    Podemos citar também a GM e a FORD que cresceram significativamente nos últimos 5 anos, inovando em design e tecnologia embarcada em seus modelos com o intuito, é claro, de abocanhar mais mercado.

    Pois bem, estas e outras montadoras possuem como características de suas reengenharias sim, enfatizar o cliente.





  • "Em primeiro lugar, temos que considerar que a mudança organizacional enfoca os processos organizacionais e que o grande foco desses processos é a entrega de um produto ou serviço para o cliente. Assim, qualquer mudança que for empreendida nos processos organizacionais, também terá foco no cliente.

    Em segundo lugar, as mudanças da reengenharia são radicais no que diz respeito aos processos, como diz o item.

    Agora, por fim, deve-se pensar que as mudanças radicais empreendidas nos processos chegam ao cliente através de custos mais baixos, melhor qualidade de produto/serviço, etc. 

    O problema é que o item fala em mudanças radicais em produtos da organização, o que não é o foco da reengenharia, que está direcionada para os processos e estrutura da organização. Estes últimos, inclusive, podem sofrer mudanças radicais sem que os produtos finais sejam modificados sob a ótica do cliente. Assim, esta última parte da questão é muito questionável e deveria ter sido considerada errada pela Banca.

    O problema é que a Banca considerou o item como certo. Então fica a lição: daqui para frente, em provas do CESPE, deve-se considerar que a reengenharia também empreende mudanças radicais em produtos. Ainda assim ficamos no risco de eles "aprenderem" que isso está errado... paciência!"


    Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos

  • A REENGENHARIA DE PROCESSOS REPRESENTA UM REDESENHO FUNDAMENTAL E DRÁSTICO DOS PROCESSOS DO NEGÓCIO PARA MELHORAR CUSTO, QUALIDADE, SERVIÇO E VELOCIDADE. A REENGENHARIA DESCARTA AS ESTRUTURAS, OS PROCESSOS E OS SISTEMAS EXISTENTES E OS REINVENTA DE MANEIRA COMPLETAMENTE DIFERENTE. A REENGENHARIA APRESENTA ASPECTOS COMUNS COM A QUALIDADE TOTAL – POIS AMBAS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E ENFATIZAM NECESSIDADES DO CLIENTE. 

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO