-
O diagrama criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no século XIX, é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e constitui-se num gráfico que é utilizado identificar quais os itens, ou causas de perdas que devem ser sanadas, são responsáveis pela maioria das perdas.
O diagrama de Pareto, que teve importantes contribuições de Juran (um dos importantes teóricos do gerenciamento de qualidade), baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, como foi dito por Juran “poucas são vitais, a maioria é trivial”.
Através do Diagrama, que pode ser aplicado seguindo-se seis passos básicos, é possível ter uma idéia clara da relação entre causas e problemas a fim de priorizar a ação que trará melhor resultado. As etapas são as seguintes:
1. Determine o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar;
2. Defina o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;
3. Em uma tabela, ou folha de verificação, organize os dados com as categorias do aspecto que você definiu;
4. Faça os cálculos de freqüência e agrupe as categorias que ocorrem com baixa freqüência sob a denominação “outros”, calculando também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado;
5. Trace o diagrama.
O Diagrama de Pareto tem como objetivo identificar quais causas devem ser “atacadas” primeiro ou que surtirão melhores resultados, no entanto, devem ser verificadas diversas classificações até a construção do diagrama final e problemas ou causas muito complexas devem ser estratificadas a fim de garantir a eficácia do método
-
A questão fica sem sentido fora do contexto:
"Determinado tribunal pretende, por meio da adoção de práticas de qualidade e produtividade, aperfeiçoar a maneira como se realizam as atividades em setor onde se observou que os servidores gastam muito tempo em tarefas menos relevantes para o público e onde são cometidos erros recorrentes relativos à tramitação de processos judiciais. O diretor, então, adotou a prática de fixar uma série de cartazes que visam estimular os servidores a tomar mais cuidado no que se refere à expedição e à recepção de documentos e que, além disso, contêm metas diárias referentes ao encaminhamento de processos para diversos setores. O gerente de recursos humanos do tribunal, por sua vez, defende a ideia de que os servidores devem ser treinados continuamente para utilizarem, de forma adequada, as novas tecnologias empregadas no setor.
Com base na situação hipotética, julgue o(s) item(ns) seguinte(s):"
Agora sim : Questão Correta
-
Exemplo de diagrama de Pareto
Diagrama de Pareto, ou diagrama ABC,80-20,70-30, é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.
-
ASSERTIVA " CORRETA "
-
A questão é correta, porém para não ser um chute, vc deve entender que no caso, a organização deveria ter feito um pareto antes e um pareto após a implatação das ferramentas da qualidade.
att.
Adm. Júlio
-
Questão mal formulada.
Dito da forma que está, dá a entender que qualquer ferramenta pode servir para comparar a situação anterior e a situação posterior. No entanto, posso estar enganado, mas nenhuma das explicações acima demonstra que a teoria administrativa aponta essa como sendo uma importante característica ou função para o diagrama de pareto.
Resumindo: posso realizar comparações entre dois diagramas de Pareto? Posso. Assim como posso fazer isso com qualquer outra ferramenta, basta que faça um antes e um depois. Mas essa utilidade da ferramenta não é, nem de longe, apontada como sendo importante.
Na minha opinião a banca forçou muito a barra.
-
O diagrama de Pareto é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para se comparar a situação anterior e a situação posterior à implantação das práticas de qualidade e produtividade no setor.
De acordo com Ishikawa, o controle de qualidade consiste em uma gestão baseada em fatos e dados.
São sete as ferramentas usadas, conforme Ishikawa. Dentre elas, encontra-se o diagrama de Pareto, que é usado para ressaltar a importância relativa entre vários problemas ou condições (situações), no sentido de: escolher ponto de partida para a solução de um problema, avaliar um progresso (comparar situação anterior e a situação posterior) ou mesmo identificar a causa básica de um problema.
As outras seis ferramentas são:
folha de verificação
Diagrama de causa e efeito (ou espinha de peixe)
ciclo PDCA (PLANEJAS, EXECUTAR, VERIFICAR, AGIR CORRETIVAMENTE)
histograma
diagrama de dispersão
gráficos e cartas de controle.
QUESTÃO CORRETA.
-
Questão Certa.
QUANDO USAR O DIAGRAMA DE PARETO Para identificar os problemas. Achar as causas que atuam em um defeito. Descobrir problemas e causas; problema (erro, falhas, gastos, retrabalhos, etc. ) causas (operador, equipamento, matéria-prima, etc.). Melhor visualização da ação. Priorizar a ação. Confirmar os resultados de melhoria. Verificar a situação antes e depois do problema, devido às mudanças efetuadas no processo. Detalhar as causas maiores em partes específicas, eliminando a causa. Estratificar a ação. Identificar os itens que são responsáveis por os maiores impactos. Definir as melhorias de um projeto, tais como: principais fontes de custo e causas que afetam um processo na escolha do projeto, em função de número de não conformidade, e outros.
-
-
Comentário PRof Carlos Xavier:
Essa é uma questão mais difícil do Cespe. Perceba que ela não disse que o Diagrama de Pareto objetiva comparar situações em diferentes momentos do tempo. Disse apenas que ele pode ser utilizado para isso.
Na verdade, a resposta correta é sim! Um Diagrama pode ser desenhado para identificar as causas prioritárias a serem resolvidas. Posteriormente à implementação de melhorias, é possível elaborar um novo Diagrama para verificar se a situação mudou substancialmente ou se continua parecida!
-
Não podemos tentar MARRETAR a resposta para tentar encaixar.
Qualquer ferramentar tem essa possibilidade de comprar uma situação Anterior e a uma situação Posterior.
Como a questão não limitou a essa ferramenta ela pode SIM comprar as situações.
-
Questão pretensiosa. A melhor ferramenta neste caso seria o HISTOGRAMA.