SóProvas


ID
3104137
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em janeiro de 2019, o ministro do Meio Ambiente afirmou que o Brasil continuará no Acordo de Paris e que o presidente concordou com a posição. Ele argumentou que há pontos importantes no acordo que podem trazer recursos para o país.

(Disponível em : https://oglobo.globo.com. Acesso em 26.mai.2019)


O Acordo de Paris

Alternativas
Comentários
  • A diplomacia ambiental ganhou espaço nos debates internacionais desde o fim do século passado e atualmente figura entre os temas mais relevantes a serem discutidos nas conferências internacionais. O texto trata da posição brasileira de renunciar à participação num amplo acordo internacional e sua renúncia em renunciar posteriormente mantendo a posição original. O enunciado questiona apenas qual acordo é esse.
    Análise das alternativas:

    A) Já existe uma cor específica para a proteção da biodiversidade que é a Agenda 21 documento produzido durante a conferência Rio Eco 92.

    B) Os compromissos de combate à perda de biodiversidade e o reconhecimento da questão social como parte da degradação ambiental fizeram parte dos debates durante a conferência Rio +20.

    C) Acordo mais ambicioso do tipo em toda história da diplomacia do clima foi o fechamento de décadas de debates sobre formas de redução das emissões da gases componentes do efeito estufa. AFIRMATIVA CORRETA.

    D) O consumismo nunca foi formalmente condenado sendo a definição de desenvolvimento sustentável considerada omissa em relação aos seu efeitos quando afirma "satisfazer as necessidades da geração  presente sem comprometer a satisfação das necessidades de gerações futuras".


    E) O pensamento neoliberal nunca se posicionou efetivamente contra a sustentabilidade mas sim contra as formas de regulação e normas ambientais que possam prejudicar investimentos.  


    Considerações finais:
    O acordo de Paris foi o mais amplo do tipo na História e ficou marcado pela renúncia norte americana em sua participação que já havia sido negociada na gestão anterior. Rapidamente este espaço está sendo ocupado pela China que se posiciona publicamente a favor não só do acordo como de maior regulamentação de proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e fortes investimentos em energias renováveis. Se tais esforços são peças de propaganda ou uma efetiva mudança de políticas públicas por Pequim só o tempo nos dirá. Mantermos a atenção a esta temática por todos que estudam atualidades é fundamental já que o tema é recorrente e abordado tanto por via de novos acontecimentos como por seus principais conceitos.   
    Gabarito:C
  • O Acordo de Paris é um tratado mundial que possui um único objetivo: reduzir o aquecimento global. Ele foi discutido entre 195 países durante a COP21, em Paris. O compromisso internacional foi aprovado em 12 de dezembro de 2015 e entrou em vigor oficialmente no dia 4 de novembro de 2016. Um tempo recorde para um acordo climático dessa envergadura.