SóProvas


ID
3106825
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       O amor na era digital


      O amor no tempo das cartas era belo e romântico, com suas longas e dolorosas esperas e dúvidas, com cartas roubadas, indispensáveis em qualquer novela. Mas o WhatsApp, o Skype e o e-mail, além do telefone, tornaram viver um amor em algo muito diferente. E muito melhor.

      Acabou a distância e o tempo entre as mensagens. Na verdade, o que os olhos veem o coração sente. Falar vendo os olhos e as expressões do ser amado na tela é quase tão bom quanto ao vivo.

      Uma das melhores novidades é a DR1 digital. Esfrie a cabeça, pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer, escreva com cuidado. Receba as queixas, os medos e as dúvidas do outro com atenção, leia várias vezes. Responda pensando bem, revisando e equilibrando o que escreveu, frequentemente há exageros. Só mande no dia seguinte, depois de reler com cuidado o que disse: vale o escrito!

      Uniões são salvas e brigas feias de casal são evitadas pelo e-mail ou pelo zap, que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito. Para serem lidos e relidos e eventualmente cobrados ou discutidos. É bem mais fácil admitir erros por escrito do que no calor de uma discussão, e muito mais eficiente.

                                 (Nelson Motta. https://oglobo.globo.com, 12.04.2019. Adaptado)

1 DR: discussão de relacionamento. 

Assinale a alternativa que apresenta uma explicação correta acerca da pontuação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Em ?O amor no tempo das cartas era belo e romântico, com suas longas e dolorosas esperas e dúvidas, com cartas roubadas? (1° parágrafo), as vírgulas sinalizam o emprego de expressões que descrevem o amor no tempo das cartas. ? correto, as vírgulas descrevem como era o amor, na época em que as cartas eram usadas.

    B) Em ?Na verdade, o que os olhos veem o coração sente.? (2° parágrafo), a vírgula marca a omissão de um verbo ao qual se subordina o conteúdo do restante da frase. ? incorreto, temos um advérbio isolado por vírgula, equivale a "verdadeiramente".

    C) Em ?Esfrie a cabeça, pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer, escreva com cuidado.? (3° parágrafo), todas as vírgulas estabelecem o encadeamento de ações que se sucedem cronologicamente. ? incorreto, o trecho em negrito representa uma enumeração daquilo que deve ser pensado; não encadeia ações.

    D) Em ?Só mande no dia seguinte, depois de reler com cuidado o que disse: vale o escrito!? (4° parágrafo), a vírgula é obrigatória por introduzir uma oração que expressa uma consequência para a oração que a antecede. ? expressa um valor temporal de quando deve ser mandado.

    E) Em ?Uniões são salvas e brigas feias de casal são evitadas pelo e-mail ou pelo zap, que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito.? (4° parágrafo), a primeira vírgula introduz uma oração que expressa uma explicação para ?brigas feias de casal?. ? introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa que retoma "e-mail ou pelo zap"; pode ser substituído por "os quais".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • a) Em “O amor no tempo das cartas era belo e romântico, com suas longas e dolorosas esperas e dúvidas, com cartas roubadas" (1° parágrafo), as vírgulas sinalizam o emprego de expressões que descrevem o amor no tempo das cartas.

    Correta. As vírgulas separam expressões descritivas sobre o amor no tempo das cartas: com suas longas e dolorosas esperas e dúvidas, com cartas roubadas

    b) Em “Na verdade, o que os olhos veem o coração sente." (2° parágrafo), a vírgula marca a omissão de um verbo ao qual se subordina o conteúdo do restante da frase.

    Incorreta. A vírgula está isolando um advérbio: Na verdade,

    c) Em “Esfrie a cabeça, pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer, escreva com cuidado." (3° parágrafo), todas as vírgulas estabelecem o encadeamento de ações que se sucedem cronologicamente.

    Incorreta. Não se trata de um encadeamento de ações, mas sim de uma enumeração sobre o que deve ser pensado: pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer,

    d) Em “Só mande no dia seguinte, depois de reler com cuidado o que disse: vale o escrito!" (4° parágrafo), a vírgula é obrigatória por introduzir uma oração que expressa uma consequência para a oração que a antecede.

    Incorreta. Na verdade a oração não expressa um sentido consecutivo, mas sim um sentido de temporalidade: Só mande no dia seguinte,

    e) Em “Uniões são salvas e brigas feias de casal são evitadas pelo e-mail ou pelo zap, que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito." (4° parágrafo), a primeira vírgula introduz uma oração que expressa uma explicação para “brigas feias de casal".

    Incorreta. É uma oração subordinada adjetiva explicativa que retoma os termos e-mail ou pelo zap: ,que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito

    Gabarito do professor: A
  • GABARITO: ALFA.

    USO DE VIRGULA É UTILIZADO PARA SEPARAR TERMOS COM A MESMA FUNÇÃO SINTATICA.

    SEPARAR : VOCATIVOS , LUGARES DE DATAS ,ADJUNTO ADVERBIAL E PALAVRAS EXPLICATIVAS.

    BIZU: S+ V+ C . SUJEITO , VERBO E COMPLEMENTO.

    NÃO SEPARAR SUJEITO DO VERBO.

    FORÇA E HONRA!

  • Exemplo de Aposto. Termo explicativo sobre o que é o "AMOR NO TEMPO DAS CARTAS".

  • O erro da C também pode ser explicado pela palavra "cronologicamente", pois nao há nenhum resquício de sucessão cronológica.

  • Acertei devido o macete que peguei em uma aula. SU/VE/CO. sujeito, verbo e complemento.