SóProvas


ID
3107371
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor irlandês, autor da obra “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance, considerado uma das mais importantes obras da literatura inglesa. Escreveu novelas, poesias, contos infantis e dramas. Foi mestre em criar frases irônicas e sarcásticas.

                                                                           (Dilva Frazão. www.ebiografia.com)

Está escrita em conformidade com as informações do texto e com a norma-padrão da língua a seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Só acrescentando a explicação do colega Arthur Carvalho da alternativa "D" :

    O correto seria "ter-se empenhado", com hífen, pois o pronome "se" não pode estar "solto" na ênclise.

    Bons estudos!

  • na B a virgula nao estaria separando o sujeito?

  • b) Perito em criar frases irônicas e sarcásticas, o irlandês Oscar Wilde escreveu o romance “O Retrato de Dorian Gray”.

    Andréa, acredito que pensou isso devido à frase está na ordem inversa. Coloque na ordem direta que ficará melhor de compreender:

    Ordem direta:

    O irlandês Oscar Wilde escreveu o romance “O Retrato de Dorian Gray”,perito em criar frases irônicas e sarcásticas.

    Não está conseguindo identificar o sujeito?

    Dica:

    Vá ao verbo e pergunta O QUE ou QUEM (usa para pessoa)

    → QUEM escreveu o romance... ? O irlandês Oscar Wilde. Perceba que o verbo está no singular para concordar com o sujeito, que também está no singular.

    → Perito em criar frases irônicas e sarcásticas é um aposto explicativo de Oscar Wilde e está separado por vírgula por está deslocado.

    Espero ter ajudado de alguma forma.

    Qualquer coisa, deixe-me mensagem

    Bons estudos!

  • Correta:

    b) Perito em criar frases irônicas e sarcásticas, o irlandês Oscar Wilde escreveu o romance “O Retrato de Dorian Gray”.

    Reescrevendo para melhor análise:

    O irlandês Oscar Wilde, perito em criar frases irônicas e sarcásticas, escreveu o romance “O Retrato de Dorian Gray”.

    SUJEITO = O irlandês Oscar Wilde

    APOSTO = perito em criar frases irônicas e sarcásticas

    PREDICADO = escreveu o romance “O Retrato de Dorian Gray”.

    Incorretas:

    a) O romance “O Retrato de Dorian Gray” têm a fama de ser a única obra de Oscar Wilde entre as mais importantes da literatura. [O verbo "ter" assume a forma "têm" quando usado na terceira pessoa do plural. Não é o caso de usá-lo aqui. Nesse caso o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito "romance" que está no singular, assumindo a forma "tem"]

    c) Oscar Wilde usou frases irônicas e sarcásticas em sua obra “O Retrato de Dorian Gray”, o que tornou-lhe célebre. [Aqui temos um erro de uso e de colocação pronominal uma vez que a partícula "que" atrai o pronome impedindo-o, nesse caso, de ser usado na forma enclítica. O correto seria "... que o tornou célebre"].

    d) Por ter empenhado-se no romance “O Retrato de Dorian Gray”, Oscar Wilde foi mestre em criar frases irônicas e sarcásticas. [Erro de colocação pronominal. Não se usa ênclise com verbos no particípio]

    e) Uma das mais importantes obras da literatura inglesa, “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, ironicamente deu-o notabilidade. [Erro de colocação pronominal. O correto seria: "ironicamente lhe deu notabilidade" = deu a ele notabilidade, com o "lhe" sendo atraído pelo advérbio]

  • Esta questão requer compreensão e interpretação textual e conhecimentos gramaticais e sintáticos.


    Alternativa (A) está incorreta porque “O Retrato de Dorian Gray” não foi a única obra de Oscar Wilde, mas seu único romance; além disso, há um desvio de concordância verbal. O verbo ter não está concordando com o núcleo do sujeito “romance”, núcleo este que está no singular. O correto seria “O romance ‘O Retrato de Dorian Gray’ tem...”


    O que diferencia a flexão do verbo ter da 3ª pessoa do singular e da 3ª pessoa do plural é o acento circunflexo (ele tem / eles têm).


    Alternativa (B) está correta porque as informações estão de acordo com o texto e não há desvios de ordem gramatical e sintática. O adjetivo “perito” exige, realmente, a preposição em (quem é perito, é perito em alguma coisa).


    Alternativa (C) está incorreta porque, embora Oscar Wilde seja conhecido por ser o mestre em criar frases irônicas e sarcásticas, ele não as usou na obra “O Retrato de Dorian Gray”. Há também um problema de colocação pronominal. Em “ o que tornou-lhe célebre”, o pronome relativo que atrai o pronome átono (lhe) para perto dele, ficando, assim, proclítico, ou seja, pronome átono antes do verbo. Portanto, o correto seria “o que lhe tornou célebre”.


    Alternativa (D) está incorreta porque Oscar Wilde foi o mestre em criar frases irônicas e sarcásticas, mas não pelo fato de ter-se empenhado no romance “O Retrato de Dorian Gray”. Além disso, há um desvio de colocação pronominal, pois o verbo conjugado no particípio não admite ênclise, isto é, pronome átono após o verbo.


    Nas locuções verbais com particípio, pelo fato de este não admitir ênclise, as possibilidades de colocação pronominal se reduzem a duas:


    . próclise ao verbo auxiliar;


    . ênclise ao verbo auxiliar.


    Então, o correto seria “Por se ter empenhado ou ter-se empenhado”.


    Alternativa (E) está incorreta porque a posição do pronome átono “o” em “ironicamente deu-o notabilidade” deveria estar antes do verbo, visto que há um advérbio “ironicamente” antes do verbo; nesse caso, o advérbio atrai o pronome átono para perto dele. O correto, então, seria “ironicamente o deu notabilidade”. Além disso, segundo o texto, não se pode afirmar que a notabilidade dada ao Oscar Wilde tenha sido ironicamente.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B).

  • GAB. B

    Perito em criar frases irônicas e sarcásticas, o irlandês Oscar Wilde escreveu o romance “O Retrato de Dorian Gray”.

  • Lembrando que a questão pede para estar em conformidade com as informações do texto, assim já podemos eliminar as questões C e D.