SóProvas


ID
3111094
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

        (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo (7° parágrafo)


Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que é artigo o Primeiro e o Terceiro é preposição? :(

  • Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo (7° parágrafo)

    "O" PRONOME OBLÍQUO ÁTONO exercendo a função de objeto direto do verbo ESTIMULAR, a acreditar em si mesmo exercendo a função de objeto indireto do verbo estimular.

    estimular

    es·ti·mu·lar

    vtd e vtdi

    1 Dar estímulo a; incentivar, incitar o ânimo, a coragem ou o interesse de; animar, encorajar, entusiasmar: “Muita gente tem trabalhado para estimular a prática e o acesso ao livro e à leitura” (Ín). “No centro da cidade, a noite era alegre e jovial. Havia muito dinheiro, o governo pagava soldos dobrados […] e tudo isso estimulava o divertir-se” (LB2).

  • O terceiro é preposição, pois está ligando verbo ou nome ao seu complemento.

    E também porque é invariável. Não existe ''as acreditar''

  • artigo – pronome – preposição

  • Quem estimula, estimula algo A alguém

  • 1) "O GÊNIO" - Artigo: Define ou indefine um termo - (E vem antes do substantivo).

    Definidos: o, a, os, as. Ex: Ontem, eu vi o aluno da Sandra. (Dá a ideia de ser um aluno em específico).

    Indefinidos: um, uma, uns, umas. Ex: Ontem, eu vi um aluno da Sandra. (Determina o aluno de maneira vaga, indefinida).

    2) "O ESTIMULOU" - Pronome: Palavra que usamos no lugar do nome, para se referir a alguém ou algo. (ele, cujo, o, a, lhe...) - Neste caso é um pronome oblíquo átono, tendo a função de objeto direto.

    Ex: Fechou-a e saiu. (Fechou algo).

    Ex: Não o vejo há muito tempo. (Não vê alguém).

  • Meu chefe, caso não tenha entendido o 2º termo analise desta maneira...

    o estimulou sem trégua 

    1º os pronomes pessoais do caso reto: eu, tu ele não podem exercer a função de objeto direto, mas somente de sujeito, por isso construções como estas estão erradas:

    Chuta ele!

    chama ele.

    troque-as por: chuta-o , chama-o. Certo, mas o que isso tem haver com a questão?

    tudo! faça uma troca: sem trégua estimulou ele.

    Não tá legal : sem trégua o estimulou.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GABARITO C: O é um artigo poque vem acompanhando um substantivo

    O é um pronome porque foi utilizado a, próclise, pronome antes do verbo ( conjunção subordinada atrai o pronome para o lado dele)

    A é uma preposição porque vem ao lado de um verbo (para ser um artigo tinha que ser um substantivo esta concordado em numero e gênero e ter o acento indicativo de crase)

  • Foi um dos primeiros a perceber O gênio do escritor e O estimulou sem trégua A acreditar em si mesmo (7° parágrafo) :

    Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente :

    GABARITO C ) :

    ARTIGO – PRONOME – PREPOSIÇÃO

    VEJAMOS :

    Irei reescrever a fala e fazer a associação lógica dentro das 10 classes gramaticais :

    1o : ( ELE )Foi um dos primeiros a perceber que ELE era O bom escritor :ARTIGO definido ( ELE era O gênio do escritor ) .

    2o : E ele O estimulou sem trégua :

    PRONOME : ( Ele estimulou quem ?: ELE ( O ) BOM ESCRITOR ( TRABALHA PRO / NOME ( PRO / SUBSTANTIVO : O ESCRITOR) ) .

    3o :ESTIMULOU A QUE ? A Acreditar em si mesmo : PRE / PO/SIÇÃO : Prepor : antes ou depois :

    Palavra gramatical, invariável, que liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles .

  • FORÇA GUERREIROS, BORA ESPANCAR ESSAS BANCAS, TENHO 16 ANOS, FOCO PRF!!!!!!
  • artigo – pronome – preposição 

  • GABARITO C

    o artigo vem antes do substantivo.

    PRONOME Do ponto de vista morfológico e discursivo, o pronome é uma classe de palavras normalmente variável em gênero e número e que se refere a elementos dentro e fora do discurso.

    PREPOSIÇÃO Do ponto de vista sintático, a preposição nunca exerce função sintática, mas participa no sistema de transitividade, introduzindo complementos (verbais ou nominais), ou na construção de adjuntos (adnominais ou adverbiais). Do ponto de vista morfológico, a preposição é uma palavra invariável que tem o papel de conector (ou conectivo), isto é, cumpre a função de ligar palavras entre si, palavras a orações ou orações entre si.

  • letrinha C..boa questão

  • "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

    #PMMG

    C

    Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo

    Artigo = é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. 

    Pronome = é uma classe gramatical variável, ou seja, flexiona-se em gênero e número. Ele tem a função de relacionar o substantivo a uma das três pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala), podendo ainda indicar a posse de um objeto ou sua localização. Quando substituem o substantivo, denominam-se pronome substantivo; quando o acompanham, pronome adjetivo.

    Preposição = Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação.

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/