-
GABARITO: LETRA E
A) Essa decisão do governo federal é inaceitável uma vez que, no orçamento para este ano havia sido previsto aos menos dois bilhões de reais para investimentos em rodovias e ferrovias, de norte sul do país ? vírgula posicionada incorretamente, o correto seria: , uma vez que, no orçamento para este ano, havia sido previstos aos menos dois bilhões....
B) Apesar de raros, devem haver alguns bons imóveis à venda em bairros próximos a academia da polícia militar. ? temos o verbo "haver" com sentido de "existir", sendo um verbo impessoal, essa impessoalidade é transferida ao verbo que o acompanha: deve haver; próximos a alguma coisa (preposição) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "academia"= crase (à academia).
C) A alguns dias passados, avisei-lhe de que no próximo final de semana teríamos que ir à Brasília. ? o correto seria o uso do verbo "haver" com sentido de tempo decorrido "há alguns dias"; avisa alguém de alguma coisa OU alguma coisa a alguém (o correto seria: avisei-o de que OU avisei-lhe que); quem vai a Brasília volta de Brasília, somente preposição presente (a Brasília).
D) Nos jornais de hoje, menciona-se crimes de sonegação de impostos, a cujas responsabilidades, a julgar pelo que se sabe, não foram suficientemente esclarecidos. ? temos uma voz passiva sintética com sujeito paciente no plural "crimes" (mencionam-se crimes; crimes são mencionados).
E) Este estudo iniciou-se e só se faz no Brasil, cuja extensão territorial exige muito mais escolas e muito mais vias de comunicação para que se preservem as identidades étnico-culturais, bem como a unidade política e linguística. ? correto.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.
-
Obrigado Artur Carvalho você está ajudando muito que Deus te abençoe!!
-
Fora os erros mencionados pelo Arthur alguém sabe me dizer se na letra A o uso da expressão "aos menos dois bilhões de reais " também está incorreto?
-
fiquei na dúvida com o artigo antes de "cuja" também...
-
Cujo/Cuja é pronome relativo, que dá ideia de posse, tem que estar entre dois substantivos e concorda com o gênero do substantivo posterior ao pronome. Brasil (substantivo masculino, s.m.), 'cuja' extensão (' sua' extensão, a extensão = substantivo, feminino. s.f). Só se emprega preposição antes do pronome cujo/cuja se algum verbo exigir ou em caso de regência nominal.
Ex:. Os braços da justiça, a cujo alcance deveriam estar todos, tornam-se inócuos quando despretigiados.
Forma direta: Todos deveriam estar ao alcance dos braços da justiça.
Viu cujo/cuja = oração subordinada adjetiva
Sintaticamente, é adjunto adnominal (junto do nome)
Morfologicamente = pronome adjetivo
-
DICA PARA O "CUJO" --> trocar pelo "de" invertendo a ordem e veja se tem coerência.
Ex: A equipe cujo resultado foi o melhor terá financiamento. --> ordem inversa: Resultado da equipe.
Lembre-se que deve estar entre dois substantivos. Outro exemplo, agora para demonstrar uma forma incorreta
Ex: A alimentação cuja a filha come não é saudável. --> Além de não existir coerência, olhe - A filha da alimentação.
precisamos apontar outro erro " cujo a , cujo o " não se utiliza na gramática.
-
Respondendo a dois estudantes:
1) Wagner Fernandes, corrige-se para "preposição". Há preposição antes do pronome "cujo", porque a regência do verbo obriga, consoante o seguinte exemplo: "esta é Carina, a cuja mãe dediquei uma homenagem". Convém relembrar que sucedendo ao pronome "cujo" não pode haver artigo. Vide construção indevida: "o filho cujo o pai não conhece é a mais infeliz das crianças". Dá-se assim a escorreita grafia: "o filho cujo pai não conhece é a mais infeliz das crianças".
2) Lilian Santos, incorre em erro, sim. A locução adverbial correta é "ao menos".
-
Na minha humilde opinião, na alternativa A, a vírgula vem antes de "uma vez que"
-
Gabarito E
Este estudo iniciou-se e só se faz no Brasil, cuja extensão territorial exige muito mais escolas e muito mais vias de comunicação para que se preservem as identidades étnico-culturais, bem como a unidade política e linguística.
-
A) no orçamento para este ano deve ficar entre vírgulas ou sem nenhuma. Somente uma torna a assertiva errada.
B) o haver está no sentido de existir, logo, está impessoal e contagia os demais verbos anteriores (já que o último, nas locuções, é o principal) com sua impessoalidade, motivo pelo qual o verbo dever precisava estar no singular.
C) alguns dias passados é tempo transcorrido, o que chama o verbo haver e, inclusive, em sua forma impessoal. Há alguns dias passados, portanto.
D) o cujo tem ideia de posse. A cujo B significa que A possui B e que B pertence a A.
E) a redação é confusa, mas é a única correta e sem erros. As demais estão terminantemente erradas.